sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Jorge Rabello pede rigor aos árbitros que vão apitar no Campeonato Carioca

O presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (COAF-RJ), Jorge Rabello, pediu muito rigor aos árbitros nas partidas do Campeonato Carioca, que começa neste sábado. Ele encerrou com uma palestra, nesta sexta-feira, a pré-temporada dos profissionais que vão apitar na competição. Foi o terceiro ano seguido que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) promoveu a preparação de árbitros e auxiliares no início do ano.

Durante cerca de duas horas, Jorge Rabello e o Instrutor da Comissão de Arbitragem Sérgio Cristiano cobraram o máximo de concentração e equilíbrio dos árbitros na hora de tomar decisões em campo. Principalmente nas primeiras rodadas:

- Historicamente temos problemas nas três primeiras rodadas. Precisamos romper esta barreira que enfrentamos nos dois últimos anos no Campeonato Carioca (em que ocorreram muitos erros de arbitragem no início da competição). Vamos começar bem o ano - pediu Jorge Rabello aos árbitros.

O presidente da COAF-RJ exigiu também rigor na parte disciplinar. E mandou os árbitros expulsarem todos os jogadores que derem carrinho com força excessiva.

- Pode ser pela frente, pelo lado, ou por trás. Não importa.

Outra orientação do presidente da COAF-RJ foi para os árbitros não admitirem jogadores fazendo gestos como "pedindo um cartão para o adversário" após sofrerem faltas em campo.

- Fazer gesto pedindo cartão é atitude antiesportiva. Isso passa por cima da autoridade do árbitro. Fica claro que o jogador quer apitar a partida. Quem fizer isso é para dar cartão amarelo - disse Jorge Rabello lembrando que os clubes cariocas contrataram muitos jogadores para esta temporada.

- Os jogadores dos clubes do Rio já estão acostumados com os critérios, mas vieram muitos de fora. Então vamos ficar atentos. O Herrera (contratado pelo Botafogo) é um que dá trabalho. Quem aqui apitou no último Campeonato Brasileiro sabe disso - completou.

Os árbitros vão ficar atentos também para as cotoveladas na hora de dividir as bolas no alto.

- Não tem papo. Fez o movimento da cotovelada de forma intencional coloca na rua. E de forma rápida para não ter confusão.

Rigor com os treinadores

Os treinadores também precisam ficar atentos. Jorge Rabello avisou que os árbitros têm carta branca para expulsar quem se comportar mal na área técnica.

- Quem reclamar acintosamente com o árbitro ou o assistente pode tirar, expulsa. Não se preocupa que eu garanto. Agora não pode é tomar atitude com um e não tomar com outro. Não quero saber se é famoso ou não. O tratamento precisa ser igual. Xingou coloca para fora.

Mas Jorge Rabello cobrou também um comportamento exemplar e respeitoso por parte dos árbitros e assistentes em campo.

- Se a gente exige respeito precisamos também dar o exemplo. Vocês precisam respeitar os jogadores. Se eu vou cobrar xingamento deles, eu também não posso xingar ninguém.

Antes das orientações nesta sexta-feira, os árbitros e auxiliares passaram dois dias fazendo trabalho físico e técnico nas dependências da ABANERJ (Sede Campestre da Associação dos Funcionários do Antigo Banerj), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.


VEJA QUEM VAI APITAR NA 1ª RODADA DO CAMPEONATO CARIOCA

Bangu x Boavista Árbitro: William Marcelo de Souza Nery
Assistentes: Luiz Antônio Muniz e Michael Correia

Flamengo x Duque de Caxias
Árbitro: Péricles Bassols Cortez
Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia e Eduardo de Souza Couto

Olaria x Volta Redonda Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Wendel de Paiva Gouvêa

Americano x Fluminense Árbitro: Guttemberg de Paula Fonseca
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Jackson Lourenço

Friburguense x Resende Árbitro: Antônio Frederico Schenneider
Assistentes: Silbert Faria e Francisco Pereira de Sousa

Madureira x América Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Assistentes: Ricardo Maurício Ferreira e Claúdio José de Oliveira

Macaé x Botafogo Árbitro: João Batista de Arruda
Assistentes: Marco Aurélio dos Santos e Luiz Felipe Guerra

vasco x Tigres Árbitro: Lenilton Rodrigues Júnior
Assistentes: Hilton Moutinho e Lilian da Silva Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário