sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Prefeitura proíbe bebidas alcoólicas em volta do Maracanã durante os jogos

A partir deste domingo, quando o Maracanã recebe a rodada de estreia do Campeonato Carioca 2009, está proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em volta do estádio, no intervalo de tempo entre duas horas antes do início e duas horas depois do término dos jogos.

O decreto de número 30.417 foi publicado ontem pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e faz parte da Operação Tolerância Zero das Secretarias de Esporte, Turismo e Lazer e Ordem Pública da cidade. A medida, que segue padrões da Fifa, valerá apenas para o Maracanã, já que o estádio será palco dos jogos da Copa de 2014.

A Secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Rio, Márcia Lins, explicou quais as razões para a proibição da venda e ingestão de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã em todas as competições, a partir do Estadual 2009.

- A medida serve para reduzir a grande concentração em determinados pontos, além de inibir o consumo de bebidas alcoólicas. Vamos coibir ambulantes e a fiscalização será mais complexa. Os torcedores deixarão de entrar no estádio faltando apenas cinco ou dez minutos para o início do jogo - garantiu.

Rodrigo Bethlem, Secretário da Ordem Pública, não descartou a inclusão de outros estádios na operação. No entanto, isso só aconteceria em um futuro distante.

- A prioridade é o Maracanã. Podemos estender esta medida para outros estádios apenas em longo prazo. Se for necessário fazer, nós faremos. Como toda medida nova, ela causa estranheza no início, mas terá um benefício enorme para a sociedade - disse Bethlem.

No domingo, o Maracanã recebe a partida entre Flamengo e Friburguense, às 17h. Assim, a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas num raio de 500m do estádio estará proibida das 15h às 21h. Ainda nesta sexta-feira, a Prefeitura vai enviar um comunicado aos comerciantes esclarecendo o decreto em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário