sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Hegemonia no futebol carioca serve de incentivo para os rubro-negros

Além do tricampeonato, os rubro-negros estão de olho em outra conquista histórica em 2009: a hegemonia no futebol carioca.Flamengo e Flu estão empatados com 30 títulos estaduais cada (o presidente da Federação, Rubens Lopes, considera o título de 2002 do Flu sub judice). E se for campeão, pela primeira vez, o Fla vai passar o rival.

Quando o Flamengo ganhou o primeiro título estadual, em 1914, o Tricolor já era cinco vezes campeão. O Rubro-negro só conseguiu acabar com a vantagem no ano passado, com a conquista em cima do Botafogo. Por isso, os jogadores sabem que o título é mais do que especial.

Obs: o Flu tem 29 títulos, o de 2002 não é reconhecido pela Federação de Futebol RJ. O Flu começou no futebol em 1902 e o Flamengo em 1912.

- É um título para entrar na história do Flamengo. Para colocar os nossos nomes nessa marca - resumiu bem o meia Ibson, um dos destaques do time.

Ibson é, curiosamente, o único titular que foi revelado pelo clube. Todos os outros dez jogadores vieram de outros clubes. Mas como a maioria está há muito tempo na Gávea há uma identificação com a camisa rubro-negra. É o caso dos laterais Leo Moura e Juan. Dos zagueiros Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. Do atacante Obina. E do goleiro Bruno.

- Em termos de rivalidade é legal isso. Dois grandes clubes do Rio empatados no número de títulos estaduais. Mas temos que respeitar também o Vasco e o Botafogo. Eles chegam para disputar o título. A gente entra com uma vantagem por ter mantido a base e com uma responsabilidade a mais por ter vencido nos dois últimos anos. Espero um Flamengo dedicado, se entregando. Um time aguerrido, que sem a bola todo mundo marca e com ela joga. Contra qualquer time a gente tem que correr pra caramba.

Flamengo e Fluminense são vistos como os dois principais candidatos ao título carioca. Mas o Rubro-negro manteve a base do ano passado. Dos titulares, nove eram titulares no último brasileiro. Willians, que veio do Santo André, e Airton, que entrou na vaga de Jaílton, são as novidades. Já o Tricolor manteve apenas quatro titulares (Fernando Henrique, Wellington Monteiro, Conca e Luiz Alberto) e corre contra o tempo para conseguir entrosar o time.

- A gente já se conhece e leva uma certa vantagem. Mas não significa que o campeonato está garantido. Não vamos ganhar nada fora das quatro linhas. Vamos ganhar ali dentro (mostrando o campo). Assim como ganhamos os últimos dois. E se a gente entrar focado e concentrado é difícil alguém bater o Flamengo - disse Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário