segunda-feira, 17 de abril de 2017

Hora do recomeço: sem atuar há um mês, Rômulo é preparado para voltar ao time


Uma das contratações de peso do Flamengo para 2017, Rômulo está fora de combate desde 18 de março, quando foi o único titular a participar da vitória por 1 a 0 sobre o Resende. Dias depois, apresentou um desgaste muscular na panturrilha direita, e o departamento de futebol resolveu investir pesado na recuperação do atleta. No próximo fim de semana, na semifinal do Carioca, contra o Botafogo, ele deve pelo menos ficar no banco de reservas.

Embora não tenha sido lesão grave, o piauiense de Picos não conseguia uma razoável sequência de jogos no Spartak-RUS, seu ex-clube, desde maio de 2016. Isso pesou na readaptação ao futebol brasileiro, onde os clubes se acostumaram com a rotina de atuar no famoso "quarta-domingo". 

Foi titular no primeiro jogo oficial do Flamengo na temporada (vitória por 4 a 1 sobre o Boavista, na estreia pelo Carioca). Também iniciou a seguinte - 3 a 0 contra o Macaé - e acabou poupado na terceira partida, diante do Nova Iguaçu. Depois disso, só perdeu jogos quando Zé Ricardo levou a campo equipes alternativas. 

Recuperação física e tempo para preservar Romulo
 
A nova rotina em detrimento da que tinha na Rússia causou o desgaste na panturrilha, sofrido dias após o jogo com o Resende. Na partida em questão, foi vaiado. Era visível que, além de tratar o problema na perna direita, o Flamengo desejava preservar Rômulo para evitar uma pressão desnecessária. Não havia sentido expor o jogador num momento em que o time estava com um pé na semifinal do Carioca e com compromisso marcado para a Libertadores somente em 12 de abril.
 
 Mesmo sem acesso a números relativos a peso e percentuais de gordura do jogador, repórteres que acompanham o Ninho do Urubu reparam que Romulo está fininho agora. O jogador, inclusive, dedica-se bastante à questão física para render 100% do que pode. 

Esquema de três volantes é possibilidade para o jogo com o Atlético-PR 
 
Líder do Grupo 4 da Libertadores - soma seis pontos -, o Flamengo pode entrar com o regulamento debaixo de braço para enfrentar o Atlético-PR, no próximo dia 26. O esquema com três volantes, utilizado contra a Universidad Católica (0x1), em 15 de março, é uma possibilidade. Ela ganha mais força com a lesão de Diego, indisponível por pelo menos quatro semanas. 

No Chile, diante da Católica, Zé Ricardo entrou com Márcio Araújo, Rômulo e Willian Arão. Mesmo defensivo, o sistema deu certo em San Carlos de Apoquindo. O Rubro-Negro perdeu por 1 a 0, mas foi bem superior até Santiago Silva abrir o placar em lance de bola parada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário