quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Após R10 em 2011, Luxa se adapta à nova realidade financeira do Flamengo

Vanderlei Luxemburgo, Atlético-MG X Flamengo (Foto: Cristiane Mattos / Agência estado)
O Flamengo vem demonstrando cautela nas negociações de reforços para a próxima temporada. O técnico Vanderlei Luxemburgo e o diretor executivo Rodrigo Caetano já disseram que sabem dos planos da atual diretoria e da preocupação em sanar as finanças do clube. Com isso, a situação do comandante na virada de 2014 para 2015 promete ser bem diferente de sua última passagem pelo clube.

Em 2010, quando chegou ao Flamengo, Luxemburgo encontrou o time em situação parecida com a deste ano. A briga era para fugir do rebaixamento. No fim da temporada, com o objetivo alcançado, a diretoria comandada pela presidente Patrícia Amorim correu atrás de reforços de peso.

O resultado foi a contratação bombástica de Ronaldinho Gaúcho, vencendo a concorrência com Grêmio e Palmeiras. Na época, o jogador ainda defendia o Milan, da Itália. Apresentado na Gávea, diante de um público de 20 mil pessoas, embarcou em um jatinho e se juntou ao grupo que fazia a pré-temporada.

No mesmo voo, o Flamengo enviava Thiago Neves como outro reforço de peso para Luxemburgo. Antes disso, a diretoria já havia contratado o goleiro Felipe, ex-Corinthians, a pedido do treinador, e o argentino Bottinelli, com boa passagem pela Universidad Católica.

Além do quarteto, o Flamengo ainda contratou dois jogadores considerados investimentos. O atacante Wanderley, que havia jogado no Grêmio Prudente no ano anterior e acabou vendido por R$ 5 milhões ao Al Arabi alguns meses depois, e Vander, revelação do Vitória, que sofreu com lesões e foi devolvido no fim do ano ao clube baiano.

Este ano, o Flamengo ainda sofre para anunciar contratações. Por enquanto, Thallyson, ex-Asa, é a única certeza, mas sem ter sido anunciado oficialmente pelo clube. Artur Maia, ex-América-RN e que pertence ao Vitória, e Pará, do Grêmio, são outros nomes praticamente certos.

O clube ainda negocia outros nomes, como Dudu, do Dínamo de Kiev, e Lucas Barrios, que pertence ao Spartak Moscou e está emprestado ao Montpellier. No entanto, distante ainda de um investimento como a contratação de Ronaldinho, que, no fim, acabou em disputa judicial e cobrança de dívida depois de a Traffic desistir de manter os pagamentos ao jogador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário