quinta-feira, 10 de julho de 2014

Zico critica excesso de pressão sobre a Seleção na Copa: "Veio sobreviver"


Ex-jogador do Brasil nas Copas de 1978, 1982 e 1986, Zico se mostrou preocupado com a forma como o Brasil foi eliminado pela Alemanha, após ser goleado por 7 a 1 na semifinal da competição.  O ídolo do Flamengo lamentou a pressão sobre os jogadores e citou o romance "Jogos Vorazes" para definir o espírito da Seleção nesse Mundial. A obra da escritora Suzanne Collins conta a história de um grupo de adolescentes que, após passarem por um sorteio, participam de uma batalha televisionada em que lutam até a morte, restando apenas um sobrevivente que é declarado como vencedor.

- Dá a impressão que o Brasil veio participar dos "Jogos Vorazes", veio sobreviver. Cada jogo do Brasil parecia uma coisa de vida ou morte. O futebol não é isso. Futebol é espetáculo, é felicidade para poder desempenhar bem a criatividade, o repertório. Eu só vi isso no Neymar, que estava jogando, estava feliz, estava se divertindo - comentou.

Para Zico, vitória da Alemanha sobre o Brasil foi uma "aula" (Foto: Reprodução SporTV) 
Para Zico, vitória da Alemanha sobre o Brasil foi uma "aula" (Foto: Reprodução SporTV)

Zico fez parte da Seleção que disputou o Mundial de 1982 que, embora não tenha conquistado o título, foi vista como uma das mais encantadoras da história do esporte. O ex-camisa 10, classificou a derrota para a Alemanha como uma "aula".

- A Alemanha jogou um futebol de qualidade, de técnica, usufruiu de um momento ruim do adversário, usou de seriedade e em nenhum momento menosprezou o futebol brasileiro. Isso pode ser chamado de aula. Temos que tirar proveito, tirar uma lição disso (...). É inadmissível sofrer gols, como o terceiro e o quatro, com o pessoal tocando a bola como se estivesse brincando de "bobinho". Jamais tinha visto no futebol uma situação como essa. Ainda mais se tratando de seleção brasileira - disparou.

Para Zico, a situação atual do futebol pentacampeão precisa ser vista com atenção, bem como a importância na formação de novos atletas. O Galinho revelou o desejo de ver a volta da criatividade e da iniciativa dos jogadores brasileiros.  

- Quando se ganha uma Copa das Confederações, o que perdeu não volta chorando para casa, como em uma Copa do Mundo. Talvez, o Brasil tenha achado que poderia ser a mesma coisa, o mesmo espírito e não é. Deixar espaço para Camarões, para Chile não é a mesma coisa que deixar espaço para um time que tem uma compactação boa, uma qualidade muito superior desses jogadores alemães. Tem que ver o que está acontecendo e o que pode ser melhorado, voltar às raízes da criatividade, da iniciativa do jogador brasileiro. Os olheiros hoje têm uma responsabilidade grande. Tem que apontar o garoto que joga, que trata bem a bola. Está faltando isso - disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário