sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Livro relata relação de paixão entre time e torcedores do Flamengo



Lançado em Petrolina-PE, o livro intitulado “Mengo meu Dengo - Paixão Sem Fronteiras”, traz em seu conteúdo, crônicas, poemas, homenagens a jogadores e artigos sobre a origem e paixão de torcedores pelo Flamengo.

A história da construção do livro começou ainda em 2007. Após começar a frequentar sites e blogs ligados ao time, Luiz Hélio, escritor e torcedor rubro-negro apaixonado, começou a realizar comentários em meio a estas redes.

Lançamento Mengo meu dengo (Foto: Henrique Almeida)-Comecei a comentar lá no blog, no site. O administrador gostou dos meus comentários e me convidou para começar a escrever uma coluna. Eu passei a escrever uma coluna que não tratava especialmente do jogo em si, mas desta relação metafísica que o Flamengo transmite ao seu torcedor - conta Luiz Hélio.

O autor continuou escrevendo até o ano de 2009. A coluna fez sucesso em meio aos rubro-negros, se espalhando pelas redes do clube.

-A coluna fez sucesso. Muitos diretores, conselheiros me mandavam e-mail me parabenizando. Ai muitos amigos flamenguistas diziam para eu escrever um livro - declara Luiz.

Após alimentar este desejo por um tempo, o escritor finalmente resolveu expressar no papel, com palavras esta grande paixão pelo time que ama. Surgi então o Livro “Mengo Meu Dengo - Uma Paixão Sem Fronteiras”. A obra com 178 páginas é dividida em sete capítulos, que segundo o autor é uma homenagem ao time, mas muito mais à torcida.

-O livro, eu digo que é uma homenagem a este amado clube que é o Flamengo. Costuma-se dizer que só sabe, só sente, quem é. Quem não torce para o time não tem ideia de como é esta relação entre clube e torcida. É uma homenagem ao Flamengo, mas muito mais à nação rubro-negra - diz Luiz Hélio.

O primeiro lançamento do livro seria na Gávea, sede oficial do Flamengo, no Rio de Janeiro, mas por conta de uma virose, o autor ficou impossibilitado de realizar o evento, que precisou ser adiado. Mas Hélio garante que o lançamento ainda irá acontecer na sede rubro-negra.

-Está definido. Estou vendo a melhor data por conta das férias, do carnaval no Rio de Janeiro, mas vai acontecer entre o final de fevereiro e o início de março - afirma o autor.

Segundo o autor, “Mengo Meu Dengo” está tendo uma boa repercussão. Além do lançamento na Gávea, o escritor já recebeu convites para apresentar o livro em outras cidades brasileiras.

Nixon, Petrolina, Pernambuco, Flamengo (Foto: Henrique Almeida)-A expectativa é muita boa. Para você ter uma ideia já recebi convites para lançar em 16 cidades do Brasil, sendo oito delas em terras catarinenses. Onde vai haver um encontro das embaixadas catarinenses do Flamengo - destaca o autor.

O atacante do Flamengo, Nixon, que está de férias na região, fez questão de participar do lançamento.

- Eu já sabia do livro, Luiz Hélio já tinha comentado comigo, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Mas como eu recebi o convite ilustre de participar do lançamento do livro, é um prazer estar aqui.

O livro “Mengo Meu Dengo – Paixão Sem Fronteiras estará disponível em algumas livrarias da região a partir de janeiro de 2014, como também no site oficial do Flamengo. Além de Petrolina, a obra já foi lançada em Juazeiro-BA.

Nixon e Luiz Hélio no lançamento do livro "Mengo Meu Dengo" (Foto: Henrique Almeida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário