sexta-feira, 8 de julho de 2011

Engenhão pode ser interditado pelo STJD em julgamento nesta terça-feira


Engenhão: queda de energia no jogo contra o Grêmio 
 
 
O STJD denunciou o Botafogo e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) pela queda de energia na partida contra o Grêmio, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro irá a julgamento nesta terça-feira, a partir das 18h (de Brasília), na sessão da Segunda Comissão Disciplinar, sob pena de multa de até R$ 200 mil ou interdição do estádio até o cumprimento de possíveis exigências dos auditores do órgão, de acordo com informações do site "Justiça Desportiva".

Na ocasião, o árbitro Jailson Macedo Freitas registrou na súmula que, “aos 32 minutos do segundo tempo de jogo, a partida foi interrompida por 25 minutos por falta de iluminação elétrica no estádio. O motivo informado pelo delegado da partida, Marcelo Vianna, foi que a mesa controladora desarmou, impossibilitando a religação automática. A religação foi feita manual”.

O Botafogo, a entidade carioca e o delegado do jogo, Marcelo Vianna, responderão aos artigos 211 (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infra-estrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) e 191, inciso III, combinado com o artigo sétimo, item I do Regulamento Geral das Coompetições (deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento: de regulamento, geral ou especial, de competição), do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A infração ao primeiro artigo pode implicar multa de até R$ 100 mil ou a interdição do local. Já a infração ao segundo pode implicar multa de mesmo valor.

Não foi a primeira vez que houve um apagão no Engenhão. Só neste ano, houve queda de luz em dois jogos: Flamengo 1 x 1 Fluminense, pela semifinal da Taça Rio, e Fluminense 3 x 1 Libertad-PAR, pela Taça Libertadores. No entanto, foi a primeira vez em Campeonatos Brasileiros, que ficam a cargo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O procurador geral do STJD, Paulo Shmitt, explicou que se trata de um episódio bastante específico. É ele o responsável por denunciar ou não qualquer caso. Antes, o árbitro encaminha a súmula à CBF, que analisa e encaminha para o procurador:

- Neste caso você tem uma pane que paralisou a partida por muito, muito tempo, e a queda de energia não foi por problema de luz na cidade, mas sim por um problema de manutenção do estádio. Isso é motivo para você responsabilizar o clube. O clube vai responder por deixar de manter a infraestrutura necessária, sob pena de multa ou de interdição. Vai depender, o clube pode apresentar um laudo, mas não é a pimeira vez (que ocorre um apagão no estádio) - disse, por telefone.

A punição é direcionada ao Botafogo, clube que administra sozinho o Engenhão, mas Flamengo e Fluminense podem ser prejudicados por tabela, já que têm mandado todos os seus jogos no estádio. Os Jogos Mundiais Militares, que serão realizados no Engenhão de 16 a 24 deste mês, também seriam prejudicados em caso de interdição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário