sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fla fica mesmo no empate, mas pode ganhar pontos do Vassouras

Na noite de quarta-feira, a partida entre Flamengo e Vassouras pelo Estadual de Futsal teve que ser interrompida a dois minutos do fim por uma confusão(torcida do vasco) nas arquibancadas do Ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

Por isso, o jogo foi retomado de onde parou, ontem (quinta-feira), no mesmo local. Com um jogador a menos, já que Jaxwell havia sido expulso logo após o gol dos vassourenses, que deu início a toda a confusão, o Flamengo não teve muitas chances de buscar a vitória e a partida acabou se encerrando mesmo com o placar de 4 a 4. No entanto, a escalação de um jogador de maneira irregular na equipe visitante poder dar a vitória aos rubro-negros.

O empate não era um resultado ruim para o time da Gávea. Com o ponto conquistado, a equipe seguiu com o quarto lugar, dois pontos à frente do Vassouras e chegou aos mesmos 17 do América, terceiro colocado na tabela. Como os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, e na última rodada América e Vassouras se enfrentam, o Flamengo já daria um ótimo passo na direção da vaga. Porém, as coisas podem ficar ainda melhores.

Marcelino, ala do Vassouras e que chegou a marcar um gol no empate por 4 a 4, foi suspenso por dois jogos pela Federação de Futsal do Rio de Janeiro. No entanto, cumpriu apenas uma partida e, por isso, entrou em quadra contra o Flamengo em situação irregular. Sendo assim, cabe à diretoria rubro-negra o direito de entrar com um recurso junto ao tribunal da FFSERJ, que pode dar a vitória ao time da Gávea. Caso isso aconteça, a equipe estará praticamente garantida na próxima fase.

Vale lembrar que o time do técnico Cid Escarlate ainda tem três jogos na fase de classificação do Estadual: enfrenta o Comary, segunda-feira, às 20h, em Teresópolis, e depois pega Cabo Frio e Petrópolis. O Flamengo é o atual campeão estadual e luta pelo bicampeonato.

Torcida do Flamengo faz fila nos Aflitos em busca de ingressos para jogo contra o Náutico

Rapidinhas do Mengão!

Vão para o jogo

Bruno e o Ronaldo Angelim treinaram normalmente, nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu, e estão confirmados contra o Náutico, domingo, em Recife. Quando os portões foram abertos para a imprensa, o goleiro estava treinando a parte. Mas Andrade confirmou sua presença.

- Ele vai pro jogo e está tranquilo. É um jogador importante, que vem jogando há muito tempo, e uma mudança agora não seria legal. Não que o Diego não seja bom goleiro, mas está há um tempo sem jogar - disse o treinador.

Mas, na verdade, o substituto de Bruno em Recife será o terceiro goleiro, Marcelo Lomba, que foi relacionado para o jogo.

Acabou a arquibancada

Na última quinta-feira, já haviam sido vendidos mais de 36 mil ingressos para o jogo contra o Goiás, dia 22, no Maracanã. Na manhã desta sexta-feira, todas as arquibancadas foram vendidas, restando apenas as cadeiras comuns e especiais. No fim do dia o Flamengo deve anunciar uma parcial das vendas.

Liberado mais cedo

Enquanto a imprensa aguardava autorização para acompanhar o treino no Ninho do Urubu, nesta sexta-feira, Dennis Marques foi embora dirigindo o seu carro. O atacante, que novamente não foi relacionado para o jogo contra o Náutico, estava gripado e foi liberado mais cedo.


Números sobem diariamente: 834.205 produtos vendidos

Os números evoluem dia após dia. De acordo com informe divulgado há instantes pela Vulcabras | azaleia, a Olympikus já vendeu 834.205 produtos do Flamengo para o varejo. Os dados são o total apurado desde o dia primeiro de julho, quando a marca esportiva assumiu oficialmente o contrato de fornecimento do clube.

Lançada no dia 5 de novembro, a campanha "Rumo a um milhão" visa um marco: a venda de mais de um milhão de peças até o final do ano. A campanha está na tela de abertura do site oficial do Flamengo. Ela exibe um contador, com uma simulação de vendagem estimada a partir da média de vendas divulgada pela Vulcabras | azaleia, empresa que controla a marca Olympikus.

A campanha é uma iniciativa do departamento de Marketing do Flamengo e da Olympikus, em busca de um novo recorde na venda de material esportivo oficial de clubes no Brasil.


Superleague Formula lança game versão 2009

Os fãs do futebol e aumobilismo têm uma nova opção de entretenimento. Acaba de ser lançada a versão completa do jogo para PC. O download pode ser feito no site oficial da Superleague Formula. O game é uma representação da temporada 2009. A ISI, responsável pelo desenvolvimento do jogo, reproduziu as 18 equipes participantes e os seis circuitos que fizeram parte do calendário desta época, oferecendo níveis de realismo inéditos.O Flamengo foi o primeiro clube brasileiro a ingressar na competição, ainda na temporada passada.

Os jogadores podem também fazer pequenos ajustes aos V12 de 750cv da Superleague Formula durante a corrida fazendo uso dos botões do volante, como acontece com os próprios pilotos. Além disso, a luta pelo título permite que os jogadores façam e desenvolvam seus monopostos para ter vantagem.

No futuro, os pilotos virtuais poderão contar com as opções de Corrida Simples e Testes online, que permitirão correr contra rivais de todo o mundo em tempo real. A ISI incluirá mesmo um novo motor multi-jogadores específico para este jogo e que permite a adição de oponentes em qualquer corrida. A funcionalidade de chat será incorporada.

Para experimentar a demo ou comprar o Superleague Formula 2009: The Game, visite: http://www.superleagueformula.com/superleague/SF-Experience/Superleague-Formula-2009-The-Game


Fla antecipa lançamento da revista número 2


O Flamengo antecipou para este mês o lançamento do número 2 da revista oficial para aproveitar a boa fase do time. Foram impressos 40 mil exemplares, para venda no Rio e em algumas capitais. Parte da tiragem será vendida pelo correio, para atender pedidos de moradores do interior dos estados, em especial do Nordeste.




Petkovic: ‘Não foi discussão, foi uma troca de opiniões’

Foi com um sorriso no rosto que Petkovic negou as duas polêmicas em que seu nome esteve envolvido durante esta semana. Nesta sexta-feira, o sérvio disse que não discutiu com o vice de futebol, Marcos Braz, por conta de premiações e que não ganhou ação judicial contra o Flamengo.

Na última quarta-feira, Pet e o dirigente entraram no vestiário do Ninho do Urubu discutindo. O motivo teria sido o valor da premiação, paga naquele dia. Marcos Braz confirmou a discussão e disse que o assunto está encerrado. Nesta sexta, foi a vez do sérvio dar sua versão.

- Não foi sobre premiação, foi uma discussão entre amigos, quando um fala uma coisa e o outro pensa outra... No final, cada um entendeu o que o outro disse e saiu tudo bem. Uma coisa puxa outra. Não foi discussão, foi uma troca de opiniões - minimizou Petkovic.

Ele também negou que ganhou, em primeira instância, uma ação judicial no valor de R$ 1 milhão por ter recebido um cheque sem fundos do Flamengo em 2003.

- É uma notícia mentirosa. Não tenho nenhuma pendência com o Flamengo. Encerrei os três processos que eu tinha. Nesta sexta pela manhã quando fui checar meus e-mails eu vi que eu tinha ficado mais rico, que era primeira sentença, mas não sei do que se trata. Não é comigo a dívida. Se ganhei, obrigado se me pagarem, mas não sei do que se trata - explicou Petkovic.


Delair confirma ação

Apesar da negativa do gringo, o vice-presidente do clube, Delair Dumbrosck, confirmou uma ação da Player, empresa que Pet tem com seu procurador, Josias Cardoso, contra o clube. Sem polemizar, o dirigente acredita em uma solução sem crises para o caso.

- Essa ação sobre a cobrança do cheque o Flamengo tem uma sustentação, tem uma outra ação contra a Player, que é uma empresa do Josias, do Pet e parece que tem mais alguém, onde o Flamengo discute a validade desse cheque. Esse cheque teria sido liquidado através de uma compensação feita de um cheque da Nike que foi endossado para a Player. E o Flamengo inclusive propôs uma ação reconvencional discutindo a cobrança do valor em dobro por já ter pago essa dívida. Então, eu mandei o meu jurídico verificar e apurar. Primeiro para saber por que não entrou no acordo. E a informação que eu tive foi essa de que era uma ação contra uma empresa e que ainda havia a possibilidade de o Flamengo ganhar essa ação e tenho certeza que temos condições de vencer. Não era uma coisa julgada e certa como eram as outras ações (...). Se o clube for mesmo devedor, é outra ação que o Flamengo tem que sentar com o Pet e resolver - disse o dirigente, que ainda acha que o clube pode sair vencedor nesta ação, em entrevista ao programa Redação SporTV.

O cheque foi endossado pelo presidente e vice da época, mas não pôde ser resgatado. Delair promete buscar o motivo do porquê isso ter acontecido.

- Aí vem, possivelmente, um erro administrativo do clube. Se pagou teria que ter sido resgatado o cheque. Isso vai ter que ser apurado internamente, pois pode criar um prejuízo ao clube.

Sobre um segundo processo, que foi distribuído no dia 30 de setembro, relacionado a uma execução de título extrajudicial e a uma confissão de dívidas não esclarecidas nos autos, o dirigente explicou que esta é uma ação do atacante Josiel, e não de Pet.



Everton Silva quase certo na vaga de Juan

O Flamengo realizou na manhã desta sexta-feira o último treino no Ninho do Urubu antes do confronto contra o Naútico, neste domingo. Como havia feito nesta quinta, o técnico Andrade testou Everton Silva na lateral-esquerda, na vaga do suspenso Juan, e deve escalá-lo como titular do setor. O comandante rubro-negro havia testado também Ronaldo Angelim, mas o zagueiro não se sentiu bem na posição.

- Primeiro nós testamos o Angelim e depois o Everton Silva. Conversei com o jogador (Ronaldo Angelim) e ele disse que não se sentiu confortável na posição. Tenho que respeitar, mas só vou decidir que joga no domingo - disse Andrade.

Outra opção testada na lateral-esquerda foi o atacante Gil. O jogador fez a função na parte final do treinamento. No entanto, o treinador confirmou que Gil pode ser uma opção para a posição, mas apenas durante a partida.

- Gil também é canhoto, apesar de não ser ala. Então, quem sabe durante o jogo. Tudo tem de ser levado em consideração e isso pode pesar bastante - afirmou.

O Flamengo embarca na tarde desta sexta para Recife. Neste sábado, o time realizará um treino na Ilha do Retiro (estádio do Sport), último antes do jogo contra o Timbu.

Torcedores do Fla reclamam da venda de ingressos para o jogo no Recife

Os torcedores do Flamengo no Nordeste se prepararam para comprar o ingresso para a partida contra o Náutico, nesta quinta-feira, no estádio dos Aflitos. Munidos de carteira de estudante foram até a bilheteria. Porém, em vez de ingresso, saíram de lá direto para a delegacia do consumidor de Recife para registrar queixa por propaganda enganosa.

Jefferson Vieira/Divulgação

Torcedores do Flamengo mostram carteirinhas de estudante à frente da bilheteria do estádio dos Aflitos



O motivo? Apesar de anunciar no seu site oficial na quarta-feira, o time mandante resolveu vetar a venda de meia-entrada para os torcedores visitantes. Segundo relato de rubro-negros, os funcionários da bilheteria dos Aflitos debocharam.

- Eles falaram que podíamos procurar a imprensa, o Procon e que mesmo assim não venderiam a meia-entrada. Depois, eles alteraram o texto do site oficial, avisando que só venderiam meia-entrada para os flamenguistas no domingo – disse um torcedor, que preferiu não se identificar temendo represálias.

Jefferson Vieira/Divulgação

Torcedores do Flamengo exibem queixa contra o Náutico na delegacia do consumidor de Recife


Há cerca de dois mil bilhetes reservados para os visitantes ao preço de R$ 40 (inteira). As filas no primeiro dia de vendas foram gigantescas. Os torcedores do Flamengo que não compraram meia-entrada fizeram um boletim de ocorrência e ainda não têm ingresso.

A partida do próximo domingo começa às 17h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Jefferson Vieira/Divulgação

Durante a tarde de quinta-feira os torcedores formaram uma longa fila no estádio dos Aflitos

Fla consegue a sétima vitória no Estadual de Basquete

Mesmo com Marcelinho Machado poupado, o Flamengo não teve problemas para derrotar o América de Três Rios pelo placar de 96 a 44 e conquistar sua sétima vitória em sete jogos pelo Campeonato Estadual de Basquete.

Hélio(foto), foi o cestinha da partida com 20 pontos, Duda e Coloneze fizeram 14, Dedé 13 e Teichmann 12.

O resultado deixou o Rubro-Negro ainda mais próximo de conquistar pentacampeonato carioca de maneira consecutiva. O time da Gávea é o maior vencedor da história da competição, com 34 títulos.

No próximo domingo, aniversário de 114 anos do clube, o Mengão volta à quadra, mas pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O time rubro-negro vai à Santa Catarina enfrentar o Joinville.

8ª Regata do Estadual de Remo 2009

A emoção da conquista do título de campeão estadual de 2009 está muito próxima de se concretizar. Nesse domingo (15/11), na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, será disputada a 8ª e última Regata do Campeonato Estadual de Remo, com início às 9h.

O C.R.Flamengo, que estará completando 114 anos de fundação no dia 15 de novembro, é o líder do Estadual, com 531 pontos. O Mengão tem no encalço o vasco (476) e o Botafogo (237).

Foto: Four Skiff Feminino - Aberto

Mesmo sem poder contar com os novos reforços (Fabiana Beltrame e Gibran Cunha), as guarnições rubro-negras têm todos os requisitos necessários para garantir mais um título para sua gloriosa Sala de Troféus.

Tudo indica que a disputa, além de linda, será digna de uma final de campeonato.

Confira as provas da 8ª Regata Estadual de Remo:

1ª: Single Skiff – Peso-leve / Feminino
2ª: Double Skiff – Peso-leve / Sub-23
3ª: Four Skiff – Infantil / Feminino
4ª: Oito Com – Masters C
5ª: Single Skiff Peso-leve
6ª: Double Skiff – Junior A
7ª: Four Skiff – Sub-23
8ª: Quatro Com – Aspirante
9ª: Single Skiff – Junior B
10ª: Dois Sem Junior A / Feminino
11ª: Four Skiff – Aberto
12ª: Oito Com - Aberto

Adriano: Imperador e guru na reta final

A ajuda em forma de gols, dribles e passes o Flamengo conhece. Mas nas últimas partidas, Adriano passou a se destacar também na oratória. No jogo contra o Atlético-MG, no Mineirão, foram dele as últimas palavras na corrente antes de o time entrar em campo. Deu certo.

Porém, nem só de vitórias é feita a trajetória do novo guru rubro-negro. Ele revela que antes da derrota por 2 a 0 para o Barueri fez um discurso avisando que daquela forma a equipe não ganharia.

- Não sou muito de falar. Contra o Barueri, senti uma coisa ruim e aconteceu aquilo. Desde o aquecimento eu via que o clima não estava legal.

O método de Adriano visa a levantar a autoestima dos companheiros. Na última partida, ele fez um relato breve e emocionado de sua trajetória, de como o menino descalço da Vila Cruzeiro transformou-se no Imperador, venerado pela maior torcida do país e respeitado no mundo inteiro.

- Cada um tem de ter orgulho do que é e jamais desistir dos seus objetivos. Passei força e responsabilidade aos jogadores e deixei a motivação de todos lá em cima.

Neste domingo, perseguindo o objetivo do título brasileiro, o Flamengo visita o Náutico, às 17h (de Brasília), no estádio dos Aflitos.


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por segurança, Corinthians x Flamengo pode mudar de cidade

A partida entre Corinthians e Flamengo, no dia 29 de novembro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para o estádio do Pacaembu. Só que o fato de todos os jogos serem realizados no mesmo dia e horário pode forçar uma mudança de local. O destino poderia ser o interior de São Paulo.

Tudo porque na mesma data, também na capital paulista, o Palmeiras recebe o Atlético-MG, no Palestra Itália. Por questões de segurança, a Polícia Militar não permite que jogos de duas torcidas rivais aconteçam na mesma cidade, no mesmo horário. Nos próximos dias deve haver uma definição sobre esse assunto.


Marcos Braz ignora disputa com o Flu

Ultrapassado em títulos estaduais pelo Flamengo neste ano, o Fluminense deixou claro, nesta quinta-feira, que pretende começar a retomar a hegemonia do Campeonato Carioca a partir do ano que vem. Segundo o gestor de futebol do clube das Laranjeiras, Mário Bittencourt, o Tricolor vai buscar empatar a disputa no estadual do próximo ano.

Pelo lado da Gávea, a iniciativa não ganhou eco. O vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, ignorou qualquer possibilidade de disputa com o rival. O dirigente afirmou que a conquista do tetra é mais importante para o rubro-negro:

- O tetra é um diferencial para o Flamengo. Nunca conquistamos e na minha concepção é mais importante do que qualquer disputa com o Fluminense. Vamos buscar o título sem preocupação com hegemonia - afirmou.

No momento, a maior preocupação de Braz é com o Campeonato Brasileiro. Se a torcida rubro-negra começa a vislumbrar claramente a possibilidade da conquista do hexa, o dirigente segue pregando a tranquilidade para a manutenção da equipe no G-4 e não fala sobre uma possível conquista de título:

- Vamos para o jogo contra o Náutico com o objetivo de nos manter no G-4. Vamos com calma e muita tranquilidade. Não tem empolgação e o trabalho será dessa forma até o final do ano. Nossa preocupação é o G-4 - encerrou.


Kléber Leite reconhece "erro" no caso Petkovic

A contratação do meia Petkovic causou muita polêmica, na época, dentro do Flamengo. Houve um disputa entre o presidente interino do clube, Delair Dumbrosck, que bancou a chegada do jogador, contra os dirigentes ligados ao futebol e à comissão técnica. No entanto, o sérvio acabou se tornando uma das peças mais importantes do rubro-negro no Campeonato Brasileiro e, atualmente, é uma unanimidade.

Antes contra a contratação, o ex-vice de futebol Kléber Leite reconheceu o "erro" e ainda afirmou nesta quinta-feira que votaria em Petkovic para craque e revelação do Campeonato Brasileiro.

"A avaliação minha não era de ordem técnica. Se acertei com o Bruno, Fábio Luciano e outros, errei com o Petkovic. Desejo tudo de bom para ele e o Flamengo e torço para o sucesso do time. O caso do Pet foi totalmente atípico no futebol", apontou o dirigente, ao relembrar sua postura.

"Se você me perguntasse quem é a revelação do Campeonato Brasileiro, eu falo o Petkovic, pois revelação é para quem ninguém imaginava que fizesse um bom campeonato. Voto para ele também como craque. Mas ninguém imaginava, nem o Petkovic, que ele faria tanto sucesso", disse.

Kléber Leite está ligado a uma chapa para a disputa pela presidência do Flamengo. Ele apóia o candidato Plínio Serpa Pinto, que também fazia parte da área de futebol e que se demitiu pouco depois da chegada de Petkovic.

Mais de 36 mil ingressos vendidos para Fla x Goiás

Foram vendidos até o final da tarde de quinta, 36.396 ingressos para o jogo Flamengo x Goiás, dia 22, no Maracanã.

Amanhã, sexta, não haverá vendas no Maracanã em função do jogo do vasco no estádio. Domingo, feriado nacional, não haverá vendas em qualquer posto.



Ronaldo Angelim repete susto e alívio do roteiro de Bruno

Depois do susto sofrido na quarta-feira, quando o goleiro Bruno deixou o treino do Flamengo carregado, por conta de uma torção no tornozelo direito, nesta quinta-feira foi a vez de Ronaldo Angelim causar apreensão no Ninho do Urubu.

Sem chuteira e mancando bastante, o zagueiro abandonou as atividades do grupo rubro-negro por conta de dores na perna direita e foi substituído por Welinton.

Angelim repetiu o script de Bruno e garantiu que estará em campo contra o Náutico.

- Estou mais ou menos, mas vou jogar – disse, pouco depois de fazer tratamento na sala de fisioterapia.
.
Angelim iniciou o treino na lateral esquerda, na vaga de Juan, que está suspenso. Welinton e Álvaro formaram a zaga. Na parte final, Everton Silva entrou na lateral e o camisa 4 retornou à sua posição de origem.

O goleiro Bruno não participou do coletivo, mas também garantiu que estará em campo nos Aflitos na partida do próximo domingo.

- Está tudo bem. Vou para o jogo, sim – declarou.

Em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, com 57 pontos, o Flamengo visita o Náutico às 17h (horário de Brasília).

Definidos os grupos do Campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) definiu, nesta quinta-feira, os detalhes do Campeonato Carioca de 2010. A competição terá início em 16 e 17 de janeiro com a mesma fórmula dos últimos anos, sendo dividida em Taça Guanabara e Taça Rio. Os dois melhores do Grupo A e os dois melhores do Grupo B classificam-se para as semifinais.

O sábado de Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas terão jogos das semifinais da Taça Guanabara. Os clássicos também foram definidos. Na terceira rodada do primeiro turno, Botafogo e Vasco se enfrentam, no dia 24 de janeiro. No fim de semana seguinte, Flamengo e Fluminense duelam no Maracanã.

Na Taça Rio, Fluminense e Botafogo se encaram no dia 7 de março, Vasco e Flamengo se enfrentam no dia 14 de março, Botafogo e Flamengo duelam no dia 21 de março, e Vasco e Fluminense jogam no dia 28 de março.

A princípio, o Maracanã receberá os jogos da dupla Fla-Flu e os clássicos. Se for fechado para o início das obras da Copa de 2014, o Engenhão será o principal palco da competição.

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, comentou o sorteio da tabela da competição:

- Tivemos um arbitral muito tranquilo e o critério foi muito bem definido. Ninguém pode reclamar.Trabalhamos com a utilização do Maracanã, mas se houver alguma mudança, o Engenhão vai sediar os clássicos - afirmou.

A novidade fica por conta de uma equipe de engenharia civil colocada à disposição dos clubes pela Ferj. Além dos laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, os estádios precisam estar aptos a receber as partidas através de um laudo da engenharia civil. A Ferj também está reformando os gramados dos estádios com o auxílio de engenheiros agrônomos.

Por fim, Rubens Lopes celebrou o Campeonato Carioca:

- Sem dúvida é o melhor campeonato estadual do país - encerrou.

Confira abaixo os grupos e as estreias do quatro grandes (com datas ainda a serem definidas):

GRUPO A

Flamengo
Fluminense
Americano
Bangu
Boavista
Volta Redonda
Duque de Caxias
Segundo colocado da Série B

GRUPO B

Vasco
Botafogo
Macaé
Madureira
Friburguense
Resende
Tigres
Campeão da Série B

Jogos de estreia dos grandes (sem as datas definidas):

Flamengo x Duque de Caxias
Americano x Fluminense
Vasco x Tigres
Macaé x Botafogo

FOTO: torcida do Fla forma grande fila atrás de bilhetes para jogo contra o Goiás


Thiago Fernandes/GLOBOESPORTE.COM

O Flamengo enfrenta o Náutico no próximo domingo (15 de novembro), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas tem muito rubro-negro já preocupado com o da 36ª. No dia 22, o Fla vai receber o Goiás, no Maracanã, e a torcida já está correndo atrás das entradas. Nesta quinta, assim como aconteceu no dia anterior, havia uma grande fila nas bilheterias do "Maior do Mundo". Na sexta, por conta do jogo do Vasco, não haverá venda no estádio.

Arena da Ilha: Projeto é apresentado. Fla e Flu de olho

Nesta quarta-feira foi dado o pontapé inicial para a construção de uma nova Arena na Ilha do Governador, no Rio. O projeto foi oficialmente apresentado durante um evento da Associação Comercial do local, mas já encontra eco em dois grandes clubes cariocas. O Flamengo enviou à Portuguesa, dona do local, uma carta de intenções para jogar no estádio a partir de 2010. Já o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, deve fazer o mesmo em breve.

– Recebemos a carta do Flamengo e falei com Roberto Horcades por telefone, que apoiou a ideia. Assim que voltar de Assunção, no Paraguai, ele formalizará a intenção do clube – afirmou João Henrique Areias, representante da Sport Link, empresa responsável pelo projeto do estádio.

Com o apoio dos grandes clubes cariocas, resta agora saber qual empresa investirá diretamente no projeto e poderá dar nome ao espaço. Parceira da experiência realizada em 2005, quando deu nome à Arena, a Petrobras enviou um representante ao evento e já estuda o projeto, prometendo dar resposta em breve. A ideia é de que os recursos de R$ 25 milhões para reformar o estádio sejam captados até fevereiro. Em março, as obras teriam início e poderiam ser concluídas já em julho do próximo ano, ainda para o Brasileiro.

Ao contrário de 2005, quando foram utilizadas arquibancadas tubulares, o projeto atual prevê a construção de estruturas fixas com um material composto por metal e concreto. A capacidade atual de cinco mil torcedores seria alavancada 22.500 caso o projeto saia do papel. Em um dos lados do campo, haveria um palco para a realização de shows em dias sem jogos de Fla ou Flu.