sábado, 3 de janeiro de 2015

Movimentação e versatilidade fazem de Marcelo um atacante único no Flamengo


O Flamengo não tinha um jogador em seu elenco como Marcelo Cirino, que com apenas 22 anos se movimenta pelos dois lados do ataque com velocidade tanto finalizando quanto sendo solidário com passes para companheiros concluírem em gol.

Paulinho tem características semelhantes, mas aparece mais pela esquerda e jogou pouco no Brasileirão-2014; Gabriel aparece mais pela direita. Marcelo é mais versátil e ainda tem o porte físico a seu favor, mesmo com a pouca idade.

Na equipe carioca, além de Paulinho e Gabriel, a velocidade era vista nos deslocamentos de  Everton, que joga praticamente fixo na esquerda, facilitando a marcação sobre ele. Alecsandro se movimenta para os lados, mas praticamente dentro da área, assim como Eduardo da Silva, que teve eficácia impressionante em 2014.

o versátil


Finalizações de Marcelo pelo Atlético-PR no Brasileirão-2014 (Foto: Globo)Aos 22 anos, a mobilidade do atacante durante o Brasileirão-2014 pelo Atlético-PR fica evidente quando se analisa seu mapa de finalizações. Ele aposta na força muscular para fazer jogadas em velocidade e arriscar conclusões de longe, tendo feito 23 finalizações de fora da área, mas sem conseguir marcar. De dentro, tem praticamente o mesmo número de finalizações tanto da esquerda quanto da direita, resultado de sua movimentação.

Se seu número de gols foi baixo (um gol a cada 12 tentativas), o atacante compensou deixando seus colegas na cara do gol. Além das 60 finalizações, fez 33 assistências para conclusões, quatro para gols. Os passes saem de fora da área. A grosso modo, pode-se dizer que dentro da área, ele conclui em gol. Foram só três assistências de dentro da área. De fora, pode passar ou chutar.

Uma grande questão é se com a juventude irá sentir a adaptação. Outra é o alto número de vezes em que foi flagrado em impedimentos. Foi o sétimo jogador mais vezes pego em posição irregular, 23 vezes. O Flamengo foi a equipe que mais teve ataques anulados por esse motivo (104). Alecsandro foi pego em 25 impedimentos, e Everton em 23, os recordistas no Fla.



O canhoto


Finalizações de Everton pelo Flamengo no Brasileirão-2014 (Foto: GloboEsporte.com)

Os números evidenciam como Everton, aos 26 anos completados após o fim do Brasileirão, aparece muito mais pelo lado esquerdo do ataque, com um desempenho de um gol a cada 13 tentativas. 

Além das 30 finalizações pela esquerda, fez ainda 25 assistências para finalizações desse lado contra apenas três pela direita. É a maior diferença para Marcelo, que se movimenta muito mais pelos dois lados, conseguindo assim encontrar mais espaços.

Jogou 11% menos tempo do que Marcelo no Brasileirão. Sua velocidade ajudou muito e se jogar com Marcelo a seu lado, pode acabar favorecido pela divisão com ele da atenção que receberá dos marcadores.










Finalizações de Alecsandro pelo Flamengo no Brasileirão-2014 (Foto: GloboEsporte.com)O especialista

Aos 33 anos, Alecsandro teve participação menor no Brasileirão-2014. Esteve em campo 30% menos tempo do que Marcelo. Ainda assim, conseguiu mais gols, sete, desempenho de um gol a cada sete tentativas. Uma das explicações para isso é o fato de passar muito mais tempo dentro da área e se desgastar muito menos com os deslocamentos desde o meio-campo, ainda que também se movimente e seja guerreiro.

A seu favor pesam a larga experiência para lidar com a imensa pressão no Flamengo e o fato de ser referência. Faz isso finalizando. Chama a atenção a desproporção entre finalizações (50) e assistências para finalizações (11), o que o torna um pouco mais previsível.





O iluminado

Finalizações de Eduardo da Silva pelo Flamengo no Brasileirão-2014 (Foto: GloboEsporte.com)



Tudo o que o torcedor flamenguista quer é que Eduardo da Silva repita o desempenho de 2014 e que permaneça em campo por mais tempo. Conseguiu a proeza de marcar um gol a cada duas tentativas, mas apesar de ter participado de 18 partidas, atuou por 928 minutos, uma média de 51 minutos por jogo ou pouco mais de um tempo. Deixou a equipe após a eliminação na Copa do Brasil para o Atlético-MG, tendo ficado fora a partir da 33ª rodada do Brasileirão para fazer tratamento no tornozelo.

No Brasleirão, além das 19 finalizações, sendo 16 de dentro da área (de onde fez todos os seus gols) fez ainda 14 assistências para finalizações de companheiros, sendo nove delas da área, de onde duas viraram gols. Enfiado na área, finaliza mais do lado esquerdo. Quando se desloca para a direita, a tendência é fazer assistências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário