sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Jajá e Baggio, em sua última Copinha, são as apostas do Flamengo em busca do tri


Bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Flamengo é um clube que entra na competição objetivando a revelação de novos valores, mas principalmente com a responsabilidade de lutar por sua terceira conquista. A estreia flamenguista na Copinha 2015 está marcada para este sábado, às 21h, em Osasco, contra o Sampaio Corrêa-MA. O Rubro-Negro integra o Grupo Q, ao lado de Osasco-SP, Vilhena-RO e Sampaio.

Em 1990, a geração de Júnior Baiano, Djalminha, Marcelinho Carioca, Nélio, Paulo Nunes e outros levantou a primeira Copinha do Rubro-Negro, com direito a uma goleada por 7 a 1 sobre o Corinthians. A maioria deles, no entanto, precisou deixar a Gávea para decolar. Vinte e um anos depois, o bi veio com o brilho do goleiro César na decisão contra o Bahia. As promessas Muralha, Negueba, Adryan, Rafinha e Thomás, cruciais na campanha, buscam afirmação até hoje com empréstimos.

Para a 46ª edição da Copa São Paulo, que se inicia neste sábado, o Flamengo do técnico Zé Ricardo tem o meia Jajá e o atacante Douglas Baggio como suas principais esperanças. Ambos completam 20 anos em 2015 e disputam sua última Copinha. Debutante, o meia Matheus Sávio é outro que merece atenção. O ponto forte do Flamengo que entra na competição é o poder ofensivo. Na linha defensiva, o cara é o lateral-esquerdo Jorge, que completa 19 anos em março.

Jajá e Matheus Sávio puxam a comemoração do Flamengo no OPG (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem) 
Matheus Sávio e Jajá, os dois em destaque na primeira fila, são destaques do Fla (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)


Prova desta vocação para buscar o ataque foi dada nas finais do Torneio Octávio Pinto Guimarães, em novembro. O Fla foi campeão com vitórias por 4 a 2 e 3 a 1 sobre o Botafogo, ambas construídas com muita facilidade. Darlan, artilheiro da finalíssima com dois gols, faz 21 anos em fevereiro e não pode disputar a Copinha - as inscrições têm como limite atletas nascidos em 1995. Jajá, que anotou o outro na partida derradeira diante do rival, vê o torneio como uma ponte para o time profissional.

- A expectativa é grande. Estamos trabalhando para a primeira competição de 2015, que será a Copinha, para quem sabe ter uma oportunidade de ir para o profissional. É um sonho que tenho desde criança. Já fui ao Maracanã e vi a torcida gritando. Dá um arrepio. Passa pela cabeça estar ali.

Apesar do título da OPG, o Flamengo foi mal em sua última competição de 2014. Caiu na primeira fase do Brasileiro sub-20, com apenas uma vitória e um empate em quatro jogos disputados. O meia Cafu e o atacante Nathan, ambos com condições de jogo para a Copinha, marcaram os escassos quatro gols feitos pelo Fla no torneio - dois para cada. 

O Rubro-Negro tem na Copinha a oportunidade de iniciar um ano estável. A temporada passada foi marcada por duas trocas no comando técnico. Iniciou com Cléber dos Santos como treinador, que acabou substituído por Marcelo Buarque. Em novembro, Buarque deu lugar a Zé Ricardo, atual comandante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário