segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Adeus confusão: matemática mostra Flamengo livre de queda. Confira os números


Tabela chances rebaixamento após rodada 32 - VALE ESSA (Foto: GloboEsporte.com)A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro aumentou a temperatura nos extremos da tabela. Na parte de baixo, o principal beneficiado foi o Palmeiras, que após a vitória sobre o Bahia viu as chances de rebaixamento caírem para apenas 3% (contra 20% da semana passada). O Sport também praticamente deu adeus às ameaças, e agora contra com o risco de 2% de degola (diante dos 11% anteriormente).

Se a disputa pelo título ficou muito polarizada entre Cruzeiro (85%) e São Paulo (10%), a corrida por uma vaga na Libertadores ganhou novos contornos com mais uma vitória do Fluminense e a derrota do Atlético-MG, igualando as probabilidades dos dois (40%). 

Flamengo e Atlético-PR ficaram mais perto de sacramentar suas permanências na Série A. Com as vitórias sobre Chapecoense e Galo, respectivamente, os dois clubes reduziram a menos 1% a probabilidade de queda. Ambos precisam de apenas dois pontos nos seis jogos restantes.

- Se os outros times não andarem, acaba qualquer chance, mas uma rodada ruim pode fazer os dois times aparecerem na lista novamente. A pontuação para se livrar segue em 45, mas ninguém vai se surpreender se diminuir, caso os times lá de baixo continuem não pontuando - explicou o matemático Tristão Garcia.

As derrotas em casa de Criciúma e Bahia deixaram as duas equipes em situação dramática. O time catarinense, que perdeu para o São Paulo, viu suas chances de queda subirem de 85% para 95%. O time baiano, batido pelo Palmeiras, teve o maior aumento de chances de rebaixamento: de 76% para 87%. Os dois farão um confronto de desesperados na 35ª rodada, quando o perdedor poderá até ser rebaixado. 

Completando o Z-4 estão Botafogo e Coritiba. O empate fora de casa com o Corinthians aliviou um pouco a situação do Coxa, mas nada muito animador: de 62% para 56%. Jogadores e comissão técnica do Bota não negavam antes do jogo contra o Cruzeiro que um empate seria um ótimo resultado. A derrota agravou levemente a situação alvinegra: de 59% para 61%.

Cinco times brigam por duas vagas na Libertadores

Tabela chances libertadores após rodada 32 (Foto: GloboEsporte.com)
Na briga pela Libertadores, são quatro times separados por menos de 10% de chances de integrar o G-4. A rodada deu uma mexida grande entre os times e suas possibilidades. O Corinthians, que empatou em casa, e o Atlético-MG, derrotado fora, viram suas chances diminuir drasticamente. O Timão caiu de 56% para 31%. O Galo, que na última semana estava na terceira posição e tinha 61%, caiu para quinto, com 40%.

As chances do Galo são as mesmas do Fluminense, que praticamente dobrou sua porcentagem com a vitória fora de casa contra o Goiás. Subiu de 23% para 40%. Em terceiro agora está o Internacional, que venceu o Santos fora de casa e aumentou suas chances de 45% para 64%. O Peixe não pode mais alcançar os 66 pontos, que seria o mínimo, na avaliação do matemático, para garantir a vaga, e com isso é considerado fora da briga.

- Os critérios para as probabilidades são os caminhos que os times ainda têm pela frente, por isso o Fluminense está na frente do Atlético-MG. O caminho do Flu é, teoricamente, mais tranquilo. Ninguém irá se surpreender se a pontuação para a Libertadores, que hoje segue em 66, subir para 67. Todos estão pontuando ali na frente - disse Tristão.

Vale lembrar que a briga por uma vaga na Libertadores pode ter influência da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, com o G-4 podendo virar G-3 ou G-5. Entenda essa situação clicando aqui.

Disputa do título praticamente polarizada

Tabela chances título após rodada 32 - VALE ESSA (Foto: GloboEsporte.com)Cruzeiro e São Paulo, primeiro e segundo colocados respectivamente, estão praticamente garantidos na Libertadores. O time mineiro tem 99% e o paulista, 92%. Com as vitórias de ambos no fim de semana, a briga pelo título se limita a eles, mas com grande vantagem do atual líder. São 85% de chances do título ficar em BH, as mesmas da última rodada, e 10% de ir para o Morumbi, 2% a mais que na rodada 31.

- As chances do Cruzeiro não mudaram porque a vitória sobre o Botafogo era "obrigação". O Cruzeiro tinha média de 2,33 pontos em casa antes do jogo, e o Botafogo tinha média de 0,33 fora de casa. O Cruzeiro era amplo favorito, por isso não alterou suas chances. O São Paulo jogou fora de casa, mesmo sendo o Criciúma, era fora de casa. A média do Criciúma em casa era melhor que do São Paulo fora, então pode se dizer que foi uma vitória inesperada - afirmou Tristão.

Internacional (2%), Fluminense (1%), Atlético-MG (1%) e Grêmio (1%) ainda aparecem na lista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário