quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dirigentes do Rio sugerem limitação de membros de organizada nos estádios


A Federação de Futebol do Rio (Ferj) divulgou nesta quinta-feira o documento enviado nesta semana ao Tribunal e Justiça do Estado TJ-RJ) com sugestões para reduzir a violência das torcidas organizadas do estado. Os pontos foram definidos durante reunião com representantes dos quatro grandes do Rio, há uma semana.

Entre alguns pontos, os dirigentes entendem que a violência perderia força se fosse limitado o número de membros das torcidas organizadas nos estádios, houvesse identificação biométrica e fosse vetada a venda de bebidas alcoólicas no entorno do estádio nas horas que antecedem e sucedem o jogo, liberando a comercialização no interior, mas só enquanto a bola não rolar.

PONTOS SUGERIDOS:

JECRIM
1 - Presença do Juizado Especial Criminal (Jecrim) por período mínimo de 3 horas, antes do inicio da partida e até 3 horas, após o término, em todos os estádios onde ocorrerem jogos com a participação de pelo menos um grande. Também foi sugerida a criação de uma unidade da Polícia Civil para centralizar os flagrantes nos eventos especiais.

TORCIDAS ORGANIZADAS NOS ESTÁDIOS
2 - Limitar a entrada de membros até 5% da capacidade do estádio. Nos clássicos, essa fatia seria dividida pela metade entre os clubes. Definir locais específicos para as organizadas dentro dos estádios. A entrada das facções deve ocorrer em catracas com identificação biométrica, em um portão separado só para isso. A polícia ainda deve ter carta branca para revistar qualquer membro da organizada.

EFETIVO POLICIAL
3 - Clubes pedem presença de policiais militares nos locais dos estádios destinados às torcidas organizadas em número suficiente para garantir a ordem, bem como, nas estações de trem e metrô em dias de jogos, além das principais vias de acesso aos estádios. Solicitam ainda a instalação de esquema de segurança similar ao de aeroportos.

CADASTRAMENTO
4 - Pedem cadastramento dos membros das torcidas organizadas, ressaltando que o Ministério do Esporte chegou a dar início ao procedimento pelo estado do Paraná e sinalizou com a continuidade dos trabalhos no Rio. Alguns clubes chegaram a ser procurados, mas o programa, segundo os dirigentes, foi suspenso.

RESPONSABILIZAÇÃO
5 - Clubes pedem responsabilização civil de toda a direção da torcida organizada que tiver qualquer de seus membros envolvido em delitos. Solicitam ainda monitoramento das redes sociais e até telefones para que a violência das organizadas seja desarticulada.

BEBIDA
6- Dirigentes sugerem proibir a venda de bebida alcoólica em determinado perímetro dos estádios, desde três horas antes do início das partidas e até uma hora depois do término. Clubes consideram relevante a liberação da venda de bebidas no interior dos estádios, mas só antes de a bola rolar e fora do assento dos torcedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário