terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estreante em Seleção, Renato é o mais experiente de grupo brasileiro



A primeira oportunidade de defender o Brasil aconteceu para Renato nesta temporada, quando o meia do Flamengo completou 33 anos. Entre os 23 jogadores escolhidos por Mano Menezes para o duelo contra a Argentina, nesta quarta-feira, em Córdoba, o rubro-negro carrega o status de selecionável mais experiente do grupo.

O rótulo de ser o mais velho entre os que estarão em Córdoba não incomoda ao jogador. Pelo contrário, Renato quer usufruir de sua tarimba no futebol para servir de espelho para os mais novos. 

- Apesar de ser a minha primeira convocação para a Seleção, acho que posso usar um pouco da minha experiência para orientar os mais jovens sim. Vou curtir muito esse momento e espero aproveitar a oportunidade - disse o jogador em entrevista ao LANCENET!.

Se a experiência é usada como um trunfo pelo jogador, a posição em que Renato atua, por sua vez, pode ser um fator desfavorável para novas convocações. Renato terá de brigar por um espaço no meio de campo, um dos setores mais concorridos.

Situação, entretanto, que motiva o rubro-negro a buscar o melhor desempenho caso tenha chance para ter novas oportunidades com Mano Menezes.

- Como disse no dia da convocação, realmente não esperava esse chamado agora e quando soube nem sabia o que fazer direito. Foi uma sensação única. Agora quero corresponder em campo. Vou aproveitar cada minuto e fazer dos treinos uma final para mim. Se tiver chances no jogo, será minha chance de mostrar que posso continuar sendo convocado - ponderou o jogador.

Para conseguir um lugar entre os 11 que enfrentarão os argentinos no estádio Mario Kempes, Renato lembra do entrosamento com Thiago Neves e Ronaldinho, companheiros de Flamengo e que também foram chamados para o Superclásssico das Américas.

- É uma opção que o Mano pode usar, sem dúvida. Estamos jogando há um bom tempo juntos e esse entrosamento pode ser favorável ao time - comentou.

REFERÊNCIAS

Longe da Seleção ainda na década de 90, Renato teve como ídolos jogadores importantes para o Brasil nas conquistas das Copas de 1994 e 2002.

- Gostava muito do Rivaldo em 98 e 2002, do Romário em 94 e, é claro, do Ronaldo. Outros jogadores eu também admirava, como o Mazinho em 94 - comentou.

Dois jogos da campanha do tetracampeonato são eleitos pelo meia rubro-negro como os seus preferidos da época em que era um mero torcedor do Brasil.

- O jogo contra a Holanda naquela Copa de 94 foi inesquecível, com aquele gol do Branco. Depois teve a semifinal contra a Suécia e o golaço do baixinho Romário de cabeça. Foram dois jogos que me marcaram - elegeu o jogador.

JOGADORES MAIS EXPERIENTES CHAMADOS PARA O SUPERCLÁSSICO

Renato (Flamengo) - 33 anos
Kleber (Inter) - 31 anos
Ronaldinho (Flamengo) - 31 anos
Jefferson (Botafogo) - 28 anos
Fred (Fluminense) - 27 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário