sábado, 2 de outubro de 2010

Luxemburgo pode pintar no Mengão

O caminho de volta ao Flamengo está ficando cada vez mais nítido para Vanderlei Luxemburgo. Após a saída de Zico da diretoria executiva do clube, a vaga de Silas no comando da equipe está ainda mais insegura. A queda do treinador pode ser sacramentada após o clássico contra o Botafogo, neste sábado, às 18h30m (de Brasília). Caso Luxemburgo seja realmente o substituto, os rubro-negros ganharão um técnico vitorioso, mas que não teve tempo de passar pela reciclagem que ele mesmo afirmou necessitar.

Luxemburgo chegaria ao Flamengo em um momento difícil. Além das turbulências fora de campo, o time carioca está na 15° colocação, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. O time não tem apresentado bom futebol e não vê uma vitória há quatro partidas. Dado este quadro, é possível dizer que Luxemburgo não mudaria muito de ares.

O treinador deixou o Atlético-MG há uma semana. Após nove meses no clube mineiro, viu seu projeto afundar e a equipe amargar 16 rodadas na zona de rebaixamento. Mesmo com o apoio do ‘amigo’ Alexandre Kalil, presidente do clube, a situação ficou insustentável com a goleada sofrida para o Fluminense por 5 a 1. Após a demissão, Vanderlei falou da necessidade de se reciclar.

- É o momento de fazer uma análise profunda e me reciclar mesmo. Ver o que houve, onde errei, porque isso não pode acontecer de novo. O clube (Atlético-MG) é estruturado, então não tinha razão para não irmos bem. Só não aceito que falem que o Luxemburgo está em decadência e acabou para o futebol. São 58 anos de idade e sei que posso resolver, disse durante a coletiva em que anunciou sua saída do clube mineiro.

Na passagem pelo Galo, Luxemburgo não reviveu seus tempos de glórias. Mesmo com um projeto envolvendo grandes contratações e promessas de títulos, os resultados não vieram. Apesar do título do Campeonato Mineiro, o time fracassou na Copa do Brasil e na série A.

Em 2010, o treinador fez sua pior campanha entre todos os 19 Brasileirões que disputou, inferior até ao ano de estreia do técnico – à frente do modesto Campo Grande. Durante todo este ano, Luxa comandou o alvinegro em 53 jogos, obtendo 22 vitórias, 12 empates e 19 derrotas.

Luxemburgo deixou a Atlético-MG no 18º lugar da série A, com a pior defesa do torneio - 45 gols sofridos. Em 24 jogos, conquistou 21 pontos, um aproveitamento de 29,1%. Caso assumisse o Flamengo hoje e repetisse, nas próximas 12 rodadas, o aproveitamento atleticano, o rubro-negro teria um destino indesejado: o rebaixamento. Se Luxemburgo mantivesse o rendimento, o Flamengo chegaria aos 39 pontos e garantiria a participação na segunda divisão em 2011.

Com menos de duas semanas de reciclagem, Luxemburgo pode voltar ao time carioca – clube que disse sonhar voltar a comandar (teve uma breve passagem em 1995). Basta saber se a torcida rubro-negra terá o comandante pentacampeão nacional ou o profissional que precisava rever os erros e teve pouco tempo para isso?

Títulos

Pelo Flamengo como jogador

Campeonato Carioca: 1972, 1974 e 1978
Torneio do Povo: 1972
Taça Guanabara: 1972,1973 e 1978


Nenhum comentário:

Postar um comentário