quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ex-presidente do Flamengo representa site de serviços de observação de jogadores.

Na era da globalização, o computador virou olheiro. Sites como o “Soccer Association”, “Scout 7” e o “International Soccer Bank” (ISB) fazem um acompanhamento detalhado de campeonatos de todo o mundo pela internet, divulgam fichas completas de jogadores e até disponibilizam vídeos de partidas, do México à Rússia. Os clubes europeus são os principais clientes, mas até a CBF tem se aproveitado do serviço para acompanhar os atletas da seleção.

No Brasil, o ISB tenta convencer as equipes nacionais a adotar o “novo olheiro”.
O representante do site no país é o jornalista Luiz Augusto Veloso, ex-presidente do Flamengo.
Veloso é o esponsável por abastecer as tabelas das Séries A e B do Brasileirão, além de ficar de olho nas transferências para atualizar as fichas dos atletas.
Segundo o ISB, há 74.535 jogadores de 132 países cadastrados em seu sistema.

- Esse tipo de serviço é útil para o dirigente, para o técnico e para o supervisor, pois podem saber como estão os possíveis reforços. Mas o ISB não abre assinatura para empresários. Seus donos, dois irmãos alemães, dizem que o site é de “footballer” para “footballer” – diz o jornalista, que tem apresentado a proposta para clubes brasileiros, ainda sem resposta positiva.

- O site tem sido bem aceito, as comissões técnicas daqui estão bem organizadas. Mas há clubes e técnicos mais abertos para este tipo de serviço. Não são todos.

Na Europa, Bayern de Munique, Arsenal, Bolton e Basel são alguns dos times que assinam o ISB. Para ter o serviço, pagam uma taxa anual de € 20 mil (quase R$ 50 mil). Newcastle e Spartak Moscou estão perto de fechar. O download de vídeos está incluído no pacote. O "Scout 7" tem clientes como PSV e Hertha Berlin.

A CBF é um dos principais assinantes do ISB. Segundo Veloso, Jorginho, auxiliar do técnico Dunga, é usuário assíduo da página, procurando informações sobre os jogadores nas rodadas e pedindo vídeos das partidas dos campeonatos mais distantes, que não passam na TV brasileira.

- Às vezes, após alguma convocação, as pessoas perguntam: será que eles viram esse jogador? Viram! Há vídeos de quase todas as ligas, como Rússia, Ucrânia... – afirma o ex-presidente do Fla.

Em seus folhetos de apresentação, o ISB garante ter mais de 12 mil vídeos disponíveis para os assinantes. Entre os campeonatos gravados, cita Brasileirão, Libertadores, Copa América, Copa Africana de Nações e os torneios sub-17 e sub-19 da América do Sul e da Europa. Ou seja: as principais fontes de mão-de-obra dos clubes europeus.

Os vídeos são o maior atrativo do serviço, mas as estatísticas dos jogadores também chamam a atenção. Cada atleta tem uma ficha completa, com foto, dados pessoais, resumo da carreira e, talvez o mais importante, tempo de contrato. Há ainda as partidas disputadas pelo atleta na temporada, com números de gols, cartões, passes e minutos jogados, rodada a rodada.

Para quem procura reforços, dá até para filtrar a busca com o “Dreamplayer” (jogador dos sonhos). O "olheiro virtual" pode separar por posição, idade e qualificações a procura. Por exemplo: atacante, de 20 a 24 anos, matador, com mais de 10 gols no ano. O site fará uma separação dos atletas com estas características e apresentará ao assinante. Segundo Veloso, esta é a parte mais subjetiva do ISB, na qual o representante de cada país analisa os jogadores na hora do cadastro.

- Com a globalização, o segredo desse tipo de site é que ele condensa as informações. Facilita o trabalho do olheiro - conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário