quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Renato diz que jogo mais marcante foi a eliminação na Libertadores 2007

Apesar de não ser atacante, Renato Abreu marcou sua primeira passagem no Flamengo com gols. Em 128 partidas, ele deixou sua marca 46 vezes. Em 2005 e 2006, ele foi o maior artilheiro da equipe no ano. Em sua apresentação, quarta-feira, na Gávea, o camisa 11 disse que dois gols foram especiais para ele, apesar de ter sido em uma partida que marcou a eliminação do time na Libertadores de 2007 (relembre no vídeo abaixo).



Na ocasião, o Fla venceu o Defensor por 2 a 0, mas não foi suficiente, já que havia sido batido por 3 a 0 no jogo de ida, no Uruguai.

- São muitos gols, né? Muitos tiveram uma importância grande. Teve em 2005, quando o time estava quase caindo, depois em 2006, na Copa do Brasil, mas o jogo que mais me marcou foi um que não passamos de fase, contra o Defensor, no Maracanã, quando fiz dois gols. O time mostrou empenho, e a torcida soube reconhecer - disse o meia.

Renato contou que sua característica de ser polivalente não mudou nestes anos afastado da Gávea. Outra coisa que ele garante que não mudou foi a garra em campo.

- Nos Emirados, eu fazia função de meio de campo, meio volante, meio lateral, meio tudo... fazia um pouco de cada. Não sei se meu jeito mudou, mas a vontade é a mesma.

A tendência é que ele faça dupla na criação com Petkovic. E ele está ansioso para começar a trabalhar com o sérvio. Renato lembrou também que o Fla está bem servido nas bolas paradas.

- O Pet é um grande jogador. Não conheço como pessoa, mas tem um talento grande, cabeça boa... Agora é esperar para trabalhar com ele para ver como vai ser. Temos bons batedores de falta, isso é bom. Quem estiver no melhor dia, cobra.


Zagueiro David tem chance de enfrentar o Corinthians

Rio - No fim do coletivo, Rogério surpreendeu ao colocar David entre os titulares. A comissão técnica acredita que o zagueiro possa ser regularizado para o jogo de domingo.

Segundo o vice de futebol, Vinícius França, a dívida de cerca de R$ 800 mil com o Panathinaikos, da Grécia, referente à compra de 60% dos direitos de David, deve ser quitada hoje.

“Pagou, a regularização é automática. Está tudo engatilhado. A não ser que ocorra algum problema em relação ao fuso horário ou algo assim”, afirmou.



Santos é campeão da Copa do Brasil


Ficha técnica


Vitória 2 x 1 Santos

Local
Estádio Barradão, Salvador (BA)

Árbitro
Carlos Eugênio Simon (RS)

Auxiliares
Altemir Hausmann e Érico Bandeira.

Gols
Vitória: Wallace, aos 11min, e Júnior, aos 32min do 2º tempo
Santos: Edu Dracena, aos 44min do 1º tempo

Ponto Forte do Vitória
Começou pressionando e não teve medo de se lançar ao ataque na segunda etapa, quando precisava de quatro gols

Ponto Forte do Santos
Soube administrar a vantagem e diminuir o ritmo da partida quando necessário, principalmente com Ganso e Robinho

Ponto Fraco do Vitória
Perdeu chances claras de marcar, sobretudo na primeira etapa, quando um gol poderia ter mudado o panorama do jogo

Ponto Fraco do Santos
Apesar da proposta de "esfriar" o jogo, quase permitiu uma reação do Vitória no segundo tempo

Personagem do jogo
Robinho, que teve boa atuação em sua despedida do Santos, tranquilizando os companheiros nos momentos de pressão

Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Viáfara; Nino (Gabriel), Wallace, Anderson Martins e Egídio; Neto Coruja, Bida (Adaílton), Elkeson e Ramon (Renato); Júnior e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva

Esquema Tático do Santos
4-3-3
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Robinho (Rodriguinho), André (Marquinhos) e Neymar (Marcel). Técnico: Dorival Júnior

Cartões amarelos
Vitória: Bida, Anderson Martins, Wallace e Elkeson
Santos: Edu Dracena, Pará, Robinho e Rafael

Público
34.111 pagantes

Renda
R$ 1.522.000


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Rogério elogia contratações do Flamengo

O técnico do Flamengo, Rogério Lourenço, aprovou as contratações de Renato Abreu e Leandro Amaral com louvor. Em entrevista exclusiva ao site oficial do clube nesta quarta-feira (04.08), o comandante rubro-negro elogiou o apoiador e o centroavante e disse que espera ter uma boa dor de cabeça para escalar a equipe quando eles tiverem condições de jogo.

"São dois jogadores de muita qualidade e que serão ótimos para o Flamengo. Tenho certeza de que eles podem dar certo aqui. Agora espero ter aquela chamada dor de cabeça boa para formar uma equipe forte. Um clube grande como o Flamengo quer sempre os melhores jogadores disponíveis no mercado", disse.

Leandro Amaral, de 33 anos, apresentado na última terça-feira (03.08), ganhou elogios do preparador físico Toninho Oliveira por sua forma e, segundo Rogério, tem tudo para dar certo no Fla.

"O Leandro tem uma carreira vitoriosa, foi bem em todos os clubes que passou e agora teve uma grande vitória também em sua vida. Acredito na recuperação dele e é um jogador que pode nos ajudar bastante", afirmou.

Renato Abreu, que tem 32, é um jogador já identificado com o clube e pode se tornar uma peça importante para o meio de campo rubro-negro.

"O Renato é querido pela torcida, pelos companheiros, já trabalhou aqui e se saiu muito bem, então sabe onde está chegando, está acostumado com o Flamengo e também pode ser útil ao time", completou Rogério.

Flamengo avalia dois nadadores para José Finkel


O Flamengo avalia dois nadadores estrangeiros que podem integrar sua equipe para o Troféu José Finkel, que acontece no final de setembro. O clube mantém os nomes sob sigilo, mas este foi um dos assuntos que Patrícia Amorim foi tratar nos Estados Unidos, em viagem recente.


http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11100342-EX,00.jpg

O Rio de Janeiro sediará entre os dias 20 e 26 de Setembro (2010) o Troféu José Finkel, importante campeonato de natação brasileira.

O evento, que acontecerá no Parque Aquático Maria Lenk, costuma sempre acontecer em Belo Horizonte, mas a capital mineira receberá um Congresso Mundial de Cardiologia e com isso os hotéis ficarão lotados para tal evento, a bola será passada para a Cidade Maravilhosa.



FOTO: Renato Abreu escreve bilhete para a torcida do Fla

Ao fim da sua apresentação oficial, no início da noite desta quarta-feira, na Gávea, Renato Abreu foi solicitado a escrever uma mensagem para a torcida do Flamengo. De imediato, o apoiador aceitou o pedido e optou por mandar um recado em que deixa claro qual o seu espírito neste retorno à Gávea.

- Estou de volta! Com muita dedicação e respeito - escreveu Renato Abreu, para autografar a mensagem.

O detalhe da sua assinatura que chamou a atenção é que ele escreveu o número 11 ao fim do nome.

- É uma paixão que eu tenho. Não pude usar esse número lá no Al Shabab, mas o guardaram para mim aqui no Flamengo - brincou o apoiador.

Sem estar regularizado e precisando fazer testes físicos, Renato Abreu só deve estrear contra o Ceará, dia 14, no Maracanã.





Presidente do Sport diz que Flamengo ofereceu R$ 5 milhões por Ciro

Recife - O presidente do Sport, Sílvio Guimarães, aquele mesmo que prometeu processar cada jornalista que tratasse o Flamengo, seis vezes campeão brasileiro, como hexacampeão nacional, disse, nesta terça-feira, ter recusado uma proposta do Mengão pelo atacante Ciro.

"Não aceitaram a minha contraproposta e acabaram levando o Val Baiano para lá", disse à TV Clube.

De acordo com Guimarães, o Flamengo ofereceu R$ 5 milhões por Ciro. O Sport, porém, avisou que só libera o jogador por cinco milhões de euros (cerca de R$ 11,3 milhões)




Promotor denuncia indiciados no inquérito do caso Eliza Samudio

O Ministério Público de Minas Gerais confirmou que o promotor Gustavo Fantini, de Contagem, ofereceu, nesta quarta-feira (4), denúncia contra os nove indiciados no caso Eliza Samudio. Porém, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não confirmaram se o promotor manteve todos os crimes relatados pela polícia.

O inquérito foi concluído pela polícia no dia 29 de julho. O goleiro Bruno de Souza, Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão), Flávio Caetano de Araújo; Wemerson Marques de Souza, Dayanne Souza (mulher de Bruno), Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales (primo do atleta) e Fernanda Gomes de Castro (amante do goleiro) foram indiciados por homicídio triplamente qualificado (uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, motivo torpe e uso de meio cruel), sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores.

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos foi indiciado por homicídio triplamente qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver.

O parecer do promotor também pede as prisões preventivas de todos os suspeitos já presos e da suposta amante do goleiro, Fernanda Gomes de Castro, que ainda está em liberdade. Todos os outros estão presos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e negam o crime.

Nesta quinta-feira (5), vencem as prisões temporárias de Bruno, Macarrão, Sales e Dayanne Souza. A prisão temporária de Bola vence na sexta-feira (6). No sábado (7), vencem as prisões temporária de Elenilson Vitor da Silva, Flávio Caetano de Araújo e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha.

Se a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do Tribunal do Júri em Contagem, aceitar o pedido do promotor sobre as prisões preventivas, todos os suspeitos permanecem presos.

Defesa
O advogado Ércio Quaresma, que defende Bruno, Macarrão, Dayanne, Flávio, Wemerson, Elenilson e Fernanda disse à reportagem do G1 que ainda não leu o parecer do promotor. O defensor afirmou que acredita que todos os indiciados foram denunciados por assassinato, mas que está tranquilo.

“Acredito que ele denunciou todos pelo assassinato. Não estou preocupado com a denúncia do Ministério Público. Ela não se sustenta”, afirmou o advogado.

Procurado pela reportagem, os advogados de Bola e Sales não foram encontrados para comentar o caso.

Entenda o caso
Nascida em Foz do Iguaçu (PR), Eliza Samudio se mudou para São Paulo e posteriormente para o Rio. Em 2009, teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.

A polícia mineira começou a investigar o sumiço de Eliza em 24 de junho, depois de receber denúncias de que uma mulher foi agredida e morta perto do sítio de Bruno. A jovem não faz contato com amigos e parentes desde o início de junho.

Até agora, não foram encontrados vestígios do corpo da jovem. Mas os delegados consideram Eliza morta. Nove pessoas foram indiciadas pelo homicídio. Todos negam participação no crime.

Caixa diz que só entrega 'Taça das Bolinhas' diretamente a um clube

A aparentemente infinita "polêmica da Taça das Bolinhas" virou uma briga de poder. Num dia que começou com suspeitas de que o troféu teria sumido (ou até mesmo sido derretido), o desejado objeto enfim apareceu - e teve sua foto divulgada pela primeira vez em uma década. E a aparição expôs um conflito político entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Caixa Econômica Federal (CEF). A CBF acusou a CEF de "se recusar a entregar a taça" por causa de um "projeto pessoal" do superintendente de marketing do banco, Clauir Luiz Santos. A Caixa reagiu, dizendo que só entregaria a taça ao campeão - sem a intermediação da CBF.

- A CBF quer entregar um troféu que não é dela. A Caixa pagou por isso, contratou o artista plástico Maurício Salgueiro em 1975. O troféu se chama "Taça Caixa Econômica Federal". Então nossa ideia é que a CBF indique uma data para que entreguemos o troféu ao São Paulo - disse Clauir Luiz Santos.

Clauir refutou as acusações de ter um projeto pessoal.

- Não esperava isso da CBF. Ninguém da CBF nunca me procurou. É uma polêmica boba. Queremos que isso termine logo. A Confederação Brasileira de Futebol deve indicar quem é o campeão para que façamos a cerimônia de entrega. Não adianta requisitar. A taça não é deles - disse.

A divergência entre a Confederação Brasileira de Futebol e a Caixa Econômica Federal, que guarda a taça há 18 anos em um cofre localizado em sua sede no Centro do Rio de Janeiro, ficou evidente hoje, depois que o colunista Ancelmo Góis, de O GLOBO, publicou uma nota que dizia que a CBF suspeitava do sumiço da taça. A CEF reagiu divulgando uma fotografia da taça com a data de hoje. A CBF então expôs as vísceras do problema, ao divulgar uma nota oficial em seu site com quatro documentos anexados em que pedia a entrega do troféu - culminando com o último deles, que dizia que a taça não tinha sido entregue porque "o superintendente de marketing da Caixa, Clauir Luiz Santos, tinha um projeto pessoal de marketing para esta entrega" (veja destaque abaixo).

reprodução carta da CBF Caixa Taça de Bolinhasreprodução carta da CBF Caixa Taça de Bolinhas (Foto: Reprodução)

A CBF afirmou ainda que vem tentando retirar o troféu da sede carioca do banco desde abril deste ano. No dia 13 de abril, ofício assinado pelo secretário-geral, Marco Antônio Teixeira, solicitando a devolução, foi, segundo a CBF, recusado pela Caixa, que exigia um documento do presidente Ricardo Teixeira. Um novo pedido, assinado por Teixeira, com a mesma data, foi recebido pelo banco. Mas a Caixa teria exigido, então, que a assinatura fosse reconhecida em cartório. O que foi feito em 7 de maio e registrado na Caixa três dias depois.

Em carta do dia 29 de julho, Amilar Fernandes Alves afirmou ter sido informado pelo superintendente regional da Caixa, identificado apenas como "Sr. Plínio", que o superintendente geral de marketing do banco, Clauir Luiz Santos, teria o citado "projeto pessoal" para realizar a entrega do troféu e que se recusava a emitir um parecer de devolução.

A taça está de posse da Caixa Econômica Federal desde 1992, ano em que o Flamengo foi campeão brasileiro. O clube considera aquele seu quinto título nacional, mas a CBF não reconhece a conquista da Copa União de 1987. A polêmica voltou à tona em 2007, ano em que o São Paulo conquistou o Brasileiro pela quinta vez. Em 2010, Ricardo Teixeira bateu o martelo: com base em avaliação de uma comissão jurídica, decidiu que o São Paulo foi o primeiro clube a conquistar oficialmente o penta brasileiro e, dessa forma, teria direito a receber o troféu. A diretoria do Flamengo tenta mudar a decisão. Hoje, no meio da fervura, Clauir Santos disse que, no passado, a CBF não permitiu que a taça fosse entregue ao Flamengo.

- Depois que o Flamengo foi campeão em1992, a Caixa pretendia entregar o troféu ao clube. Mas como havia um litígio na Justiça, a CBF não permitiu que entregássemos ao clube. Desde 1975, o troféu era entregue ao clube campeão, permanecia por uma semana, depois retornava para os cofres da Caixa - disse.

No início da noite desta quarta-feira, a assessoria de imprensa da Caixa divulgou uma nota oficial dizendo que, "desde 1992, a Caixa aguarda a CBF se posicionar com relação ao clube que tem direito ao Troféu Caixa Econômica Federal, para que este seja entregue, conforme acordo anteriormente citado".

Renato Abreu recebe a máscara do urubu e lamenta não poder usá-la

Principal reforço do Flamengo para o Campeonato Brasileiro, o meia Renato Abreu foi apresentado pela presidente Patrícia Amorim e pelo diretor de futebol Zico na tarde desta quarta-feira, na Gávea. O jogador, que atuou na Gávea entre 2005 e 2007, está com 32 anos e defendia o Al-Shabab, dos Emirados Árabes. Renato assinou contrato até dezembro de 2011.

Renato Abreu se apresentando no Flamengo

Renato beija a camisa com a máscara do urubu na cabeça.

Após receber a camisa 11 e beijar o escudo, Renato disse que estava ansioso para voltar ao clube. Ele também recebeu das mãos do Galinho a máscara do urubu, que usava para comemorar alguns gols que fez pelo Rubro-Negro.

- Estou muito feliz de voltar, estava ansioso por este retorno. Agradeço a todos que me ajudaram. O momento agora é de trabalhar e retomar tudo o que fiz no passado. Vou degrau por degrau. Agora é entrar em forma o mais rápido possível para ajudar.

O meia disse que, se dependesse da sua disposição, já entraria em campo no próximo domingo, quando o Flamengo enfrentará o Corinthians. Renato, no entanto, avisou que ainda precisa evoluir fisicamente.

- Pela minha vontade, estrearia no próximo domingo, mas preciso passar por um recondicionamento. Há dois meses que não jogo. De lá para cá, fiz alguns treinamentos. Infelizmente estava muito calor, 52ºC, e não deu para fazer muita coisa. Estava resolvendo problemas particulares, por isso não pude comparecer antes.

A característica mais marcante de Renato em sua primeira passagem na Gávea era o chute forte, além das cobranças de falta precisas.

- O chute está um pouco parado, mas vamos retomar. A vontade de fazer gols é grande. Sou polivalente, vou procurar fazer de tudo um pouco. Se surgir a oportunidade, vou fazer, dentro do possível. Não posso ficar prometendo título, não é do meu feitio. Vou dar o máximo, assim como no passado.

Sobre a comemoração com a máscara do urubu, Renato lamentou que este tipo de manifestação tenha sido proibido.

- Infelizmente foi proibido, mas essa comemoração com a máscara ficou marcada. Espero que a torcida me represente fora de campo.

Com a camisa rubro-negra, Renato foi um dos destaques da conquista da Copa do Brasil de 2006 e do Carioca de 2007.

O clube ainda deve os direitos de arena a Renato Abreu em relação à sua primeira passagem. O jogador seria apresentado na terça-feira, ao lado de Leandro Amaral, mas a diretoria optou por resolver antes a pendência. O caso teve um fecho na manhã desta quarta. De acordo com o vice-presidente jurídico, Rafael de Piro, houve um acordo, e o Fla pagará um valor bem menor do que havia sido cobrado.


Pet promete melhora de rendimento do time com a chegada de reforços

O meio-campo Petkovic, do Flamengo, esteve nesta quarta-feira no estúdio do Globo Esporte, da TV Globo. Depois, abordou temas como a sua recepção no Brasil, os reforços do Flamengo para o restante da temporada e a experiência de trabalhar com Zico, que ele revelou ser um de seus ídolos no futebol.

Chegada dos reforços
- São jogadores muito bons e que vão contribuir para a melhoria dos resultados do Flamengo, vamos ter mais chances de vencer. A chegada deles aumenta a competência dentro do grupo para que o treinador possa escolher aquele que está em melhor momento, que tem melhores condições técnicas ou físicas. Isso fortalece o elenco e o clube.

Cobrança da torcida rubro-negra
- Talvez a torcida estivesse esperando uma contratação mais bombástica, mas infelizmente não é toda hora que se consegue contratar um craque de Seleção. Mas nós estamos treinando bem, conquistando resultados de razoáveis a bons depois do recesso da Copa. Alguns dos nossos reforços ainda não tiveram chance de estrear, mas ao longo do Campeonato vamos melhorar e ter resultados positivos mais frequentemente do que estamos tendo no momento.

Média de idade do time
- Nós temos uma mistura da experiência e juventude, e essa é a receita que tende a dar certo. Temos jogadores jovens, dos quais vamos precisar em determinados momentos, e mais experientes. Então, o importante é que o elenco fique bem distribuído para que possamos fazer um campeonato tão forte quanto no ano passado.

Zico
- Seria muito melhor trabalhar com o Zico no campo, jogando ao meu lado (risos). Ele foi um dos meus ídolos. Então, eu desejo toda felicidade e todo sucesso no novo cargo e no novo trabalho que está fazendo agora.

Título brasileiro
- Acho que chegou em um momento tão oportuno. Tão bom que nem um roteiro de cinema teria sido feito dessa maneira. Realmente foi uma realização completa, era o que faltava no meu currículo, na minha passagem pelo Brasil, pois já estou aqui há mais de uma década.

Futuro após a aposentadoria
- Agora ainda quero continuar dando o melhor de mim, ajudar o time que já me ajudou na minha projeção e afirmação como jogador no Brasil, que foi o Flamengo. Passei por outros grandes clubes, fiz a minha parte, dei a minha contribuição e fui reconhecido.

O meu planejamento para o futuro está totalmente ligado ao Rio de Janeiro e ao Brasil, ao menos a curto e médio prazo. O Rio de Janeiro está fazendo bem pra mim, então quero fazer bem para o Rio de Janeiro e devolver tudo o que ele me deu.

Lugar entre os maiores estrangeiros que já jogaram no Brasil
- Vir para o país do futebol, como o Brasil, já é uma coisa muito importante. Ser considerado um dos melhores, então, é melhor ainda. E eu ainda sou o estrangeiro mais querido do país, e o estrangeiro com o maior número de gols marcados. Ser homenageado na Calçada da Fama no Maracanã, para mim, é uma satisfação enorme. E mostra que esforço e comprometimento geram resultado. Eu nunca poderia ter imaginado vir para o Brasil, jogar aqui, no melhor futebol do mundo, e ainda ser cotado como um dos melhores.

Recepção do Brasil aos jogadores estrangeiros

- No Brasil, comparado com a Europa, não existe discriminação em relação aos estrangeiros. Essa mistura com outras etnias é muito bem vista. Aqui querem que você faça aquilo que eles esperam. Se você consegue, é aceito; se não consegue, é rejeitado. Essa linha entre ódio e amor é muito tênue, e o futebol representa bem isso, por envolver muita paixão.



Rogério Lourenço comanda coletivo com Fernando entre os titulares

O técnico Rogério Lourenço comandou na tarde desta quarta-feira, na Gávea, um treino coletivo de olho na partida contra o Corinthians, domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu. Na atividade, ele colocou no lugar de Correa, que está suspenso, o volante Fernando, que entrou na última partida, contra o Vasco. A dupla de ataque Val Baiano e Cristiano Borja foi mantida.

A equipe titular foi escalada com: Marcelo Lomba; Léo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Fernando, Willians, Kleberson e Petkovic; Cristian Borja e Val Baiano. Depois, Welinton entrou no lugar de Fernando e o time ficou no esquema 3-5-2-. Na parte final, David, que ainda não está regularizado, fez dupla de zaga com Jean. O volante Antônio e o atacante Leandro Amaral também foram testados entre os titulares.

Fabrício, que negocia sua ida para o Palmeiras, e Marquinhos, que ainda espera a solução de sua situação com o Vitória, participaram normalmente da atividade.

O Flamengo é o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro com 17 pontos.




De volta ao Fla, Renato Abreu treina com a camisa 11 na Gávea

No primeiro dia do seu retorno ao Flamengo, Renato Abreu teve um serviço receptivo doloroso e animado na tarde desta quarta-feira. De volta à Gávea, o apoiador teve de passar por um corredor polonês ao lado de Leandro Amaral. Vestido com a camisa 11, a mesma que usou na sua primeira passagem pelo clube, ele realizou alguns testes físicos e já treinou com bola junto dos novos companheiros.

Ainda não foi divulgado quando ele poderá estrear. Mas seu nome ainda não foi regularizado na CBF e dificilmente enfrentará o Corinthians, domingo, no Pacaembu. A tendência é que ele enfrente o Ceará, dia 14, no Maracanã.

Após uma reunião por cerca de dez minutos com a comissão técnica no centro do gramado, os jogadores resolveram “batizar” os novos reforços. Foi aí que o corredor polonês foi organizado, e Renato Abreu e Leandro Amaral atravessaram correndo. Com sorriso no rosto e mão nas costas onde levou alguns tapas, o apoiador conversou rapidamente com Rogério Lourenço antes de seguir para a sala da fisiologia.

Assim que voltou a campo, Renato Abreu se junto ao resto do grupo e fez um treino técnico com bola. Segundo pessoas ligadas ao jogador, ele vinha treinando a parte física há 45 dias no Al Shabab, dos Emirados Árabes.

Na manhã desta quarta-feira, o advogado de Renato e seu empresário, Cláudio Guadagno, se reuniram com o vice jurídico, Rafael de Piro, na Justiça do Trabalho para selar o acordo que vinha sendo cobrado pela falta de pagamento de direito de arena na sua primeira passagem pela Gávea, entre 2005 e 2007. Com esta pendência jurídica resolvida, o apoiador será apresentado oficialmente pela diretoria logo após o treino.

Zico exalta juniores e critica quem está contra ele: 'Se escondem'

O maior ídolo do Flamengo e atual diretor-executivo do clube está satisfeito com os resultados obtidos nas categorias de base e espera que a frase "Craque o Flamengo faz em casa" volte a ser dita em breve. Zico acompanhou a fase final da Supercopa de Juniores e, mesmo com o vice-campeonato rubro-negro, ficou satisfeito com a atuação da equipe em São Paulo. Segundo ele, os jogadores mostraram comprometimento com a instituição e entenderam a nova filosofia de trabalho.

- Todos que me acompanham já perceberam que, nas duas frentes de trabalho em que atuo hoje no clube, a que mais me preocupa é a base. Não por acaso. Problemas que temos no time profissional atualmente são reflexos de alguns anos de descaso. Mas bons exemplos nesse curto prazo já podem ser comemorados. É claro que dois meses ainda é apenas um início de trabalho, mas o vice-campeonato de um torneio internacional (Supercopa de Juniores) com grandes times foi indício de que a turma já entendeu a nova filosofia. Conversei com os jogadores, e quem viu as partidas percebeu uma equipe comprometida com o Flamengo. Soube depois que esses garotos que foram derrotados pelo Santos na decisão caíram em prantos dentro do vestiário. Eles queriam muito aquele título porque lutaram muito por ele. E demonstraram qualidade - lembrou o ídolo em seu site oficial.

Zico voltou a dizer que os resultados não acontecem de um dia para outro e pediu paciência aos torcedores nessa fase de Campeonato Brasileiro. O dirigente ainda criticou os que estão contra sua atuação na Gávea.

- O Flamengo precisa voltar a ser do tamanho do Flamengo. Essa mudança não acontece da noite para o dia, porque os problemas são muitos e o clube naturalmente tem uma estrutura burocrática. Nem vou perder tempo aqui falando de quem está jogando contra nosso trabalho, porque essas pessoas se escondem, não têm rosto. Falando do time profissional, o torcedor precisa ter ainda um pouco mais de paciência na disputa do Brasileirão. Não há como mexer e curar essa ferida tão grande sem um pouco de dor. É agora que precisamos do apoio do verdadeiro torcedor – disse.



Rogério se anima com a chegada de Leandro Amaral ao Fla

Não foi apenas Zico que se animou com a chegada de Leandro Amaral ao Flamengo. O primeiro trabalho com bola do atacante na Gávea foi o suficiente para dar esperanças a Rogério Lourenço. A participação do atacante no jogo-treino contra o Bonsucesso, na última terça-feira, foi muito elogiada pelo treinador. Sua cabeça, porém, está voltada para o jogo contra o Corinthians, domingo, no Pacaembu. Ele deve repetir a dupla de ataque Val Baiano e Cristian Borja, mas ainda não decidiu quem será o substituto de Correa, suspenso.

Rogério ainda terá de esperar mais duas ou três semanas para contar com Leandro Amaral. Mas, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Por isso, o técnico deixou a Gávea um pouco mais animado com o futuro poder ofensivo do seu time após observar a movimentação do atacante contra o Bonsucesso.

- Gostei do que eu vi. Deu para perceber aquele toque de qualidade assim que ele pegou na bola. É outro nível de jogador. Estamos na torcida para que ele volte a demonstrar aquelas atuações que fez pelo Vasco para nos ajudar – elogiou Rogério Lourenço.

Por enquanto, porém, o treinador terá de se contentar com as mesmas opções ofensivas de sempre. Por mais que o ataque não tenha obtido sucesso contra o Vasco, no último domingo, ele deve repetir a mesma dupla contra o Corinthians.

- Devo ir com Val Baiano e o Borja mesmo. O Val é aquilo: ele precisa jogar para pegar ritmo de jogo. E o Borja está bem fisicamente, se movimenta, dá opção, segura mais a bola no ataque... – explicou Rogério.

Ele só ainda não definiu quem irá substituir Correa, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Mas o técnico praticamente descartou a possibilidade de jogar no Pacaembu como novo esquema tático.

- Não quero usar três zagueiros. Não acho que tenha dado certo aqui no Flamengo. Estou estudando a possibilidade de recuar o Willians e dar chance ao Michael, ou ao Camacho... Sinceramente, ainda não sei. Vou pensar e estudar as possibilidades ao longo da semana – disse o treinador.

O Flamengo volta a treinar na tarde desta quarta-feira, na Gávea. A previsão é de que o clube apresente Renato Abreu após esta atividade.

Flamengo estaria vivendo inércia política. Saiba mais!



Algumas correntes do Flamengo apontam que o clube vive um ápice de inércia política. Um departamento de futebol com mais autonomia, como prega Zico, por exemplo, teria que ter maioria no Conselho Deliberativo do Rubro-Negro para acontecer. Mas conselheiros afirmam que a proposta não passaria, tal a ausência de articulação política.








Flamengo entra em acordo com Renato Abreu e poderá apresentá-lo

Renato Abreu finalmente poderá ser apresentado na Gávea. O Flamengo entrou em acordo sobre a ação que o jogador movia contra o clube e apresentará o meia nesta quarta-feira.

O Rubro-Negro deve os direitos de arena a Renato Abreu em relação à sua primeira passagem pelo clube, entre 2005 e 2007. O jogador seria apresentado na terça-feira, ao lado de Leandro Amaral, mas a diretoria optou por resolver a pendência com o advogado do jogador. O caso foi resolvido na manhã desta terça.

- Fizemos a homologação na Justiça do Trabalho. A causa não foi retirada, mas houve um acordo e o Flamengo vai pagar bem menos do que havia sido cobrado - disse Rafael de Piro, vice-jurídico do clube.

O dirigente não revelou o valor do acordo, mas no clube comenta-se que é algo em torno de apenas 10 mil reais.


Zico diz que ainda deve contratar mais um atacante

Depois de apresentar Leandro Amaral, na última terça-feira, Zico deixou a Gávea afirmando que ainda busca a contratação de mais um atacante. Mas esta não deve ser a sua última contratação para o Brasileiro. O diretor-executivo admitiu que não descarta a possibilidade de trazer mais um zagueiro por conta da indefinição na regularização do David e da saída de Fabrício. Sobre este último caso, ele defendeu que Rogério Lourenço não pode ser responsabilizado pela transferência do jogador. Por fim, também comentou as renovações com Maldonado, Toró e Juan.

Apesar de já ter contratado Leandro Amaral, Val Baiano, Cristian Borja e Marquinhos, Zico ainda entende que precisa trazer um atacante mais renomado para fechar o setor ofensivo. O dirigente deu a entender que esse nome viria do exterior.

- Estamos correndo atrás. Temos até o dia 19 para inscrever alguém. Precisamos de mais um atacante. E também penso na possibilidade de trazer um zagueiro. Tem esse caso do Fabrício aí, o David ainda não foi regularizado, o Jean já tem dois amarelos... O campeonato é longo e estamos de olho nisso – explicou Zico.

Sobre a transferência de Fabrício para o Palmeiras, o diretor-executivo tratou de eximir Rogério Lourenço de culpa. Segundo ele, a responsabilidade de tudo isso estar acontecendo é das administrações passadas, que negociaram os direitos do zagueiro e colocaram no seu contrato a cláusula de que ele pode ser liberado.

- Acho uma sacanagem se quiserem colocar a saída do Fabrício na conta do Rogério. Eu não vou permitir que coloquem a torcida contra o Rogério por causa disso. As pessoas que estavam aqui fizeram esse contrato. Pelo o que eu entendi, era para o Fabrício ter se transferido para o Desportivo Brasil (da Traffic) em dezembro de 2009 e aí o clube nos repassaria ele em seguida. Não foi isso que aconteceu e agora estamos vendo isso tudo acontecer – disse Zico.

Por fim, o diretor explicou que as renovações com Maldonado (cujo contrato termina no fim deste mês), Toró (termina dia 31 de outubro) e Juan (31 de dezembro) ainda não foram resolvidas. Ele voltou a dizer que a situação com o volante chileno depende mais de um acerto do jogador com o empresário Juan Figger do que da vontade do Flamengo.

- Ele tem contrato com o empresário até o fim do ano. É o que eu disse antes: ele (Maldonado) é quem precisa resolver isso. Temos todo o interesse em renovar, mas isso só será feito quando tudo for definido. Sobre o Toró e o Juan nós ainda temos mais tempo para resolver e não há tanta pressa – explicou Zico.


Depois do prejuízo com Bruno, patrocinador prepara a camisa 1 para Lomba

Antes de ser preso, Bruno era presença constante nas apresentações das novas camisas da Olympikus. A mudança da passarela para atrás das grades obrigou o recolhimento das camisas e gerou um prejuízo de R$ 1,5 milhão na patrocinadora do clube. Além do dinheiro, a perda de um jogador que testava chuteiras e proporcionava uma grande vendagem de camisas fez a empresa começar a traçar planos para a transição de Marcelo Lomba, que ainda atua com o número 29, mas, em breve, vestirá a 1.

“O prejuízo foi de R$ 1,5 milhão. Além disso, alguns lojistas que pegaram a camisa do Bruno e não quitaram o pagamento devolveram as peças e não querem pagar o que devem”, afirma um influente funcionário da Olympikus, que completa:

“Bruno desfilava nas apresentações, suas camisas, principalmente a amarela e azul, vendiam muito, ele testava chuteiras, participou da ideia de homenagear o Zé Carlos (ex-goleiro que morreu no ano passado) com o uniforme branco.”As milhares de peças com nome e autógrafo de Bruno que foram recolhidas estão em estoques da empresa.

No treino de ontem, Lomba, que treinou reposições de bola com os pés, usava vistosa chuteira de uma das marcas da patrocinadora rubro-negra, que já aprova a ideia de o jogador vestir o número 1. Os modelos de camisas de goleiro têm grande procura. A confecção, porém, seria em escala bem menor do que a de Bruno.
No mês passado, depois do jogo contra o Botafogo, o primeiro sem Bruno, Lomba foi questionado sobre a possibilidade e a vontade de adotar o número 1. “Ainda não é hora. Quem sabe daqui há um mês? Vamos esperar as coisas se acalmarem, depois penso em assumir a camisa 1”, disse.

Quase um mês depois, a hora está próxima. De rosto pouco conhecido, Marcelo Lomba passou a ser requisitado para fotos, autógrafos e entrevistas. Ontem, Zico chegou com uma camisa para o goleiro autografar. Bem articulado, Lomba também teve prova de sua popularidade no Twitter. Desde que assumiu a condição de titular, ele ganhou milhares de novos seguidores e já está na casa de 16 mil.

No Brasileirão, a numeração não é fixa. Assim, Lomba não teria impedimento para trocar a 29 pela camisa 1. Depois do prejuízo com Bruno, resta a Olympikus a transição.



FOTO: Flamengo vai usar azul e amarelo contra o Corinthians

reprodução site oficial do flamengo camisa nº 3 azul e amarela

No jogo contra o Corinthians, domingo, no Pacaembu, o Flamengo vai entrar em campo de azul e amarelo. Será a segunda vez que o Fla vai utilizar o seu uniforme número três, com as primeiras cores usadas pelo clube. A estreia ocorreu em 15 de maio, quando a equipe empatou com o Vitória em Salvador (1 a 1), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo estatuto do Rubro-Negro, a camisa só pode ser usada em partidas fora do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação / site oficial do Flamengo)