O comentarista da Rede Globo e ex-árbitro Arnaldo Cézar Coelho elogiou a decisão da International Board, órgão ligado à Fifa que regulamenta o futebol, em proibir o "paradão" nas cobranças de pênalti. Em reunião nesta terça-feira, em Zurique, ficou decidido que, a partir de 1º de junho, o jogador que fingir o chute, colado à bola, para enganar o goleiro adversário ao cobrar uma penalidade máxima, será punido com o cartão amarelo.
A paradinha durante a corrida para a bola, tal qual inventada por Pelé, continua valendo. É a finta na hora do chute que está proibida. Arnaldo gostou da mudança, e considera que os árbitros não terão dificuldade em distinguir os dois tipos de parada.
- É fácil de ver. No caminho da batida, três ou quatro passos antes, pode, mas quando o jogador põe o pé de apoio ao lado da bola, o movimento do chute tem que ser contínuo. Não pode dar aquele piquezinho na grama, ou passar o pé por cima da bola. Elogio a mudança, porque para mim, a paradinha desse jeito é uma covardia com os goleiros - disse o comentarista.
Arnaldo quer saber, porém, como será aplicada a punição. O texto da emenda não deixa claro se o pênalti seria cobrado novamente, ou se haveria um tiro livre indireto.
- Normalmente, o juiz só vai poder punir depois da cobrança. Se ele já bateu o pênalti, ele repete a cobrança. Como a bola não está ainda em jogo no momento da infração, acredito que a orientação será que o árbitro aplique o cartão amarelo e mande cobrar a penalidade novamente - explicou Arnaldo.
A outra mudança autorizada pela International Board nesta terça, permitindo que os países adotassem dois árbitros auxiliares atrás dos gols por um período de dois anos, a partir de 1º de julho, foi vista com ressalvas por Arnaldo.
- Resta saber quais são as atribuições desses auxiliares, ou se vão ser puros vigias, porque vigia, para mim, não auxilia em nada - declarou o comentarista.
Campeão da Copa do Chipre pelo Apollon Limassol, o zagueiro Thiago Salles voltará para o Brasil para decidir o seu futuro. O seu empréstimo com o clube cipriota encerrará no próximo dia 23, mas a diretoria já acenou com o desejo de tentar uma renovação.
O jogador, no entanto, pode voltar para a Gávea, pois tem contrato até agosto com o Mengão.
Mesmo fora da seleção brasileira, Adriano ainda desperta a atenção da imprensa europeia. Com uma carreira marcada por gols, títulos e problemas extracampo, o atacante do Flamengo foi alvo de uma reportagem de dez páginas da revista francesa 'So Foot'. Na edição número 76, do dia 5 de maio, a publicação traça um perfil do Imperador e afirma que o centroavante é o maior 'suicida profissional' depois de Garrincha, ídolo do Botafogo e da seleção brasileira nas décadas de 50 e 60, que teve sua carreira marcada pelo alcoolismo.
A publicação lembra que o drama de Adriano começou com a morte de seu pai, em outubro de 2004. A partir daquela época, o 'sucessor de Ronaldo' entrou em depressão e aumentou suas viagens ao Brasil. Em abril de 2009, veio o auge da crise. Adriano deixou a Itália definitivamente e se refugiou na Vila Cruzeiro, favela onde foi criado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sem rumo, convocou uma entrevista coletiva anunciando o fim precoce de sua carreira.
A promessa de vida nova viria no Flamengo. Ao retornar para o clube de seu coração, a revista lembra que o jogador 'se sentia feliz como uma criança de sete anos'. O título brasileiro em 2009 parecia libertá-lo de todos os males. Mas 2010 foi marcado por problemas. Em certo trecho, ao falar da semana de preparação para a final da Taça Rio, o autor escreve: "o treinador rubro-negro conta uma boa piada sobre o jogo contra o Botafogo: está encantado com o trabalho feito por Adriano". No dia da decisão, "Adriano estava grande como um barril", pesando 103 quilos. O texto lembra ainda o pênalti perdido pelo atacante, mas ressalta que o jogador sempre é perdoado pela torcida e pelos companheiros.
A publicação comenta que o Imperador teria sido um dos responsáveis pelo fim dos treinos matinais rubro-negros, para que o jogador pudesse dormir até mais tarde. Relata também as brigas com Joana Machado e traça um perfil da relação do jogador com as favelas. No fim, uma ironia apocalíptica: 'Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1983, na merda e sofrendo de alcoolismo, aos 49 anos. Adriano está com 28. A festa vai continuar um pouco mais'.
Depois de deixar passar a chance de disputar sua segunda Copa do Mundo, Adriano mudou da água para o vinho no que diz respeito a sua conduta profissional. Se a ficha da ausência na seleção já caiu ou não, fato é que o jogador alterou seu comportamento. Mais dedicado nas atividades, ele chegou a, por exemplo, disputar um coletivo no dia seguinte ao jogo contra o Universidad de Chile. O camisa 10 parece decidido a mostrar que ainda é o Imperador. E, ao que tudo indica, está contagiando os companheiros.
Kleberson, que foi chamado por Dunga para defender o Brasil no Mundial, é só elogios a Adriano. Ele acredita que o Fla depende muito do rendimento do atacante na luta para classificação para semifinal da Libertadores.
- Todos estamos vendo o Adriano treinar. É outra pessoa. Está se empenhando muito, cobrando os companheiros. Ele é um jogador que cresce nestas horas. Dependemos muito dele, que pode nos ajudar muito a classificar - disse o Penta.
O volante espera que o Rubro-Negro consiga avançar na competição para que as chances do Império do Amor ser mantido aumentem. O contrato de Adriano com o Fla termina no próximo dia 30, e de Vagner Love dia 30 de junho.
- O entusiasmo é grande para ter ele aqui mais tempo. O Adriano é um jogador que já ganhou muita coisa e voltou para o Brasil para buscar sua felicidade. Se passarmos pelo Universidad de Chile, acho que pode pesar para permanência. São (Adriano e Love) todos flamenguistas de coração. Se depender só deles, acho que ficam.
Mas para a paz voltar ao clube e o período de Copa ser de boas expectativas, o Flamengo terá que se desdobrar em Santiago, nesta quinta-feira, às 22h15m (de Brasília), contra a La U. Como perdeu no Maracanã por 3 a 2, precisa vencer por uma diferença de dois gols (ou um de diferença, desde que marque ao menos quatro). Kleberson está otimista. Ele aposta no poder de superação dos jogadores rubro-negros.
- O Flamengo é grande, não é qualquer um. Temos condição de inverter esta situação. Nosso grupo é assim: quando precisamos, nós conseguimos. Todos defendem a camisa do Flamengo como se fosse a única na vida. O pensamento é esse, vamos jogar para todos que estão ao nosso lado. Não é fácil, mas acredito que vamos conquistar a classificação.
Convocado para disputar sua primeira Copa do Mundo, o volante Felipe Melo, do Juventus, da Itália, procurou minimizar as críticas à convocação do técnico da seleção brasileira, Dunga, e pedir apoio à equipe. Ele disse que não medirá esforços para conquistar o Mundial e que se for necessário dará "até carrinho de cabeça". Em Volta Redonda, onde nasceu e descansa antes de se apresentar à comissão técnica da seleção, o jogador falou sobre suas expectativas, a temporada ruim da sua equipe e a sua trajetória no futebol.
Confira abaixo, as principais declarações do ex-volante de Flamengo, Cruzeiro e Grêmio:
CRÍTICAS
- Podem falar o que for, mas o Brasil nas últimas competições que disputou venceu. Foi a Copa América, Copa das Confederações e, querendo ou não, nós ganhamos da Argentina lá dentro de 3 a 0 (na verdade foi 3 a 1, pelas eliminatórias). Ganhamos do Uruguai de 4 a 1, e há tempo que não ganhava. Classificamos bem o time nas eliminatórias. Então, as críticas existem, na realidade se tivesse convocado Neymar, o Ganso, se tivesse colocado Ronaldinho e Adriano, não ia mudar, vocês sempre querem outras pessoas. É aqui, na Itália, na Espanha, em todo lugar é igual. Mas eu me seguro muito nos números, e os números da seleção brasileira, do Dunga, dessa equipe que já está formada, mostra que somos vencedores e acima de tudo somos amigos. Acho que não tem estrelismo dentro desse grupo, isso é muito importante.
CONDIÇÕES FÍSICAS
- Estou bem fisicamente. Estou me preparando muito para esta Copa. Vocês sabem que não tivemos férias e, por conta disso, foi difícil o início desta temporada. Cheguei a sentir algumas dores musculares, mas não tive nenhuma lesão. Entretanto, para esta Copa, venho me preparando e tenho certeza que chegarei nas melhores condições para a disputa do Mundial, pois teremos tempo para trabalhar antes do início da competição.
ESPERANÇA
- Meu sonho, desde garoto, sempre foi ganhar um título mundial para o Brasil. Essa é a oportunidade e farei de tudo para conseguir isso. Se for preciso, darei até carrinho de cabeça.
EM BUSCA DO RECONHECIMENTO
- Quando você defende seu país vestindo a camisa da seleção, especialmente em uma Copa do Mundo, o sentimento é de entrega, de sacrifício, em busca do resultado: a vitória, o título. Portanto, quero ser reconhecido por ter chegado lá, atingindo o objetivo de ser campeão mundial. Não medirei esforços para isso.
JUVENTUS MAL
- A temporada da Juventus realmente não foi muito boa, não foi como se esperava, porém meus números não têm sido ruins. Se analisarem, meus números estão melhores que na temporada anterior, quando estava na Fiorentina.
ORGULHO
- Estou orgulhoso por ser o primeiro jogador de Volta Redonda a participar de uma Copa do Mundo. Orgulho-me por ser daqui e espero que o que conquistei no futebol possa servir de exemplo para que mais jovens e crianças se interessem e pratiquem esporte por aqui.
DIFICULDADES
- Tive um início de carreira difícil. Ainda quando menino jogava futebol com meu pai, que me cobrava muito para acertar todos os fundamentos. Joguei em alguns times de base aqui em Volta Redonda. Aos 9 anos fui para o Flamengo. Morava em São Gonçalo e acordava as quatro (horas) da madrugada e ainda tinha que andar dois quilômetros para pegar o ônibus para o treino. Passar por isso só me faz valorizar tudo que alcancei até hoje.
EXEMPLOS
- Tenho meus pais como heróis. Qualquer vitória, gol e até mesmo o título de campeão mundial, caso aconteça, será dedicado a eles, que me apoiaram em tudo desde o início da minha carreira.
EM FAMÍLIA
- Passar esse período em Volta Redonda será muito importante para mim. A energia positiva da família será importante para viajar ainda mais preparado para a África do Sul.
INGLATERRA À VISTA?
- Fiquei sabendo do interesse do Arsenal, mais uma vez, porém não há nada de concreto. A única certeza é que ainda tenho quatro anos de contrato com o Juventus e quero ser reconhecido por lá, como fui nos tempos de Almería (Espanha) e Fiorentina. Os torcedores da “Juve” têm muito carinho por mim e, por isso, quero ganhar um título por eles.
O Flamengo já deu o primeiro passo na tentativa de manter Vagner Love até o fim do ano. Mas a caminhada promete ser muito longa. Segunda-feira, os representantes do jogador entraram em contato com dirigentes do CSKA Moscou e receberam a mesma resposta de dezembro do ano passado. “O Vagner deve se apresentar em Moscou assim que seu contrato terminar (no dia 10 de julho)”. Mesmo assim, a esperança não acabou.
“Foi curto e grosso. Mas também aconteceu a mesma coisa na outra negociação, quando o Vagner saiu do Palmeiras e veio para o Flamengo. Tem negociação, mas a situação é bem complicada e vai demorar para os russos mudarem de ideia”, explicou o empresário Evandro Ferreira. “Estamos nessa com o Flamengo por ser o desejo do Vagner”.
No ano passado, a negociação se alongou até meados de janeiro deste ano, e Vagner Love só se apresentou ao fim da pré-temporada, realizada em Porto Feliz (SP). O Flamengo não pagou qualquer quantia pelo empréstimo e o compromisso do CSKA com o jogador era de liberá-lo para ficar no Brasil por um ano, contando desde a sua contratação pelo Palmeiras em julho de 2009.
O CSKA já recebeu propostas por Vagner Love e isso pesa na decisão dos dirigentes de liberá-lo ou não para continuar no Brasil até o fim do ano. Caso o Flamengo se classifique para a semifinal da Copa Libertadores, o poder de barganha ganha mais força, mas não significa que a situação ficará facilitada para a sua permanência.
“Vai ser difícil de qualquer jeito”, explicou Evandro, lembrando que a paralisação das competições durante a Copa do Mundo pode ajudar na negociação, já que eles terão tempo para convencer os russos a mudarem de ideia antes do fim do contrato de Love com o Flamengo.
Um misto de confiança e respeito toma conta da Universidad de Chile, adversária do Flamengo na quinta-feira. Nos últimos dias, repercutiu muito em Santiago a frase de Adriano na saída de campo contra o Vitória, sábado, quando o atacante garantiu que sua Copa do Mundo agora é a Libertadores. Mas nem a cautela abala o otimismo na classificação às semifinais.
Expulso na primeira partida, o volante Iturra, exaltou sua equipe e demonstrou confiança na conquista da vaga. “A nossa equipe é muito rápida. Criamos muitas chances de gol e isso sempre desmotiva os nossos rivais durante as partidas decisivos”, disse o jogador.
Mesmo expulso no primeiro tempo na semana passada, Iturra destacou sua alegria com o resultado: “Aquele jogo do Maracanã e o momento em que descobri que estava convocado para a Copa do Mundo foram os melhores momentos do ano”, revelou.
Enquanto isso, chilenos pregam respeito ao Flamengo e lembram que não se pode menosprezar o atual campeão brasileiro. Uma reportagem publicada seunda-feira pelo jornal ‘La Cuarta’ resume o espírito dos chilenos.
“Adriano está mordido e quer a Libertadores, mas antes vai ter que passar pela Universidad de Chile e pelo Estádio Santa Laura completamente lotado”, dizia o jornal.
Flamengo e Cruzeiro informaram, nesta segunda-feira, que seus jogadores que foram convocados para a Copa do Mundo estão liberados para enfrentar Universidad de Chile e São Paulo, respectivamente, pelas quartas de final da Libertadores. A Fifa determinou que, salvo os atletas de Bayern de Munique e Inter de Milão, que disputam, no dia 22, a final da Liga dos Campeões, todos os outros convocados não poderiam jogar a partir desta segunda.
O Cruzeiro garante que Gilberto estará em campo nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília) no Morumbi.
- Na semana passada, o Américo Faria (supervisor da CBF) deu entrevistas dizendo que os clubes que disputam a Copa do Brasil e a Libertadores estariam liberados para entrar em campo com jogadores convocados. O único comunicado que o Cruzeiro recebeu foi de que o Gilberto teria que se apresentar no dia 21 em Curitiba. Nenhuma restrição quanto à partida de quarta foi mencionada – disse o diretor de comunicação, Guilherme Mendes.
No Flamengo, que joga na quinta às 22h15m (de Brasília), no Chile, a explicação é parecida.
- Ele (Kleberson) precisa se apresentar até 11h de sexta. Não há proibição alguma. Do Galeão segue direto para Curitiba - explicou o gerente de futebol, Isaías Tinoco.
Porém, o vôo fretado que sairá de Santiago, no Chile, tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro para 18h30m, o que indica que a apresentação do jogador em Curitiba será com atraso. Fierro, convocado por Marcelo Bielsa para a seleção chilena, nem volta com a delegação rubro-negra ao Brasil. O treinador liberou o jogador para enfrentar 'La U', assim como os jogadores do time chileno para a partida.
A três dias da partida contra o Universidad de Chile, o técnico Rogério Lourenço abriu mão de um treino tático nesta segunda-feira, no CT Ninho do Urubu. Os jogadores fizeram um trabalho físico sob o comando do preparador Alexandre Sanz e posteriormente realizaram o chamado treino alemão (duelos em campo reduzido com três times).
- Os jogadores se conhecem. Não acho que isso vá causar problemas – disse Ronaldo Angelim.
O treinador só deve treinar a formação que tentará a classificação nas quartas de final da Libertadores na atividade desta terça-feira. A delegação embarca para Santiago na tarde de quarta, e o jogo no estádio Santa Laura acontece no dia seguinte, às 22h15m (de Brasília).
Assim como aconteceu nos últimos dias, Adriano chegou cedo. De carona no seu próprio carro, abriu a janela para tirar foto com um fã mirim. Em campo, novamente distribuiu sorrisos e recebeu um drible por baixo das pernas desmoralizante de Rômulo. Logo depois, os dois dividiram uma bola no alto, e o Imperador caiu no gramado. Atendido pelo médico Márcio Tannure, o atacante fez cara de bravo, conferiu se havia um corte na cabeça, mas não passou de um susto.
O Flamengo iniciou nesta segunda-feira a preparação para o jogo contra a Universidad de Chile, na próxima quinta, em Santiago, pela Libertadores. O técnico Rogério Lourenço comandou um trabalho de dois toques, realizado no Ninho do Urubu.
O volante Kléberson explicou a importância do trabalho. "Este tipo de treinamento faz o jogo sair mais rápido. O time se movimenta melhor", analisou o jogador, que minimizou o tempo curto para os treinos. "O time todo já conhece bem o adversário. O importante é que estejamos confiantes no jogo", concluiu o atleta.
A programação do Rubro-Negro para o restante da semana inclui mais um treino no Ninho do Urubu na terça e uma viagem para o Chile na quarta-feira, quando acontecerá o reconhecimento do gramado do estádio Santa Laura.
Durante o treino desta segunda-feira, o volante Willians, do Flamengo, fez uma atividade separado do grupo de jogadores. Ele treinou com uma proteção no braço esquerdo, local onde sofreu uma pancada no jogo do último sábado, contra o Vitória, para evitar contato físico.
Apesar da precaução, o atleta nem pensa em ficar de fora do jogo da próxima quinta-feira, contra o Universidad de Chile, pela Libertadores. "Vou jogar, sim. É um jogo muito importante para o Flamengo e acredito que isso não vá me atrapalhar", disse o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.
Márcio Tannure, médico do Fla, garantiu que Willians não é dúvida para o jogo contra "La U". "Ele sofreu apenas um trauma no jogo contra o Vitória, mas não preocupa. O treino separado foi apenas para evitar qualquer tipo de pancada que pudesse agravar", explicou Márcio.
Os ingressos para a torcida do Flamengo para a partida contra o Universidad de Chile, nesta quinta-feira, às 22h15 (horário de Brasília), em Santiago, estão sendo comercializados na capital chilena, em dois pontos de venda.
Os flamenguistas que forem à Santiago poderão adquirir suas entradas, para a tribuna norte, em duas lojas Feria Mix. Uma está situada numa avenida do bairro Providencia e a outra no shopping Panorâmico. Os ingressos custam, cada, 8 mil pesos (cerca de R$ 25).
No dia 23 de abril, a presidente Patrícia Amorim interveio no futebol, demitiu o treinador Andrade e o vice de futebol Marcos Braz. Queria pôr ordem no que considerava bagunça no carro-chefe do clube. Quase um mês depois, sem o planejamento adequado, o Flamengo ainda não colheu benefícios com a medida, que até era considerada necessária por causa da efervescência.dos bastidores do clube.
Para dirigir o time, a dirigente tentou Joel Santana. O treinador tem o perfil ideal para comandar um grupo complicado, recheado de jogadores experientes e vaidosos. Mas ele não quis. Preferiu permanecer no Botafogo. A solução foi improvisar e entregar nas mãos de Rogério Lourenço.
O treinador da seleção sub-20, mas que jamais dirigira um time profissional, tem resultados modestos. Em cinco jogos, conquistou uma vitória, empatou duas vezes e perdeu outras duas.
- Busco a melhor formação para equipe, dentro do que tenho visto nos jogos. Período de treinamento, praticamente nenhum, pois jogando quarta e domingo quase não tem tempo de treinar. Acredito que contra o Vitória, o time já mostrou melhoras.- disse, referindo-se ao jogo contra o time misto baiano, que terminou empatado por 1 a 1, no Barradão.
O aproveitamento é de somente 33% dos pontos. Bem inferior aos 70% de Andrade. O treinador afastado, de fato, sofreu um desgaste pós-título brasileiro. Afastou-se de parte da comissão técnica e tornou-se refém dos jogadores campeões. Nos quatro primeiros meses do ano, o Rubro-Negro sofria com a falta de padrão tático e de uma apatia preocupante.
Mas pouco mudou. Principalmente em relação ao esquema tático. Rogério estreou e colocou Rômulo para proteger os zagueiros e liberar Léo Moura e Juan para jogarem como meias. A estratégia deu certo, e a equipe eliminou o Corinthians, apesar da derrota no Pacaembu.
Entretanto, após 18 minutos de péssimo futebol e um gol sofrido contra o Universidade de Chile, o treinador jogou para o alto suas convicções e retornou à escalação de Andrade. Dois volantes (Toró e Willians) e dois meias (Kleberson e Michael). O time sofreu mais dois gols da “U”, perdeu por 3 a 2 e ficou distante da classificação para as semifinais.
O resultado também abalou outra convicção: a da diretoria de efetivá-lo no cargo. O contrato, que prevê aumento de mais de sete vezes no salário, está guardado na gaveta à espera da partida de quinta-feira, em Santiago. O Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para avançar ou por um, a partir de 4 a 3.
Atitudes contraditórias fora de campo
Se dentro de campo pouca coisa se alterou nestes 23 dias de Rogério Lourenço, fora dele a “bagunça”, termo que Patrícia Amorim frisou ao promover as mudanças, também tem espaço. Adriano faltou a dois treinos desde então, Vagner Love perdeu um e David, outro. A gritante melhora no comportamento do Imperador só ocorreu depois da exclusão na lista dos convocados para a Copa do Mundo.
Até em questões simples os problemas persistem. O clube culpou a Polícia Militar por chegar ao Maracanã a apenas meia hora da partida decisiva contra o Universidad. No entanto, os responsáveis pela escolta informaram que o ônibus da delegação passou na Gávea para que alguns dirigentes também tivessem proteção policial até o estádio.
O planejamento para o segundo semestre engatinha, principalmente pela ausência de um vice-presidente. Patrícia Amorim acumula o cargo, mas ela raramente vai ao departamento de futebol em horários de treinos.
Diversos contratos terminam até agosto e nenhum foi renovado. As conversas para manter Adriano e Vagner Love foram superficiais e comandadas pelo vice de administração e finanças, Michel Levy, e o diretor jurídico Luís Manoel. Levy, aliás, foi o principal defensor da ideia de o Flamengo abrir mão da contratação de Zé Roberto, que estava fechada. O jogador acertou com o Vasco.
Maldonado também tem problemas para renovar. Apenas a situação de Petkovic melhorou. Sem o desafeto Marcos Braz, o sérvio, de 37 anos, está mais perto de prolongar o compromisso, que termina em junho, por mais um ano.
Diante do confuso panorama, o Flamengo busca a vaga nas semifinais da Libertadores, em Santiago, na quinta-feira. Mais do que uma mudança de postura de "cima para baixo", o clube confia na força de um elenco machucado pelas críticas e de um Adriano em busca de sua Copa, a Libertadores.
O Flamengo precisa vencer a Universidad de Chile por dois gols de diferença - ou por um gol, desde que marque quatro vezes - na próxima quinta-feira, às 22h15, em Santiago, em partida que vale vaga nas semifinais da Copa Libertadores. Para conseguir o feito, que se não é impossível pode ser considerado uma parada duríssima, o elenco rubro-negro conta com dois jogadores que sabem bem como triunfar contra o adversário, fora de casa.
Em 2000, em partidas válidas pela extinta Copa Mercosul, o Flamengo, com Petkovic e Adriano, foi até Santiago e derrotou a 'La U' por 4 a 0. No entanto, na ocasião, quem brilhou foi Edilson, então camisa 9 rubro-negro que marcou dois gols, e o então jovem goleiro Júlio César, que além de defesas difíceis chegou a pegar um pênalti. Os outros tentos foram marcados pelo zagueiro Fabão e pelo meia Denilson. Na partida de volta, nova vitória rubro-negra. Dessa vez por 2 a 0, com dois gols de Pet, no Maracanã.
Um ano antes, ainda com Romário no elenco, nova goleada rubro-negra sobre o rival, pela mesma competição. Desta vez um impiedoso 7 a 0, com direito a quatro gols do Baixinho. Caio, Marco Antonio e Rodrigo Mendes fecharam a goleada. Neste ano o Flamengo foi campeão ao derrotar o Palmeiras na decisão do torneio.
Confira as fichas técnicas das três partidas:
Copa Mercosul Flamengo 7 x 0 Universidad de Chile (CHILE) 07/10/1999 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro Time:Robson, Maurinho, Juan, Ronaldo, Marco Antonio, Leandro Ávila, Fabio Baiano(Marcelo Rosa), Beto, Caio(Iranildo), Leandro Machado(Rodrigo Mendes) e Romario. Gols: Romario(4), Caio, Marco Antonio e Rodrigo Mendes.
Copa Mercosul Universidad de Chile (Chile) 0 x 4 Flamengo 06/09/2000 - Estadio: Nacional - Santiago - Chile Time: Júlio Cesar, Maurinho, Fabão, Fernando, Leonardo Inácio, Leandro Ávila, Rocha, Denilson(Lê), Petkovic(Alessandro), Edilson(Roma) e Adriano. Gols: Edilson(2), Fabão e Denilson.
Copa Mercosul Flamengo 2 x 0 Universidad de Chile (Chile) 19/09/2000 - Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro Time: Júlio Cesar, Bruno Carvalho, Maurinho, Fernando, Leonardo Inácio, Leandro Ávila, Rocha, Petkovic, Denilson, Adriano(Roma) e Edilson(Lê). Gols: Petkovic(2).
Confira a goleada por 7 a 0 sobre a 'La U'
Relembre os gols rubro-negros na goleada por 4 a 0
A nova escalação do meio-de-campo do Flamengo agradou ao representante rubro-negro na seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo da África do Sul. Kleberson gostou de ter Michael ao seu lado para criar as jogadas e de ver Willians e Toró na função de proteger a zaga. Segundo ele, a equipe ganhou em velocidade e fez com que ele se aproximasse mais dos atacantes, o que auxiliará na hora da criação de jogadas.
"Com a formação que o Rogério começou, o time ficou mais rápido. Isso foi bom porque pude jogar mais solto e aparecer de trás, como homem surpresa. Eu pude jogar mais próximo do Adriano e do Vagner Love", analisou.
Mas além das mudanças táticas, Kleberson acredita que o fundamental para superar o Universidad de Chile na próxima quinta-feira, às 22h15, em Santiago, é ter tranquilidade e não se desesperar em busca do resultado.
"Temos de fazer o trabalho com calma, jogar com respeito contra a Universidad que mostrou não ser um time qualquer. Mas temos de jogar com atitude, mostrar que queremos a classificação", disse.
Nesta segunda-feira, Kleberson se reapresenta junto com o grupo e espera as decisões do treinador para saber se o time que enfrentou o Vitória será mesmo mantido para a partida contra "La U". Independente disso, ele garante estar confiante na classificação.
"Essa decisão cabe ao Rogério. Ainda temos alguns dias para o jogo e precisamos fazer tudo com muita tranquilidade. Se vou jogar ou não ainda não sei, mas sei que todos nós (jogadores) estamos confiantes e prontos para fazer tudo que pudermos para o Flamengo voltar classificado do Chile", completou. <
Mal o juiz apitou o final do jogo contra o Vitória, neste sábado, no Barradão, o time do Flamengo já passou a ter a cabeça totalmente voltada para o Chile. É lá que, na próxima quinta-feira, a equipe irá decidir sua vida na Libertadores. O time da Gávea enfrenta a Universidade de Chile pela quarta vez na competição e aposta no talento individual de seus jogadores para conseguir a primeira vitória e a vaga nas semifinais.
O técnico Rogério Lourenço acredita que não há motivos para fazer segredos. Afinal, as duas equipes se conhecem muito bem. Por isso, não esconde que o time deve entrar em campo com Bruno, Leo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Willians, Kleberson e Michael; Vagner Love e Adriano.
"Futebol não tem segredos. Ninguém consegue esconder nada hoje. Todos os jogos passam na televisão, conhecemos os jogadores e uma partida de futebol tem duelos individuais. Assim, como conhecem nosso time, nós conhecemos o deles. Eles venceram os duelos individuais, mas sabemos que se vencermos a maioria destes 10 duelos na partida a probabilidade é grande de ganhar o jogo", disse.
O treinador acredita ainda que o time está fazendo o que tem que fazer para conseguir a vaga na próxima fase: criar chances de gol.
"As jogadas estão sendo criadas. Se você cria, a jogada está sendo bem trabalhada. Temos que ter tranquilidade e, além de estar em dia na parte técnica, tática, psicológica e física, temos que nos superar. A história não terminou ainda", completou.
A confiança é uma palavra que sempre fez parte do vocabulário de Michael e ela segue inabalável, mesmo diante dos muitos obstáculos que o Flamengo vai encontrar contra o Universidad de Chile, na próxima quinta-feira, em Santiago. Titular contra o Vitória, no último sábado, o apoiador espera seguir no time, por mais que tenha de enfrentar a pressão de ser o responsável por criar as oportunidades de gol no acanhado estádio Santa Laura.
Serão 18 mil torcedores da La U praticamente dentro de campo, tamanha proximidade da arquibancada. O gramado, segundo informações da imprensa chilena, é irregular. O time deles mostrou que soube anular os jogadores rubro-negros nos outros três duelos anteriores. E o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para conseguir a classificação para a semifinal da Libertadores.
- Sabemos que vamos jogar em um estádio acanhado, com a torcida em cima o tempo todo. Mas não podemos nos deixar abater por causa disso. Precisamos construir um resultado difícil, porém sabemos que temos um time qualificado para vencer o Universidad de Chile fora de casa. Vamos em busca da tão sonhada classificação para as semifinais da Libertadores - afirmou Michael, com a mesma confiança de sempre.
Até mesmo por ter considerado que não fez uma má partida contra o Vitória e que pode ajudar o time em Santiago.
- Estou pronto para ajudar o Flamengo sempre que o treinador Rogério quiser. Fui titular contra o Vitória, pelo Brasileiro, e espero que seja mantido no time também para essa partida pela Libertadores. Mas respeito e sempre respeitarei todas as decisões tomadas pela comissão técnica - disse Michael.
Depois da folga dominical, o Flamengo treina na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu. O time viaja na quarta-feira para Santiago, onde enfrenta o Universidad de Chile, na quinta, no estádio Santa Laura.
A diretoria do Flamengo começa a agir, um pouco tarde, para manter o Império do Amor intacto, pelo menos, até o fim do ano. Os empresários de Adriano e Vagner Love já tiveram conversas iniciais e, esta semana, a negociação deve ganhar mais alguns ingredientes até a paralisação do Campeonato Brasileiro no dia 6 de junho para a Copa do Mundo da África do Sul.
A situação de Adriano, por incrível que pareça, é bem mais simples que a de Vagner Love. Com contrato até o dia 30 de maio, o Imperador deve perder duas rodadas do Brasileiro antes da paralisação da competição. O empresário Gilmar Rinaldi já afirmou que não há pressa em resolver a questão. Até porque ele aguarda propostas de clubes europeus para apresentar ao jogador durante a Copa.
Mas o Imperador não tem vínculo com qualquer clube e sua vontade será determinante na decisão sobre o seu destino. O que não é o caso de Vagner Love, que tem contrato com o Flamengo até o dia 10 de julho, mas pertence ao CSKA Moscou, que pretende contar com o jogador no segundo semestre ou negociá-lo em definitivo. A Juventus, da Itália, chegou a oferecer R$ 22 milhões pelo atacante, mas o clube russo recusou a proposta.
O empresário de Love, Evandro Ferreira, já deixou claro que o Flamengo precisará ajudar financeiramente a convencer o CSKA Moscou a liberar o jogador novamente. No começo desta temporada, com Marcos Braz ainda na vice-presidência de futebol, o Rubro-Negro conseguiu o empréstimo sem precisar pagar qualquer quantia aos russos.
Evandro prometeu telefonar para dirigentes do CSKA Moscou ainda hoje. Já Gilmar Rinaldi deve entrar em contato segunda-feira com a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim. Ela já disse que pretende manter os dois atacantes na Gávea por mais tempo.
A continuidade na Copa Libertadores é um fator de convencimento importante para o Flamengo na negociação, já que a semifinal e a final da competição só serão disputadas depois da Copa do Mundo da África do Sul. Sendo assim, Adriano e Love estariam sem contrato e precisariam renová-los para seguir no time e ter a chance de ser campeões. Mais um motivo para transformar o jogo de quinta-feira, contra a Universidad de Chile, em Santiago, em uma decisão em todos os níveis.
O Flamengo prepara uma ação para tentar ficar, definitivamente, com a Taça de Bolinhas. Segundo o advogado Michel Assef Filho, o Rubro-Negro já notificou a CBF.
– Espero a posição do Ricardo Teixeira com relação ao pedido do Flamengo. Em seguida, vamos ver o que tem que ser feito. Não gostaria de ter de entrar na Justiça – disse Assef Filho.
A delegação do Flamengo desembarcou no Rio de Janeiro na manhã deste domingo trazendo na bagagem o empate por 1 a 1 com o Vitória pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Rogério Lourenço e os jogadores garantem que o resultado na Bahia já é passado e que o foco está todo no confronto de volta das quartas de final da Copa Libertadores, na próxima quinta-feira, contra a Universidad de Chile, fora de casa.
"Do jogo contra o Vitória fica como exemplo a aplicação e a nossa postura dentro de campo, tanto que estivemos perto da vitória e poderíamos ter definido o jogo. Mas agora o nosso foco está completamente voltado para a partida contra a Universidad de Chile", afirmou o técnico Rogério Lourenço.
O zagueiro David se mostra em sintonia com o treinador e diz que confia no grupo do Fla na competição continental. "Contra o Vitória o estado do gramado, muito molhado por conta da chuva, acabou prejudicando o nosso desempenho. Mas agora é pensar na Universidad de Chile, pois temos condições de modificarmos a nossa situação na Copa Libertadores e seguirmos às semifinais", comentou o camisa 14.
Depois de ser derrotado por 3 a 2 pelos chilenos no Maracanã, o Flamengo precisa ganhar por dois gols de diferença na próxima quinta-feira para conseguir a classificação. Caso devolva os 3 a 2, o representante brasileiro forçará a disputa de pênaltis. Vitória por um gol de vantagem só serve para os flamenguistas a partir de 4 a 3, pois os tentos marcados como visitante valem para critério de desempate.
A missão do Flamengo para conseguir uma vaga na semifinal da Libertadores é difícil por si só por conta da derrota por 3 a 2 para o Universidad de Chile, na última quarta-feira, no Maracanã. Se isso não bastasse, a torcida da La U promete uma grande festa no acanhando galinheiro, estádio Santa Laura, do União Espanhola. Todos os 18 mil ingressos para o jogo de quinta-feira, em Santiago, foram comprados rapidamente.
Muitos torcedores do time chileno se aglomeraram em filas desorganizadas no estádio Nacional, na capital do país, para tentar comprar uma entrada para o jogo de volta das quartas de final. Nem mesmo o aumento de quase 70% nos valores dos ingressos diminuiu a procura.
Por conta de um acordo com os dirigentes chilenos, o Flamengo terá direito a cerca de 650 ingressos para a sua torcida. Este seria o mesmo número cedido pelos rubro-negros para o Universidad de Chile no jogo da última quarta-feira, no Maracanã. Além da pressão da torcida local, que fica bem perto do campo, os jogadores também terão de superar o péssimo estado do gramado do Santa Laura.
No jogo de volta, nesta quinta-feira, o Flamengo precisa vencer pela diferença de dois gols para chegar às semifinais da Libertadores. Ou por um, se marcar quatro vezes. Se devolver o 3 a 2, do jogo de ida, no Maracanã, a decisão será nos pênaltis. O time viaja na quarta-feira para o Chile.
Com uma atuação impecável, Mark Webber venceu neste domingo o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. O australiano da Red Bull, que já havia feito a pole no sábado, dominou a corrida desde a largada e liderou de ponta a ponta. Um passeio que só não foi maior pelas três intervenções do safety car. Mas sempre que a pista era liberada, Webber disparava na frente.
RESULTADO FINAL DO GP DE MÔNACO
1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1h50m13s355 2º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 0s448 3º - Robert Kubica (POL) Renault - a 1s676 4º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 2s666 5º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 4s363 6º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 6s341 7º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 6s651 8º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 6s970 9º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 7s305 10º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 8s199 11º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 9s135 12º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 25s712/punido 13º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a cinco voltas 14º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a oito voltas (acidente) 15º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a oito voltas (acidente)
ABANDONOS
Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a 20 voltas (direção) Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a 20 voltas (hidráulico) Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 48 voltas (acidente) Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 52 voltas (câmbio) Lucas di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a 53 voltas (roda) Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a 56 voltas (suspensão) Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 57 voltas (hidráulico) Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 76 voltas (motor) Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a 78 voltas (acidente)
VOLTA MAIS RÁPIDA Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m15s192, na 71ª
O Flamengo negocia com o Habib's a administração de um restaurante na sede do clube, no Rio. Inicialmente, o acordo não prevê ações publicitárias em placas nos campos ou backdrops. Mas isso pode mudar caso a previsão de faturamento seja alcançada. O vasco está em processo de litígio com a rede de fast-food.
Antes tarde do que nunca. O Flamengo conversou nos últimos dias com o empresário e o advogado de Vagner Love, Evandro Ferreira e Diogo Souza, respectivamente, e deu o pontapé inicial para tentar renovar o contrato do atacante, que termina no dia 10 de julho. A intenção da diretoria rubro-negra é renovar até dezembro para que o atacante dispute todo o Brasileirão.
O encontro, na Gávea, teve a participação do diretor jurídico do departamento de futebol, Luiz Manoel, e do vice de finanças, Michel Levy. Ainda não houve proposta formal, apenas a manifestação oficial do interesse em segurá-lo no clube.
- Passamos ao Flamengo que o Vagner tem total interesse em ficar, mas que tudo depende dos russos. Vamos levar a ideia para o CSKA e aguardar uma resposta – disse Diogo Souza.
A permanência é difícil. Há uma proposta de um clube italiano que disputará a próxima Liga dos Campeões da Europa (Inter de Milão, Roma ou Milan) e o CSKA avisou em 2009 que só deixaria Love no Brasil por um ano – afinal, acreditava-se que assim ele teria mais chances de disputar a Copa do Mundo. Porém, os meses ruins no Palmeiras no fim do ano passado prejudicaram o projeto.
Segundo Evandro Ferreira, o Flamengo precisará investir para tentar convencer os russos a liberarem o atacante novamente. Apesar de considerar muito difícil a permanência de Love na Gávea, o empresário garantiu que fará todos os esforços para atender as vontades do jogador.
- Os russos abriram um ano para o Love ficar no Brasil e quando ele teve problemas no Palmeiras bateram o pé para que ele voltasse. A renovação não é uma situação fácil, mas vamos batalhar para realizar o desejo do Vagner. Existem outros clubes interessados nele, mas se colocar balança o Vagner quer ficar. Só que vamos precisar de uma ajuda grande do Flamengo na parte financeira. Esses clubes vão vir pesados para tentar contratá-lo e vamos tentar usar o desejo do jogador. Nesta segunda-feira, vou ligar para os dirigentes do CSKA para ver qual será a primeira reação deles. Vamos priorizar o Flamengo porque esse é o desejo do Vagner – disse Evandro.
Love é o artilheiro do Flamengo em 2010, com 19 gols. Ele e todos os jogadores que viajaram para Salvador para o jogo contra o Vitória, no último sábado, estão de folga neste domingo. A reapresentação está marcada para a tarde da próxima segunda-feira, no Ninho do Urubu.
A forte chuva que caiu no final da tarde em Salvador não impediu que a torcida do Flamengo comparecesse em grande número ao Barradão para a partida entre o time da Gávea e o Vitória neste sábado. Desde que os portões foram abertos, os torcedores do Flamengo lotaram a parte destinada a eles nas arquibancadas do Estádio Manoel Barradas e não pararam de cantar um segundo sequer.
Com bandeiras, faixas, sinalizadores e muita empolgação, os baianos deram mais uma prova de que, quando o Flamengo joga em Salvador, também atua em casa. Com a bola rolando, a festa começou cedo. Logo aos três minutos, Vagner Love abriu o placar para o Flamengo e fez a torcida do time da Gávea explodir no Barradão. Nem mesmo o gol do Vitória, no final do segundo tempo, foi o bastante para tirar o ânimo dos torcedores, que saíram do estádio cantando músicas de amor ao clube.
"Ficamos muito felizes com a torcida nos apoiando. Sabemos que o torcedor baiano tem muito carinho pelo nosso time e isso é ótimo para nós", disse o zagueiro Ronaldo Angelim.
Vale lembrar que o Flamengo só fará mais uma viagem ao Nordeste neste Campeonato Brasileiro. A equipe irá enfrentar o Ceará, no dia 3 de novembro, no Castelão.