quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Após pedir garantias, prefeito de Volta Redonda diz: "O jogo está marcado"

Mais uma polêmica para a coleção do Campeonato Carioca 2017. A prefeitura de Volta Redonda emitiu uma nota no fim da tarde desta quarta-feira dizendo não ter sido procurada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro e alegando não ter condições de receber Flamengo x Vasco, no sábado de Carnaval. A Ferj, só então, agiu e entrou em contato com o prefeito Samuca Silva. Uma reunião acontecerá nesta quinta-feira para que os detalhes operacionais sejam acertados, mas o próprio prefeito, em contato com o GloboEsporte.com, adiantou que a cidade receberá, sim, a partida.

Raulino de Oliveira; Volta Redonda x Cruzeiro (Foto: Vinícius Lima) 
Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, vai receber Flamengo x Vasco (Foto: Vinícius Lima)

- Sem o apoio da polícia do Rio, nós não teríamos condições de receber um jogo desse tamanho. Mas o jogo está marcado para Volta Redonda depois que recebi a ligação do presidente da Ferj (Rubens Lopes) e do grupamento especial do Rio (Gepe), garantindo o reforço no policiamento. O jogo está marcado para Volta Redonda - disse Samuca.

O que a prefeitura de Volta Redonda alegou era que o comandante do 28° Batalhão não tinha como assegurar a segurança do jogo por falta de efetivo. No entanto, a Ferj afirmou que o Gepe garantirá a segurança interna do clássico, além de fazer a escolta das torcidas. A Federação confirmou a realização da partida no município sul fluminense  em nota à noite em seu site:

"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro confirma que o clássico Flamengo x Vasco, pela semifinal da Taça Guanabara, será realizado no próximo sábado (24/02), às 17 horas, no Estádio da  Cidadania, em Volta Redonda.

Já a outra semifinal da Taça GB, Fluminense x Madureira, será disputada no mesmo dia, às 16h30, no Estádio De Los Lários, em Xerém".
 
O passo a passo da quarta-feira:
 
- Às 13h, dirigentes dos clubes e da Ferj, representantes das partes envolvidas e Polícia Militar, com a presença do juiz Guilherme Schiling, decidiram, após 3h30 de reunião, que a liminar que impede torcida mista nos clássicos seria suspensa. Desta forma, Flamengo x Vasco se enfrentariam no sábado de Carnaval com 50 a 50 na arquibancada.

- Foi informado que o clássico seria realizado em Volta Redonda, às 17h. Já Fluminense x Madureira se enfrentariam às 16h30 em Los Larios, em Xerém.

- No fim da tarde, a prefeitura de Volta Redonda soltou nota oficial dizendo que não havia sido comunicada do clássico em seu município e não teria efetivo da Polícia Militar para assegurar a segurança dos torcedores. O prefeito Samuca Silva disse que foi informado apenas pela imprensa do jogo em sua cidade.

- A Ferj, então, entrou em contato com o prefeito. Prometeu o Gepe para fazer a segurança interna e a escolta das torcidas. Os dirigentes da Federação vão nesta quinta-feira para a cidade no sul fluminense acertar também os detalhes operacionais.

- Após o telefonema da Ferj, o prefeito Samuca voltou atrás e disse que o jogo aconteceria na cidade. Logo em seguida, a Ferj também confirmou o clássico Flamengo x vasco.

- A última nota oficial divulgada pela prefeitura de Volta Redonda:

"A Ferj ligou pra prefeitura de Volta Redonda pedindo desculpas e informando que o Gepe garantiu a segurança no jogo.

A Ferj está vindo para Volta Redonda amanhã, quinta-feira, para resolver questões legais com a prefeitura de Volta Redonda, que administra o Raulino de Oliveira".
 
Entenda o caso:
 
Na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, a determinação de torcida única movimentou os bastidores dos clubes do Rio. A primeira reação foi de eurico miranda, que afirmou - e mantém a postura até hoje - que o vasco não entraria em campo caso a medida não fosse cassada. Flamengo e Fluminense também foram contrários; o Botafogo mostrou interesse em fazer um teste, mesmo não abraçando a causa por completo. 

Sem definição, a alternativa mais segura era levar a semifinal para fora do estado. As primeiras opções foram Manaus (preferência do Vasco) e Brasília (escolha do Flamengo), mas as negociações não avançaram. Nesta segunda-feira, a Ferj surpreendeu ao colocar Juiz de Fora como local do duelo, mas, no dia seguinte, Prefeitura e Polícia da cidade mineira, que afirmaram nem mesmo terem sido contactadas por ninguém da Federação do Rio, vetaram a realização, alegando grande número de compromissos com o Carnaval da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário