terça-feira, 13 de setembro de 2016

No sofá de casa: Flamengo apresenta elenco com cinco caras novas


Rafael Mineiro, Ricardo Fischer e Olivinha na apresentação do Flamengo (Foto: Marcello Pires)Cinco rostos novos, apenas um reforço de peso e a mesma base comandada pela vitoriosa comissão técnica que conquistou praticamente todos os títulos possíveis desde 2011. Somado a isso, um cenário mais descontraído e intimista que o habitual, com poltronas e caixas de som espalhadas pela quadra. Assim foi a apresentação do time masculino de basquete do Flamengo, nesta terça-feira, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

Ao contrário do ano passado, quando o clube rubro-negro repôs as saídas dos argentinos Nicolas Laprovittola e Walter Herrmann, do ala Benite e da promessa Cristiano Felício anunciando um pacotão de jogadores renomados, desta vez o atual tetracampeão do NBB economizou nas compras após a perda de seu principal patrocinador. Mas o rubro-negro abusou da criatividade para apresentar o elenco para a temporada 2016/2017, que ganhou dois reforços importantes: o armador Ricardo Fischer, ex-Bauru, e o ala/armador Humberto, ex-Pinheiros, apresentados oficialmente pelo clube em julho. Para completar o grupo, também chegaram três jovens apostas: o armador Pedrinho, ex-Macaé, o ala-pivô Léo Bispo, ex-Pinheiros, e o ala Lelê, ex-Limeira.

Elenco do Flamengo de basquete para a temporada 2016/2017 (Foto: Marcello Pires) 
Elenco do Flamengo de basquete para a temporada 2016/2017 (Foto: Marcello Pires)
 
Se a base formada por Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, JP Batista, Ronald Ramon e Rafael Mineiro permaneceu, quatro jogadores importantes saíram. Os armadores Gegê, que deixou a Gávea após quatro anos para defender o Rio Claro, e Rafa Luz, que não teve seu contrato renovado e acertou seu retorno para o basquete espanhol; o ala Jason Robinson, que não rendeu o esperado e voltou para os Estados Unidos; e o pivô Jerome Meyinsse, um dos ídolos recentes do clube, que trocou o Flamengo pelo San Lorenzo, da Argentina. 

O técnico José Neto também elogiou a maneira com que a equipe foi apresentada com a presença de seus torcedores.

- É um momento para mostrarmos para o torcedor e para o basquete brasileiro nossa equipe e de aproximação com todos que gostam da modalidade. É uma coisa mais livre e informal e acho ben interessante até por ser dentro do nosso ambiente de trabalho, que é a quadra que treinamos. Foi uma apresentação bem diferente, mas interessante para todos conhecerem nossa equipe - disse o técnico José Neto

Um dos mais extrovertidos do grupo, Olivinha gostou da inovação do clube para apresentar o elenco rubro-negro.

- Ficou bem legal, aconchegante (risos). Colocaram umas poltronas e ficou bem bacana. Mantivemos a base, chegaram reforços pontuais, Fischer, Humberto e a molecada, todos com passagens pela seleção, grupo um pouco enxuto com atletas profissionais. Nos tínhamos 10 e hoje temos oito,  contando com o Humberto. A expectativa está grande de mais uma vez brigar por todos os títulos possíveis - afirmou Olivinha, que também mostrou seriedade na hora de falar sobre a temporada.

Novamente comandado pelo técnico José Neto, o primeiro compromisso do novo time rubro-negro não será em solo brasileiro. Na próxima quinta-feira, a delegação do Flamengo embarca para o Peru para a disputa de um torneio nos dias 16, 17 e 18 de setembro, que terá também as participações do Weber Bahía Blanca, da Argentina, da seleção peruana, e do Natura Rio Monbus, da Espanha.

Apresentação do elenco de basquete do Flamengo para a temporada 2016/17 (Foto: Marcello Pires) 
Flamengo abusou da criatividade na apresentação do elenco de basquete para a temporada 2016/17 (Foto: Marcello Pires)
 
A equipe rubro-negra retorna ao Brasil dia 19 e terá apenas três dias para se recuperar antes da estreia do Campeonato Carioca, dia 22, contra o Macaé, na Gávea. Após o jogo que marca oficialmente a abertura da temporada, a maratona continuará em Fortaleza. Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, o Flamengo disputa outro quadrangular, desta vez com as presenças de vasco sanitário, Vitória e os anfitriões do Basquete Cearense.

Sem ser disputado há quase nove anos, o esperado clássico entre Flamengo e vasco sanitário será realizado dia 25, na primeira rodada da competição disputada na capital cearense. No entanto, o reencontro oficial entre os dois times mais vitoriosos da modalidade no Rio de Janeiro está marcado para o dia 3 de outubro, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Estadual - o mando de quadra é rubro-negro e a partida deverá ser realizada no ginásio do Tijuca, com torcida única.


Nenhum comentário:

Postar um comentário