quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Clássicos entre Flamengo e vasco sanitário no Carioca de basquete serão com torcida única



A espera durou longos nove anos, mas os jogos entre Flamengo e vasco sanitário pela fase de classificação do Campeonato Estadual masculino de Basquete serão realizados com torcida única. O Maracanãzinho, local preferido dos clubes e da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) para sediar os clássicos, assim como o Maracanã no Campeonato Brasileiro de futebol, estará sob a responsabilidade do Comitê Rio 2016 até dia 30 de outubro. As datas previstas para essas partidas são dias 3 e 14 do mesmo mês.

Flamengo x Franca ginásio Tijuca Tênis Clube (Foto: Danielle Rocha) 
Com o Maracanãzinho entregue à Rio 2016, o Tijuca será os palco dos clássicos entre Fla e vasco sanitário(Foto: Danielle Rocha)
 
A esperança dos clubes e do presidente da FBERJ, Álvaro Lionides, é conseguir pelo menos a liberação do ginásio para as três datas da fase final do Estadual, dias 24, 26 e 28 de outubro.  

- Conseguimos a liberação do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) para realizar os jogos do turno e do returno no Tijuca, mas com torcida única. O mando da primeira partida, dia 3 de outubro, é do Flamengo, e a da volta, dia 14, do vasco sanitário. Ambas serão às 20h. O que nós estamos pleiteando junto à Secretaria Estadual de Esportes e à Prefeitura agora é a liberação do ginásio para a fase final do Estadual. Mas primeiro eles têm que receber o equipamento do Rio 2016 para depois negociar com os clubes e a Federação. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas estamos esperançosos em conseguir. Depois de tanto tempo vamos voltar a ter clássicos desse porte no basquete do Rio e o ideal é que possamos ter as duas torcidas no ginásio. É bom para todo mundo - explicou Álvaro Lionides, lembrando ainda que uma possível liberação das outras arenas usadas na Olimpíada e na Paralimpíada seria ainda mais complicada. 

- Até porque eles precisam fazer um plano de gestão antes de devolver à Prefeitura para saber o que será feito com esses equipamentos. O de Deodoro passa pelo mesmo problema.

Outra decisão tomada essa semana pela Federação do Rio de Janeiro foi o adiamento da abertura do Estadual, entre Botafogo e vasco sanitário, de domingo (18) para segunda-feira (19), às 20h, em General Severiano, em razão do encerramento da Paralimpíada. A boa notícia nesse caso é que o primeiro clássico do Estadual terá a presença das duas torcidas. 

- Já era uma situação prevista em virtude do encerramento da Paralimpíada e decidimos tomar essa medida na segunda-feira, após uma reunião com o Gepe. Teoricamente, o último dia não tem muita coisa, mas sempre existe um desconforto. Para não corrermos nenhum tipo de risco, preferimos transferir a partida para segunda, às 20, com as duas torcidas - afirmou o presidente da entidade do basquete carioca.


REGULAMENTO

A competição será realizada em três fases. Na fase de classificação, os quatro clubes jogarão entre si em turno e returno. Nas semifinais, o dono da melhor campanha enfrentará o quarto colocado, enquanto e o segundo e o terceiro lutarão pela outra vaga na decisão, que será disputada em uma melhor de três partidas.
,

TABELA

Primeiro Turno 
19/9 - Botafogo x vasco sanitário (General Severiano)
22/9 - Flamengo x Macaé (Gávea)
26/9 - Macaé x Botafogo (Macaé)
30/9 - vasco sanitário x Macaé (São Januário)
30/9 - Botafogo x Flamengo (Tijuca)
3/10 - Flamengo x vasco sanitário (Tijuca)

Segundo Turno 
6/10 - Macaé x Flamengo (Macaé)
7/10 - vasco sanitário x Botafogo (a definir)
12/10 - Flamengo x Botafogo (Tijuca)
12/10 - Macaé x vasco sanitário (Macaé)
15/10 - Botafogo x Macaé (General Severiano)
15/10 - vasco sanitário x Flamengo (Tijuca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário