segunda-feira, 4 de julho de 2016

Crise na defesa? Goleada expõe ineficiência de ataque do Flamengo


Guerrero Corinthians x Flamengo (Foto: Marcos Ribolli)
Numa rápida análise, uma derrota por 4 a 0 expõe fragilidade defensiva. A goleada imposta pelo Corinthians pode, portanto, ser interpretada como um dia em que o sistema de marcação do Flamengo não funcionou. No entanto, o resultado deste domingo, na Arena Corinthians, mostrou, principalmente, o baixo poder ofensivo da equipe comandada por Zé Ricardo. Um problema que não é de agora. Tanto que a equipe rubro-negra tem o quarto pior ataque do Campeonato Brasileiro, 13 gols em 13 partidas disputadas.

Desde o início do ano, o Flamengo busca o equilíbrio da sua zaga e estabeleceu a contratação de um jogador estrangeiro e experiente como meta. Recentemente, se ajustou com Réver e Rafael Vaz. Agora, está perto de anunciar o argentino Alejandro Donatti, que já está no Rio para finalizar sua transferência do Rosario Central para o Rubro-Negro. Mas a balança continua desequilibrada, agora para o outro lado. O ataque é o setor que mostra aproveitamento insatisfatório.

Guerrero é titular absoluto, mas não conta com uma sombra. Felipe Vizeu foi seu substituto durante a disputa da Copa América, mas é considerado ainda muito novo para disputar a posição. Sendo assim, o clube busca outro jogador com a mesma característica. Pelos lados do campo, Marcelo Cirino tem sido a principal aposta de Zé Ricardo, mas não convence. Emerson Sheik enfrenta uma sequência de lesões e deve sair antes do fim do ano. Everton, Ederson, Thiago Santos e Gabriel não conseguiram se firmar.

No setor de criação, Alan Patrick surge como o único com as características de armador. A diretoria tenta a contratação de alguém que possa auxiliá-lo ou pelo menos concorrer com ele. O meia é o artilheiro do Flamengo no Campeonato Brasileiro, mas com apenas dois gols. O mesmo número de Felipe Vizeu e Willian Arão. O trio "lidera" a artilharia rubro- negra. 

A divisão de gols entre os jogadores do Flamengo traduz a escassez do ataque. Além dos três citados, Everton, Jorge, Réver, Ederson e Guerrero marcaram um gol cada no campeonato. Há ainda dois marcados contra.

Assim como ocorreu no clássico contra o Fluminense, o Flamengo teve, contra o Corinthians, boas chances de abrir o placar e estabelecer uma boa vantagem ainda no primeiro tempo. Mas voltou a ir mal nas finalizações e pagou com uma dura derrota. Se o sistema defensivo tende à estabilidade com a chega de reforços, o ataque rubro-negro carece de atenção ainda maior.

- A gente tem começado bem os jogos, criado várias oportundidades, e o time tem tido muitas opções do meio para frente. O fato de a bola não estar entrando às vezes são pequenos detalhes que a gente tem que tentar corrigir. Vamos ter a semana cheia para trabalhar e tentar melhorar essa definição no ataque. O importante é seguir confiante, porque de uma hora a bola vai começar a entrar e tudo isso que a gente vem produzindo vai ter um bom retorno - disse o meia Ederson, que contra o Corinthians acertou a trave no primeiro tempo. 

O grupo do Flamengo está de folga nesta segunda e na terça-feira. O time volta aos treinos na manhã de quarta-feira. O próximo jogo pelo Brasileiro será no domingo, em Brasília, contra o Atlético-MG, às 11h. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário