segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Volta aqui, G-4! Oswaldo tem semana para recolocar o Flamengo nos trilhos


Paulo Victor - Atlético-MG x Flamengo (Foto: Cristiane Mattos/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O clima de festa após ter conquistado seis vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro e entrado no G-4 depois de quase quatro anos de jejum foi embora. O Flamengo perdeu seus dois últimos jogos - 2 a 0 para o Coritiba com mando de campo em Brasília e um sonoro 4 a 1 para o Atlético-MG em Belo Horizonte - e ficou a três pontos da zona da Libertadores, na sexta posição. Oswaldo de Oliveira agora tem o desafio de recolocar o Rubro-Negro nos trilhos para voltar a vencer e a figurar entre os quatro primeiros colocados da competição, o que a equipe conseguiu por apenas duas rodadas.

O trunfo do treinador é ter a semana inteira de trabalho no CT, o que ainda não tinha conseguido durante o mês em que está à frente do Flamengo. Na verdade, a última vez que o time teve isso foi há dois meses, entre os jogos contra o Grêmio (18 de julho) e o Goiás (26 de julho). O meio desta semana terá os duelos de ida pelas quartas de final da Copa do vasco nas oitavas, o próximo compromisso é somente no domingo, curiosamente também no clássico com os cruz-maltinos, só que pelo Brasileirão, no Maracanã.

O retorno ao G-4, no entanto, não acontecerá nesta próxima rodada. Isso porque Palmeiras, quarto colocado com 44 pontos, e São Paulo, quinto com 42, vão se enfrentar. Quem vencer o clássico paulista permanecerá à frente do Flamengo na pontuação. E em caso de empate, o Rubro-Negro, que tem 41 pontos, seguirá atrás do Verdão também independentemente de seu próprio resultado, pois a diferença entre os dois hoje é de três pontos.

- É dar continuidade ao trabalho. Nós teremos uma semana agora para trabalhar. Ainda não tivemos isso. Os jogos frequentes acabam desgastando as equipes. Você não consegue manter equilíbrio durante muito tempo - analisou Oswaldo.

Durante a semana, o comandante poderá arrumar a casa. O problema que se mostrou mais grave na derrota sofrida para o Atlético-MG foi a bola aérea. Esse problema já existia quando Oswaldo chegou, mas o técnico parecia ter conseguido acertar a defesa, que foi pouco vazada nos primeiros jogos. As coisas voltaram a dar errado diante do Galo e a preocupar a torcida.

- As equipes que têm mais consistência, mais tempo de trabalho, elas resistem mais, perdem menos pontos. E as equipes que estão evoluindo são mais submetidas a esse tipo de coisa (instabilidade). Vamos ter esta semana e a outra também para trabalhar. Tenho certeza que o time vai progredir bastante com essas duas semanas que teremos - completou Oswaldo, lembrando que o meio da semana que vem também não terá partida.

A segunda-feira será de folga para os jogadores, que tiveram um período cansativo de jogos e viagens na semana passada. Eles retomam os trabalhos no Ninho do Urubu na terça-feira, às 15h30. A quarta será de treino integral, às 9h30 e às 15h30. Na quinta, o time treina às 15h30, e às 9h30 na sexta e no sábado. O clássico com o Vasco fecha a semana, às 16h de domingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário