quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Oswaldo vê Ederson como ponta e o considera titular em seu time ideal


ederson treino flamengo (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)
Depois de muitos anos na Europa, com passagens por clubes como Lyon e Lazio, Ederson chegou ao Flamengo no fim de julho e ganhou a camisa 10, com direito a apresentação com pompas na Gávea. O jogador foi contratado para ser o meia armador que faltava ao time e que a torcida tanto pedia. Mas não é assim que Oswaldo de Oliveira enxerga o melhor posicionamento para ele.

 O treinador acredita que Ederson rende mais como ponta.

- Eu o vejo em qualquer um dos dois lados. Ele pode jogar no meio também, mas acho que a característica dele é mais de atacante mesmo, não tanto de organizador de time. Eu o vejo como um jogador habilidoso, inteligente e com muita força, diferente daquele articulador - disse Oswaldo ao GloboEsporte.com.

O técnico utiliza o esquema 4-2-3-1, com quarteto ofensivo formado por um meia, dois pontas e um centroavante mais avançado. Hoje, com todos à disposição, na teoria esse quarteto seria formado por Alan Patrick (meia), Everton e Emerson Sheik (pontas), além de Guerrero (centroavante). Na visão do comandante, Ederson, a princípio, não disputa posição com Alan no meio, e sim com Sheik, Everton, Paulinho, Marcelo Cirino e Gabriel nas pontas. 

E Oswaldo revela: no time ideal que tem em mente, o camisa 10 é titular.

- Claro, sem dúvida. Imagino, sim. Pois é, mas é aquela coisa. Em algum momento o cara vai ter a chance. O Paulinho entrou e ocupou o espaço. O Cirino no último jogo, apesar de termos perdido, foi muito bem. Também foi bem contra a Chapecoense. É uma questão de oportunidade.

Oswaldo, por outro lado, preferiu não responder quem sairia da equipe para a entrada de Ederson. Como Sheik é titular quase que absoluto, poderia sobrar para Everton. Mas o treinador fez questão de elogiar o camisa 22 e sua aplicação tática, dizendo que ele joga para o time.

Possível time com Ederson na ponta. Na visão de Oswaldo, ele disputa posição com Everton e Sheik (Foto: GloboEsporte.com) 
Possível time com Ederson na ponta. Na visão de Oswaldo, ele disputa posição com Everton e Sheik (Foto: GE.com)
 
Em dois meses de Flamengo, Ederson, que precisou das duas primeiras semanas para entrar em forma, fez oito jogos, quatro como titular e quatro saindo do banco de reservas. Marcou três gols. Como ainda não está na condição física considerada ideal, não chegou a atuar 90 minutos em nenhuma partida. Vale lembrar que, nesse período, ele teve estiramento leve no músculo adutor da coxa esquerda. Segundo Oswaldo, o que falta para o camisa 10 conseguir emplacar uma sequência é estar 100% fisicamente e completamente readaptado ao futebol brasileiro.

 Ederson no Flamengo:

- 8 jogos
- 4 como titular
- 4 saindo do banco
- Ainda não atuou 90 minutos
- 3 gols
 
- O Ederson atuou muitos anos fora do Brasil. Normalmente alguns jogadores voltam ao Brasil e têm dificuldade de readaptação. Eles sentem diferença no treinamento, no clima, na forma de as equipes jogarem. E com certeza ele está sentindo, porque, se você observar, ele sempre foi muito bem em parte do jogo. Pelo menos comigo, ele não terminou os jogos que iniciou. Teve que sair porque sentiu. Essa fase de adaptação é muito clara. Você tem que ter muito cuidado com esse tipo de jogador para que ele não se machuque de novo, senão fica uma coisa muito repetitiva ele sentir quando o esforço é maior. E toda vez que ele participa parcialmente, ajuda muito. Isso às vezes leva um pouco de tempo. Hoje mesmo eu estava conversando sobre essa possibilidade dele. Como o Ederson entrou no decorrer dos últimos jogos e tem agora essa semana de treinos, pode ser que ele dê demonstração de estar mais forte e resistente para poder participar mais tempo e poder iniciar o jogo, permanecer por 90 minutos.

Com esta semana inteira de treinos no Ninho do Urubu, Ederson tem chance de ser titular contra o Vasco, às 16h de domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O meia-atacante poderia ser o substituto de Everton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mas Emerson, em fase final de recuperação de lesão na coxa direita, também pode voltar ao time. Na ausência de Sheik, Paulinho foi titular nas últimas rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário