O Flamengo vai iniciar o quarto mês do ano sem um patrocinador master. E
não há previsão para firmar um contrato. Há duas semanas, a diretoria
considerava fechado o acordo com a coreana Hyundai para ser a principal
patrocinadora do clube em 2012. Nos últimos dias, por decisão da
montadora, a negociação esfriou. O clube receberia R$ 21 milhões – já
descontada a comissão da 9ine, empresa do ex-jogador Ronaldo – até o fim
do ano.
Segundo o vice de marketing do Rubro-Negro, Henrique Brandão, a
negociação com a Hyundai não chegou neste estágio. Ele diz que o clube
tem conversado com empresas, inclusive a montadora, mas que não recebeu
propostas oficiais.
- A conversa com a Hyundai não avançou neste ponto. Isso ainda não
aconteceu. Eles sabem os valores, sabem o que o Flamengo quer, mas não
há propostra oficial. Não existem propostas concretas, de nenhuma
empresa. O Flamengo foi ao mercado com a proposta dele, existem agências
de marketing autorizadas a representar o clube nesta procura, a 9ine é
uma delas, mas estamos esperando o retorno de alguma destas propostas
para negociar. Por enquanto, estamos na conversa – explicou.
A dois dias do início de abril, o Rubro-Negro se encaminha para repetir
o ano anterior, quando só fechou o patrocinador master em agosto.
Henrique Brandão não descarta que isso também ocorra em 2012.
- Acho até que demos estar preparados para isso. São duas chances: a
negociação de um ano inteiro, podemos fazer ium contrato até o fim do
ano, ou até para depois do fim do ano. Tem que ter uma demanda do outro
lado. O Flamengo tem que sentar e conversar. Espero que na semana que
vem q gente tenha uma novidade.
O dirigente aponta duas dificuldades para um desfecho positivo. Para
ele, o clube perdeu o “time” na hora de ir buscar parceiros e o mercado
não tem ajudado. O clube espera arrecadar R$ 20 milhões com o espaço
nobre do uniforme.
- Apesar de termos saído mais cedo do que no ano passado, ainda assim
saímos tarde este ano por conta do desfecho da parceria com a Traffic.
Acho que o mercado não está para peixe. O dinheiro não está rolando
solto.
Em outra ponta, as conversas com a Golden Cross continuam. A empresa de
plano de saúde pagaria R$ 4,5 milhões para estampar a marca no ombro do
uniforme.
Hoje, o futebol do Flamengo recebe R$ 8 milhões do banco BMG (mangas),
R$ 5 milhões da Cosan (barra traseira da camisa e parte traseira do
calção) e R$ 2 milhões da Tim (interior do número da camisa), num total
de R$ 15 milhões.
O vice de marketing diz que o clube está aberto a patrocínios pontuais.
Ou seja, fechar contratos mais curtos, para jogos considerados mais
importantes.
- Estamos abertos a negociação, desde que seja um valor razoável. Se a
empresa atender o que pedimos, não há problema nenhum em conversarmos.
R10 e Vagner Love
Henrique Brandão reconhece que um clube do tamanho do Flamengo, com os
astros que integram o grupo, tem a saúde financeira prejudicada quando
não consegue arrecadar com patrocinadores. Ele diz que a intenção é
aproveitar melhor a imagem de jogadores como Ronaldinho e Vagner Love.
- Em breve vamos lançar pacotes com a marca Flamengo e Ronaldinho. O
Ronaldo ainda é um bom produto. O Vagner Love também ajuda.
Em julho do ano passado, o Flamengo apresentou um boneco em miniatura
do astro, uma toalha e uma pulseira do jogador. Os produtos só começaram
a ser vendidos no fim de setembro. Desde então, nenhuma novidade foi
apresentada. R10 chegou ao Flamengo no início de 2011.
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