sexta-feira, 3 de abril de 2009

Coração de pai bate mais forte e Fábio Luciano antecipa o fim da carreira





















O alvoroço na sala de imprensa antes mesmo do treinamento desta sexta-feira na Gávea era a senha: uma bomba estava prestes a estourar. Sentados à mesa, Kleber Leite, Fábio Luciano, Léo Moura, Cuca e Plínio Serpa Pinto mantiveram o clima de suspense até que os microfones fossem abertos para o anúncio: o Flamengo perderá seu capitão após o término do Campeonato Estadual.

Líder maior do elenco rubro-negros no último um ano e oito meses, Fábio Luciano, aos 33 anos, trocará a bola pela família. Cansado da rotina do futebol, o zagueiro decidiu antecipar o fim da carreira, prevista para o fim do ano, por uma convivência maior com a esposa Viviane e os filhos, Gianluca, de cinco anos, e Isabela, de oito meses.

Confira a página de Fábio Luciano no Futpédia

A notícia foi dada pelo vice-presidente de futebol, Kleber Leite:

- Estou próximo de completar 60 anos e desde os 17 convivo no campo de futebol. Nas minhas experiências como repórter esportivo e como dirigente, não tenho a menor dúvida em afirmar que a liderança mais positiva que conheci no futebol é do Fábio Luciano. Tivemos uma reunião e ele me revelou o desejo de dar uma parada. Sentido essa necessidade da família dele. Com pesar, informo que não contaremos mais com ele após o fim do Carioca.

Quanto ao futuro, a tendência é que Fábio Luciano passe alguns meses viajando com a família. No retorno, o futebol será o destino. A dúvida é se a Gávea novamente será sua casa, como dirigente, ou o zagueiro vai optar por ser gestor da carreira de jogadores, função que o fascina. Do lado rubro-negro, o convite já foi feito:

- Esperamos que após dois meses descansando, ele possa retornar e iniciar uma nova etapa na carreira em outro cargo no Flamengo – disse Kleber.

Contratado em agosto de 2007, Fábio Luciano estreou como capitão e marcando um gol na vitória sobre o Náutico, no dia 11 de agosto, pelo Brasileirão daquele ano. Desde então, foram 88 partidas com a camisa rubro-negra, sete gols e oito assistências.

Confira todos os detalhes da entrevista coletiva de Fábio Luciano:

Foi uma decisão muito bem pensada e difícil de ser tomada. Sei da importância que tenho no clube, mas decido de cabeça bem tranquila. Conversei com minha esposa. Vou dar uma parada e ficar mais próximo dos meus filhos. Agora quero me empenhar ao máximo para que o Flamengo conquiste esse tri carioca. Trouxe o Léo comigo, porque é ele quem vai assumir a liderança e está representando os jogadores. Pesou muito a questão familiar. Não vou me arrepender.

Reação da torcida

Fica meu agradecimento ao torcedor do Flamengo. Eles vão ler essa notícia e quero falar do respeito, carinho e afeto que tenho por eles. Chegou o momento. Não tive medo de tomar a decisão. Foi no momento certo.

Fim da carreira

Não vou dizer que o sonho acabou. Mas está bem próximo disso. Vou adequar minha vida para realmente parar. Mudar o meu dia-a-dia, a convivência com a família...

Críticas

Lógico que a gente fica triste com algumas críticas, mas não é nada que eu não tenha ouvido antes. Se fosse por isso, já teria parado na Ponte Preta, no Corinthians, no Inter... Estou fazendo o mesmo trabalho. Se não com a mesma qualidade, com a mesma dedicação e amor à camisa. Não relação com a decisão.

Reação dos companheiros

Espero não deixar muita saudade. Espero que o grupo se adeque ao capitão indo embora. Eles vão me entender. É pela minha família, meus filhos... Sempre apoiei os sonhos deles, e eles vão entender o meu lado.

Melhores momentos na carreira

Todos os dias que passei no Flamengo. O título carioca foi importante, os jogos com o Maracanã cheio, o reconhecimento do torcedor mesmo com as críticas. Nas ruas sempre mostram carinhos e nunca me cobraram nada. Fui muito feliz desde que cheguei aqui e com certeza foi o clube onde me senti mais importante. Tive conquistas no Corinthians e na Turquia, mas nunca fui tão reconhecido como aqui.

Família

Meu filho de cinco anos está muito feliz. Ele gosta de me ver na TV, no jornal, mas gostou de saber que vai passar mais tempo com o pai.

Anúncio

Resolvi falar agora para que isso não fosse condicionado a perda ou conquista de um título. Não queria achar que por conta do título foi para parar sendo campeão ou se perder por conta de uma reformulação. Não tem nada disso. Quis dar essa informação agora para sair de cabeça erguida. Vou lutar para ser campeão, mas com a decisão tomada já.

Futuro

O convite para continuar no Flamengo já foi feito. Preciso de um tempo com a família. Vou viajar, assimilar essa decisão e depois a gente pode conversar e ver se me encaixo em alguma função. Não estou falando que vou fazer ou não, mas fico muito feliz pelo convite.

Ficha técnica:

Nome Completo: Fábio Luciano

Data de Nascimento: 29 de abril de 1975 (33 anos)
Nascimento: Vinhedo (SP)
Altura: 1,90m
Peso: 80 kg

Clubes:
Ponte Preta
Corinthians
Internacional
Corinthians
Fenerbahçe (Turquia)
Colônia (Alemanha)
Flamengo

Seleção brasileira: Dois jogos, um em 2003 e outro em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário