quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Em jogo violento, Seleção vence Estônia
Ficha técnica
Brasil 1 x 0 Estônia
Estádio: Le Coq Arena, Tallinn (EST)
Data: 12/08 2009
Hora: 14h15 (de Brasília)
Árbitro: Martin Igvarsson (SUE)
Cartões amarelos: Lúcio, Daniel Alves, Luisão, Nilmar e Felipe Melo (BRA); Dmitrijev, Pareiko (EST)
Cartões vermelhos: Kruglov, 43',2ºT
Gol: Luís Fabiano, 42'/1ºT (1-0);
Brasil: Julio Cesar, Maicon (Daniel Alves, 13'/2ºT), Lúcio (Miranda, 23'/2ºT), Luisão, André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Kleberson (Elano, 36'/1ºT), Kaká (Julio Baptista, 13'/2ºT); Robinho (Diego Tardelli, 13'/2ºT), Luís Fabiano (Nilmar, 20'/2ºT). Técnico: Dunga.
Estônia: Pareiko, Jääger, Bärengrub, Piiroja, Klavan; Dmitrijev (Vunk, 15'/2ºT), Puri (Purje, 44'/2ºT), Vassiljev, Lindpere (Kruglov, 15'/2ºT); Kink (Viikmäe, 28'/2ºT), Zenjov (Voskoboinikov, 15'/2ºT). Técnico: Tarmo Ruutli.
Kleberson pode passar por cirurgia e desfalcar o Flamengo
Em entrevista à TV Globo em Tallin, o médico da seleção e do Flamengo, José Luiz Runco, afirmou que esta é a terceira vez que Kleberson tem o problema no local e que isso pode ser motivo para o meia ser operado para solucionar o caso.
Sem Ramires, machucado, o técnico Dunga escalou Kleberson como titular. Porém, o jogador do Flamengo deixou o gramado aos 35 minutos do primeiro tempo após levar falta e sofrer a luxação.
Adriano será condecorado pela Câmara dos Vereadores

O atacante Adriano, do Flamengo, será homenageado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, segunda-feira, às 18h30, com a medalha Pedro Ernesto, mais alta comenda do município. A condecoração foi sugerida pelo vereador Bencardino (PRTB) pela superação e pela humildade do Imperador.
A medalha Pedro Ernesto é entregue pela Câmara de Vereadores àqueles que mais se destacam na comunidade brasileira. Foi criada em 1980, em homenagem ao médico pernambucano Pedro Ernesto Batista (1884-1942), que iniciou sua trajetória política nos primeiros anos da década de 1920, quando tomou parte dos movimentos de oposição ao Governo Federal.
A indicação da pessoa escolhida para receber a comenda é feita através de um requerimento de um vereador e votada em plenário. Cada parlamentar pode conceder até cinco medalhas por ano.
Bruno é homenageado pela Assembléia do Rio

Desde 2006 no Flamengo, o mineiro Bruno foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que concedeu ao goleiro o título de cidadão do Estado do Rio. O projeto foi votado na terça-feira e a decisão foi publicada nesta quarta, no Diário Oficial.
O título é dado a personalidades nacionais de outros estados e que tenham provado identidade e afetividade com o Rio. A iniciativa de homenagear Bruno veio do deputado Altineu Côrtes (sem partido), que deu como justificativa para o pedido o fato do goleiro "ter ganho status de ídolo do clube" pelo tempo defendendo o gol rubro-negro e pelos pênaltis que pegou na final do Estadual de 2009, contra o Botafogo.
- Acabei de receber essa notícia e fiquei muito feliz. O Rio de Janeiro é uma cidade que aprendi a amar. Fui muito bem recebido quando cheguei no Flamengo e o povo carioca sempre foi muito carinhoso comigo. Minha adaptação à cidade foi muito rápida e logo já passei a me sentir em casa. Fiquei muito honrado com essa homenagem - disse Bruno ao LANCENET!
Leonardo Moura fica fora por pelo menos duas semanas

O departamento médico do Flamengo vai ter mais um jogador para tratar. Léo Moura vai se juntar a Juan e Toró como desfalque nos próximos jogos. Um exame de imagem feito nesta quarta-feira constatou um estiramento muscular grau 2 na coxa direita.
Léo Moura, que sofreu a lesão correndo no campo na terça-feira, vai ficar fora do time por, no mínimo, 15 dias. Ele já não ia enfrentar o Grêmio, no próximo domingo, pelo Brasileiro, por conta de suspensão.
Toró, que teve uma fratura no pé esquerdo, vai ser reavaliado na segunda-feira. Já Juan segue se recuperando de uma artroscopia no joelho direito.
Fla se assusta com valor ‘estratosférico’ para renovar com Bruno Paulo

Um caminhão de dinheiro separa Bruno Paulo do Flamengo. Na conversa inicial para renovar contrato, o empresário do jogador pediu um valor considerado “estratosférico” pelo clube. No momento, o atacante, que participou de apenas quatro jogos e todos entrando no segundo tempo, está afastado do time profissional e retornou aos juniores. Ele não deve ser aproveitado em partidas oficiais enquanto o imbróglio se arrastar.
- Eu estou tomando as medidas institucionais. Não vamos cercear o direito de o menino trabalhar. Ele vai treinar na base. O Eduardo Manhães (diretor de futebol) vai tratar sobre o assunto da renovação. O Flamengo tem uma linha de valorização dos jogadores que sobem das divisões de base, e o Bruno Paulo terá de se encaixar nela – afirmou o vice-presidente de futebol rubro-negro, Marcos Braz.
Conhecido como “Ronaldinho” nas divisões de base, Bruno Paulo recebeu elogios nas partidas em que entrou e tem propostas de outros clubes. O compromisso dele com o Fla termina em fevereiro de 2010 e a partir do fim deste mês, o jogador pode assinar um pré-contrato com outra equipe.
Eleições do Flamengo: primeira pesquisa indica cenário dividido na Gávea
A eleição no Flamengo é só no fim do ano, provavelmente dia 7 de dezembro. Cinco candidatos já anunciaram que vão lutar pelo posto de presidente do clube mais popular do país. O GLOBOESPORTE.COM teve acesso à primeira pesquisa de intenção de voto sobre o pleito, que mostra que Patrícia Amorim e o presidente em exercício, Delair Dumbrosck, são os preferidos num cenário ainda muito indefinido. Patrícia teve 25,8% de escolhas na pesquisa estimulada, contra 16,5 % de Delair.
A pesquisa foi realizada pelo Bureau Estatística e Estratégia (BEE) e teve como base o colégio eleitoral de 2006. Foram ouvidos 311 sócios, incluindo três categorias: proprietários (139), patrimoniais/contribuintes (115) e outros (57). Neste último grupo estão os eméritos, beneméritos, grandes beneméritos, laureados e remidos. O diretor do BEE, Reinaldo Castro e Souza, simpatizante de Patrícia Amorim, disse que fez a pesquisa por iniciativa própria. Mas que entregou o resultado para Amorim.
- Fizemos um trabalho isento e aleatório por telefone. Foi um apanhado inicial de uma eleição cujo layout não está formado. Dentre os candidatos colocamos Marcio Braga e Edmundo Santos Silva para ver rejeição, que neste momento é o mais importante. A pesquisa foi feita por mim. Não foi encomenda de ninguém. Banquei e usei meus estagiários – disse Reinaldo, que foi diretor do Flamengo durante o mandato de Luiz Augusto Veloso, na década de 90. – explicou.
A lista oficial de votação para o pleito deste ano sairá no dia 30 de agosto e um mês depois haverá a homologação das chapas. Por isso, explica Reinaldo, o resultado mais expressivo está no índice de rejeição.
- Os patrimoniais e contribuintes são os únicos que podem ser questionados nesta lista, já que precisam estar em dia com os seus vencimentos. Já os demais estavam na lista de 2006 e têm direito a voto em quaisquer condições – explicou Reinaldo, que é Phd em estatística.
Por enquanto há cinco chapas oficializadas com os seguintes candidatos: Clóvis Sahione, Delair Dumbrosck, Eider Dantas, Patrícia Amorim e Pedro Ferrer. Nesta terça, Lysias Itapicuru confirmou a participação nas eleições. O próximo deve ser Plínio Serpa Pinto, que terá o apoio de Kleber Leite.
Eleições no Flamengo:
Quando: segunda-feira, 7 de dezembro (a confirmar)
Quem pode votar: sócios proprietários com mais de dois anos de vida social ativa (precisa estar em dia com o clube até 30 de agosto), sócios patrimoniais/contribuintes com mais de três anos de vida social ativa (precisa estar em dia com o clube até 30 de agosto), beneméritos, grandes beneméritos, remidos e laureados. É preciso ter mais de 18 anos.
Aptos a votar em 2006: 5.621
Aptos a votar em 2009: a lista será divulgada dia 30 de agosto
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Andrade diz que o Fla x Flu será bom para Denis Marques ganhar ritmo

- Todos conhecem a qualidade dele, mas está nitidamente sem ritmo de jogo. Será uma boa oportunidade para ele jogar e tentar se aproximar mais da condição dos demais jogadores.
O companheiro de ataque de Denis Marques contra o Tricolor será Emerson. O Sheik reconheceu que o Imperador fará falta, mas acredita que a dupla desta quarta poderá fazer um bom papel.
- São jogadores com características diferentes. É claro que o Adriano sempre faz falta. Treinamos um pouco juntos (com Denis Marques) e vamos ganhar entrosamento durante o jogo.
O Flamengo enfrenta o Fluminense nesta quarta-feira, às 21h50m, no Maracanã. É a estreia das equipes na Copa Sul-Americana.
Emerson avisa que árabes devem aumentar proposta para tirá-lo do Fla

Para o sonho rubro-negro do Sheik ficar completo, no entanto, ainda falta uma coisa: ser campeão nacional.
- Ainda falta um título. Poucos me conheciam e mostrei que podia jogar no Flamengo.O sonho estaria completo com a conquista do Brasileiro - disse o atacante, que participou da conquista do tricampeonato carioca, neste ano.
Emerson comentou sobre a proposta de US$ 2 milhões (cerca de R$ 3,8 milhões) feita pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes, que foi recusada pela diretoria do Fla. O atacante deu a entender que não foi consultado para a tomada da decisão, mas disse que está feliz em permanecer no clube. Ele, entretanto, não acredita que os árabes vão se dar por vencidos ainda.
- Sei bem pouco sobre a negociação. Poucas pessoas me perguntaram sobre o que eu queria, mas estou aqui, contente. Se eu quisesse, poderia sair há três meses. Meu contrato termina em 2011, e pretendo cumprir. Fiquei muito feliz com a reação da torcida. Por enquanto é isso. Do que conheço dos árabes, acho que eles vão até o fim quando querem alguma coisa. Acho que podem querer aumentar a proposta.
O jogador participou normalmente do treino desta terça-feira, no CT de Vargem Grande. O técnico Andrade não acredita que a negociação vai atrapalhar a cabeça de Emerson e prejudicar seu rendimento.
- Pelo que vi no treino, ele está bem à vontade, brincando com os colegas. Achei que nem precisaria conversar com ele. Acho que viu que a decisão foi boa para o clube.
Com Emerson no ataque ao lado de Denis Marques, o Flamengo encara o Fluminense nesta quarta-feira, às 21h50m, no Maracanã. A partida é a estreia do Rubro-Negro na Copa Sul-Americana.
Adriano pede para não jogar contra o Flu

A sequência de 15 jogos consecutivos de Adriano chegará ao fim nesta quarta-feira. O Imperador pediu, a comissão técnica do Flamengo atendeu e o jogador não enfrentará o Fluminense pela Copa Sul-Americana.
Desde que chegou estreou, em maio, o atacante havia participado de todos os jogos do Rubro-Negro.
Ronaldo Angelim, queixando-se de dores musculares, e Léo Moura, que lesionou a coxa durante o treino, também ficam fora. O Flamengo já tinha o desfalque de Kleberson, convocado para a seleção brasileira.
- O Angelim será preservado por dores musculares e o Adriano pediu para ficar fora. Não é menosprezo, mas uma situação de momento. O Adriano vai treinar em dois períodos na quarta e na quinta. Por mim, jogaria com o time titular – afirmou o técnico Andrade.
Para poder completar o banco com sete atletas, Angelim ficará entre os suplentes. Outra novidade na relação será Rômulo.
Bruno; David, Aírton e Fabrício; Everton Silva, Willians, Lenon, Petkovic e Everton; Emerson e Denis Marques.
Campanha 'Fica, Emerson' também ganha ecos no Orkut
As manifestações pela permanência de Emerson no Flamengo não ficaram restritas ao Maracanã. Se no jogo de domingo, contra o Corinthians, o coro de "Fica, Emerson" ecoou no estádio, na maior comunidade de torcedores rubro-negros da rede de relacionamentos Orkut o pedido chega ao presidente: "Delair Dumbrosck , você venderá a alma do Flamengo. Fica, Emerson". O Sheik tem uma proposta milionária do Al-Ahli, mas o clube rubro-negro recusou o valor inicial de R$ 3,8 milhões oferecido pelos árabes.
Andrade separa: 'Sul-Americana é de mais pegada'
Mudança de postura no Flamengo. Segundo o técnico Andrade, será necessário ter mais "pegada" em jogos da Copa Sul-Americana, como o de quarta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã. Não que o estilo rubro-negro esteja desagradando o Tromba, mas o que preocupa é a competição ser mata-mata.
- A conversa será diferente da do Brasileiro, sim. Os jogadores precisam lembrar que peerder significa o fim da Copa para nós, é difícil recuperar. A pegada é de Libertadores, ainda mais sendo um clássico - diz Andrade.
É muito provável, pelo que tem falado o técnico Renato Gaúcho, que o Fluminense vá "esvaziar" um pouco a partida, pondo alguns reservas em campo. Já o Rubro-Negro estará desfalcado de Kleberson, além de não poder ter Fierro e Zé Roberto como opções.
Sem cogitar ser poupado, Willians revela segredos para encarar maratona de jogos

Enquanto a maioria dos atletas reclama da grande quantidade de jogos no futebol brasileiro, Willians sequer cogita a possibilidade de ser poupado na partida contra o Fluminense, nesta quarta-feira pela Copa Sul-Americana. Para o volante do Mengão, enfrentar a maratona de jogos não é nenhum sacrifício.
- Quanto mais jogar, melhor para a minha forma física. Posso jogar duas vezes por semana sem problemas. Não me incomodo nem um pouco – disse o jogador.
Para aguentar a sequência de jogos e se manter como destaque nos desarmes da defesa rubro-negra, Willians diz que o segredo é ter uma rotina equilibrada e sem excessos.
- Procuro me alimentar bem e descansar bastante. Também bebo muita água. Minha rotina é essa: treinar e descansar em casa – afirmou o jogador.
A partida entre Flamengo e Fluminense, pela Copa Sul-Americana, acontece às 21h50m desta quarta-feira.
Rômulo é a surpresa da lista de inscritos do Flamengo na Sul-Americana
O Flamengo inscreveu todos os seus principais jogadores para a primeira fase da Copa Sul-Americana. A lista de inscritos na competição mostra a numeração dos 25 jogadores, e apresenta como única novidade a presença do volante Rômulo, que em janeiro foi emprestado ao Figueirense, mas não jogou por causa de uma operação no joelho direito. Recentemente, o jogador retornou ao Rubro-Negro e recebeu elogios de Andrade.
- Ele faz parte do grupo e quando estiver em condições será utilizado. O Rômulo foi um jogador importante em 2007 - disse o treinador, recordando a arrancada do Fla no Brasileiro daquele ano.
Já o meia Petkovic, que vem atuando com a camisa 43 no Campeonato Brasileiro, vai utilizar a 7 na Sul-Americana, já que a numeração é limitada até a 25 na competição. Por isso também a camisa 12, aposentada em homenagem à torcida, volta a ser usada.
Confira a numeração dos jogadores:
1 - Bruno
2 - Léo Moura
3 - David
4 - Ronaldo Angelim
5 - Airton
6 - Juan
7 - Petkovic
8 - Willians
9 - Denis Marques
10 - Adriano
11 - Emerson
12 - Marcelo Lomba
13 - Fabrício
14 - Rômulo
15 - Kleberson
16 - Fierro
17 - Maxi Biancucchi
18 - Camacho
19 - Everton Silva
20 - Diego
21 - Toró
22 - Everton
23 - Welinton
24 - Lenon
25 - Zé Roberto
Flamengo preserva o gramado da Gávea e aciona o CT por dez dias
Diretoria e comissão técnica do Flamengo resolveram dar uma equilibrada nos locais de treinamentos do grupo de jogadores. Depois de passar alguns meses exclusivamente na Gávea, as atividades foram transferidas desde semana passada para o CT de Vargem Grande, o Ninho do Urubu, e assim seguirão ao menos até o fim desta semana.
A razão principal é a preservação do campo da Gávea, castigado com o excesso de uso. Durante a tarde desta segunda-feira, no entanto, ninguém trabalhava no local. A medida pode ter partido diretamente de Andrade, que assumiu o comando efetivo da equipe há duas semanas. Vale registro que os atletas costumavam reclamar muito de ter que ir para o extremo da Zona Oeste do Rio, onde fica o Ninho, diariamente.
Nem mesmo o tradicional regenerativo, em geral feito na academia no dia seguinte às partidas, foi levado para a principal sede do Flamengo. O elenco se exercitou no CT, e acabou enfrentando uma forte ventania, que arrebentou galhos de árvores e espantou algumas pessoas do local.
Ingressos para duelo entre Fluminense e Flamengo estão à venda
O torcedor que quiser garantir ingresso antecipadamente para a estreia de Fluminense e Flamengo, na Copa Sul-Americana, já pode se dirigir à bilheteria. A partida entre os rivais cariocas acontece quarta, às 21h50m (de Brasília), no Maracanã.
O Tricolor é o mandante do duelo e terá direito a toda a renda.Os preços variam de R$ 30 a R$ 120. Estudantes devidamente documentados pagam meia-entrada.
Confira os pontos de venda:
Venda antecipada: de sábado (08/08) a terça-feira (11/08)
Horário: das 9h às 17h
Local: Sede do Fluminense, Bilheteria 8 do Maracanã, Sede do São Cristóvão Futebol Clube, Terra Encantada (Barra da Tijuca) e Sede do Flamengo
Venda no dia do jogo: no Maracanã das 14h às 22h35
Estarão abertas as seguintes bilheterias:
· Bilheteria nº 5 (Avenida Maracanã) - Todos os setores (inteira e ½ entrada)
· Bilheteria nº 6 (Rua Mata Machado) - Todos os setores (somente inteira).
· Bilheteria nº 7 (Rua Mata Machado) - Todos os setores (somente inteira).
· Bilheteria nº 8 (Av. Radial Oeste) - Todos os setores (inteira e ½ entrada).
· Bilheteria nº 9 (Av. Radial Oeste) - Todos os setores (somente inteira).
Limite de venda de ingressos por torcedor: três ingressos, com apresentação, obrigatória, da carteira de identidade ou CPF.
Para ter acesso ao estádio, os torcedores com direito a meia-entrada precisarão levar carteira de estudante ou comprovação de matrícula no ano letivo de 2009.
Preço dos ingressos:
· Cadeira Especial: R$ 120,00
· Arquibancada verde, amarela e branca: R$ 30,00
· Cadeira Comum: R$ 20,00
Técnico Rogério Lourenço convoca seleção sub-20 para período de treinos
O técnico da seleção brasileira sub-20, Rogério Lourenço, convocou nesta segunda-feira 20 jogadores para um período de preparação a ser realizado no Mato Grosso do Sul. Os treinamentos, que vão englobar ainda três jogos amistosos, são com vistas à disputa do Mundial Sub-20, que acontece entre 24 de setembro e 16 de outubro, no Egito.Os jogadores vão se apresentar em 17 de agosto para iniciar o período de preparação. Os jogos amistosos estão previstos para os dias 20, 23 e 26 de agosto, nas cidades de Corumbá, Três Lagoas e Campo Grande. Os adversários da seleção nestas partidas ainda serão definidos.
A convocação do técnico Rogério tem diversos atletas que habitualmente participam de jogos da Série A do Brasileirão. Boquita (Corinthians), Camacho e Erick Flores (Flamengo), Diego Renan (Cruzeiro) e Ciro (Sport), entre outros, vão desfalcar seus times durante este período.
Confira a lista completa:
Goleiros: Agenor (Internacional) e Saulo (Sport).
Zagueiros: Victor Ramos (Vitória), Juan (Internacional), Saimon (Grêmio) e Bruno (São Paulo).
Laterais: Diego Renan (Cruzeiro), Diogo (São Paulo) e Alex Sandro (Atlético-PR).
Meio-campistas: Boquita (Corinthians), Camacho (Flamengo), Maylson (Grêmio), Eric Flores (Flamengo), Wellington Júnior (Botafogo), Wendel (Atlético-MG), Oscar (São Paulo) e Renan (Atlético-PR).
Atacantes: Alan Kardec (Vasco), Ciro (Sport) e Talles Cunha (Internacional).
Loja do Fla, na Gávea, será a maior do Brasil
A loja que a Olympikus vai inaugurar neste ano na sede do Flamengo, no bairro da Gávea, no Rio, tem o dobro da área da loja da Reebok no Morumbi, que é um dos orgulhos do São Paulo - pelo pioneirismo. O fato de as duas marcas de material esportivo pertencerem à mesma companhia – Vulcabrás – gera ruídos no Tricolor paulista.