terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fla mapeia mercado e inicia contatos por Welliton, do Spartak Moscou


Welliton spartak moscou treino (Foto: agência Getty Images)
O Flamengo mandou para a Rússia o seu principal atacante e do mesmo país planeja uma solução para estancar o problema ofensivo. A diretoria iniciou conversas para contratar Welliton, do Spartak de Moscou. O intermediário é o empresário Jorge Machado, credenciado pelo clube moscovita para operações no Brasil.

Por enquanto, a discussão está no molde da negociação e não houve conversa direta com o jogador. Aos 26 anos, Welliton tem contrato até julho de 2014 e custaria 7 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões), valor inviável para o Rubro-Negro. Recentemente, o Spartak contratou os atacantes Waris e Movsisyan, e o brasileiro perdeu espaço - ainda há o também brasileiro Ari, Dzyuba e Emenike à disposição.

Discute-se a possibilidade de empréstimo por um ano, mas o jogador teria que ampliar o vínculo com o Spartak. Há também outro empecilho: duas vezes artilheiro da Rússia, em 2009 e 2010, e cobiçado por equipes da Alemanha, o ex-jogador do Goiás assinou há duas temporadas um contrato padrão top da Europa e recebe um dos maiores salários do país - cerca de R$ 6,75 milhões por ano. Com todos os entraves, o Flamengo nega o interesse.

- Não tem nada, não vou contratar jogador. Ficam lançando esses nomes na mídia. O Flamengo não tem dinheiro. O único negócio em andamento é com o Carlos Eduardo. Vamos reforçar o time com os garotos - garantiu o diretor Paulo Pelaipe.

Na atual temporada, Welliton participou de 11 jogos - sete deles como titular - e fez dois gols. Ele está na Rússia desde 2006.



O prefeito do Rio, concedeu licença para construção de hotel no Morro da Viúva

 O prefeito do Rio, concedeu ontem a licença para a Rex, empresa do Grupo EBX, de Eike Batista, construir um hotel na antiga sede do Flamengo, no Morro da Viúva. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois em sua coluna nesta terça-feira no “O Globo”.

O clube agora quer resolver a questão dos moradores.

É um processo normal essa licença dada. Ainda temos que resolver a questão dos moradores, que está muito bem encaminhada – disse o vice-presidente de patrimônio do Flamengo, Alexandre Wrobel, ao LANCE!Net.











Flamengo não fornecerá ingressos para organizadas na estreia do Carioca

A nova diretoria do Flamengo decidiu mudar a relação com as torcidas organizadas do clube. Para a primeira rodada do Carioca, sábado, no Engenhão, contra o Quissamã, a posição é não fornecer ingressos com condições especiais para as facções.

A gestão Bandeira de Melo já está ciente que pode sofrer pressão por parte das lideranças das organizadas, mas não pretende retroceder, já pensando em direcionar os torcedores para ingressarem no programa de cadastro do membros, que será colocado em prática em um futuro próximo pelos clubes do Rio e pela Ferj.

Pelo regulamento do Carioca, o clube tem direito de liberar até 5% das entradas para as organizadas (percentual que leva em conta a capacidade máxima dos estádios), mas, se assim desejar, pode nem fazer uso dessa prerrogativa.

Aos membros que forem ao jogo, o Flamengo ainda vai definir um acesso exclusivo, separado do torcedor comum. Serão usadas seis catracas do Engenhão para isto. O processo será combinado com o Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios (Gepe).

José Maria Marin recebe presidentes de Botafogo e Flamengo na CBF

Os presidentes do Botafogo, Mauricio Assumpção, e do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, foram recebidos nesta terça-feira pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e o vice-presidente Marco Polo Del Nero na sede da entidade. Também esteve presente o ex-atacante Bebeto, campeão mundial em 1994 nos Estados Unidos. O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira participaram de parte do encontro.

 - Este é o primeiro de muitos encontros que serão extremamente úteis para o Flamengo - disse Bandeira de Mello ao site oficial da CBF.

Assumpção informou que foi à sede da entidade apresentar a Marin o novo diretor executivo de futebol do Botafogo, Aníbal Rouxinol.

Eduardo Bandeira de Mello, Marin e Mauricio Assumpção, CBF (Foto: Divulgação / Site Oficial da CBF) 
Eduardo Bandeira de Mello, Marin e Mauricio Assumpção na CBF (Foto: Divulgação / Site Oficial da CBF)
 
 
 

Em novo coletivo, Dorival mantém Rodolfo e Rafinha entre os titulares


O time do Flamengo para a estreia no Campeonato Carioca parece ter ganhado forma. Na tarde desta terça-feira, Dorival Júnior repetiu a escalação do treino da manhã e manteve o meia Rodolfo e o atacante Rafinha entre os titulares. Ambos foram integrados ao time profissional após a eliminação na fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A atividade começou com a seguinte escalação: Felipe, Léo Moura, Renato Santos, Frauches e Ramon; Amaral, Ibson e Rodolfo; Nixon, Hernane e Rafinha. Durante o coletivo, Dorival colocou Luiz Antonio na lateral direita, com Léo Moura indo para o meio-campo do time reserva, e trocou Amaral por Cáceres.

Dorival, Flamengo (Foto: Richard Souza) 
Dorival parou a atividade algumas vezes para orientar sobre posicionamento (Foto: Richard Souza)

O técnico interrompeu a atividade em alguns momentos para orientar o posicionamento da equipe e deu atenção especial a Rafinha e Rodolfo. Felipe, que treinara entre os reservas pela manhã, ficou entre os titulares à tarde.

O posicionamento do trio de ataque também foi uma preocupação do treinador. Com Hernane centralizado, Rafinha e Nixon trocaram de posição com frequência. Dorival se preocupou com a marcação sob pressão e a saída rápida em contra-ataque. Pediu velocidade na troca de bola e a chegada com o maior número possível de atletas no gol adversário.

- Nixon, não quero ninguém correndo com bola, só se tiver um campo livre - orientou o treinador.
       
O time reserva teve cinco jogadores dos profissionais e foi formado por Paulo Victor, Digão, Fernando, João Felipe e Felipe Dias; Recife, Cáceres, Lorran e Luiz Antonio; Victor Hugo e Romário.

Treino físico no campo 4

No campo 4 do Ninho, um grupo de oito jogadores realizou um trabalho físico com o preparador Celso de Rezende. Assim como na parte da manhã, Alex Silva, Renato, Cleber Santana, Muralha, González, Thomás, Airton e Camacho correram na caixa de areia e no gramado.

Já os reforços recém-chegados fizeram uma atividade à parte. Elias, Gabriel e João Paulo correram pelo gramado. Eles ainda não têm previsão de estreia. O Flamengo começa o Carioca contra o Quissamã, sábado, às 17h (de Brasília), no Engenhão.


Em dívida com Ibson, Flamengo não descarta negociar o jogador


Ibson no treino Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
O aviso dado a Vagner Love também foi dado a Ibson. Assim como o atacante, que voltou ao CSKA da Rússia, o volante ouviu do diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, que o clube não tem como pagar o que deve a ele. Ibson está sem receber direitos de imagem há quatro meses, e a diretoria não descarta negociá-lo. O salário do camisa 7, cerca de R$ 300 mil, é um dos maiores do grupo e pode acelerar a saída. A nova gestão quer reduzir a folha salarial ao extremo. Pelaipe não descarta negociar o jogador.

-  Primeiro tem de chegar a proposta. Se aparecer um clube... – disse o diretor.

Ibson iniciou a terceira passagem pelo Flamengo em maio do ano passado e teve um semestre irregular. Chegou a ficar no banco de reservas, mas terminou a temporada como titular. Para contratá-lo, o Rubro-Negro liberou o lateral-direito Rafael Galhardo e o zagueiro David Braz ao Santos e também teve de dar garantias ao clube paulista de que assumiria o pagamento de cerca de R$ 2 milhões ao Spartak de Moscou.

Até o momento, Ibson não foi comunicado sobre possível renegociação de valores dos seus vencimentos. O jogador tem contrato até 2015 e apenas monitora toda situação. Na manhã desta terça, ele foi titular no primeiro coletivo comandado por Dorival Júnior na pré-temporada.

Quem aguarda a saída do Flamengo é Liedson. O atacante, de 34 anos, tem treinado no clube, mas já não se concentra mais com o grupo. Pelaipe autorizou o jogador a procurar outra equipe. O empresário do atleta, Bruno Paiva, diz que já recebeu algumas sondagens, mas ainda não há uma proposta oficial:

- O Liedson tem contrato até 31 de dezembro e até lá é jogador do Flamengo. Estamos analisando algumas situações que estão aparecendo e, caso apareça algo bom para o jogador e para o clube, vamos tentar chegar a um acordo.




Caio Jr. lamenta venda de Gabriel e avisa: 'Dorival tem peça rara na mão'


A transferência de o meia-atacante Gabriel, de 23 anos, do Bahia para o Flamengo deixou muitos torcedores do clube baiano revoltados. O técnico do rival Vitória, Caio Júnior., que trabalhou com o jogador no Tricolor, também lamentou sua saída do futebol baiano. Em entrevista ao "Arena SporTV", o treinador ressaltou as qualidades de Gabriel, a quem classificou de "umas das maiores revelações do futebol brasileiro". E parabenizou o técnico do time carioca, Dorival Júnior, por agora pode contar o jovem no Rubro-Negro.

- Para o estado da Bahia não foi bom. Eu tive a oportunidade de trabalhar com esse menino, que é uma das maiores revelações do futebol brasileiro. Além de ser muito bom tecnicamente, ele tem velocidade, arranca para o gol. É de um caráter extraordinário, com formação, educado. Lembro que ele me surpreendeu ao agradecer por eu escolher ele para ir ao banco, uma vez. O Dorival (Jr., técnico do Flamengo) tem uma peça rara na mão - disse.

Gabriel treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
A relação de Gabriel com o Bahia começa pelo seu avô, Flávio, que foi campeão brasileiro de 1959 com o Tricolor. O meia chegou ao profissional da Bahia em 2011, quando o time era comandado pelo técnico René Simões, em 2011. No ano seguinte, assumiu de vez a titularidade da equipe principal e deixou o clube após 82 jogos, tendo anotado 13 gols. No Campeonato Baiano de 2012, conquistado pelo Bahia, foi eleito o craque do torneio e líder em assistências (19 no total).

Caio Júnior, que comandou o Bahia entre julho e agosto de 2012, acredita em um futuro promissor para Gabriel. O treinador não crê, contudo, que a ida para o Flamengo aumente a pressão sobre o jovem.

- Acho que é tudo igual. O fato de ter uma cabeça boa, os pés no chão, ele vinga independentemente de clube. Acho que ele será chamado logo para a seleção - disse o técnico do Leão.

Flamengo voltará a jogar em Conselheiro Galvão após oito anos


Depois de oito anos, o Flamengo voltará a jogar no estádio Aniceto Moscoso, na Rua Conselheiro Galvão. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) marcou a partida contra o Madureira, pela segunda rodada da Taça Guanabara, para o estádio do clube suburbano. O jogo está previsto para a quarta-feira dia 23, às 17h (de Brasília).

A última vez que o time rubro-negro jogou em Conselheiro Galvão foi no Campeonato Carioca de 2005. E saiu de campo com a vitória de 1 a 0, gol de Marcos Denner.




Com sorriso fácil, Gabriel e João Paulo se apresentam ao Flamengo



O sonho de jogar por um grande clube começou para Gabriel e João Paulo. Com sorriso fácil, a dupla foi apresentada na manhã desta terça-feira, no Ninho do Urubu, pelo supervisor de futebol Sérgio Helt. Apostas do Flamengo para a temporada que se juntam ao volante Elias, apresentado no último sábado. Gabriel, de 23 anos, foi contratado junto ao Bahia, teve 50% dos direitos econômicos adquiridos e assinou contrato de cinco anos. Já João Paulo, de 26, chega por empréstimo de duas temporadas. O Flamengo terá a opção de compra de 30% dos direitos econômicos em julho.

- A recepção foi maravilhosa, todos me receberam muito bem no clube. Tenho que estar preparado. Quanto mais pressão, mais cobrança, mais você vai buscar o melhor para ajudar o Flamengo sempre a conquistar títulos. O Flamengo é considerado o mais querido, a responsabilidade é grande de representar esse clube. Vou deixar sempre o meu melhor em campo, muita entrega nos jogos, vou procurar ganhar meu espaço – disse Gabriel.

Gabriel e João Paulo flamengo apresentação (Foto: Richard Souza) 
Gabriel e João Paulo foram apresentados nesta terça-feira (Foto: Richard Souza)
 
O meia-atacante, que tem a versatilidade como principal característica, foi eleito o craque do Campeonato Baiano do ano passado e uma das revalações do Braisileirão. Na chegada, lembrou o início de carreira e citou alguns dos novos companheiros que são seus ídolos.

- O meu sonho aconteceu tarde, só fiz um ano de júnior, sabia que tinha que aproveitar as oportunidades, aproveitei o momento no Bahia e espero continuar aproveitando. Tenho muito a aprender com Léo Moura, Renato, Felipe, Ibson, todos com muito tempo de Flamengo - afirmou o jogador, sorridente, que ainda não tem o número da camisa definido.

Com um sorrisão tão grande quanto o de Gabriel, João Paulo comemora a chance de jogar no clube do coração. Carioca, nascido na comunidade em Santa Teresa, lembrou dos tempos em que assistia aos jogos do time no Maracanã.

- Deus está me permitindo realizar um sonho de criança, espero fazer o meu melhor a todo momento para estar feliz no clube, juntamente com os torcedores. Saí de casa com 13 anos para jogar, nunca tinha jogado no Rio. É um sonho voltar para casa e poder atuar aqui. Acompanhava meus pais no Maracanã, fui bastante. Espero atuar ali também.

Fã de Zico, o jogador, que se destacou pela Ponte Preta no último Brasileirão, apontou suas referências na lateral esquerda.

- Sou fã do Roberto Carlos. Gostava muito do Athirson também, um jogador ofensivo, que fazia gols.

Gabriel e João Paulo ainda não têm previsão de estreia. Eles devem ficar fora da partida contra o Quissamã, sábado, às 17h, no Engenhão.


Com rotina fora da concentração, Liedson tem saída mais evidente


Liedson Flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Na linha de redução de custos do Flamengo, depois de Vagner Love, Liedson deve ser o próximo a sair. O atacante, que não se concentra com o elenco desde a noite de segunda-feira, seguiu a rotina longe da concentração nesta terça. O jogador, que durante a manhã ficou só fazendo trabalhos na academia do Ninho do Urubu enquanto Dorival comandava o primeiro coletivo do ano, mais uma vez deixou o CT com roupas normais e dirigindo seu próprio carro. Os demais jogadores, por sua vez, uniformizados, seguiram de ônibus para o hotel onde a delegação está hospedada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A diretoria ainda não se posicionou sobre o assunto, e o diretor de futebol rubro-negro, Paulo Pelaipe, não atendeu as ligações. Liedson tem contrato com o Flamengo até o fim deste ano, mas não deve seguir no clube. O jogador já foi autorizado a procurar outra equipe. O técnico Dorival Júnior diz que o atacante está nos planos, mas ao mesmo tempo não descarta saídas, como ocorreu com Vagner Love. Em 16 partidas na temporada passada, Liedson foi titular dez vezes e marcou quatro gols.





Torcidas organizadas terão acesso exclusivo aos estádios no Carioca


Ferj se reuniu com representantes dos clubes (Foto: Agência Ferj)
Um passo contra a violência nos estádios foi dado nesta última segunda (14). A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se reuniu com representantes de clubes do estado para planejar a implementação do tão sonhado cadastramento das torcidas organizadas. A reunião aconteceu na sede da Federação e contou com a presença de dirigentes do Flamengo, vasco, Botafogo, Fluminense, Olaria, Resende e Quissamã.

O projeto apresentado agradou os clubes e, a princípio, será efetivado ao decorrer da competição. Uma promessa a curto prazo foi o comprometimento dos dirigentes em disponibilizar um acesso exclusivo às torcidas organizadas aos estádios. A expectativa é que isso aconteça já na primeira rodada do Campeonato Carioca, neste fim de semana.

Na reunião, foi discutido ainda que o limite de apenas 5% da capacidade do estádio para as organizadas, como preza o regulamento da competição, será respeitado. No Engenhão, por exemplo, o número de torcedores pretencentes a facções não deverá exceder 2.300 lugares.

- Existe uma demanda oficial de cadastramento que vem de Brasília (Ministério do Esporte), e criamos um formulário que atende a essa demanda. Ele deve ser preenchido pelos membros da organizada. A Federação coordenaria esse cadastro, que teria uma fotografia. Os clubes teriam acesso somente ao próprio cadastro na FERJ - explicou Sérgio Landau. diretor executivo do Botafogo.


No primeiro coletivo, Dorival testa Nixon, Hernane e Rafinha no ataque


No 13º dia de pré-temporada, o primeiro coletivo do Flamengo. Na manhã desta terça-feira, o técnico Dorival Júnior realizou a primeira atividade tática de 2013. No campo 5 do Ninho do Urubu, armou o time que poderá fazer a estreia no Campeonato Carioca, sábado, contra o Quissamã, no Engenhão. Em campo, dois garotos da base completaram a equipe: o goleiro Caio e o atacante Rafinha, que participaram da Copa São Paulo de Futebol Júnior - e foram eliminados na fase de grupos. A escalação completa, com três atacantes, teve Caio, Léo Moura, Renato Santos, Frauches e Ramon; Amaral, Cáceres e Ibson; Nixon, Hernane e Rafinha.

rafinha e hernane flamengo treino (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Rafinha e Hernane formaram, ao lado de Nixon, o ataque no treino (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Durante o treino técnico, Dorival manteve a formação de linha, mas com uma mudança: a entrada dos goleiros Felipe e Paulo Victor, que estavam treinando à parte com o preparador Cantarele. Paulo Victor ficou no time titular e, com isso, largou na dianteira para jogar a estreia no Carioca. Na semana passada, o treinador declarou que já tinha escolhido o goleiro titular e que os testes da semana confirmariam ou não sua decisão.

paulo victor flamengo treino (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Já a equipe reserva foi  basicamente formada pelos atletas da base, com exceção de Luiz Antonio. O atacante Liedson, que não dormiu na concentração na noite passada, ficou na academia e não figurou nem entre os reservas. Ele está perto de deixar o clube. Outros oito jogadores ficaram fora do coletivo e fizeram um treino técnico com bola no campo 4. Foram eles: Alex Silva, González, Cleber Santana, Airton, Renato, Thomás, Muralha e Elias.

Após a primeira parte do coletivo, Dorival reduziu o campo e testou mais um garoto na equipe: o meia Rodolfo entrou no lugar de Cáceres e formou o setor ao lado de Amaral e Ibson. O jovem ainda chegou a marcar um gol de perna esquerda.

Poucas opções para o ataque

A saída de Vagner Love deixou um problema no ataque para Dorival resolver, já que as opções são escassas. E a tendência é que fiquem ainda mais, com a provável saída de Liedson, que tem contrato até dezembro, mas já foi liberado para procurar outro clube. Ele chegou no segundo semestre de 2012 e, das 16 partidas que fez em 2012, dez foram como titular. Foram quatro gols marcados.

Hernane tem contrato até 31 de maio e passou ileso aos cortes que o técnico Dorival Júnior e o diretor Paulo Pelaipe fizeram no elenco. Disputou 14 partidas em 2012 e fez três gols. Em setembro, o então diretor de futebol Zinho tentou convencê-lo a deixar o clube. No entanto, ele não quis ser envolvido no troca-troca com o Avaí e ficou no clube com a esperança de ganhar espaço.

Nixon se destacou na base rubro-negra e foi promovido ao time profissional por Dorival no ano passado. Disputou sete jogos e estreou como titular na última rodada do Brasileirão, quando marcou seu primeiro gol na equipe de cima, no empate por 2 a 2 com o Botafogo.

A última opção é o maranhense Rafinha, que tem 19 anos e chamou atenção pelo moicano à la Neymar - desfeito no início desta temporada. Depois de sofrer uma contusão grave na tíbia no fim de 2011, ele recuperou espaço nos juniores ao longo de 2012 e agora tenta se firmar entre os profissionais. No treino desta terça, ele atuou como ponta, alternando entre a esquerda e a direita, e foi muito cobrado por Dorival Júnior. O atacante, que surgiu no CFZ, tem contrato até o primeiro semestre de 2014.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Flamengo bate São José no Rio e amplia série invicta no NBB


Foi por pouco, mas ainda não foi desta vez que o Flamengo perdeu sua invencibilidade no NBB. Em um jogo carregado de rivalidade pela eliminação para o rival na semifinal da temporada passada, o time rubro-negro deu o troco e venceu o São José nesta segunda-feira, no ginásio do Tijuca, em partida adiada da terceira rodada. Se faltou técnica, sobrou coração. Mesmo em uma noite pouco inspirado, o time rubro-negro venceu o campeão paulista por 83 a 75 (42 a 38), aumentou a marca histórica de melhor início de temporada para onze vitórias consecutivas e se manteve na liderança da competição como única equipe com cem por cento de aproveitamento.

Nbb, Marquinhos, Flamengo x São josé (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Marquinhos foi mais uma vez destaque na vitória do Fla sobre o São josé (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
 
As duas equipes voltam à quadra na quinta-feira pela 15ª rodada. Enquanto o Flamengo vai até o interior de São Paulo para enfrentar o Suzano, às 20h, o atual vice-campeão do NBB recebe a equipe de Franca, em São José dos Campos, no mesmo horário.

O início desta vez não foi tão bom. Apesar de imprimir um ritmo alucinante como nos jogos anteriores, o Flamengo errou demais nos primeiros cinco minutos. A falta de pontaria, no entanto, não custou tão caro assim, uma vez que o São José também cometia muitas violações. O prejuízo, que jamais passou de quatro pontos, rapidamente foi revertido e o líder com campeonato encerrou o primeiro período na frente: 18 a 17.

Nbb, Olivinha, Flamengo x São josé (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
Ainda no calor da reação do quarto inicial, o Flamengo voltou arrasador nos primeiros primeiro do segundo período, fez 8 a 0 e viu a diferença aumentar para nove pontos (26 a 17).  Na mesma hora o técnico Régis Marrelli parou o jogo. O pedido de tempo surtiu efeito, o campeão paulista reagiu, fez 17 a 6 e passou dois pontos na frente: 34 a 32. Mas com Duda, que anotou onze pontos no quarto, certeiro, os donos da casa retomaram a liderança e foram para o vestiário vencendo por 42 a 38.

O intervalo não foi para o time rubro-negro. A equipe repetiu os erros do primeiro quarto e viu o São José fazer 52 a 50. Mas novamente Duda, em uma bola de três pontos, recolocou o Flamengo na frente. O jogo era lá e cá e, a cada posse de bola, a vantagem mudava de lado. No final, tudo igual: 62 a 62.

Empurrado pelo torcedor rubro-negro, que mais uma vez lotou o ginásio do Tijuca, e com Marquinhos em quadra, o Flamengo voltou melhor para os últimos dez minutos. E com uma bandeja do próprio camisa 11 e uma bola de três do armador Benite, o time da Gávea abriu 72 a 67. O campeão paulista não se entregava e mantinha o placar apertado, mas outra bola de três de Benite, a pouco mais de um minuto para o fim, garantiu a invencibilidade do Flamengo.



Com chuteiras na mala, Vagner Love embarca em silêncio para a Rússia



Depois da repentina saída do Flamengo, no sábado, Vagner Love teve pouco tempo para se despedir do Rio e do Brasil. Na noite desta segunda-feira, o atacante embarcou rumo a Moscou para se apresentar ao CSKA, da Rússia, muito assediado por torcedores, mas sem falar com os jornalistas presentes ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Acompanhado da noiva, Lucilene, o jogador volta ao clube do leste europeu com contrato até o fim de 2015 e insatisfeito com o Rubro-Negro. Love viajou também ao lado de seu empresário, Evandro Ferreira, e seu advogado, Diogo Souza, e levou as chuteiras na mala.

Vagner Love e mala embarque (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Vagner Love no aeroporto antes do embarque para a Rússia (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

O atacante posou para fotos com fãs e deu autógrafos pacientemente. Ele ouviu de alguns torcedores do Flamengo para que volte em breve. O ex-vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, esteve no aeroporto para se despedir de Vagner Love.

Em janeiro de 2012, sob condução do ex-vice de finanças Michel Levy, o Flamengo aceitou pagar em quatro parcelas € 10 milhões (R$ 27 milhões na cotação atual) pelos direitos econômicos do atacante. Ao longo do ano passado, os russos receberam € 4 milhões (R$ 10,8 milhões).

Vagner Love e mala embarque (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Vagner Love autografa a camisa de um pequeno fã no aeroporto (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Atolada em penhoras e com quase todas as receitas deste ano comprometidas, a nova diretoria não resistiu ao flerte do CSKA, que começou em agosto e se intensificou após o Réveillon. O ex-clube de Love acenou com uma proposta simples: “esquecer” os € 6 milhões (R$ 16,2 milhões) pendentes para a conclusão do negócio e ter o jogador de volta. Além disso, fez uma proposta salarial vantajosa ao artilheiro.

O Flamengo disse a Love que não teria como arcar com a dívida com o CSKA. No acordo entre os clubes, o saldo deveria ser quitado até 2014. O Rubro-Negro também tinha uma dívida com Vagner. Ele recebia um salário de cerca de R$ 500 mil. Os pagamentos de luvas e de R$ 1,2 milhão de direitos de imagem estavam atrasados. Diante do quadro que via pela frente, a atual diretoria procurou o atacante e também deixou claro que não teria como pagá-lo. Love se viu com apenas uma opção: sair do clube. Ele abriu mão da maior parte do débito referente a direitos de imagem - o Flamengo se comprometeu a quitar o débito restante em parcelas.

Vagner Love e mala embarque (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Vagner Love ajeita a sua mala no aeroporto (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Vagner Love e mala embarque (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Na mala de Vagner Love tênis e chuteiras (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Vagner Love embarque (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Com a noiva, Lucilene, Vagner Love parte para a Rússia (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)



Flamengo enxuga folha salarial e novas saídas podem acontecer



Ibson/Liedson/Airton  (Fotos: Bernardo Monteiro/VIPCOMM e Paulo Sérgio)O antigo contrato de Vagner Love foi apenas um dos revistos pela nova diretoria do Flamengo com o intuito de reduzir a folha salarial, que é de aproximadamente R$ 5 milhões. E a relação custo-benefício será um fator determinante para novos cortes.

No total, o Artilheiro do Amor representava um gasto de R$ 1,083 milhão por mês, contando os impostos. Além dessa despesa, que representava praticamente um quinto da folha, existia uma dívida de 7,5 milhões de euros (R$ 19,5 milhões) com o CSKA (RUS), que foi simplesmente limada com o retorno do atacante à Rússia.

E os números do contrato de Love não foram os únicos que causaram espanto nos dirigentes rubro-negros. O volante Ibson, que não conseguiu uma sequência em 2012, não contempla uma relação vantajosa para o clube no quesito investimento na visão da cúpula de futebol. O camisa 7 recebe pouco mais de R$ 300 mil por mês, salário que é semelhante ao de Elias, contratado para ser titular.

Além disso, os dirigentes não pouparam críticas à antiga direção, que aceitou pagar R$ 1,9 milhão ao empresário do jogador, Eduardo Uram, a título de comissão pelo negócio com o Santos. No ano passado, Ibson só foi apresentado depois que o agente recebeu uma garantia assinada pelo então vice de finanças, Michel Levy, que ele receberia o valor combinado.

Outros jogadores pouco aproveitados no ano passado e que têm um alto salário, como o volante Aírton e o atacante Liedson, também podem deixar o clube em breve.

Por ora, os cortes serão graduais, até porque o elenco rubro-negro carece de jogadores em algumas posições, especialmente no meio e no ataque. Ao mesmo tempo que enxuga a folha, o clube também abre espaço para que nomes tarimbados possam chegar para o Campeonato Brasileiro, em maio.

Estão na mira

Ibson
Não apresentou um bom futebol no retorno ao Flamengo e foi reserva em boa parte do returno do Brasileiro do ano passado. Recebe pouco mais de R$ 300 mil, salário que é semelhante ao de Elias, que joga na mesma posição e foi contratado para ser titular em 2013. Comissão paga ao agente de Ibson também foi criticada pela atual gestão.

Aírton
Contratado no meio de 2011, volante fez apenas 41 jogos e marcou um gol. Ganha cerca de R$ 150 mil.

Liedson
Com salário de aproximadamente R$ 200 mil, jogou só 16 vezes em 2012. Por ora, será mantido.

Chuva impede treino com bola, e versão 2013 do Fla ainda é incógnita


A previsão do técnico Dorival Júnior era iniciar os treinos táticos e coletivos do time do Flamengo nesta segunda-feira, mas terá de esperar um pouco mais. Pela manhã, os jogadores realizaram um treino físico no Ninho do Urubu. À tarde, a programação previa treino com bola no campo, mas a forte chuva impediu que ela rolasse. Os atletas fizeram um novo trabalho físico na academia e também usaram a área dos contêineres, estrutura improvisada do departamento de futebol no CT.

Flamengo, treino academia (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) 
Flamengo, sem treino com bola por causa da chuva, recorre a academia (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)

Pela segunda vez nesta pré-temporada, a chuva atrapalha um treino do Flamengo. Na tarde da última quinta-feira, a atividade terminou um pouco mais cedo em razão do forte temporal que desabou em Vargem Grande.





Flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Dorival ainda não realizou um coletivo sequer e não mandou a campo uma provável formação para a estreia no Campeonato Carioca, no sábado, contra o Quissamã, no Engenhão, às 17h. A versão 2013 do Flamengo continua desconhecida, e não há um jogo-treino marcado. O grupo rubro-negro volta a treinar na manhã desta terça-feira, no Ninho.

Os três rivais do Flamengo no estadual já realizaram jogo-treino ou amistoso nesta pré-temporada, todos nesse domingo. O Botafogo foi derrotado pelo Macaé por 3 a 1 (no entanto, com vitória por 1 a 0 enquanto os titulares estiveram em campo). O Fluminense derrotou o Jundiaí-SP por 2 a 1.

Indefinido para estreia, Fla esticará a pré-temporada de alguns jogadores


alex silva flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
O Flamengo inicia a última semana de pré-temporada sem ter feito um coletivo sequer. Na manhã desta segunda-feira, os jogadores realizaram mais um treino físico, em estratégia diferente da dos rivais. Enquanto isso, Fluminense, Botafogo e Vasco passaram por alguns testes antes do início do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro estreia no sábado, contra o Quissamã, no Engenhão, às 17h (de Brasília).

Na sexta, Dorival disse que os treinos táticos e coletivos agora seriam prioridade. Ele precisa definir o time da primeira rodada, quando provavelmente usará uma formação mista. Alguns jogadores terão o período de pré-temporada estendido para que melhorem a forma, mas os nomes não foram divulgados.

- Iniciaremos com aqueles que estiverem em melhores condições. A semana de trabalho vai mostrar. Estamos dependendo de testes iniciais e do rendimento dos atletas. Alguns ganham muito de uma semana para outra. Isso vai nos dando dados para que façamos as avaliações. Num primeiro momento penso em segurar alguns para que ampliem a pré-temporada.

Além de preferir jogadores que estejam em melhor forma, o técnico quer evitar lesões.

- O risco é grande, você começa a jogar com 15 ou menos dias de pré-temporada. O Inter no ano passado pagou o preço pela sequência estúpida de jogos (Dorival estava no Colorado no início de 2012). Vamos ter que ter cuidados, dar condições para alguns jogadores para que tenham uma base ao longo do ano.

Não há nenhum jogo-treino previsto para a semana. Dorival também espera a definição sobre os reforços. Dos três contratados, só o volante Elias foi apresentado. Ele treina com o grupo desde a tarde de sábado. O meia-atacante Gabriel e o lateral-esquerdo João Paulo ainda concluem exames médicos e devem se juntar aos demais nesta terça.

O principal desfaque do Flamengo para a estreia no Carioca será Vagner Love, que deixou o clube no último sábado e vai voltar ao CSKA Moscou. Sem dinheiro para quitar as divídas com o atacante e com o clube russo, a diretoria liberou o principal jogador da equipe. Em troca terá um débito de R$ 16,2 milhões "esquecido".

Após saída de Welinton, Fernando é promovido ao elenco profissional



Fernando zagueiro do Flamengo (Foto: Divulgação)
Depois de ser eliminado com o Flamengo na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o zagueiro Fernando recebeu uma boa notícia. A partir da tarde desta segunda-feira, ele passa a treinar com o grupo principal, no Ninho do Urubu. O jogador, de 19 anos, tem contrato até agosto de 2015 e ocupará a vaga de Welinton, que deixou o clube por empréstimo e defenderá o Alania Vladikavkaz, da Primeira Divisão russa.

- Estou muito feliz com essa promoção. Vou me dedicar muito para permanecer no grupo. E quando tiver a minha chance, vou agarrar com unhas e dentes - disse o jogador, via assessoria de imprensa.

O técnico Dorival Júnior tem outros quatro zagueiros no grupo: Marcos González, Renato Santos, Alex Silva e Frauches, também revelado pela categoria de base.

Apresentação de Gabriel e João Paulo está prevista para esta terça



Gabriel jogador do Bahia coletiva (Foto: Tamires Fukutani / Globoesporte.com) O Flamengo programa para esta terça-feira a apresentação do meia-atacante Gabriel e do lateral-esquerdo João Paulo. Ambos foram liberados nesta segunda-feira pelo departamento médico do clube para assinar contrato e iniciar os treinos. João Paulo já finalizou os exames médicos e está apto. No caso de Gabriel, o Rubro-Negro receberá os exames feitos pelo Bahia, ex-clube dele. Gabriel se apresentou para a pré-temporada no Tricolor e foi aprovado na avaliação. Por conta de uma cirurgia no nariz, ele perdeu as primeiras atividades de 2013, mas chega ao novo clube pronto para trabalhar.

O Flamengo adquiriu 50% dos direitos econômicos de Gabriel e vai firmar um contrato de cinco anos. Já João Paulo chega por empréstimo de dois anos. Em julho, o Rubro-Negro terá a opção de compra de 30% dos direitos econômicos, com preço fixado, junto ao Desportivo Brasil, clube gerenciado pela empresa de marketing esportivo Traffic.

O Flamengo ainda tenta a contratação do meia-atacante Carlos Eduardo, do Rubin Kazan, da Rússia, por empréstimo. Além dele, o clube terá de achar um substituto para o atacante Vagner Love, que voltará ao CSKA, da Rússia.


Elias se mostra à vontade no segundo treino com grupo do Flamengo


Elias no treino do Flamengo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Na manhã desta segunda-feira, os jogadores do Flamengo deram prosseguimento aos treinos da pré-temporada, com mais uma atividade física no Ninho do Urubu. Apresentado no sábado, Elias participou do segundo trabalho com o grupo, sorriu e mostrou já estar à vontade, tendo como principais companhias Ibson, Thomas e Renato Santos.
Na sua apresentação, Elias disse que estava sem treinar há dez dias, e que os treinamentos dessa semana vão definir quando ele ficará à disposição do técnico Dorival Júnior.

Camacho, que até então realizava trabalhos na academia do CT, correu no gramado. O jogador está em recuperação de uma cirurgia na artéria vertebral realizada no fim do ano passado. Quando estiver apto a jogar, o meia deverá ser emprestado.

O Flamengo faz sua estreia no Campeonato Carioca no sábado, às 17h (de Brasília), contra o Quissamã, no Engenhão.









Camacho no treino do Flamengo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com) 
Recuperando-se de cirurgia, Camacho já corre em volta do campo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Bandeira de Mello: com sonhos de torcedor, presidente finca pés no chão



Ao caminhar pela sede da Gávea, Eduardo Bandeira de Mello procura saber quando Dorival Júnior comandará o primeiro coletivo de 2013. Está ansioso, mas contido como a nova função pede. A arquibancada deu lugar ao gabinete presidencial do Flamengo. O torcedor que sofria, xingava e vibrava foi eleito presidente do clube com passado de glórias, um presente de situação financeira extremamente delicada, mas que se dá o direito de sonhar com um futuro melhor.

- Claro que a nossa expectativa era ter recursos para contratar grandes reforços agora e ao longo do ano. Mas, quando vemos que a situação é complicada, temos que priorizar a nossa dignidade. Então, não vamos fazer nada que sacrifique essa postura de responsabilidade. Tenho tido 99% de manifestações de apoio. É claro que tem gente que queria que eu contratasse o Messi, o Cristiano Ronaldo, mas não dá. Quem sabe ano que vem? - brincou Eduardo Bandeira de Mello.

Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)
Na última quinta-feira, o clube anunciou um pacote de contratações: o volante Elias, o meia-atacante Gabriel e o lateral-esquerdo João Paulo. O anúncio só ocorreu depois de o salário de novembro dos jogadores do grupo atual ser quitado. Horas depois da confirmação oficial dos reforços, veio a notícia de que o 13º do elenco também fora depositado.

No sábado, no entanto, a notícia sobre a saída de Vagner Love mexeu com os rubro-negros. Em débito com o atacante e o CSKA, o Flamengo abriu mão de seu principal jogador. Disse a Love que não teria como pagá-lo e nem cumprir o acordo feito com os russos há um ano. Ainda no sábado, o clube convocou uma coletiva para falar sobre o assunto, mas o presidente e o jogador fizeram apenas um pronunciamento. Ambos mostraram desconforto ao falar sobre o rompimento e deixaram a impressão de uma manobra ensaiada.

Em pouco mais de dez dias, o Flamengo de Eduardo e um forte grupo de executivos que tem no front Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tenta a construção de um novo clube. Resgate da credibilidade, honra aos compromissos, ciência de que a razão de ser do Flamengo é o futebol, ampla reformulação no quadro funcional, mudanças de diretrizes e um ponto crucial: investimento no até então inerte departamento de marketing.

- O marketing do Flamengo vai ser o carro-chefe da nossa administração, vai ser o que vai nos fazer chegar ao patamar que a torcida do Flamengo merece - afirmou o presidente.

A nova direção começa a arrumar a casa com Eduardo Bandeira de Mello na cadeira presidencial, mas sem deixar de lado o torcedor que tem certezas do grande desafio. E uma dúvida: afinal, que time Dorival vai escalar no coletivo?

Abaixo, o internauta confere os principais trechos da entrevista:

Pouco mais de um mês depois do resultado da eleição, como está a rotina do presidente do Flamengo?
Está difícil, mas temos que encarar. Estava preparado para isso, muda totalmente a sua rotina. Estou de férias no BNDES, então dá para conciliar melhor, mas os primeiros dias realmente são complicados. Mas tudo bem. Entrei nessa e tenho que encarar.

Os dias são complicados. E as noites? Já perdeu alguma noite de sono? Você pegou uma fase de transição com a complicação muito grande que foi a questão das finanças. A penhora no fim do ano passado, que atingiu todos os clubes do Rio, acabou ficando para vocês administrarem. Assustou essa questão financeira?
Ainda está assustando. A situação financeira do Flamengo é bastante complicada, estamos tentando lidar da melhor maneira possível. Vocês me perguntavam o que eu mais temia na época da eleição, e sempre falei que era a situação financeira a curto prazo. Ela é bastante complicada, está nos atrapalhando, mas temos confiança de que com 40 milhões de torcedores consigamos chegar a um bom termo. Mas é claro que no início é bastante complicado.

 Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)Já há um diagnóstico inicial do tamanho da dívida?
Estamos há poucos dias, não temos ainda números confiáveis. Contratamos uma empresa de auditoria que deve terminar em cerca de 90 dias. A partir do momento em que tivermos o relatório dessa empresa, vamos ter uma situação mais clara. As últimas contas aprovadas são as de 2010, assim mesmo com ressalvas, então a situação continua indefinida em termos de números reais, concretos. No dia a dia começam as surpresas, as cobranças, as penhoras, e isso é suficiente para vermos que a situação é muito pior do que imaginávamos. Não sabemos ainda exatamente qual é o tamanho da nossa dívida.

Já conseguiram liberar algumas penhoras?
Já conseguimos fazer alguns pagamentos dos parcelamentos que não haviam sido honrados pela administração passada, como a Timemania. Mas isso é o início, ainda temos um longo caminho a percorrer para se chegar a um ponto que possamos dizer que estamos em dia com as pendências da Fazenda nacional. Já começamos. Já tivemos reuniões na Procuradoria da Fazenda, nosso trabalho tem sido muito em cima disso. Meu discurso de posse serviu bastante para abrir caminho para as pessoas entenderem que a postura do Flamengo agora é outra, que é um clube que vai ter postura cidadã. Não vamos atrasar compromissos, não vamos fazer loucuras antes de cumprirmos os compromissos com jogadores, funcionários, fornecedores e com o Governo. É muito fácil você - e isso é uma prática corrente não só no Flamengo, mas em outros clubes e empresas - se financiar através da sonegação e da apropriação indébita. Isso não vamos fazer em momento nenhum.

Qual o recado que poderia dar ao torcedor? Passou uma semana, e os torcedores estavam cobrando reforços. É possível entender isso, que vai dar frutos mais à frente?
Acho que o torcedor já está entendendo isso. Estou até surpreso positivamente com as reações que tenho visto, manifestações nas redes sociais. Tenho impressão que na sua maioria o torcedor do Flamengo está comprando essa ideia de responsabilidade e entende perfeitamente que não adiantaria nada eu chegar agora, não pagar os impostos, atrasar os compromissos com os jogadores, para contratar um grande reforço. Claro que a nossa expectativa era ter recursos para contratar grandes reforços agora e ao longo do ano, mas, quando a gente vê que a situação é complicada, temos que priorizar a nossa dignidade. Então, não vamos fazer nada que sacrifique essa postura de responsabilidade. Tenho tido 99% de manifestações de apoio. É claro que tem gente que queria que eu contratasse o Messi, o Cristiano Ronaldo, mas não dá. Quem sabe ano que vem?
 
Isso significa que este ano pode ficar comprometido em relação a resultados no futebol? Ou acredita que para o segundo semestre, atraindo investidores, o cenário vai mudar?
Eu acho que não vai ficar comprometido, não. Até porque acredito muito no nosso elenco. O Pelaipe tem passado uma avaliação muito positiva de responsabilidade deles. Acho que um elenco como o do Flamengo, se estiver motivado e bem treinado, não fica a dever a nenhum outro aqui no Rio. Se ficarmos, vamos superar com muita raça, com muito trabalho. Tenho confiança nos jogadores. Acho que, apesar das dificuldades, vamos chegar lá. E é claro que vamos também reforçar o elenco dentro das nossas possibilidades.

Qual foi a impressão do primeiro contato com os jogadores? Há algum tempo o senhor estava na arquibancada, deve até ter xingado algum deles, e agora é o presidente.
Falei exatamente isso, que estava vendo pela primeira vez na qualidade de presidente do clube os jogadores que eu gritava o nome na hora em que entravam em campo. É uma situação diferente. Foi bastante emocionante. Foi um contato muito rápido, pois tinha uma reunião para tratar das dívidas do Flamengo, então consegui falar com eles por cinco, dez minutos, nem deu tempo de ver a reação deles. Mas depois eu vi através de vocês (imprensa) que foi muito boa. E o Wallim (vice de futebol) falou, o Pelaipe (diretor do futebol) também. Estou sentindo que eles estão conscientes de que estamos fazendo e vamos fazer o que for possível para resolver todas as pendências. A resposta que tive foi a melhor possível. Seria diferente se saíssemos dizendo que vamos contratar o Robinho, vamos contratar o fulano, e isso comprometer o pouco que temos para acertar a vida com eles e com o governo, com os impostos. Não podemos ficar nessa situação de sonegadores. Podem ter certeza que isso não faremos nunca mais.

É normal quando se chega numa empresa fazer alguns cortes, mudanças, demissões. O Flamengo está organizando a casa?
Esses ajustes têm que ser feitos. Chegamos aqui e encontramos uma situação de déficit. Temos que agir do lado da receita e do lado da despesa. Do lado da receita, o Bap está trabalhando, tentando buscar patrocínios, parcerias, sócio-torcedor mais na frente. Tudo isso vai nos ajudar muito pelo lado da receita. Pelo lado da despesa, nós temos que ter uma administração austera, até para dar o exemplo. Não podemos manter uma situação que é irreal, pois no final não vamos conseguir pagar ninguém.

Qual sua avaliação sobre o início de trabalho do diretor de futebol Paulo Pelaipe?
É a melhor possível. Quando conversamos com ele antes de ser contratado, eu já tinha uma excelente impressão. Agora com o contato diário só posso dizer que a surpresa foi melhor ainda. Tem sido um parceiro nosso, uma pessoa que tem experiência no futebol muito maior do que todos nós. Acho que ele tem uma relação excelente com o jogador e com o treinador. Realmente foi uma grande contratação.

Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)
Falando da parte pessoal, a pressão começa em casa, né? Tem alguma artimanha para não falar para os três filhos rubro-negros o nome de algum reforço?
Eles já estão sabendo que eu não libero essa informação nem em casa. Só se eu falar dormindo (risos). Mas eles já nem perguntam mais, nem minha mulher. Todos são rubro-negros e entendem perfeitamente.

Mas estão curtindo?
Estão curtindo, participaram da campanha. Os três e minha mulher. Foi uma festa familiar e estão me ajudando muito.

A relação com os amigos rubro-negros mudou muito?
Eu sempre fui aquele rubro-negro notório, todos sabiam que eu era Flamengo doente. Muitas vezes quando o Flamengo perdia eu estava no elevador do banco e as pessoas vinham falar comigo como se eu tivesse jogado, como se fosse treinador. Agora como presidente passo a ter responsabilidade. Mudou nesse sentido, ficou muito mais intenso. Pessoas que nem eram tão próximas chegam para conversar, dizem para eu contratar fulano, mandar fulano embora. Isso muda. Mas isso é muito bom, inclusive.

E é só o começo, né? Está preparado para batalha, que é longa e árdua?
Estamos preparados, sim. No final de três anos isso vai estar muito melhor. Podem ter certeza.
 
Até quando você vai trabalhar no BNDES?
Formalmente só devo me desligar do banco em junho, mas tenho alguns meses de férias para tirar e vou conseguir administrar isso. Só quero terminar os trabalhos que comecei, não gosto de deixar inacabados, então vai dar para conciliar. Vou me dividir nos cinco meses que faltam, mas com alguns períodos de férias não haverá problema.

Na época da campanha você diagnosticava o cenário do marketing do clube de uma forma  negativa. Já há avanços no setor?
O marketing do Flamengo vai ser o carro-chefe da nossa administração, vai ser o que vai nos fazer chegar no patamar que a torcida do Flamengo merece. O Bap é um craque, a equipe é excelente, todos os planos que está desenvolvendo agora quando estiverem concretizados o Flamengo será outro. Só não posso adiantar nada porque envolve sigilo, mas tem muita coisa boa vindo por aí.

Eduardo Bandeira de Mello Flamengo Entrevista (Foto: Wagner Meier)
 A nova diretoria tem tentado manter tudo em sigilo. É uma preocupação sua?
No tempo em que era torcedor, já me iludi muito com falsas promessas, com intenções. Ficava contabilizando aquele jogador no ataque do Flamengo. Depois, não vinha. Não deu porque faltou isso, faltou aquilo. Não queremos cometer o mesmo erro. Só vamos divulgar contratações quando estiverem concretizadas. E nesses casos de marketing, de parceria, é natural. No mundo empresarial você não sai propagandeando o que vai fazer, até porque você perde força numa negociação.


domingo, 13 de janeiro de 2013

Nixon lamenta saída de Vagner Love, mas quer aproveitar brecha



O jovem atacante Nixon, de 20 anos, foi o primeiro jogador do Flamengo a falar com a imprensa sobre a saída de Vagner Love. Triste pela volta do ex-companheiro ao CSKA Moscou, Nixon afirmou estar pronto para assumir a responsabilidade de ser o novo titular do Mengão, caso esta seja a vontade do técnico Dorival Júnior.

Nixon - Flamengo (Foto: Wagner Meier)- Todos gostam muito do Vagner Love no elenco, temos um carinho muito grande por ele. A torcida e a diretoria também. Será uma perda, mas agora é bola pra frente. Temos que levantar a cabeça e trabalhar. Sobre a possibilidade de ser titular, a gente sempre trabalha para isso, para aproveitar as oportunidades. Estou fazendo a minha parte e creio que Deus está guardando o melhor. Se o professor optar por mim, vou tentar agarrar a chance - disse Nixon, que se mostrou surpreso pela saída do Artilheiro do Amor:

- Todos foram pegos de surpresa. Ninguém sabia que estava rolando isso. Mas são coisas que acontecem no futebol. Como eu disse, agora é trabalhar firme sem o Love - finalizou o jovem atacante.




NIXON ELOGIA ELIAS

Enquanto uns saem, outros chegam ao Flamengo e foi isso o que aconteceu com o volante Elias. O atacante Nixon comentou sobre a recepção que foi feita ao novo jogador rubro-negro e sobre suas qualidades.

- Foi uma recepção muito boa. O próprio Elias agradeceu a todos pela recepção. Parece já estar à vontade no grupo e isso é muito bom. Todos nós já conhecemos o Elias da época de Corinthians, é aquele volante que sai muito bem para o jogo. É um grande jogador, conquistou diversos títulos. E chegou para nos ajudar muito. Vamos ajudá-lo no que for possível na ambientação. E vamos ajudar a todos que estiverem chegando no Flamengo ao longo da temporada - disse Nixon.

Flamengo acerta empréstimo do zagueiro Welinton para clube russo



Welinton, treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O Flamengo praticamente finalizou neste domingo o empréstimo do zagueiro Welinton para o Alania Vladikavkaz, da Primeira Divisão russa. O clube receberá 150 mil euros (cerca de R$ 405 mil) pela cessão e estipulou a venda de 90% dos direitos econômicos dele em 2,5 milhões de euros (R$ 6,85 milhões) caso haja interesse no fim do contrato. Falta apenas a assinatura do vice de futebol Wallim Vasconcellos para a conclusão do negócio.

Welinton terá a companhia do ex-companheiro Diego Maurício na nova equipe – há outros três brasileiros no elenco. O Alania está na penúltima colocação da Premier League russa, e ganhou duas vezes em 19 jogos.

Revelado no Flamengo, Welinton foi promovido ao time profissional em 2009, com o técnico Cuca. Ele disputou 149 jogos, marcou três gols e participou dos títulos brasileiro de 2009 e dos cariocas de 2009 e 2011.

A relação com a torcida oscilou neste período, e Welinton sempre conviveu com mais vaias do que aplausos. Mesmo assim, foi jogador de confiança de alguns treinadores, como Vanderlei Luxemburgo. No fim de 2012, ele perdeu a vaga para Renato Santos e decidiu procurar um novo clube.

Pelaipe diz que não fará 'loucuras' para repor saída de Love e aposta em jovens da base



Diretor Paulo Pelaipe disse que o Flamengo precisa ter 'pés no chão' para contratar

Apesar de perder seu principal jogador e artilheiro, o Flamengo não irá fazer grandes loucuras para repor a vaga deixada por Vagner Love. Quem assegura tal discurso é o diretor de futebol do clube, Paulo Pelaipe. Segundo o dirigente rubro-negro, o momento financeiro atual não possibilita grandes contratações para o lugar do camisa 99.

Pelaipe ressaltou que o mais importante no momento é ter os "pés no chão" na hora de contratar e cumprir com as obrigações de salário em dia. Diante de tal cenário, o dirigente afirmou ainda que a vaga que está aberta pela saída de Love será ocupada pelos jovens oriundos das categorias de base.

"Não vamos fazer nenhum tipo de loucura. A política agora é de 'pés no chão'. A diretoria está procurando deixar isso bem claro. Vai levar um certo tempo para que as coisas se coloquem no devido lugar. A situação é muito difícil. O Flamengo tem que pagar seus compromissos. O importante agora é contratar jogadores que possamos pagar em dia", ressaltou, acrescentando.

"Estou relativamente tranquilo. Temos um plantel muito bom, de muito potencial, que pode dar conta do recado. Temos meninos da base que vamos aproveitar no time. Vamos dar oportunidade ao Rafinha [atacante dos juniores] e a outros jovens", revelou Pelaipe, neste domingo, em entrevista à Rádio Globo, vascaína.

Vagner Love deixou o Flamengo no último sábado. O clube foi procurado pelo CSKA, da Rússia, para se posicionar diante da dívida de quase R$ 17 milhões da compra do jogador e informou aos dirigentes europeus que não teria condições de fazer tal pagamento. Diante disso, o "Artilheiro do Amor" foi liberado para voltar ao futebol do leste europeu mediante o perdão da dívida.

Sem o goleador da última temporada, o Flamengo se prepara para a estreia no Campeonato Carioca, no próximo sábado, contra Quissamã. O técnico Dorival Júnior ainda não sabe quem irá escalar no ataque. Apesar de já ter mais de 10 dias de pré-temporada, o comandante do time rubro-negro só irá comandar treinamentos coletivos na próxima semana. A tendência é que Hernane e Liedson atuem juntos na linha ofensiva.

Camisa usada por Bandeira na saída de Love foi presente de torcedor




O figurino simples e despojado usado pelo presidente do Flamengo no pronunciamento sobre a saída de Vagner Love chamou a atenção. Na noite deste sábado, Eduardo Bandeira de Mello vestia bermuda e usava uma camisa da torcida Flaloha, organizada do Fla no Havaí, que exibia inscrição "é muita onda".

Domingos de Melo e Vagner Love camisa (Foto: Domingos Peixoto / O Globo) 
Eduardo Bandeira de Mello com camisa de torcida do Fla no Havaí (Foto: Domingos Peixoto / O Globo)
 
A peça foi presente de um torcedor, que encontrara o mandatário mais cedo em um evento na Gávea. Com a divulgação da notícia sobre o fim do vínculo do atacante com o clube, a imprensa foi convocada com urgência para que Bandeira e Love falassem. A Flaloha tem o instrutor de surfe Frederico Rosa como um dos criadores.    

- Encontrei com um amigo meu no Natal e ele falou que era para dar uma camisa da Flaloha para ele dar ao presidente. Dei para ele, ele não falou quando entregaria, mas ontem (sábado) estava num churrasco com o presidente na Gávea, entregou e disse que ele não tirou mais. Ficou com ela o dia inteiro. Achei maneiro, ficou bem com a camisa – contou Fred.

Flaloha fred (Foto: Arquivo Pessoal)
Ex-morador da Tijuca, Fred tinha o Maracanã como quintal de casa. No entanto, desde 2002, mudou-se para a Ilha de Kauai, no Havaí, e para acompanhar o Flamengo ficou restrito à internet. Por sugestão da mãe (Ana Lea) criou a Flaloha. A expressão Aloha quer dizer "olá ou adeus". São vendidas ao preço de custo sob encomenda e custam R$ 15.

- Nem tenho o número de camisas vendidas. Vendemos para adultos, crianças, gente de qualquer idade. A história começou comigo, meu primo Eduardo e meu amigo Gustavão. Vai fazer 11 anos que estou no Havaí em abril. Isso começou quando minha mãe estava em vida, ela faleceu há um ano, trocava muito e-mail com ela e teve um dia que ele escreveu no assunto Fla-Aloha. Cada um foi dando uma ideia, criamos o desenho, colocamos o mapa da ilha, colocamos o brasão do Flamengo. A gente até diz minha mãe é a madrinha, pois ela jogou o nome. 

A torcida organizada  foi criada para cultivar a paixão rubro-negra à distância. Fred diz que tem dado certo.

- A galera só sorri quando vê a camisa. A gente também faz umas bandeiras, compramos a bandeira do Flamengo e bordamos o símbolo da Flaloha.

Elias toma Corinthians como exemplo: ‘Fla pode fazer igual’


elias flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Elias diz que o tamanho do Flamengo não o assusta. Aos 27 anos, o volante foi o primeiro reforço apresentado pela nova gestão do clube. Chega para ser titular e garante que está preparado. A passagem pelo Corinthians, segundo ele, o credencia. Elias defendeu o Timão entre 2008 e 2010 e até hoje mantém forte ligação com o clube paulista. Por lá, conquistou o Brasileiro da Série B em 2008 e o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil 2009. Elias também ganhou prestígio e a chance de jogar na Europa. Primeiro, Atlético de Madri. Depois, Sporting Lisboa. Não brilhou nem na Espanha e nem em Portugal e decidiu voltar ao Brasil nesta temporada para ter uma nova chance na seleção brasileira.

No retorno, chega ao Flamengo por empréstimo de um ano num momento em que o clube tenta se reestruturar. O Rubro-Negro enfrenta dificuldades financeiras, e a equipe do presidente Eduardo Bandeira de Mello busca credibilidade no mercado.

O novo camisa 8 lembra que o Corinthinnas também vivia situação difícil quando o contratou, em 2008. Naquele ano, os paulistas teriam de disputar a Segunda Divisão do Brasileiro. O pior momento da história corintiana marcou a virada de página. O Timão se ergueu. Conquistou títulos em série e é o atual campeão da Libertadores da América e do Mundial de Clubes. Confiante na reação do Flamengo, Elias toma o ex-clube como exemplo a ser seguido.

- Peguei o Corinthians no fundo do poço e acho que em cinco anos o Corinthians ganhou tudo. Acho que o Flamengo, com a força que tem, pode fazer igual. Essa nova diretoria tem essa filosofia, quer reestruturar o Flamengo, o projeto que foi passado para mim é muito bom. Então, o Flamengo tem o potencial para atingir esses objetivos que o Corinthians atingiu – disse.

No Corinthians, Elias jogou com Ronaldo em 2009, e chegou a ser eleito pelo Fenômeno como destaque do Campeonato Paulista daquele ano. O volante chega para ser uma das principais figuras do time que o Flamengo começa a montar.

- O Flamengo tem uma boa equipe, uma base formada no ano passado. A diretoria vai atrás de reforços pontuais. Outros que chegarem vão ter essa responsabilidade. Tem que vir para o Flamengo preparado.

Elias conhece vários jogadores do elenco, como Renato Santos, Felipe e Ramon. Ouviu referências sobre o clube, inclusive a respeito das dificuldades financeiras. O camisa 8 diz que está tranquilo quanto a isso.  
      
- Não preocupa (a crise financeira). Se me preocupasse, teria ficado na Europa.