Em negociações há mais de duas semanas com os 12 principais
clubes do Brasil, a TV Globo articulou a prorrogação do contrato de
transmissão do Campeonato Brasileiro por mais dois anos. E a assinatura
até 2017 renderá a cada um, à título de bonificação, R$ 30 milhões.
Os
quatro do Rio de Janeiro, mais os quatro de São Paulo e o Atlético-MG
já aceitaram a proposta e a previsão de recebimento das luvas é já para a
próxima semana.
O Flamengo foi um dos últimos a acertar os
detalhes de seu acordo na segunda-feira após uma reunião de um diretor
da alta cúpula na sede da emissora.
As conversas tiveram início
após assembleia da CBF realizada no dia 29 de junho na sede da
instituição, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Marcelo Campos
Pinto, diretor da Globo Esporte, estava presente no encontro.
Depois
da reunião, enquanto José Maria Marin, presidente da CBF, e Marco Paulo
Del Nero, vice, davam coletiva, o executivo se reuniu com o presidente
do Internacional, Giovanni Luiggi. O primeiro contato com os demais
presidentes de clubes sobre este assunto também aconteceu nesse mesmo
dia.
A TV Globo também se já mexe nos bastidores, visando a
renovação dos contratos dos Estaduais. Os contratos pela transmissão dos
Campeonatos locais do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, terminam
em 2015. A emissora teme o avanço da Fox sobre as competições
nacionais. Essa intenção já foi, inclusive, tornada pública pelo
presidente da empresa no Brasil recentemente.
Formatos
Clube dos 13
Até o ano passado, os contratos de transmissão do Campeonato Brasileiro eram intermediados pelo Clube dos 13. Depois de um longo processo no Cade, que resultou numa licitação fracassada do C13, os clubes passaram a negociar diretamente com a TV Globo. Na época, a Record chegou a fazer ofertas aos clubes, que alegaram know-how e visibilidade para os patrocinadores maior com a emissora carioca.
Até o ano passado, os contratos de transmissão do Campeonato Brasileiro eram intermediados pelo Clube dos 13. Depois de um longo processo no Cade, que resultou numa licitação fracassada do C13, os clubes passaram a negociar diretamente com a TV Globo. Na época, a Record chegou a fazer ofertas aos clubes, que alegaram know-how e visibilidade para os patrocinadores maior com a emissora carioca.
Direto
O primeiro a assinar com a Globo foi o Grêmio. Todos os contratos originais iam até 2015, um ano a mais do que costumava ser. Até 2011, os acordos eram por três anos. Além do prazo, a Globo também acabou com a divisão de cinco clubes que ganhavam mais - Flamengo, Corinthians, vasco, Palmeiras e São Paulo. Hoje, é o Flamengo quem recebe mais, seguido de perto pelo Corinthians.
Nenhum comentário:
Postar um comentário