quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Flamengo quita 13º salário dos jogadores


Eduardo Bandeira reapresentação Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) Um dia depois de realizar o pagamento dos salários dos jogadores referentes ao mês de novembro, a diretoria do Flamengo acertou mais uma pendência com o grupo. Nesta quinta-feira, o clube quitou o 13º salário dos atletas.

Alguns prêmios referentes ao ano passado (cerca de R$ 30 mil por atleta), bem como direitos de imagem de parte do plantel ainda estão pendentes.

No início da pré-temporada, há uma semana, a diretoria não estabeleceu um prazo, mas prometeu aos jogadores quitar todos os atrasados o mais rápido possível.

O clube corre para se livrar de penhoras sobre seus rendimentos. O trabalho nos bastidores é intenso junto à Justiça para conseguir a liberação de verbas.



Mesmo com disputa acirrada, Luiz Antonio prefere atuar no meio-campo


Luiz Antonio, flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Na tarde desta quinta-feira, o treino do Flamengo terminou um pouco mais cedo em razão do forte temporal que desabou em Vargem Grande. Luiz Antonio correu para o vestiário sob chuva e ciente de que precisará mostrar seu melhor futebol para buscar um lugar ao sol, ainda mais com a chegada de Elias. Mesmo com diversos volantes no elenco, ele diz que prefere atuar no meio-campo, exercendo a função de lateral-direito apenas quando houver necessidade.

- Com certeza, vai dar mais trabalho (chegada de reforços). Mas eles estão vindo para nos ajudar a ter um melhor elenco, é isso que importa. Logicamente vai ser mais disputado, mas é uma coisa sadia. Mas isso vai ser importante para minha carreira, e vou aprender mais até mesmo com o Elias – disse Luiz Antonio.

O volante, porém, deixou claro que prefere encarar a briga por posições no meio.

- Gosto de jogar no meio, é minha posição de origem. Mas, se houver necessidade, se precisar na direita, estou aqui para ajudar, não tem problema nenhum.

No ano passado, Luiz Antonio jogou algumas partidas improvisado como lateral-direito.

Luiz Antonio, flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) 
Luiz Antonio corre para fugir do temporal no Ninho do Urubu (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
 
Em 2012, depois de passar as férias em recuperação de uma cirurgia no ombro esquerdo, que o afastou dos gramados por quase quatro meses, Luiz Antonio começou a temporada como titular absoluto.

Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o jogador se destacou no início da Libertadores, fez três gols (foram cinco em 49 partidas) e passou ileso pela eliminação precoce da equipe, ainda na fase de grupos. Apesar da demissão de Luxa, continuou prestigiado por Joel Santana. Também jogou com Dorival Júnior, mas aos poucos as chances tornaram-se raras.

O jogador, agora, busca o equilíbrio:

- Vinha jogando durante sete meses, mesmo com a troca de três treinadores. Caiu um pouco o ritmo. Fiz uma análise para que este ano seja diferente, vou buscar manter o equilíbrio o ano inteiro para não acontecer isso novamente.

Em dia de anúncios, Flamengo treina sob forte chuva no Ninho do Urubu


No dia que anunciou a contratação do volante Elias, ex-Sporting Lisboa, do meia Gabriel, ex-Bahia, e do lateral-esquerdo João Paulo, ex-Mogi Mirim, os jogadores do Flamengo treinaram sob forte chuva no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande.

A atividade aconteceu no campo quatro. Durante 50 minutos, os jogadores correram em volta do gramado, enquanto os goleiros Felipe, Paulo Victor e Luan participaram de um treino à parte no campo cinco, específico aos arqueiros.

Após o treino físico, todo o elenco faria um treino técnico no campo cinco. Porém, por causa da chuva, as atividades foram canceladas. O Flamengo volta a treinar na manhã desta sexta-feira, em uma praia do Rio de Janeiro.







Renato dá as boas-vindas e elogia Elias: 'Grande jogador. É versátil'



Renato, Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com) Anunciado como reforço do Flamengo nesta quinta-feira, o volante Elias mereceu elogios de Renato Abreu, que destacou a versatilidade do ex-jogador do Corinthians como sendo um dos seus pontos fortes. O experiente meia rubro-negro também aprovou a chegada de Gabriel.

- Primeiramente, queria dar as boas-vindas para o Elias. É um grande jogador, apresentou bom futebol, foi para o Corinthians e depois convocado para a Seleção. Ele tem qualidades, vem para nos ajudar a conseguir nossos objetivos. É versátil, ajudou o Corinthians tanto na marcação como na saída de bola. Acredito que a versatilidade fez com que ele crescesse para ser o Elias de hoje, que pode ajudar tanto na marcação como no ataque – afirmou.

Renato também exaltou a chegada do jovem meia-atacante do Bahia.

- O Gabriel pode não ser tão conhecido para muitos, mas quem vive no futebol sabe que é um grande jogador. Ele sabe que a cobrança será grande. Mas o apoio será dado.

Renato, porém, reconhece que no primeiro momento os reforços podem sofrer com o período de adaptação.

- No início vão sofrer um pouquinho, pois o entrosamento não vai ser o melhor possível. Mas o time está se qualificando. Dorival e a diretoria estão fazendo tudo para nos ajudar.



Elias promete brigar por títulos: ‘O Flamengo tem a maior torcida do mundo’


Elias foi o primeiro reforço anunciado pela nova gestão do Flamengo (FOTO: AFP)

Jogar num clube que está sempre brigando por títulos pesou muito na decisão de Elias de acertar com o Flamengo. Insatisfeito no Sporting, que vive uma crise técnica, o meia optou por jogar num clube em que possa se realizar mais. O reforço diz acreditar no projeto da diretoria rubro-negra e que a atual situação financeira não o preocupa.

Ele viaja ao Rio nesta quinta-feira, assina contrato e já se concentra com os novos companheiros. Elias diz que não está em forma, mas acha poderá estar quando o Flamengo estrear no Estadual.

Como você encara essa volta ao Brasil?
Elias -
É muito importante voltar para nossa casa. Nada é melhor do que voltar para o nosso país, ficar perto da nossa casa, dos nossos amigos. Ainda vai ter uma distância, mas é muito mais perto. Então fico muito feliz com essa volta.

Como foi o desfecho?
Elias –
Demorou um pouquinho praa anunciar, né? Mas graças a Deus deu tudo certo. Quando a coisa é mais complicada, dá mais vontade de mostrar, né? Mostrar o futebol. O Sporting cedeu um pouco e pude acertar agora.

O que você espera fazer no Flamengo?
Elias -
É um dos maiores clubes do mundo, a maior torcida do mundo, vai ser importante para a minha carreira. É um clube que sempre está brigando por títulos. Era isso que eu desejava, e o projeto da nova diretoria me agradou bastante. Tem tudo para dar certo.

Está pronto para jogar?
Elias –
Ainda não. Acho que fiquei um pouco parado resolvendo essa situação, mas vamos ver se para a estreia no Estadual eu já estarei disponível.

Você tinha alguma lesão?
Elias –
Não. Devo chegar ao Rio, assinar o contrato, fazer exames médicos e já fico concentrado com a equipe.

Quando você se concentra?
Elias –
Acho que já hoje. Eles já estão concentrados para a pré-temporada e depois que eu assinar o contrato já devo ir direto para o hotel.

Você tem alguma mágoa com o Sporting?
Elias –
Não, nenhuma. O clube está passando por um momento difícil, que vai passar. O Sporting vai superar isso, pela sua grandeza, pela força dos torcedores. Mas eu procurei um novo rumo para a minha vida. Espero que eu seja vitorioso e vou estar sempre torcendo para o Sporting passar por essa situação.

Está ansioso para estrear?
Elias –
(risadas) Não, ansiedade bate mesmo pouquinho antes do apito inicial da estreia, né? Agora estou tranquilo. Minha cabeça está em me condicionar o melhor possível para estar à disposição do Dorival.

Você já tinha imaginado jogar no Fla?
Elias –
O sonho de todo menino é jogar nas grandes equipes. Já pude jogar no Corinthians e agora vou poder jogar no Flamengo. Todo jogador que está começando sonha em jogar nessas grandes equipes.

Está feliz com a sua carreira?
Elias –
Acho que já realizei boa parte dos meus sonhos. Apenas essa passagem curta na Europa ficou um pouco estranha – mas esse ciclo não acabou, ainda posso voltar. E, graças a Deus, nos dois anos em que joguei, pude ganhar um título e foi um sonho realizado. Agora é continuar tendo metas e objetivos.

O Rio de Janeiro é sinônimo de festas para você?
Elias –
Estou fora disso. Meu pensamento é jogar futebol. É claro que nas horas vagas, se eu tiver oportunidade de conhecer um pouco o Rio, vai ser muito legal, conhecer a cultura carioca que eu tanto admiro. Mas tenho os pés no chão, tranquilo. Quero ficar com a minha mulher, minha família. Nada de extravasar, nunca tive problemas com isso.

A situação financeira do Flamengo te preocupa?
Elias –
Não. Tudo é confiança. Estou confiando nas pessoas, no projeto, na pessoa que está me levando para esse grande clube, o Carlos Leite. São só pessoas de confiança. Tem tudo pra caminhar muito bem.

E, para essa torcida que está te esperando, o que falar?
Elias –
(risadas) Estou acostumado com as massas, né? Vou saber lidar muito bem com isso.

Você tem um recado para a torcida?
Elias –
(risadas) Acho que a torcida não precisa de recado. O torcedor já conhece um pouco, acompanhou minha passagem no Corinthians. Nos jogos, sempre mostrei muito empenho, dedicacão. Acho que a técnica e a inspiração, que são muito importantes no futebol, vêm junto.

O seu objetivo agora é Seleção?
Elias –
Com certeza, esse é um dos principais objetivos para a minha volta ao Brasil. Quero jogar bem, ganhar títulos para poder voltar a ser chamado para a Seleção.

Falta uma Copa do Mundo?
Elias –
Quero voltar à Seleção. Depois penso em Copa do Mundo.

Você tem um recado para o Felipão?
Elias –
(risadas) Fica de olho em mim, que eu tô chegando!


Fla fecha trinca de reforços: lateral João Paulo acerta por dois anos


João Paulo, lateral esquerdo da Ponte Preta (Foto: Reprodução / EPTV)
Depois de Elias e Gabriel, chegou a vez de João Paulo. No fim da tarde desta quinta-feira, o Flamengo acertou a contratação do lateral-esquerdo, que estava no Mogi Mirim, e fechou a trinca de reforços do dia. O jogador, de 26 anos, vai assinar contrato de empréstimo por duas temporadas. Em julho, o Rubro-Negro terá a opção de compra de 30% dos direitos econômicos. Ele pertence ao Desportivo Brasil, clube da empresa de marketing esportivo Traffic. O Rubro-Negro será o responsável apenas pelo pagamento do salário. 

João Paulo disputou o Brasileiro pela Ponte Preta e, no Troféu Armando Nogueira, teve a melhor média de um lateral-esquerdo: 6,02. Ele ainda precisa fazer exames médicos, mas a expectativa do comando do futebol é que inicie o trabalho com o grupo do Flamengo neste sábado.

O jogador chega para disputar posição com Ramon, que teve desempenho irregular no segundo semestre do ano passado. Magal era o reserva imediato, mas não teve o contrato renovado na virada do ano.

A diretoria rubro-negra espera anunciar nas próximas semanas mais dois nomes para a disputa do Campeonato Carioca. O time estreia no dia 19, contra o Quissamã, às 17h, no Engenhão.  



Depois de Elias, Fla anuncia a contratação do meia Gabriel


gabriel, meia do bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)
Depois de Elias, Gabriel. A nova diretoria do Flamengo escolheu esta quinta-feira para anunciar seus primeiros reforços. Além do volante, que estava no Sporting Lisboa, o meia-atacante Gabriel, que estava no Bahia, está contratado. O Rubro-Negro adquiriu 50% dos direitos econômicos e vai assinar por cinco temporadas. Ele chega ao Rio no fim de semana para fazer exames médicos.

Pouco mais cedo, o Flamengo já anunciara a contratação por empréstimo do volante Elias, que estava no Sporting, de Portugal. O ex-corintiano fechou por uma temporada com o Rubro-Negro e chega com valor de compra fixado.

Xodó da torcida do Bahia, Gabriel sempre teve muita identificação com o clube. O jogador é neto de Flávio, volante campeão brasileiro em 1959 pela equipe baiana, e chegou ao Tricolor levado pelo presidente Marcelo Guimarães Filho. Ele foi descoberto numa pelada que disputava com o mandatário.

Após uma rápida passagem pela base, o jogador foi aproveitado por René Simões, que comandava o Bahia em 2011. No entanto, com o treinador o garoto teve poucas chances no ataque. A maioria das vezes que esteve em campo foi improvisado como lateral. O mesmo aconteceu com a chegada de Joel Santana, ainda na mesma temporada.

Somente em 2012, com a chegada do técnico Falcão, passou a ser aproveitado na sua posição de origem. Sob a batuta do Rei de Roma, o jovem foi eleito o craque do Campeonato Baiano de 2012, quando foi um dos principais responsáveis por tirar o Bahia da fila de dez anos sem título. No Brasileirão, Gabriel seguiu em alto nível e firmou-se como principal nome do Bahia na temporada, com 13 gols.

No Troféu Armando Nogueira, ele teve média 6,36 - a melhor do Bahia (o goleiro Omar teve 7, mas só atuou em dois jogos) - e foi classificado como atacante.



Fla anuncia oficialmente Elias e Gabriel, primeiros reforços para 2013

A gestão de Eduardo Bandeira de Mello tem seus dois primeiros reforços. Os anúncios das contratações de Elias e Gabriel foram feitos na tarde desta quinta-feira, no site do Flamengo, com um intervalo de uma hora entre eles. O volante chega por empréstimo junto ao Sporting, de Portugal, e com contrato de uma temporada, com opção de compra e valor (não divulgado) fixado. O meia-atacante teve 50% dos seus direitos econômicos adquiridos e vai firmar um vínculo de cinco temporadas. Aos 27 anos, Elias, que desembarca no Rio ainda nesta quinta para fazer exames médicos e assinar contrato, foi revelado pelo Náutico e ganhou projeção no Corinthians entre 2008 e 2010. Posteriormente, acertou com o Atlético de Madri, mas não teve sucesso no clube espanhol e seguiu em 2011 para o Sporting por 8,8 milhões de euros (R$ 23 milhões) - a maior negociação da história do time de Lisboa, com quem tem contrato de 2016.

Gabriel, de 23 anos, foi eleito o craque do Campeonato Baiano de 2012 e uma das revelações do Campeonato Brasileiro. Ele passou por uma cirurgia no nariz recentemente, perdeu os primeiros treinos do Bahia na pré-temporada, mas chega ao Rubro-Negro apto a realizar todas as atividades. O jogador desembarca no Rio no fim de semana para fazer exames médicos. O Flamengo informa que contou com ajuda de investidores para concretizar o negócio.


montagem Elias e Gabriel reforços Flamengo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Elias e Gabriel são os primeiros reforços da nova gestão do Fla (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Elias chegou a Portugal no verão de 2011, não teve grandes atuações, e o clube esperava maior retorno de um jogador que custou alto investimento. Sem se envolver em polêmicas, o volante era um dos líderes do elenco, mas o Sporting faz uma das piores campanhas da sua história, com apenas quatro vitórias em 24 partidas disputadas no Campeonato Português.

- Elias chegou para ser a pedra de toque do novo Sporting, um clube recheado de jogadores internacionais e capaz de lutar pelo título português. A verdade, porém, é que Elias nunca correspondeu às expectativas. Deixou-se levar no clima de instabilidade e desorganização, sendo incapaz de mostrar em campo todo o potencial. A exceção foram os jogos grandes: com F.C. Porto e Benfica, Elias aparecia e mostrava todo o seu valor. No fundo é disso que Elias precisa, de um desafio que o encha de ilusão (esperança) e o motive a mostrar o grande jogador que é - analisou o jornalista português Sergio Pereira, do site "Mais Futebol".

Outro jornalista português, Sérgio Krithinas, do jornal "O Jogo" lembrou que o Sporting queria se livrar do alto salário do jogador.

- Não houve nenhum tipo de polêmica dentro do clube ou fora dele, mas ele era considerado um problema para o Sporting por conta do alto salário. E o Sporting atravessa a sua pior temporada.

Dificuldades e depressão no início da carreira

O volante foi convocado para a seleção brasileira algumas vezes pelo técnico Mano Menezes, porém não se firmou.

A história de vida do jogador também revela momentos adversos. Antes do Náutico, de 1997 a 2005, arriscou-se nas categorias de base do Palmeiras jogando como atacante. Sem chances na equipe principal, acabou liberado para procurar outro clube. Foi parar no Timbu.

Depois de dois meses em Pernambuco, Elias não recebeu salários, pouco jogou e voltou a São Paulo. Desconhecido dos times paulistas, não conseguiu encontrar um novo emprego. Era o início de um drama, e ele caiu em depressão.

A recuperação começou quando amigos e parentes insistiram para que ele voltasse a jogar. Foi então que passou a atuar nos campeonatos de várzea de São Paulo, defendendo os times Leões da Geolândia, da Vila Sabrina, e Lagoa, da Vila Maria. Recuperado da depressão, Elias enfrentava outro problema: continuar sendo atacante.

Pela amizade de alguns amigos com empresários, Elias conseguiu em 2007 um teste no São Bento, time que, na ocasião, disputaria a Série A-1 do Campeonato Paulista sob o comando de Freddy Rincón, ídolo do Corinthians. Logo no primeiro treino, o colombiano transformou o atacante de má pontaria em meio-campista.

Do clube de Sorocaba, Elias partiu para conquistar o título da Copa Federação Paulista de Futebol pelo Juventus. O bom rendimento lhe rendeu um contrato com a Ponte Preta, time com o qual chegou à final do Paulistão de 2008. Em alta, foi parar no Corinthians.

No Timão, jogou com Ronaldo em 2009, e chegou a ser eleito pelo Fenômeno como destaque do Campeonato Paulista daquele ano.

Pelo Corinthians, Elias conquistou o Brasileiro da Série B em 2008, e Campeonato Paulista e Copa do Brasil (2009).

Pelada com presidente leva Gabriel ao Bahia

Xodó da torcida do Bahia, Gabriel sempre teve muita identificação com o clube. O jogador é neto de Flávio, volante campeão brasileiro em 1959 pela equipe baiana, e chegou ao Tricolor levado pelo presidente Marcelo Guimarães Filho. Ele foi descoberto numa pelada que disputava com o mandatário.

Após uma rápida passagem pela base, o jogador foi aproveitado por René Simões, que comandava o Bahia em 2011. No entanto, com o treinador o garoto teve poucas chances no ataque. A maioria das vezes que esteve em campo foi improvisado como lateral. O mesmo aconteceu com a chegada de Joel Santana, ainda na mesma temporada.

Somente em 2012, com a chegada do técnico Falcão, passou a ser aproveitado na sua posição de origem. Sob a batuta do Rei de Roma, o jovem foi eleito o craque do Campeonato Baiano de 2012, quando foi um dos principais responsáveis por tirar o Bahia da fila de dez anos sem título. No Brasileirão, Gabriel seguiu em alto nível e firmou-se como principal nome do Bahia na temporada, com 13 gols.

No Troféu Armando Nogueira, ele teve média 6,36 - a melhor do Bahia (o goleiro Omar teve 7, mas só atuou em dois jogos) - e foi classificado como atacante.

Ficha técnica:

Nome completo: Elias Mendes Trindade
Data de nascimento: 16/05/1985
Naturalidade: São Paulo (SP)
Posição: Meia
Peso: 75 kg
Altura: 1,73m
Clubes: Palmeiras, Náutico, São Bento, Juventus, Ponte Preta, Corinthians, Atlético de Madri e Sporting.

Nome completo: Gabriel Santana Pinto
Data de nascimento: 06/01/1990
Natural: Salvador (BA)
Posição: Meia
Peso: 64 kg
Altura: 1,78m
Clubes: Bahia desde as divisões de base


Procurador-geral da República faz visita e demonstra apoio a presidente


O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, recebeu uma visita ilustre nesta quinta-feira, em seu gabinete. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apareceu para demonstrar seu apoio ao novo mandatário e ainda fez questão de declarar seu amor pelo clube carioca, apesar de ter nascido em Fortaleza.

- Nós flamenguistas esperamos o retorno do Flamengo forte no cenário do futebol. E eu quis vir para demonstrar apoio à nova gestão e mostrar que, apesar de todas as dificuldades, vivemos um momento de esperança - garantiu Gurgel, em entrevista ao site oficial do clube.

Eduardo Bandeira de Mello e Roberto Gurgel flamengo (Foto: Reprodução / Site Oficial do Flamengo) 
Eduardo Bandeira de Mello e Roberto Gurgel se encontram (Foto: Reprodução / Site Oficial do Flamengo)
 
Pai de dois filhos, o procurador-geral da República disse que um deles é torcedor do Flamengo. E o presidente Bandeira de Mello até brincou com ele.

- Ótimo. Já está garantindo a nova geração - concluiu.

Diagnóstico da saúde financeira do Fla será conhecido em três meses


A nova gestão do Flamengo terá em mãos dentro de 90 dias o resultado da auditoria contratada para desvendar o caos financeiro do clube. A empresa Ernst & Young foi contratada e será a responsável por traçar um diagnóstico da real condição dos cofres rubro-negros. O novo vice-presidente de finanças, Rodrigo Tostes, só deverá se pronunciar sobre a complicada situação depois de ter em mãos o parecer da análise minuciosa e independente.

Nas próximas semanas, a nova diretoria começará a enviar notificações de aviso prévio de demissão em movimento para enxugar o quadro de funcionários do clube, hoje com cerca de 700 pessoas. O primeiro corte deverá ficar entre 120 e 150 funcionários, mas o número deverá crescer ao longo do ano, chegando a algo entre 250 e 300 demissões. O corte de despesas começou a ser desenhado na primeira reunião envolvendo todos os novos vice-presidentes, no dia 18 de dezembro, na qual foram passados os orçamentos para cada área do clube.

flamengo treino (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem) 
Jogadores receberam salário referente ao mês de novembro na quarta (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 
Os cortes devem seguir a partir da conclusão do trabalho de auditoria externa. Por ora, sem esse relatório, a diretoria trabalha com estimativas pessimistas e tenta identificar áreas com excesso de gastos.

Com os adiantamentos e as luvas do contrato de transmissão de jogos feitos pela ex-presidente Patricia Amorim, o Flamengo já comprometeu mais de 90% dos seus recursos dessa natureza, restando cerca de R$ 8 milhões dessa verba para 2013.

Na semana passada, o Conselho Fiscal emitiu um parecer sobre as contas de 2011 ao Conselho Deliberativo. A aprovação foi recomendada apenas mediante a reclassificação de algumas contas, principalmente adiantamentos. No exercício de 2010, os dados foram aprovados com ressalvas. Os números de 2012 ainda estão em aberto, mas houve problemas no primeiro semestre, quando a diretoria não emitiu nenhum dos balancetes trimestrais e teve de ser feito, por ordem do Conselho Fiscal, um balanço semestral extraordinário para que os conselheiros pudessem verificar as contas.

O Flamengo teve R$ 27 milhões penhorados pela Justiça nos últimos meses por conta de execuções de antigas dívidas com a União, como recolhimento de imposto de renda e contribuição previdenciária do período 2007-08-09. O clube começa a liberar algumas verbas para quitar débitos. Nesta quarta-feira, a diretoria pagou o salário de dezembro dos funcionários e depositou o salário de novembro dos jogadores. Os atletas ainda esperam o pagamento de 50% do 13º e férias.


Fora dos planos, Liedson é autorizado pelo Fla a procurar outro clube



liedson flamengo   (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Liedson participa da pré-temporada do Flamengo, mas deve deixar o clube em breve. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o diretor de futebol Paulo Pelaipe conversou com o atacante e o liberou para procurar outra equipe. O jogador, de 34 anos, tem contrato até o fim deste ano, mas não está nos planos. Ele treina normalmente e já comentou com alguns companheiros sobre a decisão do comando do futebol. Pelaipe, por sua vez, diz que o assunto será tratado internamente.

- Não falo sobre esse tipo de decisão pela imprensa. Converso com os jogadores e resolvo tudo com eles. É assim que trabalho por respeito aos profissionais. Você vai saber quem fica e quem não fica no clube – disse o diretor.

Os representantes de Liedson dizem que ainda não foram procurados pelo dirigente rubro-negro e que não há propostas pelo atacante.

O Levezinho chegou ao Flamengo no segundo semestre de 2012. Poucos jogos, poucos gols, algumas partidas como titular, outras como reserva e passagens pelo departamento médico. O desempenho foi discreto. Contratado pelo Rubro-Negro após conquistar a Libertadores pelo Corinthians, o atacante chegou ao clube para ser o parceiro ideal de Vagner Love, mas não conseguiu se firmar. Num primeiro momento, teve de fazer reforço no joelho esquerdo, operado três vezes ao longo da carreira. Depois, disputou espaço com os garotos Thomás, Negueba, Adryan e Nixon e com Hernane. Das 16 partidas que fez pelo clube em 2012, dez foram como titular. Foram quatro gols marcados.

Pouco antes do Natal, a imprensa baiana divulgou a informação sobre um possível interesse do Bahia no jogador. Poucos dias depois, a diretoria do Tricolor negou que quisesse contar com ele. Já neste início de ano, a imprensa portuguesa noticiou o possível interesse do Sporting, clube que ele já defendeu, mas não passou de uma sondagem.

O último jogo de Liedson pelo Flamengo em 2012 foi em 3 de novembro, na vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense. Depois, não foi aproveitado. Ficou fora por opção do técnico Dorival Júnior e por alguns problemas físicos.


Flamengo confirma nesta quinta as contratações de Elias e Gabriel


Elias e Gabriel. É com eles que a gestão de Eduardo Bandeira de Mello começa a dar uma nova cara ao grupo de jogadores do Flamengo. Nesta quinta-feira, a diretoria confirma as contratações do volante e do meia-atacante. O primeiro chega por empréstimo, enquanto o segundo terá 50% dos direitos econômicos adquiridos. O lateral-esquerdo João Paulo, ex-Mogi Mirim, acertado desde a semana passada, também defenderá o clube. As apresentações devem ocorrer até esta sexta. 

Elias comemora gol do Sporting (Foto: AFP) 
Elias é o primeiro grande reforço da nova gestão do Flamengo (Foto: AFP)
 
Elias foi escolhido para ser o reforço número 1 do novo presidente. O volante, de 27 anos, estava no Sporting, de Portugal, e chega por empréstimo de um ano. O jogador foi revelado pelo Náutico e ganhou projeção no Corinthians entre 2008 e 2010. Posteriormente, acertou com o Atlético Madrid, mas não teve sucesso no clube espanhol e seguiu em 2011 para o Sporting por 8,8 milhões de euros (R$ 23 milhões) - a maior negociação da história do time de Lisboa, com quem tem contrato de 2016. Depois do Natal, foi liberado para negociar com um clube brasileiro.

Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o Flamengo aceitou pagar integralmente o salário do jogador: 1,3 milhão de euros (R$ 3,4 milhões) por ano – cerca de R$ 285 mil mensais. Elias chegou a Portugal na janela de verão de 2011, não teve grandes atuações, e o clube esperava maior retorno de um jogador que custou alto investimento. Sem se envolver em polêmicas, o volante era um dos líderes do elenco, usou a braçadeira de capitão, mas o Sporting faz uma das piores campanhas da sua história, com apenas quatro vitórias em 24 partidas disputadas na atual temporada. Os portugueses são donos de 50¨% dos direitos econômicos. A outra metade pertence a um grupo de investidores.

gabriel, meia do bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)
 No caso de Gabriel, também há divisão dos direitos econômicos: 70% para o Bahia e 30% do jogador e seu representante, o empresário Carlos Leite. O Flamengo adquire 50% da parte do clube baiano com o auxílio de um grupo de investimentos. Aos 23 anos, o meia-atacante foi uma das revelações do Campeonato Brasileiro e eleito craque do Campeonato Baiano de 2012. Gabriel passou por uma cirurgia no nariz recentemente, perdeu os primeiros treinos do Bahia na pré-temporada, mas chega ao Rubro-Negro apto a realizar todas as atividades.

João Paulo também chega

Além de Elias e Gabriel, o Flamengo está acertado com o lateral-esquerdo João Paulo desde a última semana. O jogador, contratado do Mogi Mirim, também será oficializado e apresentado. A diretoria preferiu deixá-lo em "modo espera" para evitar críticas. Temia-se repercussão negativa se ele chegasse como primeiro reforço.

João Paulo, de 26 anos, disputou o Brasileiro pela Ponte Preta e, no Troféu Armando Nogueira, teve a melhor média de um lateral-esquerdo: 6,02.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Flamengo paga salários referentes ao mês de novembro aos jogadores


A diretoria do Flamengo realizou nesta quarta-feira o pagamento dos salários dos jogadores referentes ao mês de novembro. O vencimento estavam em aberto desde o dia 25 de dezembro. Os demais funcionários do clube receberam também nesta quarta os salários referentes ao mês de dezembro.

Férias e 13º do grupo de jogadores de futebol seguem em atraso, bem como direitos de imagem de parte do plantel.

No início da pré-temporada, na última semana, a diretoria do Flamengo não estabeleceu um prazo, mas prometeu aos jogadores quitar todos os atrasados o mais rápido possível.

O clube corre para se livrar de penhoras sobre seus rendimentos. O trabalho nos bastidores é intenso junto à Justiça para conseguir a liberação de verbas.

João Paulo está por detalhes para acertar com o Flamengo



João Paulo - Ponte Preta (Foto: Jornal Todo Dia)A negociação do Flamengo pelo lateral-esquerdo João Paulo, do Mogi Mirim, está prestes a se concretizar. Apesar de não confirmar, o diretor executivo de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, está tendo conversas com a Traffic, empresa que agencia a carreira do jogador a partir deste ano. As conversas estão encaminhadas e a definição deve sair até sexta-feira. João Paulo deve acertar com o Flamengo um contrato até o fim de 2015.

Até o fim de 2012, o jogador estava sendo agenciado pela Energy Sports, mas a antiga empresa não tinha muitas informações sobre o andamento da transação de João Paulo com o Flamengo, já que os contatos iniciais de Paulo Pelaipe foram com Marcio Fallah, empresário do jogador.

O diretor de futebol do Mogi Mirim, Marcelo Pettinati, informou ao LANCE!Net que a Traffic procurou a diretoria do clube paulista no sábado perguntando se João Paulo poderia ser liberado e a resposta foi positiva.

- A Traffic perguntou no sábado se o Mogi Mirim veria algum problema em liberar o João Paulo ao Flamengo. Respondemos que não, já que o clube carioca é uma grande vitrine para o futebol mundial - afirmou Pettinati, que espera uma definição aconteça até segunda-feira:

- Não tem nada fechado ainda, apesar das conversas estarem adiantadas. A única coisa que pedi para a Traffic é que resolvam isso até segunda-feira, já que o Mogi Mirim precisa saber se poderá contar com o João Paulo para os campeonatos desta temporada. Enquanto a definição não acontece, ele continua treinando normalmente com o grupo do Mogi Mirim - concluiu.

A reportagem do L!Net entrou em contato com a Traffic, que afirmou que não irá comentar sobre o assunto até que a negociação seja encerrada. O empresário do jogador, Marcio Fallah, e o diretor executivo do Flamengo, Paulo Pelaipe, não foram encontrados.


Livre das lesões, Muralha espera tirar o atraso no Flamengo este ano


Muralha se dividiu entre o campo e o departamento médico em 2012. O volante, de 19 anos, não conseguiu uma sequência de jogos no time profissional do Flamengo - foram só 25. Os seguidos problemas físicos comprometeram aquela que prometia ser a temporada de afirmação dele no grupo. Primeiro, enfrentou um problema pouco comum no abdômen; depois, em um dos testículos; mais tarde, em outubro, fraturou o quinto dedo do pé esquerdo, o que o afastou de vez dos campos na temporada passada. Correu tudo bem na recuperação, e o jogador conseguiu iniciar a pré-temporada com os companheiros. O volante tem treinado normalmente e espera tirar o atraso do ano passado.

Muralha no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Muralha no treino do Fla desta quarta, seguido de perto por Renato Abreu (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
- Acho que as lesões atrapalharam um pouco. Estava tendo boas atuações, algumas como titular, mas fui interrompido pela fratura que tive no fim do ano. Tive dores que não são normais no futebol. Mas estamos fazendo um bom trabalho e está tudo no caminho certo - disse Muralha.

A última partida do volante com a camisa rubro-negra foi no dia 12 de setembro, contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro. Como o grupo do Flamengo ainda está em formação, o time deve ter uma equipe mista nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, que começa no dia 19. Novas chances devem aparecer.

- Qualquer oportunidade para um jogador jovem é importante. Nós, que estamos no time reserva, temos de estar preparados, focados, para entrar nas partidas e fazer um bom trabalho.

O desempenho abaixo da expectativa não foi só problema para Muralha. Praticamente todos os jogadores revelados na base do clube oscilaram em algum momento de 2012.

- Foi um pouco de cada coisa. Teve a fase ruim do time, a nossa própria fase dentro de campo, não conseguimos ir bem em todos os jogos. Uma hora ou outra você vai jogar bem ou vai jogar mal. Temos bons jogadores na base, já mostramos isso. Estamos com os mesmos jogadores do ano passado, só aumenta nossa união. Estamos trabalhando duro para conseguir bsucar o título no Carioca.

Em 2013, Muralha inicia o terceiro ano como prossional do Rubro-Negro. Os garotos cresceram, segundo ele:

- A responsabilidade tem de ser dividida. A rapaziada mais antiga dando moral para a gente, deixando jogar, e nós sabendo da nossa responsabilidade, jogando o que sabemos. Estamos mais maduros dentro e fora de campo. Jogar pelo Flamengo no começo sempre dava um nervosismo, frio na barriga por pegar estádio lotado, mas com o amadurecimento nos treinos e jogos acaba ficando mais tranquilo.

O Flamengo estreia no Campeonato Carioca no dia 19, contra o Quissamã, no Engenhão. A partida será às 17h. O Rubro-Negro está no Grupo B.


Flamengo mira recorde e trabalha para não deixar ritmo forte da equipe cair


A possibilidade de se manter invicto e de estabelecer um novo recorde no NBB é apenas uma forma de saber que o trabalho, até o momento, está no caminho certo. Nesta quinta-feira, se conseguir passar pelo Joinville, no ginásio do Tijuca, o Flamengo alcançará a sua nona vitória na competição e deixará para trás a marca do Brasília, obtida na segunda edição. Mas não chega a ser maior o fator de motivação para a equipe de acordo com o técnico José Neto. O grupo quer vencer as partidas com mando de quadra para ter a oportunidade de disputar a maioria dos playoffs em casa. Quer também manter a intensidade do jogo até o fim da temporada. A missão de evitar que o time não perca fôlego não é das mais fáceis, já que o Rubro-Negro vem de uma sequência puxada de compromissos e emendará em outra, com a Liga das Américas.

José Neto, técnico basquete flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo) 
Técnico José Neto acredita que time manterá ritmo forte até o fim (Foto: Divulgação/Flamengo)
 
- É claro que isso preocupa, mas tudo já estava programado. Fizemos um planejamento sabendo que o time ia ter um ritmo forte. A pré-temporada foi importante para que os jogadores não sentissem tanto a sequência de jogos. O time tem vários atletas mais jovens, com boa recuperação. E também estamos dando folgas, observando cada um durante as partidas porque está fazendo muito calor. Tenho procurado não deixá-los tanto tempo em quadra. Os preparadores físicos ficam observando cada um nos jogos e me dão esse retorno. Vamos conseguir manter o ritmo até o fim da temporada - disse Neto, que enfrentará seu ex-time na próxima rodada.

Sobre os adversários na Liga das Américas, o treinador espera por confrontos equilibrados. O Flamengo medirá forças com o Brasília, com o venezuelano Guaros de Lara e e com o mexicano Fuerza Regia. O grupo terá sede em Barquisimeto, na Venezuela, a partir do dia 8 de fevereiro.

- Mesmo sem os argentinos, os times da Venezuela, do México e de Porto Rico investem muito porque esse campeonato acaba sendo o principal deles na temporada. E burocraticamente também é mais fácil para eles trazer estrangeiros. O mais importante para nós vai ser não perder o foco.



No calor do Rio, time do Ajax apela para o freezer e anda sobre gelo


No lugar da brasa, gelo. No lugar de banheira, freezer. O calor do Rio castigou os jogadores do Ajax na manhã desta quarta-feira. Em intertemporada na cidade, onde fará um amistoso contra a coisa maldita, vasco, no domingo - que também marcará a despedida de Pedrinho - a equipe holandesa tem utilizado o CT do Flamengo para treinar. No campo 2 do Ninho do Urubu, foi realizado um trabalho técnico e tático sob orientação de Frank de Boer - que também é assistente da seleção da Holanda. Depois da atividade, um dos jogadores caminhou de meião sobre pedras de gelo, numa brincadeira com membros da comissão técnica.

ajax treino freezer (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com) 
Jogador do Ajax entra no freezer para aliviar o calor (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Para amenizar os efeitos do sol forte, alguns deles recorreram a um freezer, ainda no campo, para refrescar pés e pernas. A imersão em banheiras de gelo é amplamente usada por jogadores de futebol. Ela ajuda a diminuir a fadiga dos atletas, evita dores musculares, previne microlesões e é boa arma contra o acúmulo de ácido lático na musculatura.

Com a bola rolando, Frank de Boer mostrou um estilo participativo durante praticamente duas horas de trabalho. Além de passar orientações aos gritos e em tom de cobrança, fez desarmes e lançamentos. Entre uma orientação e outra, água para se represcar.

O verão carioca contrasta com o inverno europeu. Em Amsterdam, na Holanda, por exemplo, a temperatura máxima prevista para esta quarta-feira é de 8ºC, trinta a menos do que o Rio.

ajax treino (Foto: Thiago Correia/Globoesporte.com) 
 Jogadores andam sobre gelo e descansam entre asatividades (Foto: Thiago Correia / Globoesporte.com)

Amistoso entre Fortaleza e Flamengo deve ser no início de fevereiro


Angelim deu diversos autógrafos aos torcedores do Fortaleza (Foto: Reprodução / TV Verdes Mares)
O amistoso entre Fortaleza e Flamengo, que homenageará o zagueiro Ronaldo Angelim, pode ocorrer no dia 5 de fevereiro, segundo o secretário estadual de Esportes, Gony Arruda, que está intermediando o contato entre os times e afirmou que sugeriu essa data para a partida.

- Todos os dois (times) têm compromissos. O Fortaleza, pela Copa do Nordeste, e o Flamengo, pelo Campeonato Carioca. Se der certo em fevereiro, poderia ser, inclusive, a estreia do Angelim - afirmou.

O secretário ainda declarou que mantém diálogo com a diretoria do Flamengo e que o interesse de prestar a homenagem partiu do próprio clube carioca. No entanto, ele explica que a data para o amistoso ainda não está fechada. O jogo deve acontecer no Castelão.

- Depois de decidida a data, os clubes precisam sentar e ver os detalhes, como o local. Mas, a princípio, faremos de tudo para que seja no Castelão - garantiu.

Ronaldo Angelim Flamengo 2 x 1 Grêmio 06/12/2009 (Foto: Reuters) 
Ronaldo Angelim fez o gol do título do Campeonato Brasileiro do Flamengo em 2009 (Foto: Reuters)
 
 Ronaldo Angelim ficou eternizado na história do Rubro Negro carioca após marcar o gol do título do Campeonato Brasileiro de 2009, contra o Grêmio. No Fortaleza, o atleta foi apresentado nesta segunda-feira (7), após sete anos longe do clube. Ele defendeu o Fortaleza entre 2001 e 2005.




Após ser titular no meio, Léo Moura quer retornar à lateral direita



Léo Moura - Flamengo (Foto: Bruno de Lima)Absoluto no meio de campo no fim do ano passado, Léo Moura acredita que ainda pode atuar por muito mais tempo como lateral-direito. Com a chegada de Wellington Silva em 2012, o jogador adotou um discruso de atuar no meio de campo, setor carente do time na época e que exige menos da parte física.

- Minha posição é a lateral, joguei no meio de campo, mas me encontro com totais condições de jogar na lateral ainda. No meio há muitos jogadores para suprir a posição e esse ano espero jogar o máximo de jogos onde sempre gostei - garantiu o camisa 2.

O lateral admitiu vontade de atuar na criação das jogadas, mas disse que o Flamengo já tem jogadores para suprir a função, caso o meia Cleber Santana deixe mesmo o clube.

- Ter vontade eu tenho, mas como sinto que ainda tenho chance de jogar joga na lateral, quando eu não sentir que estou indo bem, eu mesmo vou levantar a mão e pedir para sair - afirmou o lateral.

Com a ida de Wellington Silva para o Fluminense, a lateral direita do Rubro-Negro ficou desguarnecida. O jovem João Felipe, das categorias de base, foi puxado aos profissionais por Dorival Júnior neste início de temporada para ficar na reserva de Léo Moura.

Há poucos dias da estreia do Rubro-Negro pelo Campeonato Carioca, Léo Moura acredita que um título no início do ano é importante para diminuir a pressão.

- Muitas pessoas não dão importância ao Estadual, mas eu sempre tenho gana de ganhar um título logo, passamos um ano sem títulos e a pressão é grande. O Flamengo tem que entrar para ganhar e começar um caminho positivo para o resto do ano - concluiu.

O Rubro-Negro encara o campeão da Segunda Divisão, o Quissamã, no próximo dia 19, às 17h, no Engenhão, na abertura da Taça Guanabara.


Fla mantém contato com bola, mas ainda sem esboço de time titular


Liedson no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Em meio aos puxados trabalhos físicos de início de pré-temporada, os jogadores do Flamengo têm feito treinos diários com bola no Ninho do Urubu. Mas ainda não houve um sinal sequer de um provável time. Na manhã desta quarta-feira, Dorival Júnior comandou mais uma atividade com ênfase na posse de bola e na marcação sob pressão, num treinamento técnico. Não houve qualquer esboço de equipe, o que só deve acontecer mais adiante da fase inicial do trabalho, quando o treinador deverá comandar coletivos.

- Na pré-temporada todos os jogadores reclamam que só fazemos treino físico, mas no momento certo a bola entra. A gente está procurando fazer muita posse de bola com os joguinhos em campos reduzido, não para, a pegada é grande. Temos de começar bem forte para tirar proveito no campeonato – disse o lateral-direito Léo Moura.

A estreia no Carioca será no dia 19, contra o Quissamã, às 17h, no Engenhão. Até lá, o jeito vai ser administrar a ansiedade.

- Todo mundo já quer jogar, o campeonato começa no fim da próxima semana, vamos nos preparar para vencer na estreia e temos que respeitar a equipe do Quissamã. O Flamengo tem que entrar para vencer o Carioca – afirmou o camisa 2.

O goleiro Felipe, que sentiu dores no tornozelo esquerdo na véspera, treinou normalmente e não preocupa. À tarde, o grupo rubro-negro fará um novo treino no Ninho do Urubu.