sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Nova contratação do Flamengo, Wallace foi apresentado na manhã desta sexta-feira. O jogador, que rescindiu seu contrato com o Corinthians, assinou por quatro anos com o Rubro-Negro e realizou exames médicos no Ninho do Urubu. Animado, o defensor, que já vinha treinando na pré-temporada em São Paulo, colocou o time carioca acima do atual campeão mundial e deu o prazo de uma semana e meia para poder estrear.

- Extremamente feliz, sair de uma equipe de massa como o Corinhtians e vir para uma muito maior. São as duas maiores equipes do Brasil. Poder jogar nas duas é algo indescritível. Feliz, motivado, alegre, querendo ajudar o Dorival de todas as formas - afirmou.

wallace flamengo apresentação (Foto: Janir Junior) 
Wallace foi apresentado no Flamengo na manhã desta sexta-feira, no Ninho do Urubu (Foto: Janir Junior)
 
Aos 25 anos, Wallace era reserva no Corinthians e teria poucas chances após a contratação de Gil, do Valenciennes. Além disso, o clube paulista ainda mira a contratação de Dedé, do Vasco, o que deixaria o defensor sem espaço no elenco. A diretoria entendeu a necessidade de o zagueiro jogar e, por isso, o liberou. Ele revelou que a filosofia da nova diretoria rubro-negra e a vontade de ser titular fizeram com que trocasse de endereço.

- Já estava um período tentando ser titular, ano passado tive problemas de lesões sérias, ruptura de ligamentos, não pude dar uma sequência maior. Vi que chegou meu tempo de sair, no Flamengo seria um recomeço. A diretoria que assumiu tem um planejamento interessante, isso me chamou atenção. Estou recomeçando do zero, o Flamengo também. Vou tentar ser titular para que eu possa prorrogar meu tempo útil aqui - planejou o defensor.

Para brigar por uma vaga de titular da equipe, o zagueiro enumerou suas características e destacou sua força e cabeceio. Apesar de atuar mais pela direita da defesa, ele diz não ter preferência de lado e revelou se inspirar em Paulo André, titular do Corinthians após a saída de Leandro Castán.

- Sou um zagueiro que marca forte, no Corinthians mudei um pouco a característica, tenho bom cabeceio. Mas não adianta falar muito de mim, tenho que mostrar em campo. Aprendi muito com Paulo André, me ensinou a encurtar os caminhos. Sempre joguei mais pela direita, mas não tenho preferência de lado, onde me colocar, quero estar em campo.

Estreia pode ser contra o vasco

Se o prazo estipulado pelo zagueiro para ficar à disposição de Dorival Júnior estiver certo, uma possível estreia poderia acontecer contra o Vasco. Nada que o assuste, pelo contrário:

- Sem problema, melhor, pois vocês já vão me conhecendo. Se tiver oportunidade de estar em campo vou dar o meu melhor - priometeu.

Contratado no início de 2011, Wallace deixa o Corinthians com 59 jogos e um gol marcado. Ele participou dos títulos do Brasileirão daquele ano, além da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, todos como reserva. Agora, o Corinthians fica com cinco nomes para a zaga: Chicão, Paulo André, Gil, Felipe e Antônio Carlos.

Confira outros trechos da entrevista:

Disputa por posição

- Isso é bom, fortalece a equipe, a gente sabe que o Flamengo está se reformulando, tem muitos garotos da base, tem outros com mais rodagem como Léo Moura, Renato Abreu, Felipe, que dão sustentação. Chego para tentar ajudar dentro de campo e fora, de uma forma ou de outra.

Cobrança e pressão

- Jogar no Flamengo é entrar num caldeirão mesmo, pressão de todos os lados, da imprensa e torcida. É assim desde sempre, tenho noção, vim sabendo da responsabilidade. Nunca entra para ser segundo, o time entra para ser primeiro, já estava ciente disso. Estou esperançoso que as coisas aconteçam, e o time deslanche. Esse ano será vitorioso para mim e para o Flamengo

Afeição pelo Fla

- Sou baiano, minha cidade é no interior da Bahia, minha família toda é flamenguista. Não tenho dúvida que todos estão muito felizes. Estou feliz também, na infância tinha muito carinho pelo Flamengo, não deixa de ser um sonho vestir essa camisa. Mas não quero discursar muito, quero tentar colocar em prática dentro de campo.




quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Flamengo vence Suzano fora de casa e chega a 12 vitórias consecutivas

Suzano recebeu o Flamengo, líder do campeonato, no Ginásio Paulo Portela, nesta quinta-feira. Os donos da casa não conseguiram atrapalhar a sequência de vitórias consecutivas dos cariocas que agora acumulam 12 no Novo Basquete Brasil, recorde em todas as edições.

O Flamengo fez valer a superioridade do elenco e se impôs dentro de quadra. Esperando o time de Suzano no início dos quartos e pressionando a saída de bola no final dos períodos, os visitantes engoliram os donos da casa. O nervosismo foi crucial para o Suzano. O time não se comunicava para melhorar a marcação e o ataque se precipitava. Por muitas vezes insistiu em jogadas que não estavam dando certo, e os erros só tornavam o jogo do Flamengo mais fácil.
 
Suzano x Flamengo (Foto: Thiago Fidelix) 
Suzano não teve chances contra o Flamengo (Foto: Thiago Fidelix)

Marquinhos foi o cestinha da partida com 30 pontos e manteve a regularidade com um ótimo desempenho no ataque. Benite e Kojo fizeram um ótimo trabalho nas armações de jogadas para o Flamengo, sendo que o norte-americano fez o maior número de assistências cinco. Olivinha fez 15 rebotes na partida.

Pelo lado do Suzano, Fusco começou jogando, mas o ala entrou realmente no jogo no terceiro período.  Andrezinho, que estava sendo pouco utilizado nos jogos, com uma média de quase 11 minutos, entrou bem. A rotatividade foi grande dos jogadores e mesmo com os descansados, o Suzano não conseguiu acompanhar o ritmo do Flamengo.
 
O jogo desta quinta-feira foi o primeiro de dois jogos do Flamengo na região metropolitana de São Paulo. Devido a proximidade entre Suzano e Mogi das Cruzes, os cariocas vão enfrentar o Palmeiras neste sábado, às 16h, no Ginásio Hugo Ramos, na vizinha Mogi. A partida será transmitida ao vivo pelo canal SporTV. O Suzano também entra em quadra no sábado. Recebe o Tijuca, no Ginásio Paulo Portela, às 18h.

O jogo

Os donos da casa sentiram logo no primeiro quarto a força do líder do campeonato. A defesa tentava neutralizar o ataque do Flamengo, mas a habilidade dos jogadores na movimentação, troca de passes e, sobretudo nas infiltrações, fizeram com que o rubro-negro conseguisse uma grande vantagem nos primeiros minutos de partida. O Suzano buscava o jogo, e mesmo com dificuldades conseguia criar chances que o time não conseguia converter. Flamengo não estava pressionando o time de Suzano, mas no final do primeiro quarto os cariocas adiantaram a marcação o suficiente para ampliar a vantagem em cada minuto do primeiro período. Flamengo 29 e o Suzano 12.

Suzano x Flamengo (Foto: Thiago Fidelix) 
Flamengo impõe ritimo e vence de maneira tranquila fora de casa (Foto: Thiago Fidelix)

O segundo período não foi diferente. Suzano não conseguiu acertar os arremessos, os jogadores erravam as cestas e os passes. A boa marcação do Flamengo fez com que o time ficasse perdido em quadra. Suzano tentou, mas o Flamengo não diminuía a intensidade. O cestinha, com a melhor média do campeonato, Marquinhos,  manteve a regularidade e até o intervalo tinha a maior pontuação da partida: 13 pontos. Até o início do segundo período Suzano não conseguiu pegar os rebotes ofensivos e a falta de pontaria atrapalhou os donos da casa. O primeiro tempo acabou 49 a 24 para o Flamengo.

A vantagem só crescia. Primeiro período foram  17 pontos, o segundo 25. A evolução do placar não era boa para o Suzano.  Espaço para os arremessos e liberdade para as infiltrações se tornaram o retrato do jogo. Apesar de uma ligeira melhora, o Suzano não conseguiu assustar o Flamengo, que voltou a aumentar a vantagem para o ultimo período para 30 pontos, fechando o quarto 80 a 50.

Flamengo soube encaminhar a vitória com tranquilidade no último período. A marcação foi precisa do começo ao fim. A vantagem não foi motivo para diminuir a seriedade na partida. Os dois times usaram muito o banco, só que no caso do Flamengo, as trocas mantiveram o alto nível do basquete dos líderes do campeonato. Final da partida 105 a 74.



Após ausência pela manhã, Liedson reaparece, treina e prepara saída



Com o futuro em aberto, Liedson não apareceu no Ninho do Urubu no treino pela manhã, fato que desenhou ainda mais sua saída do clube. À tarde, o atacante reapareceu, alegou que se ausentou da atividade para resolver compromissos particulares e fez trabalho na musculação. Uma conversa com o diretor Paulo Pelaipe deve sacramentar o capítulo final da novela sobre sua saída do Rubro-Negro.

Aos 35 anos, o atacante parou de se concentrar com o grupo durante a pré-temporada desde a última segunda. Fora dos planos da diretoria, ele foi avisado pelo clube de que poderia procurar outra equipe, apesar de ter contrato até o fim do ano.

Liedson, que jogou no Sporting entre 2003 e 2011, está em fase final de negociação com o Porto. Dorival Júnior, que a princípio contava com o jogador, já não tem mais o atacante como integrante do grupo:

- O Liedson está fora do elenco, ele deve estar finalizando um acordo de uma transferência, espero que ele seja muito feliz, foi um grande profissional aqui dentro, uma pessoa que sempre teve respeito, nos respeitou muito, deu sua parcela de contribuição.

Descanso para titulares da estreia

Depois do coletivo na manhã desta quinta-feira, os prováveis titulares da estreia no Campeonato Carioca diante do Quissamã, sábado, às 17h (de Brasília), no Engenhão, ganharam a tarde de descanso no hotel que serve de concentração para o time.

Apenas o grupo que estenderá a pré-temporada - João Paulo, Gabriel, Elias, Alex Silva, Renato Abreu, Airton, Cleber Santana, Gonzalez, Thomas, Camacho e Muralha – realizaram trabalho trabalho no Ninho do Urubu na parte da tarde.

A provável equipe para a primeira partida do ano deverá ser formada por Felipe; Léo Moura, Renato Santos, Frauches e Ramon; Amaral, Ibson e Rodolfo; Rafinha, Hernane e Nixon, formação utilizada duas vezes nos treinamentos da semana.



Wallace deixa o Corinthians e acerta transferência para o Flamengo

 O zagueiro Wallace deixou o Corinthians e acertou nesta quinta-feira sua transferência para o Flamengo. A negociação foi confirmada no site oficial da equipe rubro-negra. O jogador rescindiu seu contrato com o Timão e foi liberado para viajar ao Rio de Janeiro e assinar por quatro anos com o Flamengo.

Wallace era reserva no Corinthians e teria poucas chances após a contratação de Gil, do Valenciennes. Além disso, o clube paulista ainda mira a contratação de Dedé, do Vasco, o que deixaria o defensor sem espaço no elenco. A diretoria entendeu a necessidade de Wallace de jogar e, por isso, o liberou.

O zagueiro é o terceiro jogador do empresário Carlos Leite a chegar ao Flamengo neste início de ano. O volante Elias e o meia-atacante Gabriel também são representados pelo procurador. O único reforço que não trabalha com Carlos Leite é o lateral-esquerdo João Paulo.

Contratado no início de 2011, Wallace deixa o Corinthians com 59 jogos e um gol marcado. Ele participou dos títulos do Brasileirão daquele ano, além da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, todos como reserva. Agora, o Corinthians fica com cinco nomes para a zaga: Chicão, Paulo André, Gil, Felipe e Antônio Carlos.


Perícia conclui que incêndio em ginásio do Flamengo foi acidental

O Instituto de Criminalística Carlos Éboli, órgão ligado à Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, divulgou, nesta quinta-feira, o laudo do incêndio que atingiu o ginásio Cláudio Coutinho, na sede do Flamengo, na Gávea, no último dia 29 de novembro. Segundo a análise da perícia, o incêndio aconteceu de uma forma acidental, uma vez que foi causado por partículas de soldagem de uma obra que estava sendo feita próxima ao local.

incêndio ginásio Flamengo (Foto: Nayra Halm / Photocamera) 
O incêndio destruiu o local de treino da ginástica do Flamengo (Foto: Nayra Halm / Photocamera)
 
"O laudo da perícia de local do Instituto de Criminalística Carlos Éboli concluiu que o incêndio no Ginásio Cláudio Coutinho teve origem acidental através da incidência de partículas incandescentes oriundas do processo de soldagem nas estruturas das arquibancadas do parque aquático depositadas sobre a espuma armazenada no interior do ginásio", informou o Instituto de Criminalística Carlos Éboli, por meio de sua assessoria de imprensa.

O laudo põe fim às especulações de ação criminosa motivada por fatores políticos, já que as eleições presidenciais aconteceram quatro dias depois. O clube chegou a divulgar que registrou imagens de um suspeito próximo ao local onde as chamas surgiram, o que não foi confirmado pela Polícia Civil.

- Não descarto nada. A princípio, a obra (com maçaricos) não tinha começado. A caixa de luz está intacta. Não quero especular porque pode ter sido criminoso, pode ter sido descuido, pode ter sido cigarro, parte elétrica. Não há indício a olho nu. O laudo dos Bombeiros e da Defesa Civil é que vai dizer - disse na época o então vice-presidente do Fla-Gávea, Cacau Cotta.

O incêndio destruiu cerca de um terço das instalações da ginástica artística e causou prejuízo de R$ 800 mil. Não houve feridos. Um dos principais ginastas do clube, Diego Hypolito afirmou, na última semana, que está preocupado com a falta de local para treinar. O atleta tem utilizado o Centro de Treinamento do Velódromo, mas a instalação será desmontada a partir de fevereiro.


Porta-voz de Patricia revela salário de Vagner Love e nega atraso com CSKA


Walter Oaquim (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
Vice-presidente de relações externas da ex-presidente do Flamengo Patricia Amorim e principal porta-voz da gestão passada, Walter Oaquim divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira em que explica e contesta algumas informações que estão sendo divulgadas pela imprensa sobre as condições financeiras do clube. No texto, Oaquim revela o valor do salário do atacante Vagner Love, que voltou ao CSKA na última semana, e nega o atraso no pagamento ao CSKA pela contratação do jogador, motivos que fizeram a gestão de Eduardo Bandeira de Mello abrir mão do Artilheiro do Amor.

- Em relação a Vagner Love, ao contrário do que foi anunciado (R$1 milhão de salários), não é verdadeiro, e sim 600 mil de salários e direito de imagem. Os 6 milhões de euros restantes para pagamento dos direitos econômicos do jogador não estavam vencidos. O prazo de pagamento era de 3 anos (2 milhões de euros por ano) - diz o texto.

Oaquim diz ainda que as penhoras sofridas pelo clube no fim do ano passado ocorreram por conta de pendências deixadas pela gestão de Márcio Braga. O ex-vice-presidente também cita que os contratos de transmissão de televisão e com a nova fornecedora de material esportivo, a Adidas, turbinaram a receita do Rubro-Negro.   

Confira a íntrega da nota: 

1- No último trimestre de 2012, o Flamengo teve 20 milhões de reais penhorados para pagar o imposto de renda de 2007-2008-2009 (gestão anterior) , que eram destinados ao pagamento de salários e outros débitos.

2- Parar sanar a dificuldade inesperada, a diretoria solicitou ao Conselho de Administração a antecipação de 27 milhões de reais, de acordo com o Estatuto do clube. Só foram utilizados 17 milhões, sendo mais 7 milhões penhorados para pagamento de dívidas com o INSS. Com os 17 milhões liberados, pagamos os salários de novembro dos funcionários, de outubro dos jogadores e outros débitos.

3-  Ao aprovarmos o contrato da ADIDAS, possibilitamos que a nova Diretoria possa receber quase 40 milhões de reais, no início de 2013, para atender necessidades reais.

4-  A administração da Patricia Amorim, tanto criticada, recebeu um contrato de televisão de 45 milhões e passou para 100 milhões anuais e um contrato de fornecimento de material esportivo de 17 milhões (Olympikus) e passou para 40 milhões anuais (ADIDAS).

5-  Em 01-01-2010, recebemos o clube com um total de receitas de TV e de material esportivo de 62 milhões de reais, e estamos entregando as receitas em 2013 no valor de 140 MILHÕES ANUAIS.

6-  A afirmação de que grande parte da receita de TV de 2013 foi antecipada ou está comprometida (INSS, TRT, penhoras) é verdadeira, porém não foi utilizada para pagamentos de dívidas da gestão PA, mas sim de diretorias anteriores. Foram pagos 136 MILHÕES DE REAIS.

7-  É bom lembrar que ao lado das dificuldades iniciais da nova diretoria, ela poderá, com seus executivos vitoriosos em outras atividades, planejar um pagamento das dívidas a longo prazo.  Hoje o Flamengo possui um contrato de televisão de aproximadamente de 800 MILHÕES E COM A ADIDAS DE 400 MILHÕES  DE REAIS.

8-  Em relação a Vagner Love, ao contrário do que foi anunciado (R$1 milhão de salários), não é verdadeiro, e sim 600 mil de salários e direito de imagem. Os 6 milhões de euros restantes para pagamento dos direitos econômicos do jogador não estavam vencidos. O prazo de pagamento era de 3 anos (2 milhões de euros por ano). 
  

     

Organizadas do Fla boicotam jogo em protesto contra preço dos ingressos


Devido ao aumento dos preços dos ingressos para o Campeonato Carioca – de R$ 30 para R$ 40 o valor mais caro –, facções do Flamengo organizam um protesto para o jogo de sábado, contra o Quissamã, no Engenhão. Os torcedores ficarão durante toda a partida no lado exterior do estádio, torcendo como se estivessem nas arquibancadas, com faixas e instrumentos de percussão.

As facções Nação 12, Fla Manguaça e Jovem Fla confirmaram a participação no protesto. Um dos idealizadores do projeto, Diego Silva, da Nação 12, afirmou que a manifestação só terminará quando os valores diminuírem.

– O nosso protesto só terá fim quando alguma medida para redução dos preços for tomada – disse.

O presidente da AtorFla, André Valladas, comentou que os valores praticados estão fora da realidade da torcida do Flamengo.

– A maioria da torcida do Flamengo é pobre. É muito fácil eles definirem os preços que quiserem, mas eles mesmos não pagam ingresso, ficam só no camarote.

A Raça Fla também declarou que é contra o aumento dos ingressos, mas afirmou que entrará no estádio em nota oficial publicada na manhã desta quinta-feira.

O tenente-coronel do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios, João Fiorentini, informou que o protesto será apoiado pelo policiamento caso seja feito de forma pacífica.

- Se for um protesto pacífico, acredito que será apoiado pelo policiamento, já que as ruas estarão bloqueadas, não irá interferir em nada. Mas se não se portarem, iremos agir - afirmou.

CARTA AO PRESIDENTE EDUARDO BANDEIRA DE MELLO

As facções deixam claro que a manifestação não é contra o clube, comandado desde o último dia 2 por Eduardo Bandeira de Mello, e sim contra a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Uma carta foi enviada ao presidente para explicar o motivo do protesto.

– Essa é uma posição contra a Ferj e não contra o Flamengo. Além dos valores, não pode um jogo contra o Madureira, às 17h na quarta, e um clássico com o Vasco na quinta, às 19h30. Acredito que eles não querem a nossa presença. Depois o presidente da Ferj vai na TV falar que a torcida não comparece – disse o presidente da Fla Manguaça, Felipe Abreu.

Procurada pelo LANCE!Net, a Ferj informou através da assessoria que define apenas o valor mínimo, que é R$ 10. Os clubes decidem o restante. Já o Flamengo, através da assessoria de imprensa, não soube informar sobre os valores até o fechamento desta reportagem.

SEGUNDA RODADA DO CARIOCA PREOCUPA

O Estádio Conselheiro Galvão, no qual o Flamengo jogará na segunda rodada contra o Madureira, gera preocupação. Com capacidade para pouco mais de cinco mil pessoas, o local não recebe uma partida do time rubro-negro desde a temporada de 2009.

Em 2011, no jogo entre Madureira e Boavista, o árbitro Felipe Gomes da Silva relatou na súmula que teve seu veículo amassado por dirigentes do Madureira após uma confusão durante a partida, e que já havia sofrido ameaça dos mesmos.

Procurado, o tenente-coronel do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios, João Fiorentini, afirmou que o estádio foi liberado para jogos com times grandes.

– Todos os estádios solicitados pela Ferj passam por vistoria. Quatro órgãos precisam aprovar para o local ser liberado: Gepe, Corpo de Bombeiros, Crea e vigilância sanitária. Como a Ferj apontou o local para o jogo na tabela, o estádio foi liberado para as partidas – disse.

CONTRATO DO ENGENHÃO NA MÃO DO FLAMENGO

O diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau, afirmou que o contrato para uso do Engenhão já está nas mãos da diretoria do Flamengo. O dirigente aguarda que os responsáveis rubro-negros devolvam o contrato assinado nos próximos dias. O tempo do vínculo não foi informado.

Ainda sem a assinatura, o jogo deste sábado, contra o Quissamã, custará ao Flamengo R$ 53,5 mil, enquanto no ano passado cada jogo realizado no estádio custava R$ 28,075 mil, valor acordado em contrato.

COMPARAÇÃO ENTRE ANOS

2012 - Patricia Amorim

Valores
Em 2012, o preço máximo cobrado pelo ingresso nos jogos entre grandes e pequenos no Campeonato Carioca era o de R$ 30. Nos clássicos, o valor chegou a ser de R$ 60.

Cortesias do clube
Durante o ano passado, a diretoria da ex-presidente Patricia Amorim liberava as cortesias para as organizadas do Flamengo nos jogos do Campeonato Carioca. Não havia a necessidade de os torcedores das facções comprarem ingressos comuns para entrarem nos estádios.

2013 - Eduardo Bandeira de Mello

Valores
Neste ano, o preço máximo cobrado pelo ingresso no Campeonato Carioca foi estabelecido em R$ 40 para os jogos entre grandes e pequenos e em R$ 60 nos clássicos.

Cortesias do clube
A posição da diretoria do Flamengo é a de não fornecer ingressos para os jogos do Carioca com condições especiais para as facções. Assim, o presidente Eduardo Bandeira de Mello abriu mão da prerrogativa de liberar 5% das entradas, como estabelece o regulamento do torneio.


Depois de parar de se concentrar, Liedson não vai a treino no Ninho


liedson flamengo   (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Pouco a pouco, Liedson se despede do Flamengo. Nesta quinta-feira, o atacante pela primeira vez não foi ao Ninho do Urubu para treinar. O jogador, de 35 anos, está de saída e parou de se concentrar com o grupo durante a pré-temporada desde a última segunda. Fora dos planos da diretoria, ele foi avisado pelo clube de que poderia procurar outra equipe, apesar de ter contrato até o fim do ano.

Nesta quarta-feira, começaram a surgir algumas informações sobre a transferência do Levezinho para o futebol português. Ele jogou no Sporting entre 2003 e 2011. O diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, disse que ainda não há uma definição sobre o caso e não sabia da ausência de Liedson no treino.

 - O Flamengo não recebeu nenhum documento oficial de nenhum clube. Ele está treinando - informou, sem saber da falta.

O empresário de Liedson, Bruno Paiva, disse que o acordo com o novo clube ainda não está selado e confirmou que existe a possibilidade de uma volta ao exterior.

- Estamos avaliando algumas possibilidades daqui e de fora - avisou o agente.

Liedson entrou para a lista de negociáveis do Flamengo por ser considerado um jogador de salário muito alto, assim como Vagner Love. Além do Levezinho, Ibson e Cleber Santana ainda podem se despedir.



Dorival defende cortes e vê vida sem Love: ‘Realidade que temos que viver’

Quando não pensa em futebol e em Flamengo, Dorival Júnior procura arejar a mente com samba, leitura, teatro e cinema. Da última vez que esteve diante da telona, assistiu a uma comédia brasileira. O filme “De Pernas pro Ar 2”, protagonizado pela atriz Ingrid Guimarães, garantiu boas risadas ao técnico. Algo que ele ainda não conseguiu em quase seis meses de trabalho no clube. Da chegada ao Rubro-Negro até o fim do Brasileiro, uma única missão: livrar o time do rebaixamento. Quando Dorival chegou, o Flamengo estava de pernas para o ar.         

Com contrato até o fim de 2013, o treinador foi mantido no cargo pela nova diretoria, mas não era unanimidade. A negociação envolveu a permanência do preparador físico Celso de Rezende, seu amigo de longa data e homem de confiança. O diretor Paulo Pelaipe queria demitir Celso, mas atendeu ao pedido de Dorival e não o fez.

Um novo ano, uma nova missão. O comandante agora tem que montar um novo Flamengo. Sem dinheiro, o clube decidiu cortar gastos e, no último sábado, abriu mão do atacante Vagner Love, que voltou ao CSKA da Rússia. O zagueiro Welinton também saiu e outros devem se despedir em breve: Liedson, Ibson e Cleber Santana estão na lista de negociáveis. Dorival diz que perdas fazem parte do novo cenário rubro-negro, defende os cortes e garante que há vida sem Love.

- Perdemos um grande jogador (Love), essa é a realidade que nós temos que viver. Só acho que o Flamengo em outros momentos também já perdeu grandes jogadores e não deixou de ser o grande clube que é ou de ter grandes equipes que continuaram brigando por títulos.

Internamente, Dorival não estaria completamente confortável no cargo, já que não foi um treinador escolhido pela atual gestão. Esse fato, inclusive, foi tema de debate entre o ex-diretor Zinho e o técnico no fim do ano passado. Ele espera ter tempo para justificar a permanência.

- Se me derem tempo, vou fazer o máximo para deixar alguma coisa boa plantada, buscando resultados, trabalhamos assim em outras equipes, com difuldades, talvez até maiores do que as que enfrentamos nesse momento. Nós tivemos um relativo sucesso. Espero que possa, também no Flamengo, ter tempo para que esse trabalho seja iniciado.

Montagem Dorival Junior (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Dorival Júnior em diversos momentos de sua passagem pelo Fla (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
A remontagem passa pela promoção das promessas. No lugar de astros, o Flamengo terá o meia Rodolfo e o atacante Rafinha como titulares na estreia no Carioca, sábado, contra o Quissamã, no Engenhão. Mesmo com as dificuldades, o treinador acredita no sucesso do trabalho.

- Às vezes chega o momento que os clubes têm que tomar uma posição. De repente não contamos com tantos nomes, mas não significa que não estaremos fortes. A torcida que espere, porque coisas boas acontecerão.

Abaixo, os principais trechos da entrevista:

Saída de Vagner Love

- É natural, perdemos um grande jogador, essa é a realidade que nós temos que viver. Só acho que o Flamengo em outros momentos também já perdeu grandes jogadores e não deixou de ser o grande clube que é ou de ter grandes equipes que continuaram brigando por títulos. O Flamengo tem essa obrigação. Eu sei que é um momento de transição, difícil, estamos tendo alguns problemas, a própria formação ou reformulação da equipe passa por momentos delicados, complicados, onde faltam ajustes importantes. Mas eu confio muito nesse tipo de trabalho, na maioria das equipes que passei sempre procurei desenvolver, iniciamos o trabalho assim, com seis, oito, dez jogadores no elenco. E elencos que deram resultados. Espero retribuir essa confiança da diretoria, desenvolver um grande trabalho.

Efeito da saída de Vagner no grupo

- Não que abalou, mas é natural. A perda é imensurável para um primeiro momento. Mas temos a obrigação de buscar aqui dentro ou que um atleta desses que aqui estão possa ocupar esse espaço, possam estar muito fortes em busca dessa posição. Ou de repente uma reposição no mercado. O Flamengo não vai fazer loucuras, não tem feito loucuras. É natural que a exigência num clube grande como o nosso sempre seja forte a necessidade de títulos. Mas uma equipe tem que se preparar para poder ganhar. E o Flamengo não poderia continuar vivendo esse momento que vinha vivendo administrativamente, com essa dificuldade de recursos. Posições estão sendo tomadas, é natural que num primeiro momento tenhamos algum prejuízo. É uma preparação para um futuro bem próximo de grandes conquistas.

Afastamento de Liedson

- O Liedson está fora do elenco, ele deve estar finalizando um acordo de uma transferência, espero que ele seja muito feliz, foi um grande profissional aqui dentro, uma pessoa que sempre teve respeito, nos respeitou muito, deu sua parcela de contribuição.

Necessidade de reforços de peso

- Concordo com o torcedor, mas acho que nós temos que ter a consciência do momento do nosso clube, acima de tudo das dificuldades que estamos passando, essa transição da nova diretoria, com uma nova condição de administração. Nós temos que respeitar isso. Eu penso que seja o caminho para todos os clubes. Em determinados momentos, de repente, imaginemos que estejamos dando um passo atrás. E de repente com um salto na frente possamos alcançar alguma coisa de bom. Acho que o Flamengo sempre formou a maioria dos seus times aqui dentro. Então, temos de rever essa posição, voltar às origens. Eu sei que é um trabalho moroso, lento, às vezes os resultados não acontecem. Às vezes o próprio treinador fica numa situção bem complicada. Mas eu tenho consciência disso. Acredito muito nesse tipo de trabalho, sempre fiz isso nos clubes em que estive, com exceção de dois clubes ao longo da minha carreira. Confio nesse tipo e nessa confiança passada pela diretoria nesse tipo de trabalho e espero que possa retribuir. Às vezes é um momento que os clubes têm que tomar uma posição. De repente não contamos com tantos nomes, mas não significa que não estaremos fortes. A partir do momento que tivermos a chance de buscar regularidade, cada jogador vai buscar o seu máximo. A torcida que espere, porque coisas boas acontecerão.

Nova administração

- A austeriadade tem que se fazer presente. Acredito que a diretoria esteja tentando sanar todas as situações possíveis dentro do clube (dívidas) e isso é elogiável. É um risco um pouco maior, nós temos alguns clubes já muito estruturados em termos de equipe, bem mais que a gente, mas não tenho receio. Se me derem tempo, vou fazer o máximo para deixar alguma coisa boa plantada, buscando resultados, trabalhamos assim em outras equipes, com difuldades, talvez até maiores do que as que enfrentamos nesse momento. Nós tivemos um relativo sucesso. Espero que possa, também no Flamengo, ter tempo para que esse trabalho seja iniciado, em determinado momento que ocorram as correções necessárias, para que a gente possa realmente preparar para poder chegar. E na hora que chegar, não só para um campeonato, mas acima de tudo fazer com que o Flamengo volte a conquistar. E esse trabalho inicial é fundamental para isso.

Possibilidades do time no Carioca e no Brasileiro

- Não sei se de imediato, mas com certeza é um trabalho que tende a essa condição. Estipular prazo? Muito difícil. Temos aí dentro do nosso estado o atual campeão brasileiro, com todos os méritos possíveis, uma equipe muito bem montada e que terminou o ano de maneira muito regular, que foi o Botafogo, o Vasco com algumas reformulações, o próprio Flamengo, além do que sempre duas ou três equipes do interior que chegam muito bem. Então é um campeonato que tem tudo para ser difícil, o Flamengo vivendo uma outra situação, mas acima de tudo acreditando no trabalho de renovação, um trabalho difícil, mas eu confio muito que as coisas possam acontecer. Não sei em que momento do ano, mas a partir do instante que você trabalha de maneira correta, pode ter certeza que, às vezes demora um pouco, mas os resultados acontecem.

Time da estreia no Carioca

- Basicamente a equipe que treinou nos últimos dias, não foge muito disso. Estamos com oito ou nove jogadores fazendo um trabalho à parte. Esses que chegaram (Elias, Gabriel e João Paulo) e outros que detectamos algumas carências, alguns jogadores que ficaram lesionados no fim do ano passado e que agora precisamos que eles busquem uma base maior para que tenham uma sustentação ao longo do ano. Esse início ainda é um pouquinho conturbado, mas daqui a pouco as coisas vão se ajeitar e com certeza o Flamengo vai vir forte, como sempre foi, e vai lutar diretamente pelo título do campeonato.

Rafinha

- Esse garoto fez bons jogos desde o ano passado, a oportunidade para que ele possa de repente ocupar espaço está aberta. Acreditamos nele, vamos ter calma, não podemos jogar a responsabilidade sobre um garoto como esse, mas sempre acreditando que o treinador dos profissionais tem que buscar a sequência do trabalho da base, propiciando oportunidades para que os garotos apareçam. Não revelamos ninguém, eles se revelam pelo trabalho da base. Apenas damos oportunidade para que possam trilhar um belo caminho. 

Rodolfo

- Ele foi observado, deu o recado. Se mantiver o bom desempenho, vai buscar o espaço. Esses garotos são os que sempre visualizam nos profissionais seus ídolos, querendo ser um deles. É nessa garotada que temos que acreditar para que no futuro um outro treinador possa estar oportunizando a esses garotos a condição de serem titulares da equipe principal do Flamengo.

Setor crítico do time

- Tempo. Apenas esse. Tempo para desenvolver o trabalho. Reformulação requer tempo, paciênca e repetição. Temos consciência das nossas carências, eu sempre acredito no elenco que tenho nas mãos, independentemente das dificuldades de momento, o trabalho vai ser sempre buscar para que tenhamos o melhor deles. Espero continuar passando confiança a quem me deu oportunidade de trabalho, que possamos conseguir os objetivos. Espero deixar no Flamengo algo plantado e alcançado.

Duda explica sucesso do Fla: 'Todo jogo é como uma final de Copa'



"Todo jogo para a gente é uma final de Copa do Mundo". A afirmação de Duda pode até ser um tanto exagerada em relação à partida desta quinta-feira, às 20h, em Suzano, contra os donos da casa, mas mostra exatamente como o time do Flamengo está focado na conquista do bicampeonato do NBB. Presente em todas as 11 vitórias do time carioca na competição, o ala rubro-negro ignora a atual posição na tabela do rival - que ocupa a penúltima colocação com apenas duas vitórias em 13 jogos - e prevê um confronto bastante perigoso fora de casa.

Duda, Flamengo e Joinville (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com) 
Duda afirma que pressão para aumentar marca história não  (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)

- Qualquer partida do NBB é perigosa e merece uma atenção especial,  principalmente fora de casa. O Flamengo tem torcedor espalhado em todos os lugares do país, mas infelizmente não teremos aquela pressão que nossa torcida tem feito nos jogos no ginásio do Tijuca - lamentou o ala rubro-negro.

Se a pressão da nação rubro-negra tem empurrado a equipe nos jogos no Rio de Janeiro, o camisa 10 do Flamengo garante que ela não tem interferido em nada o desempenho do time dentro de quadra quando o assunto é a marca histórica de vitórias consecutivas no início de uma temporadas.

- É claro que a gente brinca e fica se perguntando quantas vitórias consecutivas iremos conseguir. Entre nós não existe qualquer tipo de pressão em relação a isso, até porque temos um grupo experiente e sabemos que uma hora a gente vai perder. Mas vamos tentar adiar que esse dia chegue o máximo que a gente puder - disse Duda.

Um dos responsáveis pelo sucesso do ótimo início de temporada do clube rubro-negro, José Neto apresenta o mesmo discurso de seu camisa 10, e afirma que encara todo adversário com a mesma seriedade e que jamais tratou a invencibilidade como uma obsessão.

- Não podemos cometer o erro de entrar em quadra olhando para a posição do adversário na tabela de classficação. Muitas vezes essa colocação é apenas momentânea e não condiz com a realidade da equipe. Nunca fez parte da nossa rotina a preocupação com essa invecibilidade. Nosso objetivo é entrar em quadra para vencer todos os jogos, e essa sequência de vitórias é apenas uma consequência do nosso trabalho - afirmou o treinador.

Leandrinho e Shilton observam as dicas dos preparadores físicos Diego Falcão e Rafael Bernardelli (Foto: Divulgação / Flamengo)
Das 11 vitórias conquistadas em 11 partidas disputadas pelo Flamengo no NBB, a da última segunda-feira, diante da forte equipe do São José, talvez tenha sido a mais complicada. Principalmente pelo fato de o time rubro-negro não ter repetido as boas atuações das partidas anteriores.

Símbolo do torcedor rubro-negro dentro de quadra, Duda reconhece que o cansaço pesou, mas destaca o trabalho dos preparadores físicos como um dos fatores determinantes para o sucesso do grupo na competição.

- Estamos focados no que queremos. É claro que o cansaço existe, mas não acho que isso esteja atrapalhando porque fizemos uma pré-temporada excelente e estamos bem preparados. O trabalho do Diego Falcão (preparador físico) é diferenciado. Nunca malhei como estou malhando agora, e iso tem feito toda a diferença durante os jogos - elogiou o camisa 10.

Diego Falcão (à esq.) e Rafael Bernardelli são os preparadores do Fla  (Foto: Divulgação / Flamengo)

Com Elias fora, Dorival define o Fla para a estreia contra o Quissamã



Dorival Junior e Ibson no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
O Flamengo que vai estrear no Campeonato Carioca contra o Quissamã neste sábado, às 17h (de Brasília), no Engenhão, está praticamente definido. O provável time será formado por Felipe, Léo Moura, Renato Santos, Frauches e Ramon; Amaral, Ibson e Rodolfo; Rafinha, Hernane e Nixon. Foi a segunda vez que Dorival Júnior utilizou a formação nos treinamentos. À exceção do camisa 1, que fez um trabalho à parte, essa foi a formação do coletivo na manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu.
Na tarde de quarta, Dorival Júnior chegou a testar Cáceres na vaga de Amaral, mas o volante paraguaio deve mesmo ficar no banco de reservas. 

Das duas jovens promessas que farão a estreia no profissional, Rodolfo tem tido melhor rendimento do que Rafinha nos treinos durante a semana.

Ainda não será dessa vez que Elias, maior contratação do clube até o momento, fará sua estreia com a camisa rubro-negra. O jogador prolongará sua pré-temporada, já que ficou um período de dez dias sem treinar enquanto definia sua saída do Sporting, de Portugal. Ainda não foi definido quando ele ficará à disposição do treinador para atuar.

João Paulo e Gabriel, apresentados na última terça-feira, também não serão relacionados para a partida de estreia. Os reforços, ao lado de Elias, Alex Silva, Renato Abreu, Airton, Cleber Santana, Gonzalez e Thomas, darão prosseguimento à preparação física.


Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo) 
Dorival orienta grupo. Cáceres, atrás do técnico, deve ficar no banco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
 

Nova gestão confirma acerto por patrocínio no valor de R$ 15 milhões



O Flamengo confirmou seu primeiro patrocínio da nova gestão. Por meio de seu site oficial, o clube anunciou o acerto com a Peugeot pelos próximos três anos. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o valor fixo será de R$ 10 milhões por temporada, com variáveis que podem chegar a R$ 15 milhões - total entre R$ 30 e  45 milhões no período. O contrato será votado pelo Conselho do clube na próxima terça-feira, e a montadora francesa, a princípio, ocupará o espaço de patrocinador master. Na votação, será apresentada uma camisa para mostrar aos conselheiros como o logotipo será estampado. Se a proposta for aprovada, a marca já deve figurar no uniforme rubro-negro no jogo contra o Volta Redonda, no dia 27 deste mês, pela terceira rodada da Taça Guanabara.

No planejamento elaborado pelo novo vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, há três cotas disponíveis. Os patrocinadores passarão por um revezamento quadrimestral de exposição da marca em três locais diferentes do uniforme: ombro, peito e manga. A meta é alcançar pelo menos R$ 45 milhões por temporada. Depois da Peugeot, o próximo da lista pode ser a rede de postos de combustíveis Ale, segundo o blog Primeira Mão informou um dia após a eleição do presidente Eduardo Bandeira de Mello. A marca é velha conhecida da torcida, pois patrocinou o time em 2009, no ano da conquista do hexacampeonato brasileiro.

 A marca da montadora francesa seria estampada como patrocinador master num primeiro momento, já que os contratos com a Cosan Combustíveis e Lubrificantes S.A. (Esso Brasileira de Petróleo Ltda) e com o Banco BMG vão chegar ao fim nos dias 6 e 12, respectivamente. A Cosan exibe a Marca Mobil na barra traseira da camisa e na parte traseira do calção desde fevereiro do ano passado. Pelo acerto por um ano, o Rubro-Negro recebeu R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão no ato da assinatura do vínculo. Já o acordo com o BMG, que exibe sua marca nas mangas do uniforme, rendia ao clube R$ 9 milhões. Deste valor, R$ 8,5 milhões eram destinados ao futebol e R$ 500 mil ao basquete.

Na gestão de Patricia Amorim, o marketing foi um departamento deficitário e, agora, será o carro-chefe da nova direção. Antigos funcionários foram demitidos, Bap acompanha o setor de perto e trata das negociações, além de executivos que assumiram a pasta e já estão próximos do primeiro acerto.

Em meio à busca por patrocinadores, penhoras ainda preocupam

Além de buscar patrocinadores para o clube, o Flamengo precisa ao mesmo tempo se preocupar com as penhoras que vem sofrendo judicialmente. Pelo menos R$ 3,8 milhões da primeira parcela do dinheiro da Adidas, depositado no início do mês, foi retido. A diretoria teve que agir e pagou R$ 8 milhões referentes aos impostos atrasados e conseguiu a liberação de parte da verba. Até o momento, calcula-se que o total de penhoras já bateu a casa dos R$ 58 milhões.

- O pagamento dos R$ 8 milhões evita novas penhoras e demonstra que não estamos aqui brincando de administrar o clube. O Flamengo voltará a ser respeitado. Em 15 dias, fomos capazes de executar nossa proposta de gestão e estamos pagando os impostos em dia - declarou o vice-presidente de Finanças, Rodrigo Tostes, ao site oficial.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Copa São Paulo de futebol júnior 2013


                                         Eliminados


Botafogo 0 x 2 Fortaleza

Corinthians 0 x 1 Bahia

vasco 1 x 5 Goiás

Fluminense  3 x 5 Cruzeiro



Sob conselhos de Zico, Rafinha se livra de rótulo de Neymar da Gávea


O corpo franzino, a velocidade e a facilidade para o drible, os meiões cobrindo os joelhos e o cabelo moicano. Tudo isso fez Rafinha ganhar um apelido de peso no fim de 2010: Neymar da Gávea. A semelhança com o craque do Santos chamou a atenção logo no primeiro treino entre os profissionais do Flamengo. Na época, aos 17 anos, ele foi relacionado por Vanderlei Luxemburgo para um jogo do Campeonato Brasileiro.

Dali em diante, Rafinha perdeu espaço. Foi campeão da Copinha em 2011, mas a chance de integrar o time profissional só chegou nesta terça-feira. É quase certo que ele estará no time titular do Flamengo contra Quissamã, no sábado. Aos 19 anos, Rafinha mudou pouco fisicamente, abandonou o moicano e já se vê livre do rótulo pesado.

-  Todo mundo comparava., continuei com o cabelo moicano por um tempo e muitos jogadores colocam o meião no joelho. Mas estava na hora de mudar o cabelo. Hoje no profissional me chamam de Rafinha. Antes era Neymar da Gávea. O Neymar é do Santos, sou o Rafinha do Flamengo.

Rafinha também teve o nome envolvido em uma polêmica interna no Flamengo. Em 2010, o presidente do Conselho Fiscal do clube, Leonardo Ribeiro, foi pivô da saída de Zico, quando o maior ídolo rubro-negro ocupava o cargo de diretor executivo. Ribeiro afirmava que o contrato celebrado entre Flamengo e CFZ – com a cessão de quatro jogadores para as categorias de base da Gávea, incluindo Rafinha - seria lesivo aos interesses do clube rubro-negro. Segundo ele, jogadores que eram do CFZ, que foi vendido por Zico à empresa MFD, começaram a chegar às categorias de base do Fla, ganhando espaço dos atletas que pertenciam ao Rubro-Negro. Os direitos desses jogadores eram repartidos, 50% para a MFD e 50% para o Flamengo, o que causaria prejuízo ao clube no futuro.

Zico deixou o clube após quatro meses e rompeu com a ex-presidente Patricia Amorim. O maior ídolo rubro-negro participou da campanha vitoriosa de Eduardo Bandeira de Mello na eleição do fim do ano passado e é considerado um conselheiro pela nova gestão.

O Galinho também dá conselhos a Rafinha. Segundo o jogador, o contato com o eterno camisa 10 da Gávea é constante.

- Ele sempre me liga, me dá força, me dá dicas, é um grande jogador para o clube, me passa como é aqui dentro para que eu possa me sair bem. Ele me dá dicas dentro de campo, procuro conversar muito com ele. Diz para eu jogar com alegria, dar meu melhor. O Flamengo é o maior clube do mundo, tem uma torcida maravilhosa. É jogar com alegria, com amor. A estrela é o Flamengo. Procuro ver os vídeos do Zico. Eu me inspiro também no Cristiano Ronaldo, nas jogadas, nas faltas, para ter recursos dentro de campo também.

Rafinha flamengo treino (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Rafinha, de vermelho, em treino da pré-temporada do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
Rafinha foi pego de surpresa por Dorival Júnior, apesar de esperar uma nova chance há tempos. Agora, além da comparação física com Neymar, quer deixar no passado as incertezas.

- É uma oportunidade que espero há muito tempo, o professor me subiu, vou procurar demonstrar meu futebol, justificar a chance. Vou dar meu melhor para conseguir meus objetivos. Sempre penso no quarto como vai ser na hora que estiver em campo, em fazer uma jogada. O Flamengo é pressão desde o mirim, desde bolinha de gude.



Carlos Eduardo diz que dinheiro não interfere em sua escolha


O meia Carlos Eduardo, ainda não definir seu futuro, que está entre Flamengo, Fluminense e Santos, utilizou seu perfil no Twitter para disparar contra os seguidores que dizem que o dinheiro está sendo determinante para a definição de seu futuro, além de criticar a imprensa em sua postagem, nesta quarta-feira.

- Vocês não sabem de nada mesmo. O que menos estou pensando é em grana. Quero ser feliz e jogar futebol. Não dão bola (sic) para a imprensa, que fala m... - postou Carlos Eduardo.

O discurso do jogador é semelhante ao que disse em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, na última segunda-feira, quando já havia falado que queria apenas ser feliz, e não priorizava o dinheiro.

Twitter do Carlos Eduardo (Foto: Reprodução / Twitter) 

Postagem de Carlos Eduardo no Twitter (Foto: Reprodução / Twitter)

Dorival mantém trio de ataque e testa Cáceres entre os titulares do Flamengo


A definição do time titular do Flamengo para a estreia no Carioca está por detalhes. Na tarde desta quarta-feira, sob forte chuva, o técnico Dorival Júnior fez um novo teste e manteve de início a base do coletivo da véspera, no campo 5 do Ninho do Urubu. Enquanto o trio de ataque foi o mesmo, assim como o meia Rodolfo, Cáceres foi testado entre os titulares. Desta forma, Amaral começou o treino entre os reservas.

Dorival com o time do Flamengo (Foto: Richard Souza) 
Dorival Júnior orienta o time titular que iniciou o treino desta quarta-feira (Foto: Richard Souza)
 
A equipe titular formou com Felipe; Léo Moura, Renato Santos, Frauches e Ramon; Cáceres, Ibson e Rodolfo; Nixon, Hernane e Rafinha. Bastante enérgico, Dorival interrompeu o treino várias vezes para passar orientações, mostrou preocupação com o posicionamento dos homens de meio e os laterais. Os contra-ataques rápidos e a marcação adversária também mereceram atenção especial.

Com muitos jogadores da base, o time reserva  treinou com Paulo Victor; Digão, Fernando, João Felipe e Felipe Dias; Amaral, Recife, Lorran e Luiz Antonio; Romário e Victor Hugo. O grupo que continua fazendo treinos de pré-temporada e não deve jogar no sábado é formado por Thomás, Renato, Alex Silva, Cleber Santana, Airton, Camacho, Muralha, González e os três jogadores contratados recentemente: Elias, Gabriel e João Paulo.

No meio do treinamento Dorival fez modificações: Luiz Antonio trocou de time com Rodolfo, e Amaral, com Cáceres. Com isso, o treinador deixou o time titular com um meio de campo forte na marcação, mas pouco criativo.

O Flamengo estreia no Campeonato Carioca no próximo sábado, contra o Quissamã, às 17h (de Brasília), no Engenhão.

Na merda total, vasco usa água do parque aquático desativado para irrigar campo do galinheiro de São Januário




Ansioso, Hernane quer repetir em 2013 o que fez na estreia pelo Flamengo



Flamengo x Figueirense - Campeonato Brasileiro - Gol Hernane (Foto: Paulo Sergio)Com a saída Vagner Love e a possível saída de Liedson do Flamengo, Hernane deve começar 2013 como titular do ataque do técnico Dorival Júnior. O centroavante chegou ao Rubro-Negro no ano passado, após se destacar pelo Mogi Mirim como artilheiro do Campeonato Paulista. Este ano, com o grupo desde o início, espera se firmar.

- Bate aquela ansiedade boa para estrear nesta temporada. Estou preparado e empolgado para este novo momento. Com as saídas do Love e do Liedson terei ainda mais responsabilidade, já que são dois grandes jogadores - garantiu o jogador.

- Quero repetir neste começo de ano aquilo que fiz quando cheguei ao Flamengo, ou seja, estrear com gol. É por isso que estamos trabalhando duro todos os dias - finalizou o atacante - disse o atacante.

Em seu primeiro confronto pelo clube, Hernane marcou frente ao Vitória, em junho do ano passado, em triunfo por 3 a 1. O Flamengo estreia no Campeonato Carioca no sábado (19), diante do Quissamã, no Engenhão.

Filho de ídolo do vasco, Rafinha Alcântara revela amor pelo Flamengo




Entrar pela primeira vez no Maracanã lotado impressiona qualquer torcedor. Entrar no gramado ao lado dos ídolos e ser saudado por uma torcida fanática impressiona ainda mais. Foi assim que começou a paixão pelo Flamengo de Rafinha Alcântara, meia do Barcelona, que estreia nesta quarta-feira, contra a Venezuela, como titular da seleção brasileira, no Sul-Americano sub-20.

Rafinha Alcântara, Seleção Sub-20 (Foto: Marcelo Baltar) 
Rafinha Alcântara, da Seleção sub-20, é flamenguista fanático (Foto: Marcelo Baltar)

No início da década passada, em um jogo do Rubro-Negro no Maracanã, Rafinha e seu irmão Thiago Alcântara, meia da Espanha e do Barcelona, foram convidados para entrar em campo com os jogadores do Flamengo. Rafinha entrou de mãos dadas com o goleiro Julio César, hoje no Queens Park Rangers. Thiago, por sua vez, acompanhou o então camisa 10 Petkovic. Não deu outra. Os corações bateram mais forte, e os dois adotaram a paixão pelo clube carioca naquele momento.

- Fui a um jogo do Flamengo no Maracanã com o meu irmão. Ele entrou em campo com o Petkovic e eu entrei com o Julio César. Quando entramos no Maracanã e vimos a torcida do Flamengo, não teve jeito. Ali, naquela hora, viramos flamenguistas. Até então não torcia para ninguém. Mas quando vi aquela galera nas arquibancadas... Meu irmão também virou flamenguista na hora - revelou Rafinha.

Apesar de o pai Mazinho ter sido ídolo no rival vasco, no Palmeiras e na Europa, já não havia mais jeito. O coração de Rafinha havia sido arrematado naquele dia e se transformado  rubro-negro. Em seguida, os irmãos passaram a integrar as categorias de base do Flamengo.

Rafinha Alcantara com Adryan na Granja Comary (Foto: Reprodução/Instagram)
- Joguei por dois anos na categoria pré-mirim do Flamengo. Eu e meu irmão já éramos flamenguistas quando ingressamos. Jogar no Flamengo para a gente era o máximo. Tenho lembranças bonitas. Agora na Seleção reencontei o Valtinho (Valteriano Favia), nosso fisioterapeuta. São lembranças maravilhosas que tenho do clube.

A saída do Flamengo se deu porque o pai Mazinho decidiu abrir uma escolhinha de futebol na Espanha. Com a mudança, Rafinha e Thiago passaram a treinar no Barcelona, onde hoje são jogadores profissionais. Se treinar no Flamengo era "o máximo" quando crianças, voltar para a Gávea no momento, aos 19 anos, não passa pela cabeça do camisa 20 da Seleção sub-20. Uma transferência no futuro, no entanto, não está descartada.

- Torço para o Flamengo. Sou flamenguista no Brasil. O sonho de qualquer moleque flamenguista é um dia jogar no Maracanã com a camisa do Flamengo. Mas agora estou no Barcelona, e estou feliz. Mas o futuro pertence a Deus... - sorriu Rafinha, com brilho nos olhos.

De longe, Rafinha costuma exibir sua paixão pelo Flamengo na internet. Em sua conta no Instagram, o meia do Barça já publicou fotos com o uniforme do time da Gávea. Recentemente, durante o período de treinos da Seleção na Granja Comary, o filho de Mazinho posou ao lado do rubro-negro Adryan com a camisa do Flamengo no ombro, exibindo o escudo do clube.

Em 2011, Thiago Alcântara publicou em uma rede social a imagem do irmão segurando o uniforme do Fla e brincou dizendo que Rafinha havia assinado com o clube carioca. Poucas horas depois, o Barça anunciou a renovação do jovem da Seleção sub-20 até 2014.


Rafinha Alcântara com a camisa do Flamengo (Foto: Divulgação) 
Rafinha com a camisa do Flamengo em 2011: 'reforço' do time carioca (Foto: Divulgação)
 
 

Pai de Ibson diz que ele quer ficar, mas critica postura do Flamengo

loassina com CSKA por três anos, e cláusula impede retorno a outro clube em menos de um ano e meio sem ok do Fla
paciência 
com limite (Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
O Flamengo não descarta negociar Ibson, e o volante ficou incomodado ao saber que pode integrar a lista de negociáveis. O clube alega que não tem como quitar a dívida que tem com ele - assim como fez com Vagner Love - e considera alto o salário de R$ 300 mil. O jogador deseja permanecer, mas tem cinco meses de direitos de imagem em atraso. Aguarda uma posição do diretor executivo Paulo Pelaipe sobre o caso, que é apenas um dos episódios que geram incertezas entre os atletas.

De Portugal, onde foi resolver assuntos particulares de Ibson, Laís Silva, pai do jogador, comentou a situação. Disse que o camisa 7 entende a nova política de corte de gastos, está triste com a possibilidade de sair, mas que pretende cumprir o contrato. Laís revelou que já houve uma conversa do jogador com Pelaipe.

- Ele tem três anos de contrato e está à disposição. Ouviu as ponderações, entende e está trabalhando como sempre faz. O Clube de Regatas do Flamengo não é o Paulo Pelaipe, mas hoje tem uma nova gestão, e ele é o diretor executivo. Cabe a ele comunicar as diretrizes decididas pela nova gestão. O Ibson é jogador do Flamengo, que tem 100% dos direitos federativos e econômicos. Se o Flamengo entende que o salário está acima do que eles gostariam, ele entende, mas contratos foram feitos para serem cumpridos - disse, em entrevista à Rádio Brasil.

Segundo Laís, Ibson entende o momento de transição do clube e não pretende tomar nenhuma atitude radical, como acionar o Flamengo na Justiça.

- O Ibson jamais tomaria uma atitude contra o Flamengo. Ele é o Flamengo. Essa gestão chegou agora, tem verbas penhoradas, nós entendemos isso e esperamos pacientemente. O empresário dele é quem cuida disso. No momento oportuno, o Paulo Pelaipe vai conversar outras vezes com o Eduardo Uram e equacionar essa dívida, encontrar a melhor maneira. Nós não cobramos, esperamos. A cabeça do Ibson está voltada para jogar futebol. Ele precisava de uma pré-temporada forte, isso que ele está fazendo. Ele está pronto para jogar se o treinador desejar.

O pai do jogador não vê o filho como um problema para o clube e crê que ele poderá ser muito útil em 2013. A terceira passagem do volante pelo Flamengo começou em maio do ano passado. Desde então, Ibson teve desempenho irregular e chegou a ficar no banco de reservas. Laís critica a forma como o clube tem conduzido o caso.  

- O Ibson não é problema para o Flamengo, é solução. A nação rubro-negra sabe e conhece quem é o Ibson. Fiquem tranquilos, ele ainda vai dar muitas alegrias ao Flamengo nesse retorno. O Ibson é Flamengo, a pele dele é rubro-negra. Na pior situação, em 2007, ele retornou, o clube estava na penúltima posição. Dessa vez, ele estava no Santos, disputou o Mundial, foi campeão paulista jogando os 90 minutos, foi convocado de novo (pelo Flamengo) e foi. Vendo um amigo dele partir (Love), vendo outro nessa situação (Liedson), ele está triste, mas é profissional. Se o clube entende que quer colocar à venda, o que vamos fazer? Na hora de expôr seu atleta na mídia, tem que olhar para trás e ver que ele estava quietinho no Santos. A gestão anterior foi buscá-lo. Não é um atleta iniciante, tem um currículo invejável. Participou da campanha do hexa, do penta tri, ele entrou para a história do Flamengo.

Na entrevista, Laís disse mais de uma vez que ele e o filho compreendem as dificuldades financeiras do clube, mas contestam o argumento de que o salário seja um empecilho. 

- É um absurdo dizer que ele tem salário alto, uma incoerência. Qual clube não atrasa (salário), meu Deus? Ele está tranquilo, sereno como sempre foi. A resposta dele é sempre dentro do campo. Todas as vezes que foi convocado pelo Flamengo, ele foi correndo. Foi assim lá no Santos. Quando ele soube da proposta, não quis saber quanto ia ganhar, ele veio. E está feliz, muito feliz, apesar de todas essas situações. Eu, como pai e torcedor do Flamengo, espero que ele fique, mas não sou eu que decido.


Sem acerto com Engenhão, despesa do Fla dobra para estreia no Carioca



Engenhão (Foto: João Matheus Ferreira)A falta de acordo com o Botafogo sobre o uso do Engenhão em 2013 acarretará, por ora, em um aumento significativo nas despesas do Flamengo. A estreia do time no Carioca contra o Quissamã, no sábado, custará, considerando só as despesas fixas, cerca de R$ 53,5 mil. O valor é quase o dobro do que o clube pagava segundo o antigo vínculo.

O LANCE!Net teve acesso aos valores acordados entre a Federação de Futebol do Rio e os clubes para o Estadual. Só o aluguel do estádio custará entre R$ 20 mil (para jogo dos grandes contra os pequenos) e R$ 40 mil (clássicos). A previsão inicial do Flamengo é de comercializar 15 mil ingressos para a estreia. No antigo contrato, era permitido abrir o Engenhão para, no mínimo, 20 mil torcedores. Dessa maneira, o clube, além de arcar com uma despesa dobrada, terá um público menor.

Além dos encargos, que totalizam os R$ 53,5 mil, 10% da renda bruta da bilheteria do jogo também deve ser repassada à Ferj. A nova diretoria, antes mesmo de assumir, havia delegado ao departamento de marketing as tratativas com o Botafogo. E as negociações acontecem desde o fim do ano passado por meio de João Henrique Areias, que deixou o clube semana passada.

Dirigentes cogitaram jogar o Estadual em Volta Redonda – onde a despesa chega a aproximadamente R$ 15 mil –, mas o departamento de futebol descartou e pediu para que os jogos em que o time for mandante sejam disputados no Engenhão.

Nas reuniões que aconteceram na Ferj esta semana, o Fla escolheu Frederico da Luz, do marketing, como representante. O clube, entretanto, ainda não definiu qual pasta ou vice-presidente será responsável para tratar sobre esse assunto.

Valores bem distintos dos contratos

Até 2012: R$ 28.075,00
Aluguel do estádio (conforme contrato Fla e Bota): R$ 5.000,00; Taxa de iluminação (conforme contrato Fla e Bota): R$ 5.000,00; Despesas operacionais da FERJ: R$ 10.000,00; Delegado da partida: R$ 1.000,00; Credenciamento da imprensa: R$ 3.660,00; Equipe Antidoping: R$ 1.125,00; Antidoping: R$ 2.290,00. Essa é a relação de todos os gastos fixos que o Flamengo tem para jogar no Engenhão independentemente do público para o qual será aberto o estádio. Outras 15 despesas, por sua vez, variam conforme a carga estipulada para o jogo.

Para 2013: R$ 53.500,00
Aluguel do estádio: R$ 20.000,00; Despesas com o quadro móvel: R$ 20.000,00; Taxa de iluminação: R$ 7.500,00; Despesas com ambulância: R$ 6.000,00. Todos esses valores estão previstos para públicos entre 15 mil e 20 mil em jogos dos clubes grandes contra os de menor investimento.


Promessas dividem sonho e pressão de jogar no Fla: 'Precisa ter paciência'


Rafinha, treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem) No Flamengo, romper a linha tênue entre ser promessa da base e jogar no profissional inspira cuidados e paciência. As apostas da vez são Rafinha e Rodolfo, ambos com 19 anos. Integrados à pré-temporada, eles dividem o mesmo quarto na concentração e também o mesmo o sonho: estrear pelo clube que tem o lema de que craque se faz em casa. Faz mas também se cobra.

- A mudança da base para o profissional tem todo um processo de adaptação, é outro estilo de jogo. Vamos amadurecer e evoluir com o tempo. É muito diferente, precisa ter paciência. Há tempos esperava essa oportunidade, pois treinava e voltava, agora estou fazendo a pré-temporada. É muito gratificante treinar com os jogadores que até pouco tempo eu via na televisão – disse o atacante Rafinha.

Nascido no Maranhão, Rafinha logo foi com a família para Brasília e passou a jogar futebol. Há quatro anos, chegou ao Rio para defender o CFZ e, depois, se transferiu para o Flamengo. Agora, enfrenta o desafio, com um enredo conhecido: apoio da família e sonhos.

- Vou treinar para dar o meu melhor. Quando fizer minha estreia pelo profissional, será a sensação de um sonho realizado, pois sou rubro-negro, assim como toda minha. Tenho que trabalhar forte – completou Rafinha.

Meia, canhoto e com os mesmos 19 anos de Rafinha, Rodolfo também ganhou sua chance. Realiza a pré-temporada com o grupo principal. E tem uma receita que pode dar certo.

- É chegar devagar, fazer o simples, dar um toque ou outro de lado e correr bem, correr certo. Se der para fazer um golzinho aí conquista a galera – disse Rodolfo.

Nascido em Mesquita, na Baixada Fluminense, o jogador chegou ao Flamengo em março do ano passado, depois de disputar a Copa São Paulo de Juniores pelo Internacional. Antes, teve uma  passagem sem sucesso por Portugal e, antes de acertar com o Colorado, treinou no Madureira.

Tanto Rodolfo como Rafinha participaram da Copinha nas últimas semanas, mas não foram bem, e o time acabou eliminado.

rodolfo, treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
- Conversei com o Rafinha e disse que é a nossa hora. Não fizemos um campeonato bom na Copinha, mas chegou a chance no profissional. Ele esperava essa chance desde o título da Copinha de 2011, não veio, mas agora treinou entre os titulares. É agarrar para não soltar mais. É uma chance que aparece uma vez na vida. Estamos tranquilos, temos de tentar fazer um bom treino. Se o Dorival gostar, se conseguir ficar, ótimo – completou Rodolfo.

Na temporada passada, Dorival Júnior até apostou em alguns jovens como Adryan, Mattheus, Nixon, entre outros, mas sempre destacando o cuidado para não queimar as jovens promessas. Nos últimos treinos, Rafinha e Rodolfo apareceram como titulares na movimentação do Ninho do Urubu.

- Seja como titular, no banco, temos que estar preparados – destacou Rafinha.

A dupla divide quarto no hotel que serve de concentração para o grupo principal. Além da pressão natural a um jogador do Flamengo, eles também sofrem internamente.

- Subir junto com ele foi muito bom. Como um grupo novo está se formando no profissional, fico até sem graça de chegar sozinho. Chegando com ele fico mais tranquilo. Se alguém me zoar, vai zoar ele também. Os caras ficaram falando que ele tinha moicano e agora está com a cabeça raspada. Fiquei quietinho na minha – brincou Rodolfo.

O meia fala sobre o amigo Rafinha, e também sobre o seu futebol:

- Rafinha é um jogador muito rápido, arisco, tem alegria nas pernas. Pode jogar a bola na frente que ele vai voar. A perna dele chega a bater nas costas, você nem vê passando (risos). Eu vou pelas beiradas, mas sou de arriscar também. Se abrir, eu chuto. E tão tenho medo de arriscar para o gol. Se tiver que dar passe de letra, eu tento também.