sábado, 18 de novembro de 2023

Flamengo registra temperatura de 70ºC em campos de grama sintética: "Destrói chuteiras"

 

Opositor ferrenho ao gramado sintético, o Flamengo realizou experiência na quinta-feira, dia mais quente do ano no Rio de Janeiro segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Foi feita uma medição da temperatura de alguns campos do Ninho do Urubu. Enquanto a média dos gramados naturais chegou a 45º graus, um dos três de material sintético registrou pico de impressionantes 70ºC.

Flamengo mediu a temperatura dos campos 3, 7 e 9 entre 12h50 e 13h de quinta-feira, quando a máxima de 40,6ºC foi registrada na estação de Marambaia, no Rio de Janeiro. Os campos 7 e 9 são de grama sintética - o Rubro-Negro dispõe desse material para a preparação contra adversários que adotam esse tipo de gramado.

CEO do Flamengo, Reinaldo Belotti, destacou que o gramado sintético representa um risco à saúde dos atletas. O dirigente citou o fato de as principais ligas europeias não permitirem a utilização de campos com grama 100% artificial e destacou que os jogadores podem sofrer queimaduras.

Em julho a Eredvisie, liga holandesa, comunicou a proibição de gramados 100% artificiais - somente os híbridos serão permitidos. O risco de lesões e até do desenvolvimento de câncer de pele foram alegações para tal veto. A Associação de Jogadores de Futebol Profissional da Holanda (VVCS) promove eleição anual sobre os melhores campos da Holanda. Na realizada com base na temporada 2022/2023, os dois melhores foram os de Feyenoord e Ajax, ambos de grama natural. Os últimos quatro colocados - Voledam, Excelsior, Emmen e Cambuur - são de material sintético.

Exemplo recente veio em entrevista de Renato Gaúcho, que afirmou que Luis Suárez não participaria de jogo contra o Botafogo caso este fosse realizado no Nilton Santos. Um problema crônico no joelho direito praticamente o impede de jogar em estádios de grama sintética. Como um show estava previsto para o local, a partida passou para São Januário, e o Grêmio venceu por 4 a 3, com três gols do uruguaio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário