sexta-feira, 8 de maio de 2020

FAQ: os próximos passos do Flamengo no planejamento para retomar as atividades no Ninho




Os 293 testes feitos pelo Flamengo em jogadores, funcionários e familiares foi apenas um dos passos do clube no planejamento do retorno às atividades. Os 38 casos positivos para o Covid-19, inclusive com três jogadores infectados, não fez o clube desistir da ideia de retomar os treinos no Ninho do Urubu o quanto antes. Mas quais são os próximos passos?


A ideia é tentar cercar ao máximo o elenco e integrantes do departamento de futebol de cuidados, e, para isso, serão feitos testes constantes, além de diversas medidas de prevenção no dia a dia. Mas o mais importante será obter o aval das autoridades para que o clube não corra o risco de infringir regras do isolamento social.

O Globo Esporte .com preparou um "faq" para destrinchar o tema:


Todos os 38 contaminados são funcionários do Flamengo?
Não. Além dos três jogadores, há outros seis integrantes do staff do clube. Dois são prestadores de serviço de empresas terceirizadas. A maior parte, 25 casos, são familiares e pessoas que trabalham na casa de funcionários e atletas.
Quais jogadores estão infectados?
O clube e o próprios atletas optaram por não divulgar os nomes.
Houve atletas que se infectaram e já se recuperaram?
Sim. Os testes apontaram que dois jogadores tiveram contato com o vírus e já têm anticorpos IGG positivos. Os nomes também não foram revelados.
As pessoas que testaram positivo iniciaram o processo de quarentena?
Sim. Todos estão em quarentena domiciliar. No caso dos jogadores e funcionários, o retorno ao trabalho só vai acontecer quando o exame der negativo para o Covid-19.
Quando será a próxima bateria de testes?
Todo o departamento de futebol do Flamengo voltará a ser testado na próxima segunda-feira. Desta vez, serão testes rápidos de sorologia, que já foram adquiridos pelo clube. A ideia é fazer com que todos sejam testados semanalmente para controlar o número de possíveis infectados.
Os familiares dos contaminados também serão novamente examinados na segunda. Os que testaram negativo não passarão novamente pelo processo.
Academia será montada no campo — Foto: Alexandre Vidal/FlamengoAcademia será montada no campo — Foto: Alexandre Vidal/FlamengoAcademia será montada no campo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Qual serão as medidas de prevenção quando os treinos voltarem?
O acesso ao CT será restrito, com um fluxo de no máximo 20% do normal. Ao chegarem ao CT, os jogadores terão acesso a seus quartos individuais, onde estará à disposição um pacote higienizado com o uniforme. Ele poderá se trocar e ir a campo.
De início, serão pequenos grupos de atletas intercalados - o clube reformou quatro campos para distribuir os atletas respeitando a necessidade de distanciamento. Todo o acesso ao gramado será feito pela área externa do CT.
No intervalo entre um grupo e outro, haverá uma equipe de funcionários para esterilizar imediatamente tudo o que for necessário: chuteiras, aparelhos de GPS, bolas, balizas, cones etc. Todos os funcionários do CT foram treinados para usar equipamentos de proteção individual, com óculos especiais, máscaras e luvas.
Os ambientes fechados serão utilizados?
Não. No protocolo elaborado pelo clube, a previsão é de que espaços como academia e cozinha fiquem interditados. Será montada uma academia ao ar livre nos campos 1 e 5 do Ninho. Os equipamentos que haviam sido emprestados aos jogadores durante a quarentena foram recolhidos e desinfetados.
A alimentação não será realizada no Ninho. Com a cozinha fechada, cada atleta receberá um kit higienizado com um lanche após o treino. Eles farão a refeição em casa para evitar aglomeração e manuseio de talheres e outros objetos.
Haverá preocupação especial com as pessoas do grupo de risco?
Sim. Um exemplo é o técnico Jorge Jesus, de 65 anos. Além dos testes constantes, ele fará exames complementares para monitoração de sua saúde, usará equipamento de proteção como a máscara e terá que evitar o contato direto com outras pessoas.
O que dizem as autoridades sobre a possibilidade de os clubes voltarem a treinar?
O Ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro se manifestaram a favor da volta do futebol, seguindo o protocolo de segurança. O governador Wilson Witzel, no entanto, ampliou a quarentena no estado até o dia 11 de maio. O prefeito Marcelo Crivella, por sua vez, estendeu até 15 de maio no município.
A diretoria do Flamengo trabalha com o dia 11 de maio para tentar voltar, mas aguarda o aval. Como os casos crescem muito no estado, existe a chance de este período ser ampliado novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário