quinta-feira, 23 de junho de 2016

Flamengo diz que Arena Multiuso depende do aval do Meio Ambiente municipal


A novela envolvendo a Arena Multiuso do Flamengo, que era encarada até com certo bom humor pela diretoria do clube, acabou se transformando numa série que se arrasta há cinco anos e parece não ter fim. Se ao assumir a vice-presidência de esportes olímpicos em dezembro de 2012 Alexandre Póvoa tinha esperanças de ver as obras começarem em 2015 e o ginásio de pé a tempo de ser a casa do basquete rubro-negro na segunda metade do NBB 8, o antigo sonho vem sendo adiado por questões burocráticas e na melhor das hipóteses talvez só seja realizado a tempo de receber jogos do NBB 10. Pelo menos esse é o novo prazo estipulado pelo dirigente. 

Arena Multiuso do Flamengo (Foto: Divulgação)
Arena Multiuso do Flamengo terá capacidade 3.600 torcedores (Foto: Divulgação)

De acordo com Póvoa, com as questões envolvendo a CET-Rio e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) resolvidas, o último capítulo dessa longa e arrastada história agora depende exclusivamente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.       

Alexandre Póvoa Flamengo Anjo da Guarda (Foto: Thiago Quintella)- Infelizmente eles têm uma tramitação própria, o chamado custo Brasil está embutido e aconteceram todos esses problemas. O que aconteceu foi que fizemos toda uma tramitação, e a CET-Rio, que era o mais complicado, pediu algumas modificações no projeto para atender distância, trânsito, calçada e uma série de coisas. O Iphan tinha demorado muito e quando o projeto foi para a CET-RIO, eles pediram uma notificação e tiveram que recuar a arena cinco metros para trás, dois metros para o lado, e quando isso acontece é preciso retornar ao Iphan, porque apesar de não ter mudado nada que seja importante para eles, tem que revisar. Por isso voltou e demorou mais tempo. Ao mesmo tempo estava tramitando a última fase na Prefeitura. As pessoas confundem muito as coisas e na verdade o Corpo de Bombeiros não precisa dar autorização para começar a obra, e sim uma orientação. Ele só vai autorizar o início das obras no final da história. O que na verdade falta hoje é o aval do Meio Ambiente municipal. Aí volta para o urbanismo, que é uma espécie de relator do processo e vai pegar todas as autorizações dadas desde o começo, há cinco anos, e verificar se está tudo certo para dar o alvará liberando o começo das obras. Todas as questões envolvendo o Iphan e a CET-Rio estão resolvidas - explicou o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.
 
Apesar dos entraves, Alexandre Póvoa tranquiliza o torcedor do Flamengo e garante que a parceira com o McDonald's, verdadeiro idealizador do projeto da Arena Multiuso, não corre nenhum tipo de risco de ser desfeita. De acordo com o dirigente, a empresa de fast food, inclusive, foi quem abriu os cofres para solucionar a parte burocrática.

- Difícil falar alguma coisa, é uma decepção muito grande que tem acontecido. Pelo menos de dois ou três anos para cá o Flamengo fez uma esforço enorme para isso, e o McDonald's também. Inclusive, eles já gastaram muito dinheiro nessa história e colocaram uma quantia razoável nessa parte burocrática. É triste que uma cidade olímpica com todos os problemas que tem dificulte um projeto como esse que é 100% privado. Vamos sentar novamente com eles depois que tudo for aprovado para acertar algumas coisas ligadas à parte financeira, fluxo de caixa e questão de quantos anos. O projeto na verdade é do McDonald's e não do Flamengo, eles já gastaram um dinheirão e confirmaram que continuam totalmente dentro da história. Tive uma reunião terça-feira com eles e com o pessoal da Prefeitura, porque agora tem uma série de trâmites burocráticos finais que o urbanismo vai exigir também, coisas de órgão público, de atualizar número e cadastro, e esperamos que nos próximos dois, três meses nós tenhamos o ok final para começar a construir a Arena até o fim do ano - prevê Alexandre Póvoa, que não se opõe em ver a futura casa do Flamengo sendo usada por seus dois maiores rivais.

- O Rio em termos de Arena vai ficar muito bem servido após a Olimpíada, mas faltava um equipamento de 4 mil pessoas e nós poderíamos ceder a Arena do Flamengo para o time do Bernardinho, para o Fluminense jogar a Superliga ou para o Vasco no NBB e acabar com essas besteiras de não ceder para o Vasco, pelo menos no esporte olímpico e por mim pessoalmente, pode ser que seja por outro. Enfim, acho que será uma ótima opção para os jogos regulares, mas para finais não vão faltar opções. É um grito de independência ter uma Arena de esporte olímpico, é um sonho que nós temos, com muitas dificuldades, mas vamos conseguir. 

Arena Multiuso do Flamengo (Foto: Divulgação) 
Arena Multiuso do Flamengo já tem a aprovação da CET-Rio e do Iphan (Foto: Divulgação)

A expectativa em finalmente ter a aprovação para o começo das obras é tanta que nem o fato de a capacidade prevista para 3.600 torcedores ser menor que a mínima permitida pela Liga Nacional de Basquete, que é de 5 mil, para receber jogos de finais do NBB incomoda Alexandre Póvoa.  

- Não atrapalha, não. É ótimo jogar uma final em ginásios com capacidade de 8 mil, como a Arena Carioca 2, 11 mil, como o Maracanãzinho, ou 15, como a Arena da Barra e a que será usada pelo basquete na Olimpíada. Apesar de termos gasto um dinheiro enorme na final do NBB, já que o ginásio não tinha nada, como segurança, parte de limpeza e de alimentação, todos os ingressos foram vendidos nos três jogos, deu dinheiro e tivemos lucro. Ou seja, zero problema, minha preocupação é em relação ao ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário