O Flamengo anunciou nesta semana a Centauro como gestora de sua loja na internet. O Fluminense,
em fase de ajustes do contrato, tem acordo alinhado com a empresa e
deverá fazer o mesmo em um mês, até o início do Campeonato Brasileiro.
Os cariocas são os dois primeiros clubes brasileiros a fechar com o
Grupo SBF, dono da loja de esportes, que entrou em território até então
dominado pela Netshoes.
O primeiro time brasileiro a ter uma loja online
administrada pela Netshoes foi o Corinthians, cujo e-commerce está no ar
desde fevereiro de 2008. Depois vieram, nesta ordem, São Paulo,
Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Coritiba, Bahia e Internacional. A CBF
também acertou com a empresa para ter uma loja oficial da seleção
brasileira em dezembro de 2013, e a lista ainda tem cinco clubes
mexicanos, dois argentinos, a seleção mexicana, seis marcas esportivas,
NBA, UFC e globoesporte.com.
Agora, com Flamengo e Fluminense,
a Centauro contra-ataca. A varejista usou a proximidade que tem com a
Adidas, fornecedora de materiais esportivos de ambos os clubes e
responsável, por contrato, a criar comércios eletrônicos deles, para
diminuir a diferença para a Netshoes, muito mais próxima da Nike, de
quem é parceira até na produção de uniformes para clubes.
As lojas da Centauro funcionam como extensões dos contratos que Flamengo e Fluminense
têm com a Adidas, mas venderão todos os produtos licenciados pelos
clubes. Isso quer dizer que xícaras com os escudos das equipes, que nada
têm a ver com a fornecedora alemã, serão vendidas nesses comércios
eletrônicos. Os clubes ganham royalties sobre as vendas, sem nenhum
mínimo garantido, e ainda é difícil projetar quanto arrecadarão, pois
ambos os negócios são novos.
- Como nunca existiu um e-commerce do Fluminense,
só de parceiros, nos quais não tínhamos nenhum tipo de controle, vamos
ver agora o potencial. A Adidas tem uma boa ideia por conta das vendas
dos produtos na rede dela, mas isso ainda está incipiente para nós –
explica Marcello Gonçalves, vice-presidente de marketing do clube, por
telefone ao blog. Outras lojas online não poderão mais fazer alusão ao Fluminense em seus nomes, slogans e domínios, de acordo com o dirigente.
Entre os principais times brasileiros que não têm
parceria nem com Netshoes, nem com Centauro, estão Atlético-MG, cuja
gestora é a Tutti Sports, e Grêmio, que faz a gestão internamente.
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