A partir de um espaço no jornal “Financial Times”, da Inglaterra, o
Flamengo descobriu uma nova forma para conseguir patrocínios. Sem
custos, o clube publicou um anúncio no renomado diário inglês de
negócios em busca de parceiros internacionais que estejam interessados
em expor suas marcas junto à equipe.
No texto, o Flamengo descreve o seu "tamanho" dentro do futebol
brasileiro - dono de uma torcida de 40 milhões de pessoas apaixonadas, a
maior do Brasil - além de alguns números: 58% da população do Rio de
Janeiro torce para o Rubro-Negro, cujo número de torcedores é o maior em
24 dos 27 estados brasileiros, segundo o anúncio. A peça também aponta
que mais de 200 milhões de espectadores assistem aos jogos da equipe
carioca.
O anúncio saiu de graça após uma entrevista do vice-presidente de
planejamento do clube, Rodolfo Landim, para o “FT”. Segundo o gerente de
marketing Bruno Spindel, a publicidade também resgata a credibilidade
do Flamengo e o expõe internacionalmente.
- Surgiu essa oportunidade, esse interesse do “Financial Times” em
conversar com o Flamengo e, associado a isso, surgiu a oportunidade do
anúncio, que a gente julgou sensacional para o planejamento de
internacionalização da marca e resgate da credibilidade do clube –
disse.
Flamengo destaca, em inglês ser dono de 40 milhões de torcedores (Foto: Reprodução SporTV)
Entre as intenções está atrair anunciantes internacionais. A receita do
Flamengo com publicidade este ano foi de R$ 90 milhões. Quase metade
desse valor veio de 3 patrocinadores estrangeiros. A meta para 2015 é
arrecadar R$ 120 milhões. O outro objetivo é tornar a marca do Flamengo
mais conhecida fora do Brasil.
- O Flamengo consegue internacionalizar sua marca numa publicação como
essa, resgata a credibilidade e expõe a marca para grandes “players"
globais, que, no espaço em que foi publicada, se interessam por associar
suas marcas a clubes de futebol. É algo que abre diversas portas para o
Flamengo fora do Brasil e internamente também para a construção de uma
marca mais forte de credibilidade – explica Spindel.
A publicação foi uma ação isolada. Por enquanto, o clube não tem planos
de fazer mais propagandas no “Financial Times”. No entanto, Spindel
destaca que interessados já procuraram o Rubro-Negro.
- O telefone já tocou algumas vezes. Já recebemos alguns e-mails e já
têm algumas conversas que se iniciaram pelo anuncio – disse.
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