segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Chapa Azul vence eleição e diretoria mantém bancada no Deliberativo

A diretoria do Flamengo não terá sua bancada reduzida no Conselho Deliberativo do clube. A Chapa Azul venceu por 764 votos a 426 da Branca - houve um voto em branco e cinco nulos - o pleito para eleição dos 115 conselheiros (75 titulares e 40 suplentes) para o órgão e conseguirá repor os seus membros que foram eliminados por não comparecerem as sessões na frequência determinada pelo estatuto rubro-negro. Para a Chapa Branca, o resultado não é tão significativo, visto que a oposição mostrou força nas últimas votações no Deliberativo e o número de excluídos que não eram da base de apoio da diretoria era bem inferior. A derrota, para a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, poderia trazer problemas especialmente na queda de braço sobre a reforma do estatuto, que vem esquentando nos bastidores do clube e alimentando o racha declarado da diretoria com o presidente do Deliberativo, Delair Dumbrosck. Agora, a Chapa Azul terá direito a 60 cadeiras titulares no conselho, enquanto a Chapa Branca ficará com 15.

Urnas apuração Flamengo (Foto: Vicente Seda) 
Presidente Eduardo Bandeira de Mello acompanha o pleito na Gávea (Foto: Vicente Seda)


O número expressivo de votos indica que, apesar das recentes derrotas no Deliberativo, a atual gestão continua com força na Assembleia Geral para a eleição presidencial que acontecerá no fim de 2015. Na eleição presidencial de 2012, foram 2.675 votos no total. Nos 1196 votos registrados nesta segunda-feira, 63,8% foram para a Chapa Azul, composta principalmente por membros do SóFla, a base de apoio da gestão de Bandeira de Mello.

A maior parte do dia transcorreu em absoluta tranquilidade. A colocação de placas foi o único motivo de uma discussão entre Cacau Cotta, um dos coordenadores da Chapa Branca, e Rafael Strauch, vice-presidente do Fla-Gávea. Sem problemas no decorrer do dia, a votação contou com a presença de ex-presidentes, como Marcio Braga, Hélio Ferraz, ambos com adesivos da Chapa Azul, Patrícia Amorim e George Helal. Vice-presidente de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, também compareceu no início da noite, o que indica a importância do resultado para a diretoria. Ele vive em São Paulo e não comparece ao clube diariamente. De blusa azul, deu um abraço em Cotta, vice-presidente do Fla-Gávea na gestão de Patrícia Amorim, logo depois de depositar seu voto.

Durante cinco horas, enquanto a votação continuava no salão nobre, Fred Luz, diretor geral, Fernando Gonçalves, ex-Traffic, e Alexandre Wrobel, vice de futebol, estiveram reunidos no andar de cima, do qual foi anunciada a contratação do diretor executivo do futebol, Rodrigo Caetano, que será apresentado oficialmente nesta terça-feira. O novo cartola preferiu não dar entrevista antes da coletiva marcada pelo clube e circulou pelas dependências da sede da Gávea, com direito a cachorro quente no bar da piscina.

Bandeira celebra vitória

Depois da vitória, o presidente Eduardo Bandeira de Mello comemorou o bom número de sócios presentes à eleição desta segunda. O total de 1196 votos é menos do que a metade dos computados no pleito presidencial de 2012, mas ainda assim um volume expressivo a ponto de ser festejado.

- O resultado representa a renovação dos votos de confiança nessa diretoria, consagrando essa postura de transformar o Flamengo, de resgatar o clube. Foi muito importante, o percentual foi superior ao que conseguimos na eleição presidencial, apesar de terem vindo mais ou menos a metade dos sócios em relação a 2012. Foi uma festa da democracia rubro-negra.

Questionado se considera que o número de votos foi suficiente para encarar o resultado como uma prévia da eleição presidencial no fim de 2015, Bandeira de Mello afirmou:

- Foi muito expressivo, mas ainda falta um ano. Muita coisa pode acontecer até lá, não dá para colocar salto alto. Se fizermos um bom trabalho, certamente será reconhecido nas urnas.

Ele falou ainda rapidamente sobre a contratação de Rodrigo Caetano para a gestão do futebol:

- É um grande profissional que com certeza vai ajudar o Flamengo. Esteve reunido com dirigentes de tarde, se reuniu agora com o Alexandre Wrobel (vice de futebol) e o Vanderlei (Luxemburgo, técnico), mas não pude participar por causa da votação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário