Com uma superfesta, o Flamengo satisfez, nesta quinta-feira, a maior
curiosidade de seu torcedor em 2013 e lançou sua nova linha de uniformes. O evento marcou o retorno da
Adidas ao Rubro-Negro, retomando parceria de sucesso da década de 80, a
mais vitoriosa da história do clube. A grande festa, que começou com
1h30 de atraso, apresentou a camisa um, com listras mais finas e o "CRF"
bordado sobre uma faixa preta, ao contrario da anterior, e outra
predominantemente branca, com uma listra vermelha no peito, onde fica o
escudo, e uma preta no ombro. Marcelo Moreno, Hernane, Renato, Felipe,
Gabriel e Caio Rangel, da equipe sub-17 foram os modelos.
Jogadores posam com as novas camisas do Flamengo em evento no Rio (Foto: Marcelo de Jesus)
A nova camisa será usada pela primeira vez contra o Santos, domingo, em
Brasília, pela primeira rodada do Brasileirão. O evento, realizado no
espaço Lagoon, bem ao lado da sede da Gávea, contou com muitos efeitos
baseados em jogos de luz, perceptíveis até mesmo do lado de fora do
local. O presidente da Adidas no Brasil, Fernando Basualdo, abriu a
festa e logo depois foi mostrado um vídeo no qual os principais pontos
turísticos do Brasil, como o calçadão de Copacabana, o Palácio do
Planalto e a Avenida Paulista eram pintados de vermelho e preto.
- É um orgulho para nós poder voltar e construir uma nova década
dourada com vocês. Esse clube cheio de tradição e conquistas merece o
melhor - disse Basualdo.
Na plateia, os ídolos Adílio e Julio Cesar 'Uri Geller', e rubro-negros
famosos como Ivo Meirelles, Carlinhos de Jesus, Sandra de Sá, Valeska
Popozuda, além de um grande número de atores como Marcius Melhem, Pedro
Neschling e Carolina Dieckman, Jorge Pontual, Mauro Mendonça, Bruno
Gissoni e Eduardo Galvão. Um DJ completava o clima de celebração.
Além da linha apresentada, o Flamengo lançará ainda em 2013 um novo
uniforme número 3. Com o preto como cor predominante, o produto deve ser
apresentado ao torcedor somente em setembro, apesar de já ter sido
aprovado pelo Conselho Deliberativo.
Detalhe do novo uniforme do Flamengo, em alusão à fundação do clube (Foto: Leandro Garrido)
A camisa será vendida por R$ 199,90. Inclusive, o novo manto esteve
disponível para pré-venda desde o dia 10. Toda linha de treinamento
também será lançada no evento e será utilizada pelo elenco a partir da
atividade de sexta-feira pela manhã.
Em vigor desde o último dia primeiro, a união entre Flamengo e Adidas
retoma uma parceria de sucesso na época mais vitoriosa da história do
clube, na década de 80. O ícone desta geração, no entanto, não
participou do lançamento. Apesar de ser embaixador da fornecedora, Zico
está em Nova Iorque para um evento. O Galinho, por outro lado,
participou do anúncio oficial do acordo, realizado na Gávea no último
dia 9.
O contrato de dez anos entre Flamengo e Adidas é o mais valioso no segmento em todo o continente e coloca os cariocas em um grupo chamado de Top 5 da empresa alemã, ao lado de Milan, Chelsea, Bayern de Munique e Real Madrid. O Rubro-Negro receberá R$ 35,6 milhões por ano, valor que aumenta ao longo da parceria. Ao contrário da Olympikus, entretanto, a empresa não terá influencia direta na contratação de grandes estrelas, com o pagamento de salários, por exemplo, mas admite “abrir portas” para que isso aconteça.
O contrato foi assinado em 20 de dezembro do ano passado. Logo após a assinatura, o Rubro-Negro recebeu R$ 6,5 milhões, sendo que R$ 3,4 milhões foram usados para pagar a rescisão com a Olympikus. A fornecedora também já pagou ao clube outros R$ 38 milhões da taxa de início de parceria: R$ 13 milhões até 30 dias após a assinatura do contrato e R$ 25 milhões até 15 de fevereiro.
O contrato de dez anos entre Flamengo e Adidas é o mais valioso no segmento em todo o continente e coloca os cariocas em um grupo chamado de Top 5 da empresa alemã, ao lado de Milan, Chelsea, Bayern de Munique e Real Madrid. O Rubro-Negro receberá R$ 35,6 milhões por ano, valor que aumenta ao longo da parceria. Ao contrário da Olympikus, entretanto, a empresa não terá influencia direta na contratação de grandes estrelas, com o pagamento de salários, por exemplo, mas admite “abrir portas” para que isso aconteça.
O contrato foi assinado em 20 de dezembro do ano passado. Logo após a assinatura, o Rubro-Negro recebeu R$ 6,5 milhões, sendo que R$ 3,4 milhões foram usados para pagar a rescisão com a Olympikus. A fornecedora também já pagou ao clube outros R$ 38 milhões da taxa de início de parceria: R$ 13 milhões até 30 dias após a assinatura do contrato e R$ 25 milhões até 15 de fevereiro.
Conheça o contrato
O valor mínimo até o quinto ano de contrato é de R$ 30,3 milhões
(resultado da soma do mínimo de royalties, R$ 8 milhões; teto de
material fornecido, R$ 9,8 milhões; e pagamento fixo anual em dinheiro
de R$ 12,5 milhões). Somadas a taxa de início de parceria (R$ 38
milhões), e a verba de ações de marketing da Adidas (R$ 1,5 milhão),
chega-se a R$ 35,6 milhões por ano, número que passa a R$ 40,6 milhões
do sexto ao décimo ano de contrato (não incluída a correção monetária) e
pode crescer ainda mais dependendo do sucesso de vendas de produtos,
uma das alterações obtidas pela nova diretoria do clube.
Do primeiro ao quinto ano de contrato, o Flamengo receberá um pagamento fixo de R$ 12,5 milhões. Do sexto ao décimo ano, o montante passa para R$ 17,5 milhões. O valor pode crescer ainda mais de acordo com o desempenho da equipe de futebol profissional. No contrato entre Flamengo e Adidas existe uma tabela para classificar os resultados obtidos pela equipe. No caso de um desempenho excelente, haverá reajuste de 10% no valor, além da correção acumulada a cada ano de contrato pelo índice oficial IPC-FIPE, ou seja, o clube passará a receber, a partir do sexto ano, R$ 19,25 milhões (mais a correção).
Do primeiro ao quinto ano de contrato, o Flamengo receberá um pagamento fixo de R$ 12,5 milhões. Do sexto ao décimo ano, o montante passa para R$ 17,5 milhões. O valor pode crescer ainda mais de acordo com o desempenho da equipe de futebol profissional. No contrato entre Flamengo e Adidas existe uma tabela para classificar os resultados obtidos pela equipe. No caso de um desempenho excelente, haverá reajuste de 10% no valor, além da correção acumulada a cada ano de contrato pelo índice oficial IPC-FIPE, ou seja, o clube passará a receber, a partir do sexto ano, R$ 19,25 milhões (mais a correção).
Os pagamentos em dinheiro descritos no contrato entre Flamengo e Adidas (Foto: Vicente Seda)
Para ter seu desempenho classificado como excelente, o Flamengo terá de
conquistar pelo menos dois títulos do Campeonato Brasileiro da Série A e
um título da Copa Libertadores nos primeiros cinco anos de contrato. No
caso de ter desempenho classificado como excelente em uma das
competições e mediano (duas classificações para a Libertadores e um
título do Brasileiro) na outra, o desempenho geral será classificado
como mediano, e o reajuste passa a ser de 5%. Desempenho excelente em
uma competição e fraco na outra não rende aumento, bem como no caso de
desempenho geral fraco.
A performance abaixo do esperado pode acarretar pesadas multas. Se o
clube for expulso ou suspenso da CBF ou Conmebol, a Adidas pode reduzir
em 50% o pagamento. Caso o Flamengo não se classifique para a Copa
Sul-Americana em qualquer ano do contrato, multa de 10%, e, se isso se
repetir por dois anos seguidos, o percentual sobe para 25% no segundo
ano. A mesma lógica vale para rebaixamento para a Série B do Brasileiro:
no primeiro ano, a multa é de 15% e, se a situação se repetir na
temporada seguinte, a mordida passa a 50% do valor a ser pago pela
Adidas no determinado ano.
O acordo prevê premiações por títulos nos seguintes valores: do
primeiro ao quinto ano de contrato, o Carioca valerá R$ 250 mil; Copa do
Brasil, R$ 300 mil; Copa Sul-Americana, R$ 400 mil; Brasileiro Série A,
R$ 1 milhão; Copa Libertadores, R$ 1,5 milhão; e Mundial da Fifa, R$
800 mil. Do sexto ao décimo ano de contrato, os valores são ainda mais
vultosos: Carioca, R$ 300 mil; Copa do Brasil, R$ 380 mil; Copa
Sul-Americana, R$ 500 mil; Brasileiro da Série A, R$ 1,3 milhão; Copa
Libertadores, R$ 2 milhões; e Mundial da Fifa, 800 mil.
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