O Movimento Por Um Futebol Melhor, encabeçado por nove empresas de
diversos ramos, apresentou na manhã desta terça-feira um relatório que
indica aumento significativo no número de sócio-torcedores e na receita
de 24 clubes do país. Em quatro meses, os associados ao projeto subiram
de 157,8 mil para 465,2 mil. Isso representa um total de mais de R$ 50
milhões a mais nos cofres dessas equipes.
O Movimento é a parceria dos clubes participantes com essas empresas,
que oferecem descontos aos consumidores no ato da compra por meio do
CPF, desde que eles informem serem sócio-torcedores. No início, 15
agremiações faziam parte. O número de pessoas cadastradas cresceu em boa
parte pela adesão recente de Internacional e Grêmio, líderes no Brasil
em número de associados, com 83 mil e 72 mil, respectivamente. No
cálculo da Ambev, uma das empresas participantes, cerca de 110 mil
torcedores se tornaram sócios somente em razão do projeto.
De acordo com os dados apresentados, o Cruzeiro ampliou seu quadro de
associados em 290%: saiu de 7 mil para 27 mil, o que representa, por
enquanto, uma arrecadação anual de R$ 16 milhões. Os envolvidos no
Movimento mostraram a contratação do zagueiro Dedé como grande trunfo do
clube mineiro. Ele, inclusive, foi apresentado em um supermercado de
Belo Horizonte, em alusão à campanha.
O Flamengo, dono da maior torcida do país, iniciou o projeto do zero,
já que não tinha um programa de sócio-torcedores. Agora já são 21 mil, e
metade deles fora do estado do Rio de Janeiro. Os números também
propiciaram a chegada do atacante Marcelo Moreno, anunciado e já objeto
de campanha para garantir mais participantes.
- Antes os projetos eram muito limitados a estádios. Nós queremos
ampliar isso, por isso o princípio do “ganha, ganha, ganha”. As empresas
se unem aos clubes, os torcedores ganham descontos em produtos no país
todo, o número de associados aumenta. Todos são beneficiados - disse
Marcel Marcondes, representante da Ambev.
O São Paulo reformulou seus programas e pulou de 5,9 mil para 20 mil
sócio-torcedores, com uma receita de R$ 8 milhões por ano. Ainda assim,
os autores do Movimento consideram os valores abaixo do potencial do
mercado brasileiro. Segundo eles, o Benfica é o clube no mundo com maior
proporção de associados em sua torcida: 4%. No Brasil, o Internacional
lidera também este ranking, com 1,73% de seus fãs.
Para ilustrar o que espera com o projeto, os líderes do Movimento
calculam o potencial de receita dos clubes se repetissem o êxito do
Benfica. O Flamengo, por exemplo, arrecadaria R$ 764 milhões por ano.
Nesta terça-feira foi anunciada a entrada da Tim no Movimento, que já
conta com Ambev, Pepsico, Unilever, Seara, Danone, Netshoes, Bradesco,
Sky e Burger King. No total, mais de 600 lojas no país estão
credenciadas para aceitar os descontos aos sócio-torcedores. A contagem
de associados é atualizada no site www.futebolmelhor.com.br.
Somente as pessoas com mensalidades em dia são computadas.
Somente as pessoas com mensalidades em dia são computadas.
RANKING
Quanto cada clube já tem a mais de receita anual com os novos sócios
Cruzeiro – R$ 16,1 milhões
Flamengo – R$ 12,5 milhões
São Paulo – R$ 8,4 milhões
Palmeiras – R$ 7,7 milhões
Atlético-MG – R$ 4,8 milhões
Fluminense – R$ 2,9 milhões
Corinthians – R$ 2,5 milhões
Botafogo – R$ 1,9 milhão
Ponte Preta – R$ 1,7 milhão
Santos – R$ 1,5 milhão
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