Há meses se arrasta a novela que diz respeito ao fornecimento de material esportivo do Flamengo. Com proposta em mãos vinda da Adidas, dirigentes na Gávea parecem indecisos com relação à viabilidade da rescisão com a atual fornecedora, Olympikus.,
A proposta inicial, de R$ 350 milhões
por dez anos, soava próxima aos valores da parceria vigente, e uma
renovação com a Olympikus poderia render luvas e cifras semelhantes às
oferecidas. Havia dúvidas com relação à capilaridade, capacidade de
produção e distribuição da Adidas. Adicionalmente, a boa relação do
Flamengo com a Olympikus era um bem intangível que fazia do contrato
algo pelo qual se deveria zelar. Por fim, a proximidade das eleições na
Gávea tornavam inconvenientes decisões desta magnitude. Por tudo isto, o
Blog Teoria dos Jogos se posicionou contrário ao rompimento,
meses atrás. Confirmando o prognóstico, o relacionamento azedou de
forma aparentemente irreversível, não havendo o que fazer quanto ao
despreparo da atual administração do clube.
Em compensação, a Adidas sinaliza com
nova proposta que começa a tornar vantajosa a empreitada. O contrato
contemplaria reajustes inflacionários anuais (cerca de 5%), luvas e
ressarcimentos por quebra de contrato – elevando o montante a mais de R$
460 milhões em dez anos. O contrato começaria nos prometidos R$ 35
milhões e terminaria em mais de R$ 55 milhões. Seguiriam incertezas,
especialmente no tocante à multa cobrada pela Olympikus. Mas o fato é
que os novos valores colocariam, sim, o rubro-negro no esquadrão de
elite do fornecimento de material esportivo.
Segundo levantamento de Eduardo Esteves, do site MKT Esportivo, os maiores contratos do mundo no momento são:
1. Real Madrid/Adidas – € 38 milhões (até 2020)
2. FC Barcelona/Nike – € 33 milhões (até 2018)
3.Manchester United/Nike – € 31.5 milhões (até 2015)
4. Liverpool/Warrior – € 31.01 milhões (até 2015)
5. Chelsea/Adidas – € 24.8 milhões (até 2018)
6. Bayern de Munique/Adidas – € 20 milhões (até 2020)
7. Inter de Milão/Nike – € 18.1 (até 2019)
8. Manchester City/Nike – € 14.9 milhões (próxima temporada até 2019)
9. AC Milan/Adidas – € 14.88 milhões (até 2017)
10.Juventus/Nike – € 13.1 milhões (até 2016)
Nota-se que todos, especialmente os da
Adidas, são de longo prazo – demonstrando que os maiores clubes não se
opõem a parcerias nestes moldes, até por existirem cláusulas de
renegociação no caso de defasagem. Além disso, se considerarmos uma
média anual de R$ 46 milhões (quase € 18 milhões), o Fla estaria próximo
de gigantes como o Bayern de Munique, sétimo melhor contrato.
Uma coisa é certa: não cabe questionar o
porquê dos valores ao Flamengo serem inferiores aos do topo (como Real
Madrid ou Chelsea). Segundo matéria de terça-feira, as vendas dos europeus nos últimos cinco anos
seriam superiores – ainda que nas boas fases o rubro-negro atinja
quantidade semelhante. Além disto, parte do investimento das
fornecedoras tem caráter de “patrocínio”, auferindo exposição e
visibilidade bem maiores por meio de marcas globais. Finalmente,
questões relacionadas ao custo-Brasil (como a carga tributária) muitas
vezes fazem da operação brasileira menos lucrativa do que em países
desenvolvidos.
Um grande abraço e saudações!
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