
“O nosso título será conseguir uma vaga na Copa Sul-Americana. O nosso campeonato é diferente”, disse Vanderlei Luxemburgo no seu primeiro dia de trabalho no Ninho do Urubu, em 5 de outubro. Em 15º, o Flamengo se encontra hoje fora da zona de classificação para a Sul-Americana.
Pentacampeão brasileiro, sendo dois desses títulos na era dos pontos corridos, e campeão mineiro este ano, Vanderlei teve um Brasileiro para esquecer. E o Flamengo, atual campeão da competição, também.
Se o Rubro-Negro perder para o Santos e terminar o campeonato com 43 pontos, terá sido o time com menor pontuação a não ser rebaixado, desde 2006, quando a competição por pontos corridos passou a ter 20 clubes. O time só se salvaria em 2006, quando o primeiro a terminar dentro da zona de rebaixamento foi a Ponte Preta, com apenas 39 pontos. O Palmeiras fez 44 pontos e foi a primeira equipe fora da zona. Em 2007, o Corinthians foi rebaixado com 44. No ano seguinte, o Figueirense fez 44 pontos e caiu. E o Coritiba, na temporada passada desceu para a Segunda Divisão com 45 pontos.
O hexacampeão pouco assustou na competição. Caso não ganhe do Santos, na Vila Belmiro, terminará o ano com nove vitórias. Com 20 clubes, nunca uma equipe se salvou com nove resultados positivos. E nem com 10, número de vitórias que o Fla pode alcançar e que têm hoje vasco(segunda divisão) e Ceará .
“Foi bom desse jeito para não criar uma cortina de fumaça. Muita coisa precisa mudar, ou no ano que vem vai brigar de novo para não cair”, afirmou Vanderlei, domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário