O autor do projeto é João Henrique Areias, o mesmo que comandou a Arena Petrobras em 2005. A nova arena, também no campo da Portuguesa, como há quatro anos, está sendo assinada pela Laer Engenharia e por Mareines & Patalano Arquitetura e terá capacidade de 20 mil lugares, com camarotes e assentos corporativos.
– Será um estádio com custo baixo. É como se fosse do clube, onde poderão ser exploradas algumas propriedades que o Engenhão não permitirá – explica Areias. A arena terá quadro grandes torres, em cada uma das pontas do campo, com cinco andares e 900 metros quadrados de área comercial, que poderão ser utilizados pelas empresas que financiarem o custo da obra (cerca de R$ 25 milhões), além de um grande palco que ficará atrás de um dos gols. A previsão é a de que os parceiros sejam viabilizados até janeiro e a obra dure quatro meses para ficar pronta. Assim, Fla e Flu poderiam utilizá-lo no Brasileirão.
E os clubes escolheriam este estádio ao invés do Engenhão? Areias aposta que sim:
– Ele só não serviria para decisões da Libertadores e da Sul-Americana. E o trânsito se mostrou menos problemático do que no Engenhão, pois fizemos 36 jogos em 2005 sem nenhum transtorno.
Arena Petrobras x nova arena
Inauguração
A Arena Petrobras foi inaugurada em maio de 2005. Esta nova arena deve ficar pronta até maio de 2010.
Utilização
O Maracanã foi fechado após a primeira rodada do Brasileirão de 2005 para as obras de adequação para os Jogos PanAmericanos de 2007 e só reabriu, parcialmente, em 2006. Flamengo e Botafogo ficaram sem opção para realizarem os seus jogos. Desta vez,Flamengo e Fluminense estão sem opção, já que o Maracanã fechará por causa das obras para a Copa de 2014.
Capacidade
A Arena Petrobras podia receber até 30 mil torcedores. Na época, teve média de público de 14.460 pagantes. As arquibancadas eram tubulares e foram desmontadas logo após o fim do campeonato. A nova arena terá 20 mil lugares, terá arquibancadas fixas e pode ser utilizada para shows.
Nenhum comentário:
Postar um comentário