O lançamento de um livro em quadrinhos sobre a história do Corinthians, nesta quinta-feira, foi apenas a primeira incursão da Editora Globo nesse filão. A empresa já prepara outras obras similares, todas assinadas pelo cartunista Ziraldo.
A versão do Flamengo, que está pronta, será lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com início previsto para o dia 10 de setembro.
Assim como o livro sobre o Corinthians, a obra focada no Flamengo terá tiragem de 30 mil exemplares. A principal diferença entre elas é o tema: enquanto o texto lançado nesta quinta-feira pega carona no aniversário de 99 anos do clube paulista e conta sua história, a versão acerca da equipe rubro-negra falará sobre a torcida.
"Vamos estender a outros clubes. A ideia é passar que o futebol é uma coisa para a família, saudável, e que a violência pode ser deixada de lado. Os livros têm conteúdo pedagógico, mas falam de uma forma divertida", explicou Lúcia Machado, diretora da unidade de produtos infantis da Editora Globo.
Outra diferença entre as obras de Corinthians e Flamengo é a mascote. Ziraldo desenvolveu um novo personagem para os paulistas, o Mosquetinho, e o utilizou como protagonista do livro. No caso dos cariocas, a parceria se limita à produção literária.
"Estamos conversando com uma série de clubes para desenvolver trabalhos similares, mas alguns não querem mexer na mascote. Já sabemos que será assim com o Flamengo, que o Cruzeiro tem um desenho fechado", contou Ziraldo.
Por ser uma linha nova, a Editora Globo ainda não tem um planejamento fechado de quanto espera arrecadar com a comercialização de livros focados em clubes. Da mesma forma, as equipes projetam ganhos institucionais acima dos valores de royalties.
A versão do Flamengo, que está pronta, será lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com início previsto para o dia 10 de setembro.
Assim como o livro sobre o Corinthians, a obra focada no Flamengo terá tiragem de 30 mil exemplares. A principal diferença entre elas é o tema: enquanto o texto lançado nesta quinta-feira pega carona no aniversário de 99 anos do clube paulista e conta sua história, a versão acerca da equipe rubro-negra falará sobre a torcida.
"Vamos estender a outros clubes. A ideia é passar que o futebol é uma coisa para a família, saudável, e que a violência pode ser deixada de lado. Os livros têm conteúdo pedagógico, mas falam de uma forma divertida", explicou Lúcia Machado, diretora da unidade de produtos infantis da Editora Globo.
Outra diferença entre as obras de Corinthians e Flamengo é a mascote. Ziraldo desenvolveu um novo personagem para os paulistas, o Mosquetinho, e o utilizou como protagonista do livro. No caso dos cariocas, a parceria se limita à produção literária.
"Estamos conversando com uma série de clubes para desenvolver trabalhos similares, mas alguns não querem mexer na mascote. Já sabemos que será assim com o Flamengo, que o Cruzeiro tem um desenho fechado", contou Ziraldo.
Por ser uma linha nova, a Editora Globo ainda não tem um planejamento fechado de quanto espera arrecadar com a comercialização de livros focados em clubes. Da mesma forma, as equipes projetam ganhos institucionais acima dos valores de royalties.
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