Para responder a essas questões, o LANCENET! inicia nesta quinta-feira uma série de reportagens sobre o caos financeiro que tomou conta da Gávea. Para se ter uma noção, dos R$ 94 milhões de receitas previstas para 2009, 88% serão usados para pagar dívidas antigas e recentes. Os quase R$ 12 milhões de diferença são insuficientes para arcar com os R$ 45 milhões anuais que o clube gasta com a folha salarial.
São tantos problemas que o vice de finanças nos últimos quatro anos, José Carlos Dias, renunciou ao cargo. Os novos responsáveis por administrar o dinheiro rubronegro – o vice Sebastião Pedrazzi e o diretor Luís Felipe Brandão – fizeram um relatório sobre os problemas do clube para 2009. O LANCE! teve acesso ao documento, que foi distribuído durante a última reunião do Conselho de Administração, assinado pelo presidente Marcio Braga e chamado por seus idealizadores de Pacote da Crise.
Nele, encontram-se 21 medidas para que o Flamengo tente superar a crise em 2009 e quase todos os compromissos financeiros que o clube tem a cumprir e a receber.
São tantas coisas que os novos administradores esqueceram-se de contabilizar no relatório receitas na casa dos R$ 40 milhões (com contrato de material esportivo e venda de jogadores) e algumas despesas na casa dos R$ 11,5 milhões.
Mas não é apenas com base nesse relatório que o LANCENET! decidiu fazer a série. O próprio José Carlos Dias fez um balanço de tudo o que foi pago na sua passagem pelo clube e o que ainda precisa ser feito. Outros dirigentes influentes na Gávea também foram consultados. E quase todos estão desnorteados diante do caos que está instalado.
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