Com 35 milhões de torcedores espalhados por todo o país, a massa rubro-negra é impressionante. E os números recentes não deixam dúvidas de que os fiéis seguidores do Flamengo estiveram ao lado do time. Pelo segundo ano consecutivo, o clube passou a marca de 1,5 milhão de torcedores em partidas realizadas com o seu mando de campo no Maracanã. Além disso, o Flamengo foi líder de público nas últimas duas edições do Brasileiro – com média acima de 40 mil pessoas.
Um mercado consumidor invejável, mas que só agora o Flamengo analisa de forma mais profunda para traçar estratégias de marketing que levem alívio financeiro ao combalido cofre rubro-negro. Como as rendas das partidas representam menos de 30% do total arrecado pelo clube, o departamento de marketing prepara novos projetos que aproximarão o bolso do torcedor da conta bancária do clube.
Foto: vice-presidente de marketing do Flamengo, Ricardo Hinrichsen
No primeiro trimestre de 2009, o clube vai apresentar o Cidadão Rubro-Negro, uma espécie de cartão de fidelidade, e uma agência de viagens. Mas as ações começaram ainda este mês. A nova loja oficial do clube foi inaugurada no dia 15 junto com a apresentação de Cuca.No Cidadão Rubro-Negro, o usuário ganhará descontos e prêmios conforme for adquirindo produtos do Flamengo ou de parceiros. O clube pretende disponibilizar produtos que não estejam vinculados ao time, para que não deixe de lucrar se a equipe não estiver em um bom momento dentro de campo.
O projeto não terá semelhanças com os de sócio-torcedor de Grêmio e Internacional, nos quais a pessoa paga uma quantia mensal ao clube e garante um lugar nos jogos. O que o Flamengo quer é descobrir o perfil consumidor de seu torcedor e formar um grande banco de dados com seus adeptos.
– A gente tem que acabar com essa lenda que torcedor de estádio é um público que não consome pois não tem dinheiro. Mudou muito o perfil do torcedor. Hoje, gente de todas as classes comparecem ao Maracanã – diz Ricardo Hinrichsen, vice de marketing do clube.
FlaTV passará por mudanças
O outro projeto que será apresentado nos próximos meses será uma agência de viagens só para atender ao torcedor. Ela vai facilitar excursões para quem deseja acompanhar o time em partidas fora do Rio e também vai trazer torcedores de outros estados ao Maracanã. O Flamengo está em fase final de negociação com a TAM Viagens e aguarda um sinal positivo de uma bandeira de cartão de crédito para anunciar de vez os dois projetos.
O projeto não terá semelhanças com os de sócio-torcedor de Grêmio e Internacional, nos quais a pessoa paga uma quantia mensal ao clube e garante um lugar nos jogos. O que o Flamengo quer é descobrir o perfil consumidor de seu torcedor e formar um grande banco de dados com seus adeptos.
– A gente tem que acabar com essa lenda que torcedor de estádio é um público que não consome pois não tem dinheiro. Mudou muito o perfil do torcedor. Hoje, gente de todas as classes comparecem ao Maracanã – diz Ricardo Hinrichsen, vice de marketing do clube.
FlaTV passará por mudanças
O outro projeto que será apresentado nos próximos meses será uma agência de viagens só para atender ao torcedor. Ela vai facilitar excursões para quem deseja acompanhar o time em partidas fora do Rio e também vai trazer torcedores de outros estados ao Maracanã. O Flamengo está em fase final de negociação com a TAM Viagens e aguarda um sinal positivo de uma bandeira de cartão de crédito para anunciar de vez os dois projetos.
Depois de não terem atingidos as metas que pretendiam no lançamento da FlaTV, os dirigentes preferem não divulgar números das duas novas ações. Mas até a própria FlaTV passará por mudanças.
– Estamos evoluindo com a FlaTV. No ano que vem, a programação vai ter cada vez mais conteúdo. A internet é uma grande experiência de marketing – diz Hinrichsen.
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