sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rapidinhas do Mengão!

Máscara de urubu de Renato será produto promocional

A máscara que Renato Abreu usou na sua apresentação oficial, na última quarta-feira, vai fazer parte de alguma promoção do departamento de marketing do clube. A ideia de como isso irá acontecer ainda não foi consolidada. Mas o apetrecho, inicialmente, não deve virar um produto oficial do Flamengo, como aconteceu com a peruca das trancinhas de Vagner Love, no carnaval.

- A máscara será produzida apenas para uma situação promocional que ainda não definimos como será. Na próxima semana podemos estar divulgando isso – confirmou Harrison Batista, diretor-executivo de marketing do Flamengo.


Lugar ao sol

Com as chegadas de Val Baiano, Leandro Amaral e Cristian Borja, o jovem Diego Maurício acabou perdendo espaço entre os titulares. Mas o atacante de 19 anos ainda faz questão de mostrar que pode ser útil ao grupo.

- A briga por uma vaga no ataque do Flamengo está muito concorrida, mas isso não me deixa preocupado. Sou jovem, ainda tenho muito a evoluir e vou seguir trabalhando em busca de novas oportunidades. Estou muito feliz aqui e minha motivação continua a mesma. Até bem pouco tempo fazia parte das categorias de base do clube e hoje já estou na equipe profissional o que me deixa muito feliz. Não sou de me acomodar e quero chegar ainda mais longe, mas tudo no seu tempo – disse Diego Maurício.


Vínculo prolongado

Por ter sido emprestado por um ano ao Estoril, de Portugal, Paulo Sérgio acabou aumentando o seu contrato com o Flamengo pelo mesmo período. Com isso, seu vínculo com o clube, que terminava em junho de 2012, passou a ser até 2013.


Diploma de sofredor

dip



Dirigentes trocam farpas por saída de Fabrício

Considerado um dos jovens mais promissores das últimas safras rubro-negras, o jovem Fabrício está de saída do clube. E, por incrível que pareça, o Flamengo não vai receber um centavo por sua transferência. O clube cedeu parte dos direitos econômicos para pagar a dívida da transferência de Fierro, além de perder outra parte por ter dado o jogador como garantia para outra dívida.

Com 20 anos, o zagueiro formado pelo Flamengo passou pelo Paraná e pelo Hoffenheim (ALE). Agora, seu destino será o Palmeiras, clube parceiro da empresa Traffic, que detém boa parte dos direitos econômicos do atleta. A questão depende apenas da liberação do departamento jurídico.

Como o clube acabou ficando sem nada na venda, uma pergunta se faz necessária: “Quem é o pai do polêmico negócio?”. Vice de futebol no começo de 2009, Kleber Leite põe a culpa em Marcos Braz, seu sucessor.

- Isso você tem que perguntar ao Marcos Braz. Eu era o dirigente quando emprestei ele para a Alemanha, mas como ele deixou de ser do Flamengo, eu não sei. É uma vergonha - afirmou.

De férias em Ibiza, na Espanha, Marcos Braz garante que não tinha outra solução, já que pegou uma dívida que não foi ele quem contraiu:

- Quando assumi, tinha uma pressão enorme para pagar a dívida do Fierro, que era de U$ 2,5 milhões (R$ 4,4 milhões). Nós pagamos com uma parte do Fabrício. Mas era preciso, não tinha como não pagar, se não ficaria como o caso do Pet, no qual o Fla ficou devendo quase U$ 10 milhões ( R$ 17,6 milhões).

Braz acredita que o Fla poderia ganhar com o negócio:

- O Fla só libera se quiser. No caso do Aírton, segurei o jogador e chegaram até a me ameaçar. O clube tinha só 15% dos direitos, mas conseguimos R$ 1,5 milhão porque falei que não ia liberá-lo.

Zico: ‘Fla está de mãos atadas’

Depois de muita luta, o Flamengo se conformou com a saída de Fabrício. O diretor executivo Zico afirmou que o clube não tem condições de impedir a transferência.

- O que eu posso fazer? O clube está de mãos atadas. Estamos apenas cumprindo o acordo que foi feito antes de eu chegar aqui. Pelo que eu sei, ele já era para ter saído em dezembro do ano passado e depois seria repassado ao Flamengo por empréstimo. Agora é uma pena o Flamengo perder um jovem como o Fabrício, mas não quero ficar colocando culpa em ninguém. Estamos cumprindo o acordo que foi feito antes - disse.

Zico ainda pediu para que a torcida tenha compreensão e não coloque a culpa sobre os ombros do treinador Rogério Lourenço, com quem o zagueiro teve um desentendimento nos últimos dias.

- O que não pode fazer é colocar isso na conta do Rogério. Fica parecendo que o garoto vai sair por causa dele, mas não tem nada disso - afirmou o Galinho.


Dirigente diz que David volta ao Fla contra o Ceará, no dia 14 de agosto

A novela envolvendo a regularização de David deve ter seu capítulo final na próxima semana. O vice de finanças do Flamengo, Michel Levy, explicou que houve algumas alterações na forma de pagamento do acordo firmado com o Panathinaikos pela aquisição do jogador. Tudo deve ser resolvido e pago integralmente para que ele possa enfrentar o Ceará, dia 14, no Maracanã. O zagueiro está fora do jogo contra o Corinthians, domingo, no Pacaembu.

O empréstimo de David terminou no dia 30 de junho. Para o jogador voltar a ser regularizado na CBF, o Flamengo precisa cumprir o acordo firmado com o clube grego pela aquisição de 60% dos direitos econômicos. Inicialmente, o pagamento dos cerca de 360 mil euros (algo em torno de R$ 800 mil) da operação seria feito em duas parcelas: a primeira de R$ 350 mil ainda em junho, e a outra no fim de agosto.

Mas alguns fatores não permitiram que isso fosse feito. Além das dificuldades financeiras, o Flamengo buscou na troca envolvendo Gilberto Silva e Kleberson uma nova composição. Nela, iria ceder percentual de Camacho e Jorbison para quitar a dívida por David. Como a negociação não deu certo, o Fla voltou as atenções ao pagamento da primeira parcela normalmente. A cessão de parte de jogadores rubro-negros ao Panathinaikos, porém, voltou a ser discutida na última semana. Mas novamente não teve uma evolução positiva. E mais uma vez o clube voltou a falar no pagamento em dinheiro.

Só que um fato mudou os planos do departamento financeiro e o Flamengo resolveu esperar um pouco mais para pagar a operação integralmente. Ou seja, quitar a dívida de R$ 800 mil de uma vez só ao invés do parcelamento.

- Quando iríamos concretizar o pagamento da primeira parcela, nesta semana, o clube grego exigiu uma fiança bancária, que é uma espécie de garantia de que se não pagarmos daqui a 30 dias, o banco me cobra. Como isso leva de 15 a 20 dias para ser feito, não compensava porque já estaríamos no fim de agosto tendo de pagar a segunda parcela. Então chegamos ao entendimento para fazer o pagamento completo, de maneira integral. Melhor segurar um pouco mais e pagar tudo logo. Acredito que na próxima semana vamos finalizar esse assunto. Já até conversei sobre isso com o David para explicar tudo, pois sabemos que ele é o maior prejudicado na demora desta situação – explicou Michel Levy.

Sem David regularizado, Rogério Lourenço irá escalar Jean e Ronaldo Angelim contra o Corinthians, às 16h (horário de Brasília) de domingo, no Pacaembu.


Flamengo: processo de Gamarra gera mal estar na diretoria



Estourou outro ponto de tensão política no Flamengo. A diretoria pressiona o presidente de Conselho de Administração, Mauricio Gomes de Mattos, a mandar seu escritório de advocacia abrir mão do processo que o ex-zagueiro Gamarra move contra o clube. Mattos não foi encontrado pela coluna para comentar o assunto.


Kleberson espera ser mantido no time quando Renato puder jogar

A chegada de Renato Abreu ao Flamengo pode ser vista de dois diferentes pontos por importantes jogadores do atual elenco. De um lado está Juan, que voltará a ter pelo seu setor o antigo companheiro. Do outro está Kleberson, que corre o risco de ser sacado do time quando o apoiador estiver pronto para jogar. Mas independentemente de qualquer situação, sua contratação foi elogiada por todo mundo.

Inclusive pelo próprio “ameaçado” volante. Kleberson reconheceu que existe essa chance de perder a vaga. Mesmo assim, comemorou a chegada de Renato e demonstrou confiança de que eles podem jogar juntos também.

- Renato tem a sua história no Flamengo, voltou agora, tem o seu prestigio... Seria normal isso acontecer. Quem ganha com isso é o próprio Flamengo... Se os dois estiverem bem, vão jogar os dois – disse o volante.

Já Juan tem apenas motivos para comemorar. Foi ao lado de Renato que o lateral viveu uma das melhores fases na Gávea. Principalmente pelo entrosamento que eles passaram a ter pelo lado esquerdo entre 2006 e 2007. Por isso, ele foi só elogios ao comentar a contratação do amigo.

- Ele é um jogador importante, experiente, joga em ritmo forte, tem uma dinâmica boa de jogo. Realmente tive um grande entrosamento com ele e espero que possamos voltar a jogar aquele futebol – disse Juan.

Fora do jogo com o Corinthians, domingo, no Pacaembu, Renato Abreu deve fazer sua reestréia contra o Ceará, dia 14, no Maracanã.

Vingança contra Flamengo? Roberto Carlos pensa é em voltar à liderança

Grande sonho para o ano do centenário, a Taça Libertadores é página virada no Corinthians. Pelo menos, é o que dizem jogadores e comissão técnica. Neste domingo, às 16h, no Pacaembu, o Timão encara o Flamengo, seu carrasco no torneio sul-americano. Para o lateral-esquerdo Roberto Carlos, a hora é de pensar em retornar à liderança do Campeonato Brasileiro e não tratar a partida como uma vingança pela eliminação nas oitavas de final.

- Neste momento, pensamos mais em voltarmos a ser líderes. Para isso, temos que ganhar do Flamengo. Eu ainda não perdi no Pacaembu e há muito tempo não perdemos lá. O fator campo e o ambiente ajudam. Temos a obrigação de voltarmos a ser líderes – afirmou.

O Corinthians, aliás, vem com um ótimo retrospecto jogando no mais tradicional estádio paulistano. A última derrota aconteceu em novembro do ano passado, quando foi batido pelo Náutico por 3 a 2, também pelo Brasileirão.

Curiosamente, o Timão não foi derrotado em casa nem sequer quando disse adeus à Libertadores. Na ocasião, a equipe perdeu para o Flamengo por 1 a 0, no Rio de Janeiro, e devolveu o revés no Pacaembu com um 2 a 1. No entanto, acabou fora pelo gol sofrido como mandante.

Roberto Carlos aposta também em problemas para o Fluminense contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor carioca lidera o torneio, com 26 pontos, apenas um acima do Corinthians.

- O Fluminense tem um jogo difícil. O Flamengo tem bons jogadores, mas vamos jogar em casa e temos que ir para cima. O torcedor vai se divertir e nós vamos voltar a sermos líderes – completou.


Três clubes europeus querem o volante Willians

Rio - Enquanto a janela de transferências para a Europa estiver aberta — ela se fecha em 31 de agosto —, o Flamengo corre o risco de perder Willians. Segundo o empresário do volante, Sérgio Dias, o jogador interessa a clubes da Espanha, da Alemanha e da Ucrânia. A expectativa é de que pelo menos uma equipe desses três países apresente proposta concreta nos próximos dias. Mas não basta convencer o atleta. Como ele tem compromisso com o Rubro-Negro até 31 de janeiro de 2014, quem quiser contratá-lo terá que ressarcir o clube.

Embora não haja uma oferta oficial, a possível saída do volante tem sido o centro de várias conversas entre o jogador e seu empresário. De acordo com Sérgio Dias, clubes europeus o consultam diariamente:

"Pediram o valor dele, mas têm que falar com o clube. Estamos estudando a possibilidade (saída do Willians). Em janeiro foi a mesma coisa e nada aconteceu, mas acho que até o dia 31 chegará alguma coisa. Tento explicar sobre as cidades, quais brasileiros jogam nesses lugares, para deixá-lo preparado”.

Na Gávea desde o ano passado, Willians conquistou o Estadual e o Brasileiro de 2009. Mas teve problemas extracampo. Com 24 anos, ele está mais maduro, na opinião de Sérgio Dias. O comportamento dele longe de casa preocupa dirigentes europeus. “Eles querem saber como está a postura dele. No início, ele se empolgou com o Flamengo e o Rio, mas agora está com a cabeça melhor, está casado”, disse o agente.

Por gol fora, Inter elimina São Paulo de novo e vai ao Mundial

A final da Copa Libertadores terá as cores vermelhas do Internacional. Nesta quarta-feira, o clube gaúcho foi mais uma vez o carrasco do São Paulo na competição e, mesmo com uma derrota por 2 a 1, avançou até a decisão graças ao gol marcado no Morumbi por Alecsandro. Com isso, o clube colorado também assegurou sua participação no Mundial de Clubes em Adu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no fim do ano.


Ficha técnica

São Paulo 2 x 1 Internacional

Gols
São Paulo: Alex Silva, aos 30 min do 1º tempo, Ricardo Oliveira, aos 8min do 2º tempo
Internacional: Alecsandro, aos 6min do 2º tempo

Ponto Forte do São Paulo
Vibração em campo

Ponto Forte do Internacional
Muita técnica no meio-campo e jogadas pelos dois lados do ataque

Ponto Fraco do São Paulo
Pouca movimentação dos meio-campistas, especialmente Cléber Santana

Ponto Fraco do Internacional
Bobeiras fatais na defesa

Personagem do jogo
Hernanes, que fez sua provável despedida do São Paulo

Esquema Tático do São Paulo
4-3-3
Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Junior Cesar; Rodrigo Souto (Marcelinho Paraíba); Hernanes e Cléber Santana (Marlos); Ricardo Oliveira, Fernandão e Dagoberto (Fernandinho)
Treinador: Ricardo Gomes

Esquema Tático do Internacional
4-2-3-1
Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kléber; Sandro e Guiñazu; D'Alessandro (Giuliano), Tinga e Taison (Wilson Mathias); Alecsandro
Treinador: Celso Roth

Cartões amarelos
São Paulo: Fernandão
Internacional: Tinga, Kléber

Cartão vermelho
Internacional: Tinga

Árbitro
Carlos Amarilla (Paraguai)

Auxiliares
Nicolás Yegros (PAR) e Milciades Saldívar (PAR)

Renda
R$ 4.484.282,85

Público
57.113 pagantes

Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data/hora
5/8/2010 - 21h50 (de Brasília)


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A taça de bolinha é nossa... Com flamenguista não há quem possa...

http://globoesporte.globo.com/platb/files/89/2010/08/urubaldo_ta%C3%A7a.jpg

Com entrada de Fernando, Kleberson diz que vai ajudar mais na marcação

Da última vez que enfrentou o Corinthians, Kleberson deixou o campo como um dos heróis do Flamengo. Ele havia entrado no segundo tempo do duelo pelas oitavas de final da Libertadores, em maio, e teve participação decisiva na classificação do time para a próxima fase da competição. Neste reencontro entre os times, domingo, no Pacaembu, o volante será titular. Mas terá uma função tática um pouco diferente daquela ocasião. Tudo por conta da entrada de Fernando no lugar do suspenso Correa.

Kleberson, que havia jogado mais adiantado no confronto pela Libertadores, explicou que vai ter de ajudar mais na marcação dessa vez. Esta missão, segundo ele, será dividida com Willians, já que Fernando tem característica de sair mais para o jogo com relação a Correa.

- Fernando é um bom menino e está buscando seu espaço. Ele chega bem na frente, costuma sair mais para o jogo, chegar mais na área... O Correa faz essa função segurando mais e ficando mais. Com Fernando em campo, eu e o Willians teremos de ficar mais presos. Então temos de entrosar isso aí para não expor a zaga – explicou Kleberson.

Sobre o último duelo com o Corinthians, ele disse guardar boas lembranças. Mas descartou qualquer tipo de revanche dos adversários por conta da eliminação na Libertadores.

- Tivemos uma conquista boa passando de fase, mas agora vamos enfrentar um clube brigando pela liderança de outra competição. E sempre que Flamengo e Corinthians jogam é um clássico nacional. Então nós torcemos para que seja uma espetáculo bonito dentro e fora de campo – disse Kleberson.


Longe de renovar, Juan reafirma vontade de ficar no Fla

Juan é, teoricamente, um jogador livre para acertar um pré-contrato com qualquer outro clube sem que o Flamengo tenha retorno financeiro. Tudo porque seu contrato termina em dezembro e ainda não foi renovado. Mas o lateral-esquerdo admitiu que já iniciou as conversas com a diretoria rubro-negra para permanecer por mais tempo no clube.

Elas ainda são superficiais e estão longe de uma solução. Mas Juan acredita que a iniciativa demonstra a vontade do Flamengo. Alvo do mercado europeu sempre que a janela de transferências se abre, o jogador garantiu que vai agir corretamente com o clube caso apareça alguma proposta. "Desinteressado" em sair, ele prefere se manter focado apenas em jogar futebol enquanto não existe nada mais concreto.

- Já teve alguma coisa (conversa) e o Flamengo já demonstrou interesse (pela permanência). Tem de ir com calma, não precisa ter pressa. Não vamos fazer nada pelas costas. Vou jogar limpo. Claro que vou procurar sempre o melhor para mim e vou buscar uma renovação com o Flamengo. Com clareza e honestidade, no final dá tudo certo. A preferência é sempre pela renovação. Estou sempre trabalhando pensando em defender as cores do Flamengo. Então meu foco está voltado só para o Brasileiro – disse Juan.

Zico já afirmou que tem o interesse na permanência do lateral-esquerdo na Gávea, mas por enquanto tem dado prioridade a outras questões como a contratação de um atacante. A janela de transferências se encerra no próximo dia 19.


No Fla, França tem mesmos poderes de antecessores



O vice do Flamengo, Hélio Ferraz, contesta que o novo vice de futebol, Vinicius França, seja uma figura decorativa. Segundo Ferraz, França recebeu os mesmos poderes dos seus antecessores. E a função de Zico, como diretor executivo, é “executar”. A explicação deixa claro que Zico não tem a carta branca anunciada pela presidente Patricia Amorim.




Kleberson não descarta possibilidade de deixar o Flamengo

As constantes vaias da torcida e a irregularidade dentro de campo não abalam Kleberson. Depois de ter seu nome envolvido na mal-sucedida tentativa de troca por Gilberto Silva, o volante concedeu entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira, em que afirmou viver um bom momento na carreira. Reafirmando seu carinho pelo Flamengo, o volante não descartou uma transferência. Desde que ela seja feita de maneira mais organizada.

Com contrato até 2012, Kleberson sabe que pode ser envolvido em alguma negociação para que o Flamengo consiga reforçar o elenco. Mas para sair, ele quer que as situações sejam mais bem conversadas antes de serem divulgadas, como aconteceu recentemente. Por isso, ele enterrou qualquer possibilidade de ir para o Panathinaikos.

- Foi noticiada uma coisa que não aconteceu. Não foi uma coisa concreta. Foi iniciada uma conversa sobre o assunto, mas nada de concreto. Cheguei a conversar com Gilberto Silva e ele não sabia da situação. Só me disse que havia falado com o Zico... Depois de tudo que aconteceu, a conversa foi encerrada. Talvez (a negociação) poderia até ter chegado a um final – disse o volante.

Kleberson não descarta a possibilidade de ser negociado.

- Tenho contrato por mais dois anos, estou feliz aqui, adaptado... Mas sei o que pode acontecer, sei da situação clube, que está procurando jogadores... O que for bom para o Flamengo e para mim tem de ser bem conversado.

Vaiado pela torcida constantemente nesta temporada, Kleberson admitiu timidamente que ainda precisa melhorar seu rendimento. Deu alguns motivos para explicar a irregularidade. Mas foi mais enfático ao garantir que vive uma boa fase na carreira.

- Sou um profissional muito bem realizado, conquistei títulos importantes, vou para o jogo sempre dando o máximo de mim... Mas tem de haver compreensão do entrosamento entre os jogadores, fiquei um tempo sem jogar... O torcedor tem direito de cobrar, mas não vão ser as vaias que vão me deixar chateado. Só fico triste porque tenho familiares que vão aos jogos e acabam escutando o que não gostariam. Mas estamos trabalhando para chegar ao ideal. Quando isso acontecer, a torcida vai estar do meu lado. Tenho de trabalhar para passar por cima disso – analisou.

Na avaliação do jogador, pelas circunstãncias, 2010 tem sido um ano bom.

- Voltei de uma contusão (luxação no ombro) após três meses, tinha o objetivo de disputar a Copa do Mundo, fui para lá, participei do grupo... Estou voltando ao Flamengo, procurando o ideal ainda, mas vivo um momento muito bom da minha carreira.



Corinthians x Flamengo: ingressos à venda

Estão à venda os ingressos para a partida entre Corinthians e Flamengo, marcada para este domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Confira abaixo os pontos de venda e os valores dos bilhetes.

Tobogã
R$ 30 (meia entrada: R$ 15)

Cadeira especial laranja
R$ 70 (R$ 35)

Numerada descoberta
R$ 100 (R$ 50)

Área VIP
R$ 180 (R$ 90)
Serviço de traslado: Válido para quem comprar o ingresso até sábado 07-08. É necessário apresentar o ingresso no embarque.
Local: Estacionamento no subsolo do Hipermercado Wall-Mart Pacaembu. Início do serviço: A partir das 14h

Visitante
R$ 30 (R$ 15)

Horário de Funcionamento
10h às 18h


1. Parque São Jorge
2. Estacionamento VR Park, Rua da Consolação, 2.265 - Consolação
3. Estacionamento VR Park, Rua França Pinto, 554 - Vila Mariana
4. Camisa 12, Rua Paulo Andrighetti. Pari.
5. Coringão Chopp, Av. Moinho Fabrini 27 - São Bernardo do Campo - 3425-5294 ou 4067-3568
6. Estopim da Fiel, Centro de Diadema, Rua Sao Jorge 160 4048-2445 ou 4057-0025
7. Gaviões da Fiel, Rua Cristina Tomaz, 183 Bom Retiro Tel: 3221-2066
8. Estádio do Pacaembu - bilheterias do tobogã ímpar, localizado na Rua Itápolis


Corinthians x Flamengo já tem árbitro definido

A partida entre Corinthians e Flamengo, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, já tem o trio de arbitragem definido. Quem apita a partida é o árbitro Heber Roberto Lopes, auxiliado por Roberto Braatz e Gilson Bento Coutinho, todos do estado do Paraná. O jogo acontece neste domingo, às 16h, no Pacaembu.

O Corinthians pretende usar o fato de jogar em em seu estádio, onde está invicto este ano, para conseguir a vitória e recuperar a liderança do Brasileirão. Para isso, além de vencer o jogo contra o rubro-negro, precisa torcer por um tropeço do Fluminense contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Já o Flamengo, que ocupa a oitava posição da competição, vem à São Paulo em busca de sua reabilitação, após empatar sem gols no clássico contra o vasco.


Dentinho e Léo Moura fazem aposta pelo Twitter para o duelo de domingo

O duelo Corinthians x Flamengo já começou, pelo menos no Twitter, mas a rivalidade ficou de lado. Nesta quarta-feira, o alvinegro Dentinho e o rubro-negro Léo Moura combinaram uma aposta: quem perder vai doar cestas básicas a uma instituição de caridade. A iniciativa dos atletas animou outros seguidores, que prometeram ajudar também.

Os dois clubes mais populares do Brasil se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu. Na última vez que os times se encontraram, o Timão venceu por 2 a 1, em São Paulo, mas foi o Fla que avançou para as quartas de final da Libertadores, já que havia vencido no Maracanã por 1 a 0.


Rapidinhas do Mengão!

Em treino tático, Fernando segue entre os titulares

Rogério Lourenço comandou um trabalho tático na manhã desta quinta-feira, na Gávea, para aprimorar o entrosamento do meio e do ataque para enfrentar o Corinthians, domingo, no Pacaembu. Não houve novidade na escalação com relação ao treino de quarta-feira. O técnico manteve Fernando no lugar de Correa, que está suspenso. Mas também chegou a testar Antônio em uma parte da atividade. Vinícius Pacheco também foi observado no lugar de Borja.

O treino aconteceu em apenas em metade do campo e o time jogou com Leonardo Moura, Fernando (Antônio), Willians, Kleberson, Petkovic e Juan; Val Baiano e Cristian Borja (Vinícius Pacheco). Jean e Ronaldo Angelim treinaram no time reserva.


Calibrando a pontaria

No seu segundo dia de trabalho neste retorno ao Flamengo, Renato Abreu realizou um treino técnico em que começou a calibrar a pontaria. O apoiador repetiu cruzamentos e finalizações com o grupo que não participou da atividade tática.


Academia

Leandro Amaral, Correa e Maldonado não foram a campo participar das atividades com o restante do grupo. Os três ficaram na academia fazendo reforço muscular.

Atraso

Willians chegou à Gávea com 25 minutos de atraso. Até o momento, a justificativa não foi divulgada pelo clube, mas o volante participou normalmente do treino, perdendo apenas o aquecimento.


Redução de pena do Goiás pode ajudar basquete do Fla



Após reduzir as penas dos esmeraldinos Leão, Rafael Moura e Romerito no STJD, o advogado Carlos Portinho vai tentar repetir a dose no julgamento de atletas de basquete do Flamengo, que na final do NBB brigou com a torcida do Brasília. A tese vitoriosa é que o CBJD quase não trata de agressões de atletas contra jornalistas e torcedores.


Bonamigo garante que Renato Abreu ainda joga em alto nível

A opinião de quem acompanhou as atuações mais recentes de Renato Abreu indica que ele repetirá, nesta sua nova passagem pelo Flamengo, as mesmas atuações que o consagraram no clube entre 2005 e 2007. Técnico do Al Shabab desde o início de 2010, Bonamigo acredita que o torcedor rubro-negro tem motivo para ficar feliz com a chegada do apoiador por garantir que ele ainda está jogando em alto nível depois dos três anos nos Emirados Árabes.

Após o convívio nos últimos sete meses, Bonamigo fez uma exposição animadora sobre o rendimento de Renato Abreu nesta temporada. Apesar de o apoiador não disputar uma partida há 45 dias, o treinador garantiu que o apoiador era peça fundamental do time e muitas vezes desequilibrava um jogo, mesmo estando com 32 anos de idade. E que o jogador continua exibindo as mesmas características que marcaram sua passagem pela Gávea: liderança, regularidade e alguns bons fundamentos.

- O Flamengo vai reencontrar um Renato Abreu mais maduro, mas com a mesma força e inteligência que sempre foram características ao longo de sua carreira. Era o jogador mais importante do Al-Shabab nos sete meses em que trabalhamos juntos. Ele exerceu uma liderança muito positiva dentro da equipe e os companheiros sempre o respeitaram bastante aqui nos Emirados Árabes. Renato Abreu era o jogador mais regular do time e nos momentos decisivos sempre chamava a responsabilidade, marcando gols e dando bons passes. Era o cobrador oficial de faltas do time e continua com eficiência. Ele chega ao Flamengo em ótimas condições – disse Bonamigo.

O treinador do Al Shabab explicou que Renato passou a ser muito respeitado nos Emirados Árabes não só pelas últimas temporadas no seu clube, mas também pela sua passagem pelo Al Nasr, entre 2007 e 2008. Sob o comando de Bonamigo, o apoiador era aproveitado como segundo volante pela esquerda, mas sempre jogava ofensivamente.

- Sempre demos bastante liberdade para ele chegar ao ataque e isso era um dos pontos fortes do nosso time na última temporada. Já estamos sentindo a falta dele aqui. Desejo muita sorte a ele – disse Bonamigo.

Renato Abreu retribui os elogios feitos pelo seu último treinador.

- Gosto muito dele. É um cara que me ajudou. Ele é um treinador muito competente e que está fazendo um ótimo trabalho no Al Shabab. Com certeza vai ter ainda mais sucesso – disse o apoiador.

Renato só deve fazer sua reestreia pelo Flamengo contra o Ceará, dia 14, no Maracanã.