quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Se Brasil sediar Mundial de Clubes, Flamengo pode garantir classificação e pegar time da Nova Zelândia na estreia; veja classificados

Os planos da prefeitura do Rio de Janeiro em sediar o Mundial de Clubes de 2021 podem facilitar o caminho do Flamengo na busca pelo bicampeonato mundial. Por conta das regras de classificação ao torneio, o rubro-negro tem chances de garantir presença mesmo sem vencer a atual Libertadores, da qual disputa a semifinal contra o Barcelona-EQU.


Pelas regras do torneio, há uma vaga reservada ao atual campeão nacional do país-sede. Bicampeão brasileiro, o Flamengo ocuparia essa vaga, dependendo da data em que o torneio seja realizado e do tempo hábil. O Campeonato Brasileiro tem encerramento previsto para 5 de dezembro, enquanto o Mundial de Clubes ainda não tem data definitiva, mas tradicionalmente ocorre no início do mesmo mês.

Possíveis alterações no calendário e decisões da Fifa podem mudar o cenário, mas há dois precedentes. Quando o torneio foi realizado em países como Qatar e Emirados Árabes, que utilizam calendários semelhantes ao europeu, com início da temporada na metade do ano, a vaga ficou com o atual campeão, mesmo que um novo torneio estivesse em andamento.

Já na última vez em que o torneio teve o Japão como sede, país cuja liga nacional, a J-League, tem calendário anual, semelhante ao do Brasileirão, o anfitrião classificado foi o campeão daquele ano. Isso aconteceu em 2016, quando o Kashima Antlers garantiu a classificação no dia 3 de dezembro, cinco dias antes do início do Mundial.

Coincidentemente, além do Flamengo, o principais candidatos ao título do Brasileirão também são semifinalistas da Libertadores: Atlético Mineiro e Palmeiras. Caso o plano do Mundial no Brasil se concretize, a chance do torneio ter dois representantes brasileiros é grande.

A equipe anfitriã é a única que já tem o adversário definido. Os classificados entrarão ainda na primeira chave de mata-mata, contra o campeão continental da Oceania: o Auckland City, da Nova Zelândia. Para chegar ao título, serão necessárias quatro vitórias, incluindo a decisão. Além das duas agremiações, já estão classificados ao torneio Chelsea (Inglaterra) e Al Ahly (Egito).




Nenhum comentário:

Postar um comentário