domingo, 24 de junho de 2018

A vez de Lincoln? Circunstâncias abrem brecha para jovem tentar desabrochar


Contemporâneo de Vinicius Junior, Lincoln ainda não aconteceu no Flamengo. Ao contrário do principal parceiro na base, que está de malas prontas para o Real Madrid, o jovem atacante, de 17 anos, não conseguiu emplacar uma boa sequência nos profissionais. A próxima oportunidade parece perto. O jogador tende a ser titular contra o São Paulo.

Com a saída de Vizeu, a suspensão de Dourado e a indefinição sobre a situação de Guerrero, Lincoln é o único centroavante disponível no elenco do Flamengo para o jogo do dia 18 de julho. O clube também tem acerto encaminhado com o colombiano Fernando Uribe. Chance para o garoto, que não inicia uma partida há quase cinco meses. A última vez como titular foi em 4 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu.

Apesar de ter sido integrado definitivamente ao elenco profissional em janeiro, Lincoln não teve um bom primeiro semestre. Mesmo com as ausências de Guerrero (suspenso) e Vizeu (lesionado), o garoto pouco jogou. Em 11 jogos, foi titular em três e marcou apenas um gol, contra o Bangu.

Quando entrou, não foi bem. Seu comportamento fora de campo ficou aquém do esperado, na visão da comissão técnica. Algumas atitudes ligaram o alerta, especialmente do diretor Carlos Noval, que o conhece desde as categorias de base.

O Flamengo trata Lincoln como a próxima joia a estourar, mas tem cautela com o garoto. Assim como aconteceu com Vinicius, lança o jovem aos poucos e crê que o centroavante ainda precisa amadurecer dentro e fora de campo para explodir.

Em março, o clube renovou o contrato do garoto até 2023. A multa rescisória é de aproximadamente 50 milhões de euros (cerca de R$ 220 milhões), valor semelhante à multa de Paquetá.

Foram apenas 11 jogos (3 como titular), um gol e 289 minutos em campo na temporada. As poucas chances rarearam ainda mais recentemente. Recuperado de lesão, Felipe Vizeu passou à frente, marcou gols e colocou Dourado no banco contra o Palmeiras. Das últimas 16 partidas do Flamengo, Lincoln entrou em três. Ao todo, 18 minutos. No Brasileirão, por exemplo, participou apenas dos jogos contra Ceará e Vasco – 10 minutos no total.

A inatividade gera consequências. Sem atuar nas categorias de base e com poucos minutos no profissional, Lincoln perdeu ritmo de jogo. Por sua vez, ficou fora da lista da Seleção sub-20 para um período de treinos em julho. Durante o recesso da Copa, o atacante postou nas redes sociais vídeos se exercitando por conta própria.

A preparação visa o Sul-Americano da categoria, em janeiro. Lincoln foi chamado em outras duas oportunidades pelo técnico Carlos Amadeu, mas o Flamengo não o liberou. Dessa vez, sequer foi lembrado, o que o incomodou. Vinicius Junior e Thuler foram convocados, mas desconvocados a pedido do clube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário