domingo, 18 de fevereiro de 2018

Flamengo aciona construtoras cobrando prejuízo na Ilha e fará perícia atrás de explicações



O Flamengo divulgou uma nota oficial no fim da noite deste sábado comunicando que já acionou as empresas responsáveis pela produção, instalação e manutenção das torres de iluminação que desabaram na Ilha do Urubu com o temporal que caiu no Rio de Janeiro na última quarta-feira. A diretoria cobra as construtoras pelo prejuízo sofrido com o acidente e o estádio interditado, mas ainda contabiliza os estragos, conforme apurou o Globo Esporte. com. 

No comunicado, a diretoria rubro-negra informa que contratou um perito independente, "renomado no mercado", para elaboração de um laudo com explicações e causas do acidante. O clube não dá prazo para voltar a jogar no local. O acordo com o Botafogo pelo uso do Nilton Santos contra River Plate e Madureira, com possibilidade de extensão a médio prazo, é um sinal de que a Ilha vai demorar um pouco mais para receber partidas do Flamengo. 

As obras foram realizadas pelo Consórcio Rohr-Fast, duas empresas de engenharia. A Simbratec executou as obras nas arquibancadas tubulares no estádio. O custo total, inicialmente orçado em R$ 12 milhões, chegou a R$ 18 milhões, com a necessidade de reforço estrutural na colocação de um dos postes, onde passa águas fluviais embaixo do terreno do estádio. As duas torres que desabaram ficam entre as arquibancadas dos setores Oeste e Norte e Oeste e Sul.

Confira a nota na íntegra:

"Com o intuito de manter seus associados e torcedores bem informados em relação ao incidente ocorrido com as torres de iluminação no estádio Ilha do Urubu, na madrugada da última quinta-feira, o Clube de Regatas do Flamengo, pautando sua conduta pela transparência e seriedade dos seus atos, vem prestar os seguintes esclarecimentos:
 
1) Imediatamente após a diretoria ser avisada acerca da queda das duas torres, as empresas envolvidas na produção, instalação e manutenção dos equipamentos foram acionadas. Na quinta-feira, representantes dessas empresas, acompanhados de diretores e técnicos do clube, estiveram no local para iniciar a inspeção e consequente avaliação dos danos.
 
2) Na sexta-feira, os envolvidos foram formalmente notificados para que tomassem, de forma imediata, as providências para reparação de todos os prejuízos causados, com a devida análise técnica e detalhada das possíveis causas do incidente. Da mesma forma, as duas torres não afetadas passaram por avaliação preliminar e nada que pudesse indicar eventual risco de queda foi constatado.
 
3) De forma concomitante, por excesso de zelo, o Flamengo contratou um perito independente, renomado no mercado, visando a elaboração de um completo laudo técnico do ocorrido, suas causas e consequências.
 
4) Ainda não é possível afirmar quando o estádio estará novamente liberado para os jogos. O Flamengo reitera que está, junto com seus parceiros, envidando todos os esforços para uma solução no menor prazo possível e que garanta segurança e conforto a todos os frequentadores da Ilha do Urubu.
 
5) Importante destacar que, na ocasião da formulação do projeto e da construção das estruturas temporárias que hoje fazem parte do estádio na Ilha do Governador, o Flamengo se preocupou com os mínimos detalhes no tocante à segurança e conforto de seus torcedores. Para o projeto das fundações das torres foram efetuadas sondagens profundas no solo local, bem como todas as obras realizadas detinham a devida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA/RJ. O estádio só foi inaugurado após rigorosíssimo processo de aprovação e vistoria por parte dos mais diversos órgãos públicos municipais e estaduais. Além disso, cabe ressaltar que as instalações da Ilha passam por inspeções após cada partida, todas devidamente documentadas através dos seus respectivos relatórios.
 
6) Cumpre informar, ainda, que o presidente Eduardo Bandeira de Mello, tão logo tomou conhecimento do ocorrido, entrou em contato com o Presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo (CODE), Rodrigo Dunshee de Abranches, franqueando à comissão de obras do CODE o integral acompanhamento de todas as providências acima relatadas.7) Por fim, o Flamengo assume o compromisso de trazer a publico o resultado da perícia assim que a mesma for concluída.
Clube de Regatas do Flamengo"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário