sexta-feira, 17 de junho de 2016

Análise: com concorrência de Rafael Vaz e Réver, Juan poderá ser Juan


Juan treino Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Quando o nome de Juan foi anunciado, confirmando a volta ao Flamengo após 14 anos, pairou a dúvida sobre qual seria sua condição. Aos 37 anos, ele vinha de temporadas irregulares no Internacional por conta de algumas lesões. Mas o zagueiro mostrou ótima forma física e técnica, até que, após uma sequência de partidas, sofreu um sério estiramento na coxa esquerda em 25 de maio, ainda no primeiro tempo do empate em 2 a 2 com a Chapecoense. O departamento médico não divulga uma previsão de retorno, mas há uma certeza: com a chegada de Réver e Rafael Vaz, Juan poderá, quando voltar, ser o verdadeiro Juan.

A comissão técnica tinha consciência de que Juan não poderia suportar uma grande carga de jogos em sequência sob o risco de sofrer lesões. No entanto, no dia em que se machucou, o zagueiro disputava seu quinto jogo consecutivo. Chegava à sua partida oficial de número 24 na temporada, numa altura em que o Flamengo entrava em campo pela 29ª vez. Mas naquele momento, Juan estar em campo era uma urgência.

Wallace havia deixado o clube na véspera da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Além disso, diretoria e comissão técnica haviam decidido prescindir dos serviços de César Martins, mesmo ele tendo mais um mês de contrato. Dessa forma, restava ao então interino Jayme de Almeida escolher entre Juan e os novatos Léo Duarte e Rafael Dumas. O capitão rubro-negro precisava jogar.

Agora, Juan observa do departamento médico o Flamengo o desembarque de zagueiros no Flamengo. No campo estão Réver e Rafael Vaz, que se destacaram na primeira e única partida juntos – a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na última quarta-feira. Fora dele está Mozer, que assim como Juan é um defensor histórico do clube, agora ocupando o cargo de gerente de futebol. A diretoria ainda busca outro nome para a posição, possivelmente estrangeiro e com experiência. O preferido do momento é o argentino Jonathan Maidana, do River Plate.

Com a maior oferta de defensores no elenco, Juan finalmente poderá exercer a função para a qual foi contratado. Um jogador que, não submetido à massacrante sequência de partidas, poderá lançar mão de sua técnica em pleno. Seja titular ou não, conseguirá atuar e descansar da maneira ideal e, assim, ser uma peça importante até o fim da temporada.

Maior referência do elenco, principalmente junto à torcida, Juan, entretanto, ainda vai precisar de tempo para voltar. Departamento médico e preparação física preferem não estabelecer uma data de retorno. No entanto, internamente admitem que a recuperação de Juan ainda vai demorar algumas semanas, devido à gravidade da lesão e à condição do zagueiro, que tem, talento à parte, o peso da idade jogando contra sua condição física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário